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Marcos 1.40-45 - Cura dum leproso / Jesus proibia que as pessoas falassem sobre Ele?




Por que Jesus proibia que pessoas falassem sobre ele?

Depois de curar um leproso, Jesus disse: “Olha, não digas nada a ninguém...” (Marcos 1.44). 

Outro relato diz: “E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também expeliu muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era” (Marcos 1.34). 

Estas ordens parecem muito estranhas para nós, porque entendemos que o evangelho é importantíssimo para a salvação. 

Sabemos que Deus quer a salvação de todos (2 Pedro 3.9 "O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. (NVI)" ). 

Por que, então, Jesus proibia que algumas pessoas falassem dele?

Continuando a leitura em Marcos, descobrimos o motivo desse mandamento estranho na explicação do efeito da desobediência do homem curado: “Mas, tendo ele saído, entrou a propalar muitas coisas e a divulgar a notícia, a ponto de não mais poder Jesus entrar publicamente em qualquer cidade, mas permanecia fora, em lugares ermos; e de toda parte vinham ter com ele” (Marcos 1.45). 

Nas regiões onde Jesus já era bem conhecido, ele não precisava de ajuda! O propósito dele, durante o ministério na terra, não era de ficar num lugar para edificar uma congregação grande. Ele queria introduzir a mensagem da salvação em muitos lugares. Ele estava plantando a semente que produziria fruto mais tarde.

Quando este homem desobedeceu à palavra de Jesus, ele atrapalhou o trabalho do Senhor. A constante presença das multidões tirou a liberdade de Jesus de entrar nas cidades. Já no capítulo 2 de Marcos, o relato diz que não houve espaço suficiente na casa em Cafarnaum para receber as pessoas interessadas.

Em outras circunstâncias, Jesus fazia diferente. Por exemplo, quando ele expulsou os demônios de um geraseno, o homem queria o acompanhar. Jesus não o deixou, dizendo: “Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti” (Marcos 5.19). 

Os gerasenos haviam rejeitado Jesus. Ele não foi seguido por multidões naquela região. Por isso, ele deixou uma pessoa para divulgar a notícia em toda a região de Decápolis.

Podemos observar outro fato importante no evangelho de João. Desde o primeiro milagre, Jesus mostrou que estava trabalhando dentro de um determinado horário, e as outras pessoas, às vezes, atrapalharam esse plano (João 2.4 "Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora." ), 

(João 7.6,8,30 "6- Então Jesus lhes disse: "Para mim ainda não chegou o tempo certo; para vocês qualquer tempo é certo.(NVI) 8- Subi vós a esta festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda o meu tempo não está cumprido. 30- Procuravam, pois, prendê-lo, mas ninguém lançou mão dele, porque ainda não era chegada a sua hora." ), 

(João 8.20 "Estas palavras disse Jesus no lugar do tesouro, ensinando no templo, e ninguém o prendeu, porque ainda não era chegada a sua hora." ), 

(João 12.23 "E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado." ),

(João 13.1 "¶ Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim." ), 

(João 17.1 "Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: "Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique. (NVI)" ). 

É fascinante traçar estes comentários ao longo dos relatos de João para ver como Jesus andava ciente do seu propósito maior e determinado a chegar à culminação do plano eterno no momento certo. 

Ele veio para ser preso, mas não antes da hora determinada pelo Pai (João 7.30 "Procuravam, pois, prendê-lo, mas ninguém lançou mão dele, porque ainda não era chegada a sua hora." ), 

(João 8.20 "Estas palavras disse Jesus no lugar do tesouro, ensinando no templo, e ninguém o prendeu, porque ainda não era chegada a sua hora." ),

(João 10.39 "Outra vez tentaram prendê-lo, mas ele se livrou das mãos deles. (NVI)" ). 

Na hora certa, Jesus se entregou voluntariamente às autoridades que vieram prendê-lo (João 18.3-8 "Tendo, pois, Judas recebido a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas.
Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?
Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles.
Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra.
Tornou-lhes, pois, a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno.
Jesus respondeu: Já vos disse que sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes;" ). 


