Translate

2 Reis 15 - Azarias rei de Judá / O rei que ficou leproso





O reino estava dividido em dois reinos: Judá e Israel. Reinava Jeroboão em Israel. No ano vinte e sete de seu reinado,  começou a reinar Azarias, que era filho do rei Amazias de Judá. Jeroboão fez o que era mau aos olhos do Senhor e por isso foi punido e o reino de Israel foi dado a Azarias.

Azarias só tinha dezesseis anos quando começou a reinar e seu reinado foi longo, cinquenta e dois anos. Azarias fez o certo, fez o que era reto diante do Senhor, do jeitinho que aprendeu com seu pai, Amazias, rei de Judá.

O povo israelita estava completamente distante de Deus por várias razões, entre as quais o medo do rei Jeroboão que o povo subisse a Jerusalém para adorar a Deus e com isso ele perdesse o reinado. Jeroboão não confiou em Deus, mesmo sabendo, como sabia, que Deus o havia escolhido para reinar sobre o Seu povo, então ele inventou uma espécie de “adoração alternativa” e mandou construir postes-ídolos e induziu o povo a sacrificar e queimar incensos aos falsos deuses.

Sempre que começa uma nova administração, um novo mandato, o sucessor põe a culpa de todas as mazelas em seu antecessor, é uma rotina isso, como se fosse uma cartilha que precisasse ser seguida por todos os prefeitos, governadores e presidentes, não é? Mas neste caso é bem verdade. Jeroboão mandou edificar postes-ídolos para o povo adorar e sacrificar e Azarias recebeu está herança maldita.

O rei Azarias fez o que era reto perante Deus, porém nem tudo. Azarias não derrubou os postes-ídolos, ou altos, onde o povo continuava a sacrificar e queimar incenso. Havia uma idolatria explícita em Israel e o rei não teve coragem, ou iniciativa para exterminar a adoração a deuses estranhos.

Como se sabe, Deus não divide Sua glória com ninguém e está escrito: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” (Êxodo 20:3-4). Só um lembrete: este versículo ainda está em vigor, viu? Ainda é proibido fazer imagens de escultura e de qualquer material.

A questão dos altos de outros deuses era um assunto sério para Deus, Ele não admite adoração a deuses estranhos e Azarias não fez a vontade de Deus neste aspecto. Não derrubou os altos e foi condescendente com a idolatria dos israelitas. Não foi uma boa ideia.

Deus feriu o rei Azarias e ele ficou irremediavelmente leproso, por todo o resto de sua vida, até sua morte. Lepra, ou hanseníase, ainda hoje envolve muito preconceito e medo, imagine naquele tempo? O leproso era um degredado social, era proibido de ficar em sua casa e era condenado a viver distante das pessoas. O leproso era um ser doente e solitário, que vivia de esmolas e do constrangimento das pessoas que faziam qualquer coisa para que ele não se aproximasse.

Sem trabalho, sem renda, sem família, sem amigos, doente e desterrado, o leproso era um morto vivo, ou um vivo morto. A vida acabava com o diagnóstico aparente da doença.

Mesmo sendo rei, Azarias foi separado de sua família, de seu palácio e foi viver numa casa separada, longe de todos e quem governava de fato Israel era Jotão, filho do rei, que ficou com as tarefas do pai, inclusive de julgar o povo.

Hoje em dia a hanseníase é uma doença pacificada, as pessoas não precisam mais viver em lugares ermos, separadas da sociedade, porque uma vez medicadas, não transmitem mais a doença, mas o preconceito, o medo e a ignorância ainda causam estragos na vida das pessoas que são acometidas da doença.

Existe uma lepra silenciosa, que não está na aparência da pessoa, sem sintomas claros e que tem matado multidões, é a lepra espiritual. Como assim? Isso existe? Existe, sim e tem muita gente boa acometida dela.

A lepra espiritual é uma doença da alma e do espírito, o corpo não sofre qualquer efeito e ela se manifesta de forma silenciosa, por isso é tão difícil de tratar. O leproso espiritual é o cidadão que não se deixou curar por Jesus, que guarda no coração ódio, rancor, sentimentos de vingança e por mais que tenha tudo do bom e do melhor, é infeliz toda vida.

Uma alma em estado bruto, sem tratamento espiritual adequado, acaba agravando suas feridas e produzindo bactérias mortais para o espírito. Jesus é o Bom Pastor que cuida de Suas ovelhas, que trata seus ferimentos, limpa as feridas e troca o coração por um novinho em folhazero quilômetro mesmo, mas Ele só vai fazer isso em sua vida, se for convidado por você a entrar na sua casa.

Da mesma forma que o corpo, a alma de todos nós precisa de cuidados para não adoecer e se adoecer, precisa de cura e só quem entende de alma é Jesus. A lepra espiritual é constatada em pequenos detalhes, é um sentimento ruim, um estado de espírito negativo, atitudes de desrespeito, de inveja, de rixa contra tudo e todos. Só tem um jeito de curar uma alma em decomposição: Jesus Cristo, o Senhor da Vida.

Que Deus te abençoe!!


O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...