Translate

Porque Abel morreu e Deus quis impedir que Caim morresse? Ele foi injusto?

 



Por que Deus não quis que Caim fosse assassinado, se ele matou o próprio irmão?


Como tudo era inédito, nenhum ser humano havia morrido até então, e Caim havia sido o primeiro a cometer um assassinato, isso poderia gerar um desejo de vingar o sangue de Abel. 


Então, Deus não queria que a vingança se tornasse um ciclo vicioso entre os homens, por isso disse que quem matasse Caim seria punido sete vezes mais (Gênesis 4.15 "O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse."), quer dizer, de uma maneira pior ainda do que ele foi.


Assim, deixou a lição de que não é porque uma pessoa errou que as outras tinham o direito de errar com ela também. 


Mas, também não foi “bonzinho” com o erro de Caim, até porque ele colheu em forma de maldição o pecado que plantou (Gênesis 4.10-14 "E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.

E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.

Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.

Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.

Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará").


Se Deus aprovou a oferta de Abel, e rejeitou a de Caim, porque permitiu que Abel morresse e quis impedir que matassem Caim? Ele foi injusto?


Até hoje no mundo vemos situações desse tipo. Parecem que os justos estão perdendo e os injustos estão saindo na vantagem. Porém, a injustiça que Abel sofreu testifica seu caráter justo, que ele era um homem temente a Deus.


 Todos os heróis da fé mencionados em Gênesis, como também os demais que são citados em toda a Bíblia, também passaram por injustiças. Deus não provoca essas injustiças, mas permite que elas aconteçam para identificarmos quem é quem. 


A recompensa que cada um recebe de suas escolhas vai muito além da vida neste mundo.


O exemplo de Abel permanece até hoje, todos o identificam como um homem justo (Hebreus 11.4 "Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala"). 


Dessa forma, podemos concluir que Deus, Soberano em Sabedoria e Justiça, faz até o mal se tornar em bem na vida e na história daqueles que O agradam.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...