Jesus veio para morrer na hora certa e da maneira predeterminada, mas não permitiu que fosse apedrejado pela multidão (João 8.59 "Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou." ). 

Ele deu a vida voluntariamente e derramou seu sangue na cruz do Calvário (João 10.15-18 "Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai." ), 


(João 19.17-18 "E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,
Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio." ).

Jesus veio ao mundo com uma missão. Ele controlava seu próprio trabalho e sabia onde e quando falar. Ele mandou outros a pregarem ou a se calarem, conforme o seu plano. 

E Jesus, por sua vez, trabalhou dentro do plano dado pelo Pai: “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer” (João 17.4).

Hoje, vivemos num mundo que precisa saber de Jesus Cristo. Ele não pede o nosso silêncio, e a divulgação do evangelho na sua pureza não atrapalhará os planos de Deus. 

O apóstolo Paulo, um dos homens que mais se dedicou à divulgação da palavra de Deus, disse: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” (Romanos 1.16). 

Em outra epístola, ele acrescentou: “Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos” (1 Timóteo 2.3-6). 

Se você já teve o privilégio de ouvir de Jesus Cristo, fale aos outros!


Que Deus te abençoe e te guarde e te a paz!!!

Evangelho de Marcos / Quando foi escrito o Livro de Marcos?




Título: O autor é Marcos, que deu seu nome ao segundo evangelho, o menor e mais conciso dos quatro. É bom lembrar que ele não fez parte dos doze apóstolos.

Autoria e Data: Marcos era o sobrinho de Barnabé (Colossenses 4.10 "Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;" ), 

E foi companheiro de Paulo (Atos 13.13 "E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém." ) e de Pedro.

Acompanhou Barnabé em sua viagem missionária a Chipre (Atos 15.38-40 "Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus." ).


Filho de uma cristã de Jerusalém, também é chamado de João Marcos (Atos 12.12 "E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam." ).

Segundo a tradição, ele é o autor do evangelho que leva o seu nome, o qual escreveu sob a orientação do apóstolo Pedro. Papias, Clemente de Alexandria, Orígenes e Jerônimo concordam com a tradição, que remota ao século 2° da Era Cristã.

Provavelmente, escreveu este evangelho antes da morte de Pedro e de Paulo, entre os anos 64 e 68 d.C., possivelmente em Roma.

Propósito: Embora Mateus tenha sido escrito principalmente para seus irmãos judeus, o Evangelho de Marcos parece ser direcionado aos crentes romanos, particularmente os gentios. 

Marcos escreveu como um pastor para os cristãos que já tinham ouvido e acreditado no Evangelho (Romanos 1.8 "Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé." ). 

Ele desejava que eles tivessem uma narrativa biográfica de Jesus Cristo como Servo do Senhor e Salvador do mundo a fim de fortalecer a sua fé diante da perseguição severa e ensinar-lhes o que significava ser Seus discípulos

Resumo: Este evangelho é único porque ele enfatiza as ações de Jesus mais do que Seus ensinamentos. É escrito de forma simples, movendo-se rapidamente de um episódio da vida de Cristo para outro. 

Ele não começa com uma genealogia como em Mateus porque os gentios não estariam interessados em Sua linhagem. Após a apresentação de Jesus no Seu batismo, Jesus começou Seu ministério público na Galileia e chamou os primeiros quatro de Seus doze discípulos. O que se segue é o registro da morte, vida e ressurreição de Jesus.

O relato de Marcos não é apenas uma coleção de histórias, mas uma narrativa escrita para revelar que Jesus era o Messias, não só para os judeus, mas para os gentios também. 


Em uma profissão dinâmica, os discípulos, liderados por Pedro, assumiram a sua fé Nele (Marcos 8.29-30 ""E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? " Pedro respondeu: "Tu és o Cristo".
Jesus os advertiu que não falassem a ninguém a seu respeito." ), embora não tenham compreendido plenamente Sua messianidade até depois da Sua ressurreição.

