Translate

Juízes 19 - Os homens de Gibeá abusam da mulher de um levita



Naquela época não havia rei em Israel

(Juízes 19.1 "Naquela época não havia rei em Israel. Aconteceu que um levita que vivia nos montes de Efraim, numa região afastada, tomou para si uma concubina, que era de Belém de Judá. NVI" )

O texto nos mostra que foi escrito na época da monarquia, muito provavelmente na época de Saul, talvez por Samuel, o último juiz. O fato de não haver rei em Israel, e isto é dito durante todo o livro de juízes, mostra que por causa disto, cada um fazia o que bem entendia, não havia uma regra muito clara a ser seguida, e infelizmente por causa de sua desobediência, o povo acabava se esquecendo dos mandamentos dados por Deus no monte Sinai. 

Ela lhe foi infiel. Deixou-o e voltou para casa de seu pai

(Juízes 19.2 "Mas ela lhe foi infiel. Deixou-o e voltou para a casa do seu pai, em Belém de Judá. Quatro meses depois, NVI" )

Aquela mulher, uma esposa de “segunda categoria”, é infiel ao seu marido e o abandona. O infiel aqui (zanah) significa: ser uma meretriz, agir como uma meretriz, cometer fornicação, adultério.

O preço pelo pecado de infidelidade, adultério, era a morte. Porém, seu marido não a condena e mesmo sendo um levita (talvez conhecedor da lei), não aplica nenhuma punição a ela, apenas vai buscá-la na casa de seu pai. 

(Juízes 19.12 "O seu senhor respondeu: “Não. Não vamos entrar numa cidade estrangeira, cujo povo não seja israelita. Iremos para Gibeá". NVI )

O levita não queria parar em uma cidade que não fosse israelita justamente por saber do perigo que isto seria, porém não imaginava que mesmo em Gibeá, uma cidade que deveria seguir os preceitos do Senhor, o mal também dominava. 

Ninguém os convidou para passarem a noite em casa

(Juízes 19.15 "E retiraram-se para lá, para passarem a noite em Gibeá; e, entrando ele, assentou-se na praça da cidade, porque não houve quem os recolhesse em casa para ali passarem a noite." )

O autor dá ênfase sobre ninguém ter convidado pois isto era prática do homem antigo em hospedar estrangeiros e isto normalmente significava salvar-lhe a vida. 

(Juízes19.20 "Então disse o ancião: Paz seja contigo; tudo quanto te faltar fique ao meu cargo; tão-somente não passes a noite na praça."

"Você é bem-vindo em minha casa", disse o homem idoso. “Vou atendê-lo no que você precisar. Não passe a noite na praça."

O idoso efraimita sabia dos perigos da cidade, e conhecia os moradores de lá, os benjamitas. 

Alguns vadios da cidade cercaram a casa 

(Juízes 19.22 "Estando eles alegrando o seu coração, eis que os homens daquela cidade (homens que eram filhos de Belial) cercaram a casa, batendo à porta; e falaram ao ancião, senhor da casa, dizendo: Tira para fora o homem que entrou em tua casa, para que o conheçamos." )

Esmurrando a porta, gritaram para o homem idoso, dono da casa: “Traga para fora o homem que entrou na sua casa para que tenhamos relações com ele! “

Aqueles homens chegaram a um estado tão reprovável que queriam abusar de um estrangeiro, nos remetendo às cidades de Sodoma e Gomorra, que fizeram a mesma coisa com Ló, e a destruição daquela cidade era iminente, assim como de Gibeá.

(Juízes 19.23 "O dono da casa saiu e lhes disse: “Não sejam tão perversos, meus amigos. Já que esse homem é meu hóspede, não cometam essa loucura" NVI )

O hospedeiro normalmente era responsável pelo hospede e o protegeria com sua própria vida. 

(Juízes 19.25 "Mas os homens não quiseram ouvi-lo. Então o levita mandou a sua concubina para fora, e eles a violentaram e abusaram dela a noite toda. Ao alvorecer a deixaram". NVI )

Tanto o hospedeiro quanto o hóspede sabiam que aqueles homens não sairiam dali e o perigo de derrubarem a porta e matarem a todos era muito grande. O levita, não permitindo que o dono da casa entregasse suas próprias filhas, entrega sua concubina àqueles homens, que abusam dela, até a morte. 

Aqui percebemos que aquela mulher que deveria ter sido condenada a morte por sua atitude reprovável, no Versículo 2, agora morre de uma forma cruel.

(Juízes 19.30 "Nunca se viu nem se fez uma coisa dessas desde o dia em que os israelitas saíram do Egito. Pensem! Reflitam! Digam o que se deve fazer!" NVI )

A atitude dos benjamitas foi extremamente reprovável e digna de condenação. Agora, o levita, sabendo disso, divide o corpo de sua esposa morta em 12 e envia para as 12 tribos de Israel, que ficam perplexos com tal atitude.

(Juízes 20.2 "Os líderes de todo o povo das tribos de Israel tomaram seus lugares na assembleia do povo de Deus, quatrocentos mil soldados armados de espada". NVI )

O povo de Israel se reúne em assembleia para apurar os fatos, o levita lhes apresenta o ocorrido e pede por justiça. Israel se une como um só homem contra a cidade de Gibeá.

Enviam homens até a tribo de Benjamim e pedem que entreguem os homens de Gibeá a eles para serem condenados. Porém Benjamim não lhes dá ouvidos, se fazendo tão culpados quanto os homens de Gibeá, e vão para a batalha contra Israel. 

(Juízes 20.23 "Os israelitas subiram e choraram perante o Senhor até a tarde, e consultaram o Senhor: “Devemos atacar de novo os nossos irmãos benjamitas? ” O Senhor respondeu: “Vocês devem atacar”. NVI )

Deus havia decretado a sentença: Culpados! O juízo sobre Benjamim era iminente e sua destruição era certa. A consequência pelos seus pecados seria trágica. 

(Juízes 20.48 "Os israelitas voltaram a Benjamim e passaram todas as cidades à espada, matando inclusive os animais e tudo o que encontraram nelas. E incendiaram todas as cidades por onde passaram." NVI )

Israel trata Benjamim como um inimigo e faz o mesmo que acontece com povos pagãos que foram conquistados na época de Josué, destrói tudo para erradicar o mal do seu meio.

(Juízes 21.2 "Veio, pois, o povo a Betel, e ali ficou até à tarde diante de Deus; e todos levantaram a sua voz, e prantearam com grande pranto," )

Percebemos aqui que o juízo e destruição por causa do pecado é certo, assim como o lamento e o choro. Israel não se alegrou de destruir uma tribo irmã, foi algo penoso para eles também, assim como Deus também não tem prazer na morte do perverso.

(Juízes 21.23 "Foi o que os benjamitas fizeram. Quando as moças estavam dançando, cada homem tomou uma para fazer dela sua mulher. Depois voltaram para a sua herança, reconstruíram as cidades e se estabeleceram nelas". NVI )

Haviam sobrado pouquíssimos benjamitas e não havia mulheres suficientes. Eles então tomaram para si mulheres de Siló (não israelitas) para si, além das mulheres virgens de Jabes-Gileade que não foram mortas por causa do pecado da cidade.

(Juízes 21.25 "Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo". NVI )

Juízes termina com este versículo, mostrando a necessidade de redenção e de direcionamento da parte de Deus para aquele povo.

E Deus estava preparando um líder, que marcaria toda a história de Israel, alguém cujo coração era segundo o dEle, Davi.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...