Translate

Jonas 4 - O descontentamento de Jonas e a resposta do SENHOR




E disse o SENHOR: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu
(Jonas 4.10)

Amados irmãos, estamos diante de um tema bastante intrigante e bem comum, pois o ser humano tem mania por pensamentos individuais, é assim desde o inicio, o homem sempre procura na maioria das vezes condições favoráveis a si mesmo, porém não olham o ponto de vista de seu irmão, nem as conseqüências que suas atitudes acarretaram ao seu próximo.

O capitulo 4 do livro de Jonas revela a sua personalidade, e uma característica bem peculiar do seu povo que é as bênçãos de Deus devem recair sobre minha vida já, caso contrario prefiro morrer. A incompreensão do trabalhar de Deus em nossas vidas torna-nos semelhantes a Jonas.
Como sabemos Jonas tinha um ministério profético instituído por Deus o qual o mesmo de inicio recusou. 

Mas por que Jonas recusou tremenda benção?

Jonas sabia da eterna misericórdia de Deus para com todos (Jonas 4.2 "E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal." ), daí vem característica a qual quero abordar em Jonas, mesmo ele sabendo da eterna misericórdia de Deus ele não a quis compartilhar.

Deus através de uma aboboreira mostra a cumulo do egoísmo de Jonas, onde Deus a fez nascer, e crescer a aboboreira e O mesmo a destruiu, da mesma forma seria o povo sírio Deus os fez nascer, crescer e os destruiria, mas porque Jonas se preocupou com uma aboboreira e não se preocupou com o povo Sírio? A resposta não é tão difícil, Jonas se preocupou com a aboboreira, pois a mesma poderia o proteger na ocasião do sol. Daí vem à indagação de Deus.

E disse o SENHOR: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;
E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?   (Jonas 4.10-11)

Se houvesse uma resposta de Jonas, com certeza afirmo eu que seria:

- Porque ela me daria sombra Deus!

Da mesma maneira acontece nos dias de hoje, mesmo sabendo das bênçãos vindouras de Cristo sobre sua vida, mesmo sabendo da sua eterna gratidão que se resumem através de bênçãos sobre nós há pessoas que se preocupam com a recompensa imediata que receberam, há pessoas que se preocupam primeiramente em arrumar seu cabelo do que evangelizar almas que estão expostas a morte sem cristo. 

O próprio Jesus demonstra em João 4.31-42 a importação da evangelização onde analisamos pela interpretação do texto que a evangelização é mais importante do que o fato de você comer, pois nós podemos a qualquer hora comer, porém os campos então brancos prontos para ceifa estão lá, porém podem acabar apodrecendo. 

O apostolo Paulo afirma em I Coríntios 9.16 

“Ai de mim, se não anunciar o evangelho!”

Se formos analisar a forma do trabalhar de Deus na Bíblia, notaremos que primeiro ele cobra algo e apresenta a recompensa, assim foi com Abrão ( Gênesis 12.1-2 "Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. " ), 

Jacó (Gênesis 28.13-14 "E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;" ) entre tantos outros. 

Não é diferente hoje, nós vamos fazer a obra de Cristo já sabendo da recompensa como nos mostra em (João 4.36 "E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem." )

Porém convivemos em meio a muitos Jonas que não demonstram ter um pingo de obediência. 

Obediência? Sim, pois é dito em Lucas 10.27:

"E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo".

Este é o principio básico para salvação. Mas, felizmente existem pessoas que estão lendo esta postagem, Mas infelizmente mesmo assim permaneceram na pratica do egoísmo, pelo fato de fazer parte de um grupo de pessoas que fazem o mesmo ou por congregar em algum lugar que pessoas cometem este erro. 

Mas, eu tenho algo para te dizer: “Deus te chamou para fazer a diferença” Um exemplo pratico disto é a mulher samaritana, como estava Samaria, como nos vemos nos livros dos Reis o paganismo se instalou naquela cidade, gerando assim uma espécie de culto ecumênico um culto que era feito de qualquer maneira, algo que também chegou a acontecer em Judá. 

Mas Jesus demonstrando sua eterna misericórdia incumbe a uma mulher a missão de modificar as atitudes de seus próximos, de sua geração, de seu povo missão esta que a mulher aceita com todo amor e com uma tremenda fé, creio eu que mesmo sem conhecer bem as recompensas oferecidas por Cristo ela saiu a falar do seu eterno amor.

Mas você conhece as recompensas oferecidas por Cristo, você conhece seu eterno amor então deste já, seja como esta Samaritana receba a missão de modificar o seu povo. 

Como já diz em (Romanos 12.2 "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai pelo vosso entendimento". ).

A partir de agora assuma este papel de mulher samaritana, mesmo no teu pouco entendimento, transformai. Pois como diz em Tiago 1.5:

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.”

Ame o seu próximo, e não espere dele o que só pode vim de Deus.

Quem ama compartilha a graça dada por Deus a si.

Quem ama, Evangeliza!

Ai de ti se não anunciar o evangelho!


“Que tudo seja em nome de Cristo”

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...