Ao seguirmos Suas viagens pela Galileia, áreas circundantes e então para a Judeia, percebemos quão rápido o ritmo foi estabelecido. Ele tocou a vida de muitas pessoas, mas deixou uma marca indelével em seus discípulos. 

Na transfiguração (Marcos 9.1-9), Ele deu a três deles uma visualização do Seu retorno futuro em poder e glória, e mais uma vez lhes foi revelado quem Ele era.

No entanto, nos dias que antecederam a Sua última viagem a Jerusalém, vemo-los desnorteados, com medo e duvidando. Quando Jesus foi preso, Ele ficou sozinho depois que todos fugiram. 

Nas horas seguintes, durante os julgamentos simulados, Jesus proclamou ousadamente que Ele era o Cristo, o Filho do Abençoado e que Ele seria vitorioso em Sua volta (Marcos 14.61-62 "Mas ele calou-se, e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito?
E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu." ). 

Os eventos climáticos em torno da crucificação, morte, sepultamento e ressurreição não foram testemunhados pela maioria de Seus discípulos. Entretanto, várias mulheres fiéis testemunharam a Sua paixão. Depois do sábado, no início da manhã do primeiro dia da semana, elas foram ao sepulcro com especiarias de enterro. 

Quando viram que a pedra tinha sido movida, elas entraram no túmulo. Não foi o corpo de Jesus que viram, mas um anjo vestido de branco. A mensagem de alegria que receberam foi: "Ele ressuscitou!" As mulheres foram as primeiras evangelistas por espalharem a boa nova da Sua ressurreição. Esta mesma mensagem tem sido transmitida para todo o mundo nos séculos seguintes até nós hoje.

Como o público-alvo de Marcos era os gentios, ele não cita o Antigo Testamento com a mesma frequência que Mateus, o qual escreveu principalmente para os judeus. Ele não começa com uma genealogia para ligar Jesus aos patriarcas judeus, mas começa ao invés com o Seu batismo, o início de Seu ministério terrestre. 

Mas mesmo aí, Marcos cita uma profecia do Antigo Testamento sobre o mensageiro, João Batista, o qual exortaria o povo para "preparar o caminho para o Senhor" (Marcos 1.3 "Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas." ), 

(Isaías 40.3 "Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus." ) enquanto aguardavam a vinda do seu Messias.

Jesus faz referência ao Antigo Testamento em várias passagens em Marcos. 

Em Marcos 7.6 "Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. " (NVI) 

Jesus repreende os fariseus por sua adoração superficial de Deus com os lábios, enquanto seus corações estavam longe dEle, e se refere ao seu próprio profeta, Isaías, para condená-los de sua dureza de coração (Isaías 29.13 "O Senhor diz:  "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens." ).

Jesus se referiu a uma profecia do Antigo Testamento que era para ser cumprida naquela mesma noite, enquanto os discípulos seriam espalhados como ovelhas sem pastor quando Jesus foi preso e condenado à morte (Marcos 14.27 "E disse-lhes Jesus: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão." ); 

(Zacarias 13.7 "Ó espada, desperta-te contra o meu pastor, e contra o homem que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos. Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão sobre os pequenos." ). 

Jesus referiu-se novamente a Isaías quando purificou o Templo dos cambistas (Marcos 11.15-17 "E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derrubou as mesas dos cambiadores e as cadeiras dos que vendiam pombas.
E não consentia que alguém levasse algum vaso pelo templo.
E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões." ), 

(Isaías 56.7 "Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos." ), 

(Jeremias 7.11 "Esse templo, que leva o meu nome, tornou-se para vocês um covil de ladrões? Cuidado! Eu mesmo estou vendo isso’ ", declara o Senhor. (NVI)" ). 

E então aos Salmos quando Ele explicou que era a pedra angular da nossa fé e da Igreja (Marcos 12.10-11 "Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;
isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’ ". (NVI)" ), 

(Salmo 118.22-23 "A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina.
Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos." ).


Marcos apresenta Jesus como o Servo sofredor de Deus (Marcos 10.45 "Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." ) e como Aquele que veio para servir e sacrificar-se por nós, em parte para nos inspirar a fazer o mesmo. 

Devemos servir como Ele serviu, com a mesma grandeza de humildade e dedicação ao serviço dos outros. 

Jesus exortou-nos a lembrar que para ser grande no reino de Deus, devemos ser o servo de todos (Marcos 10.44 "E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos." ). 

O auto sacrifício deve transcender a nossa necessidade de reconhecimento ou recompensa, assim como Jesus estava disposto a ser humilhado ao oferecer a Sua vida pelas ovelhas.

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!


Mateus 28.6 - Ressurreição de Jesus Cristo / Ele não está aqui, porque já ressuscitou



Que diferença faz se Jesus realmente ressurgiu no mesmo corpo de carne no qual viveu e morreu?

A resposta do Novo Testamento a esta pergunta é clara e inequívoca. Se Jesus não ressuscitou fisicamente, não há salvação (Romanos 10.9 "Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo." ).

Sua ressurreição é o centro do evangelho pelo qual somos salvos (1 Coríntios 15.1-5 "Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze." ).

O apóstolo Paulo listou uma série de consequências relacionadas à negação da ressurreição física. 

Se Cristo não ressuscitou, então: nossa fé é inútil; nós ainda permanecemos em nossos pecados; os que dormiram em Cristo estão perdidos; os apóstolos são falsas testemunhas; e somos os mais miseráveis de todos os homens (1 Coríntios 15.14-19 "E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.
Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." ).

Além dessas consequências, resultantes da negação literal da ressurreição, há outros problemas teológicos cruciais:

1) O problema da criação. Deus criou o universo material (Gênesis 1.1 "No princípio criou Deus o céu e a terra." ), e tudo o que criou "era muito bom" (Gênesis 1.31).

O pecado, porém, trouxe a morte (separação) e deteriorou a criação de Deus (Romanos 5.12 "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." ).

Além disso, por causa do pecado do homem, "a criação ficou sujeita à vaidade [inutilidade] (Romanos 8.20 "Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou," ).

Assim, a criação tem gemido e esperado pela libertação da servidão da corrupção para à liberdade da glória dos filhos de Deus (Romanos 8.21).

Igualmente, nós, os crentes, "esperamos avidamente pela nossa adoção como filhos, a redenção de nossos corpos. Porque nesta esperança somos salvos" (Romanos 8.23-24).

Considerando que a criação material de Deus caiu, ficou claro que, para que a redenção fosse efetivada, esta criação teria de ser restabelecida. Os humanos pecam e morrem em corpos materiais e devem ser resgatados nos mesmos corpos físicos. Qualquer outro tipo de libertação seria uma admissão de derrota.

Por causa da queda do homem, toda a criação de Deus foi entregue à decadência para a recriação de um novo céu e uma nova terra (Apocalipse 21.1-4 "E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." ).

Se a redenção não restabelecesse a criação física de Deus, incluindo nossos corpos materiais, então o propósito original de Deus, criando um mundo material, teria sido frustrado.

2) O Problema da encarnação. A negação de que Cristo veio ao mundo em carne humana é chamada de docetismo. Consequentemente, a negação de que Cristo ressuscitou em carne humana é uma espécie de neodocetismo. O docetismo foi o termo usado para designar uma seita que surgiu do gnosticismo.

O apóstolo João escreveu sua epístola advertindo a igreja contra aqueles que negavam que Jesus Cristo veio em carne (1 João 4.2 "Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;" ).

Tal declaração joanina insinua que Jesus veio em carne no passado e permanecia na carne quando o apóstolo escreveu estas palavras, após a ressurreição.

Na passagem paralela, o apóstolo novamente adverte contra aqueles "que não confessem que Jesus Cristo veio em carne" (2 João 7). Isto esclarece que João considerava um erro doutrinário negar a carne de Cristo, tanto antes como depois de sua ressurreição.

A razão é óbvia: a carne humana faz parte da nossa verdadeira natureza humana criada por Deus. Consequentemente, negar que Cristo ressuscitou em carne humana é privá-lo da plenitude de sua natureza humana.

3) O problema da salvação. Como a morte foi o resultado do pecado, e envolve diretamente o corpo material, para que ocorra uma vitória real sobre a morte. Fracassar na confissão de que Cristo ressuscitou em um corpo material lança por terra todo o evangelho de Cristo.

A ressurreição de Cristo foi a ressurreição dos cristãos também será física em sua natureza. Um desvio nesta confissão representa a aniquilação dos propósitos redentivos de Deus para com a raça humana.

4) O problema da decepção. Também existe um grave problema moral. Alguns reivindicam os aparecimentos de Cristo como meras "materializações" realizadas com o fim de convencer os discípulos da realidade de sua ressurreição mas não exatamente sua materialidade.

Mas o que o próprio Jesus disse? Vejamos: "Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho". Lucas 24.39

Jesus desafiou Tomé a tocar em suas cicatrizes e a "deixar de ser incrédulo e ser crente" (João 20.27).

Dada a correlação e consequente identidade das cicatrizes com o corpo antes da sua ressurreição, a única impressão que estas palavras poderiam causar na mente dos discípulos era de Jesus obviamente esta reivindicando ter literalmente ressuscitado no mesmo corpo em que morreu, um corpo material, tangível, palpável.

Ou cremos desta forma ou somos impelidos a dizer que Jesus enganou descaradamente seus seguidores. Qual alternativa se harmoniza com o evangelho?

5) O problema da imortalidade. A negação da natureza material do corpo da ressurreição é fatal para a crença cristã da imortalidade. Ao contrário dos gregos antigos, os cristãos acreditam que a verdadeira imortalidade envolve a pessoa inteira, inclusive seu corpo, ou seja, não se trata somente da continuidade da existência da alma.

Mas se Cristo não ressuscitou no mesmo corpo físico em que morreu, então não temos nenhuma esperança real de que atingiremos a verdadeira (plena) imortalidade.

Paulo declarou que "Jesus Cristo aboliu a morte, e trouxe luz à vida e a incorrupção pelo evangelho" (2 Timóteo 1.10).

É tão somente pela vitória de Cristo sobre a morte física que os crentes podem proclamar: "Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?" (1 Coríntios 15.55).

Caso contrário, retomando as palavras de Paulo: "Os que dormiram em Cristo estão perdidos" (1 Coríntios 15.18).

6) O problema da verificação. Uma ressurreição imaterial não possui nenhum valor comprobatório. Se Cristo não ressurgiu no mesmo corpo material que foi encerrado na tumba, então a ressurreição perde totalmente o seu valor como uma evidência para a reivindicação de sua divindade.

Entretanto, vemos nos evangelhos que Jesus frequentemente apontou para sua ressurreição como sendo uma prova cabal de suas reivindicações (João 2.19-22 "Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?
Mas ele falava do templo do seu corpo.
Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.
"
 );

(João 10.18 "Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai." ).

Em uma dessas ocasiões, Jesus indicou a ressurreição como um sinal inigualável de sua identidade, e declarou que "nenhum outro sinal seria dado àquela geração má e incrédula" (Mateus 12.39-40).

Os apóstolos também apresentaram os aparecimentos da ressurreição de Jesus como sendo "muitas provas convincentes" (Atos 1.3 "Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus." ).

Empregaram o fato da ressurreição inúmeras vezes como um dos principais fundamentos da pregação ousada e destemida a que se empenhavam (Atos 2.22-36), (Atos 4.2,10), (Atos 13.32-41), (Atos 17.1-4), (Atos 22 ao 31).

Paulo discursou aos filósofos  gregos sobre um dia determinado "em que com justiça [Deus] há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos" (Atos 17.31).

Há uma razão primordial para a conexão entre o fato da ressurreição física e a verdade do cristianismo: não há nenhuma evidência real capaz de diferenciar entre uma ressurreição imaterial e uma não-ressurreição.

Como poderíamos provar a ressurreição de Jesus se ela fosse apenas espiritual? 

Um corpo imaterial não tem nenhuma conexão  verificável com um, corpo material. O único modo objetivo pelo qual o mundo poderia saber  que Cristo ressuscitou era pela ressurreição material (da carne) do corpo no qual Ele morreu e é isso o que o texto declara: "Ele não está mais no túmulo".

"Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? " João 11:25,26

"Não tenham medo", disse ele. "Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto"Marcos 16:6

"Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu do céu e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela.
Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve.
Os guardas tremeram de medo e ficaram como mortos.
O anjo disse às mulheres: "Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado.
Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia.
Vão depressa e digam aos discípulos dele: ‘Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão’. Notem que eu já os avisei". 
As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus". Mateus 28:1-8


Ele ressuscitou, assim como diz a sua palavra, aquele que Crê em Mim ainda que esteja morto viverá, e quem vive e Crê em Mim, não morrerá eternamente.

Que Deus o Abençoe.

Mateus 25.33 - E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.





Ovelha ou Bode?



"E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas..." (Mateus 25.32)

Nós todos já estamos "carecas" de saber que nem todos que frequentam determinadas igrejas são pessoas que realmente são fiéis ao Senhor! Porque ser fiel dentro da igreja e diante do pastor é muito fácil, o difícil é permanecer da mesma forma lá fora, no mundo, no seu local de trabalho, diante dos seus colegas que não são convertidos! E é exatamente aí que o próprio Deus faz a separação entre Suas verdadeiras ovelhas e os bodes.

Não se esqueça que, independente dessas pessoas serem ovelhas ou bodes, elas estão frequentando uma igreja e professam  uma fé no Senhor Jesus... Mas vamos lá...
Da mesma forma que nem todo mundo da igreja é confiável, nem todo mundo pode ser considerado uma ovelha do Senhor, Ele mesmo diz que no Dia do Juízo Final Ele fará uma separação entre essas pessoas.

"E porá as ovelhas à sua direita... Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo..." (Mateus 25.33-34)

As ovelhinhas de Jesus são aquelas pessoas que realmente são fiéis a Deus, em qualquer lugar, em qualquer situação, a qualquer hora do dia, independente se ela vive rodeada de incrédulos ou de convertidos. Seu comportamento e sua conduta sempre é a mesma, dentro ou fora da igreja, com conhecidos ou desconhecidos. 
Uma pessoa que obedece á voz de Deus sempre, que se esforça para ser vazia de si mesma e cheia do Senhor, que nega sua própria vontade para fazer o que Deus lhe pede, que se preocupa com as outras pessoas que sofrem por não conhecerem a Porta de Saída, que se entrega de corpo, alma e espírito na Obra de Deus, que faz absolutamente tudo com dedicação, amor, carinho, paixão mesmo... 
A pessoa considerada ovelha diante de Deus é aquela que abriu mão do mundo, sepultou a velha criatura, nasceu denovo, sacrificou e passou pela porta estreita da Salvação, tanto é que no versículo acima o Senhor cita que as ovelhas entrarão no Reino de Deus!

"E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda... Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos... E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." (Mateus 25.33,41,46)

Os bodes são aqueles que fazem absolutamente tudo ao contrário, que passam 20 anos em uma igreja e não aprendem nada e muito menos praticam, fica patinando na fé, vivem de emoções, ora barro e ora tijolo, ora bem e ora mal, ora feliz e ora depressivo(a). 
Pessoas cheias de si mesmas, que nunca tem tempo para ganhar almas, que sempre priorizam os coleguinhas da faculdade, que se mostram "um(a) santo(a)" dentro da igreja, mas em casa são pessoas nervosas, ignorantes, falam palavrão, vivem em rodinhas de amiguinhos incrédulos, concordando com tudo oque eles falam e participando das fofoquinhas entre "amigos(as)". 
Os bodes são os famosos hipócritas, que aparentam ser aquilo que não são. Podem ser pessoas falsas, mentirosas, enganadoras, entre outras qualidades que cabem ao perfil do diabo! Afinal, elas não são convertidas, muito menos nascidas de Deus, o que significa que essas mesmas pessoas não possuem o caráter do nosso Senhor (que é meigo, carinhoso, verdadeiro, fiel e justo acima de tudo!).

Os bodes são invejosos, gostariam de ter para sí aquilo que é dos outros, tanto na vida sentimental, financeira e até espiritual. Pessoas ciumentas, daquelas que gostam de dar bafão em todos os lugares que vão com o(a) companheiro(a), tem manias como ofender o próximo pois não mede as palavras que sai da própria boca. 
É rebelde com os pais ou responsáveis, não dá valor aos mandamentos de Deus, e por isso faz tudo ao contrário, deixando de agradar a Deus para agradar a si mesma e, consequentemente, ao diabo também... A esses, o próprio Deus reservou um lugar nada bom chamado "lago de fogo e enxofre", mais conhecido como o "inferno"! É o local apropriado para os desobedientes e "donos do próprio nariz"...

Apenas avalie o que você tem sido diante de Deus... 
Ovelha? Bode?
"Eu não sou nenhum dos dois, sou neutro(a)!" 
Engana-se, porque com Deus não existe meio termo (Mateus 5.37 "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." ). 
Se você pensa assim é sinal que você é um bode!
Deus quer te alertar, se você tem sido um bode dentro da igreja, faça de tudo e mais um pouco para ser uma ovelha fiel e temente ao seu Senhor, somente assim você terá direito e lugar reservado no melhor lugar do Universo, o local preparado com amor e carinho pelas mãos de Deus para dar aqueles que O amam: o Paraíso!!!

Se entregue á Deus, e Ele cuidará de você, te ensinando todos os dias a ser uma ovelha VERDADEIRA.


"...convertei-vos, pois, e vivei." (Ezequiel 18.32)


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Evangelho de Mateus / Quando foi escrito o Livro Mateus?








Título: O nome do livro vem de seu autor, o apóstolo Mateus ( Mateus 9.9 "E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu." ), 

Também chamado de Levi (Marcos 2.14 "E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu." ), que, na lista dos doze, geralmente aparece em sétimo ou oitavo lugar.

Com as variações Matias e Matatias, Mateus era um nome comum entre os judeus.

Autoria e Data: É de Mateus, cujo nome significado é "dádiva de Deus". Mateus era coletor de impostos na Galiléia e, ao ser chamado por Jesus, passou a fazer parte dos doze apóstolos.

Não há referências nem inferências que o coloquem como autor, mas a tradição da Igreja Primitiva lhe atribui o primeiro evangelho.

Alguns o consideram o mais antigo, com data de composição entre os anos 45 e 55 d.C., enquanto outros o colocam após o evangelho de Marcos, entre 65 e 68 d.C. Ainda segundo a tradição, foi escrito em aramaico, sendo, traduzido para o grego.

Propósito: Mateus tem a intenção de provar aos judeus que Jesus Cristo é o Messias prometido. Mais do que qualquer outro evangelho, Mateus cita o Antigo Testamento para mostrar como Jesus cumpriu as palavras dos profetas judeus. 

Mateus descreve em detalhes a linhagem de Jesus desde Davi e usa muitas expressões familiares aos judeus. O amor e preocupação de Mateus por seu povo é visível através de sua abordagem minuciosa de contar a história do evangelho.

Resumo: Mateus discute a linhagem, nascimento e início da vida de Cristo nos dois primeiros capítulos. Daí, o livro discute o ministério de Jesus. As descrições dos ensinamentos de Cristo estão organizadas na forma de "discursos", como o Sermão da Montanha nos capítulos 5 a 7. 

Capítulo 10 envolve a missão e propósito dos discípulos; capítulo 13 é uma coleção de parábolas, capítulo 18 discute a igreja, capítulo 23, começa um discurso sobre hipocrisia e o futuro. Os capítulos 21 a 27 discutem a prisão, tortura e execução de Jesus. O capítulo final descreve a ressurreição e a Grande Comissão.

Como o objetivo de Mateus é apresentar Jesus Cristo como Rei e Messias de Israel, ele cita o Antigo Testamento mais do que os outros três escritores dos evangelhos. 


Mateus cita mais de 60 vezes passagens proféticas do Antigo Testamento, demonstrando como Jesus as cumpriu. Ele começa seu evangelho com a genealogia de Jesus, traçando sua linhagem até Abraão, o progenitor dos judeus. 

De lá, Mateus cita extensivamente os profetas, muitas vezes utilizando a frase "como foi dito pelo (s) profeta (s)" (Mateus 1.22-23 "Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco." ), 

(Mateus 2.5-6 "E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:
E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel." ), 

(Mateus 2.15 "E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho." ), 

(Mateus 4.13-16 "E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali;
Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz:
A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações;
O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou." ), 

(Mateus 8.16-17 "E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos;
Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças." ), 

(Mateus 13.35 "Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo." ), 

(Mateus 21.4-5 "Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:
Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.). 

Estes versículos referem-se às profecias do Antigo Testamento: 
Acerca do Seu nascimento (Isaías 7.14 "Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel. NVI" ), 

Em Belém (Miqueias 5.2 "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." ), 

Seu retorno do Egito após a morte de Herodes (Oseias 11.1 "Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho." ), 

Seu ministério aos gentios (Isaías 9.1-2 "Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.
O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz." ); 

(Isaías 60.1-3 "Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti;
Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.
"
 ), 

Suas curas milagrosas do corpo e alma (Isaías 53.4 "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido." ), 

Suas lições na forma de parábolas (Salmos 78.2 "Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade." ), 

E Sua entrada triunfal em Jerusalém (Zacarias 9.9 "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta." ).

O Evangelho de Mateus é uma excelente introdução aos ensinamentos fundamentais do Cristianismo. O estilo lógico do esquema facilita a localização das discussões de vários temas. Mateus é especialmente útil para a compreensão de como a vida de Cristo foi o cumprimento das profecias do Antigo Testamento.

Seus compatriotas judeus eram a audiência a quem se dirigia Mateus e muitos deles -- especialmente os fariseus e saduceus -- teimosamente recusaram-se a aceitar Jesus como seu Messias. Apesar de séculos lendo e estudando o Antigo Testamento, seus olhos estavam cegos para a verdade de quem era Jesus. 

Jesus os repreendeu por seus corações duros e sua recusa em reconhecer Aquele por quem supostamente estavam aguardando (João 5.38-40 "nem a sua palavra habita em vocês, pois não crêem naquele que ele enviou.
Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;
contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida. NVI" ). 

Eles queriam um Messias em seus próprios termos, uma pessoa que cumprisse os seus próprios desejos e fizesse o que eles quisessem. 

Quantas vezes buscamos a Deus em nossos próprios termos? 

Não o rejeitamos quando lhe atribuímos apenas os atributos que consideramos aceitáveis, aqueles que nos fazem sentir bem -- Seu amor, misericórdia, graça -- enquanto rejeitamos aqueles que consideramos ofensivos -- Sua raiva, justiça e ira santa? 

Que não nos atrevamos a cometer o erro dos fariseus, criando Deus em nossa própria imagem e em seguida esperar que Ele viva de acordo com nossos padrões. 

Tal deus é nada mais do que um ídolo. 

A Bíblia nos dá informação mais do que suficiente sobre a verdadeira natureza e identidade de Deus e de Jesus Cristo para justificar a nossa adoração e a nossa obediência.

Que Deus te abençoe, te guarde e te a paz!!!


O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...