Translate

2 Crônicas 7 - O fogo e a glória de Deus são os sinais da sua aprovação / O que você nessa terra tem acumulado? Riquezas ou almas para o Senhor?




Os sete sinais da aprovação de Deus, entrando na casa do Senhor.

(2 Crônicas 7.2 ''E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor; porque a glória do Senhor tinha enchido a casa do Senhor''. ).

Quando fiz essa postagem há uns dois meses atrás estava lendo a bíblia com um propósito de termi-lá de ler até o fim do ano, e passando por esse livro de 2 Crônicas, capítulo 7, Deus me fez meditar nesses versículos profundamente, e gostaria de compartilhar aquilo que Deus ministrou ao meu coração.

(2 Crônicas 7.1 ''E ACABANDO Salomão de orar, desceu o fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios: e a glória do Senhor encheu a casa'' ).

No versículo 1 Salomão acaba de orar a Deus, e glória do Senhor desceu e consumiu o holocausto e os sacrifícios a qual o povo de Israel e os sacerdotes tinha trazido.

(2 Crônicas 7.2 ''E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a casa do Senhor'' ).

No versículo 2 a bíblia relata que os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor; porque a glória do Senhor tinha enchido a casa do Senhor.

(2 Crônicas 7.3 ''E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.'' ).

E consequência disso no versículo 3, todos os filhos de Israel vendo o fogo descer a glória do Senhor estava sobre a casa eles se encurvaram.

Aqui começa o que Deus colocou em meu coração, o primeiro sinal da aprovação de Deus: Se encurvaram-se!

O que a palavra encurvar-se quer dizer, qual o sentido dessa palavra?

Encurvar-se aqui quer dizer se prostar, se humilhar na presença de Deus, o que vendo os filhos de Israel, os sacerdotes, que a glória do Senhor havia sido derramado, estavam eles em frente a porta do Senhor.

Trazendo para os dias de hoje, muitos infelizmente nos dias de hoje querem entrar de qualquer jeito na presença do Senhor, não querem se encurvar, não querem se submeter às autoridades que Deus, pois na terra, aos seus pais, ao seu pastor, ao seu líder, não aceitam a correção, não aceita a verdade e preferem dar ouvidos ao mundo, a aceitar a correção daqueles que somente querem o seu bem, rejeitam até mesmo a voz de Deus, tapam seus ouvidos para voz do Senhor, não aceitam a verdade, pois a verdade dói, querem palavras doce, palavras que massageia o seu ego.


Mas Deus por sua infinita misericórdia ele ainda usa os seus filhos, homens que não tem medo da verdade, não fogem da verdade, que não tem compromisso com homens aqui da terra, mas que zelam pela palavra de Deus, que zelam pelo seu amor, e que não importa o que os outros pensam e digam, aquilo que Deus falou no seu coração ele transmite para sua igreja, para que seu povo não venha se contaminar com as coisas deste mundo, e não venha se perder com as coisas deste mundo.

O segundo sinal é a continuação do versículo 3 que diz: "...e adoraram...’’

Adoração o que significa?

Adoração - No Wikipédia diz que: adoração exige amor extremo, excessivo, fazendo com que a pessoa seja levada a prestar culto a uma divindade.

Adoração exige de todos nós amor extremo, Amor Verdadeiro à Deus, somente ele merece toda a adoração, só Deus é digno de receber toda a adoração, só Ele é digno de receber toda honra e glória, todo louvor e toda adoração.

Em Mateus 4 fala sobre a tentação de Jesus no Deserto, Jesus ali tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites. Jesus ali é tentado 3 vezes pelo diabo.

Na terceira vez o diabo  chega a Jesus e diz: (Mateus 4.8-9 ''Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.'' ).

Mas em seguida Jesus disse: (Mateus 4.10-11 ''Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirásEntão o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.'' ).

''Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás''

Há muitos nos dias de hoje que o diabo vem com seus ''melhores pratos'', se é assim que posso dizer, e acabam aceitando aquilo que o diabo está oferecendo.

Deus começa derramar bênçãos dos céus, Deus começa a abençoar grandemente o camarada, ele começa a ficar soberbo, o dinheiro já começa a tomar a mente dele, já começa a passar por cima de todo mundo, eu sou o tal, começa a se prostituir, trair sua esposa, e começa desandar totalmente, começa a adorar outros deuses, a outros ídolos, o diabo está cegando aquela vida, passam horas e horas em frente de novelas, novelas essas que só falam de destruição, de prostituição, de abusos sexuais, incentivam o crime, incentivam tudo aquilo que está fora da direção de Deus.

Meu querido será que aquilo que você esta colocando seus olhos vendo pela televisão, pela internet ou em qualquer outro acessório, Deus ele pode sentar do seu lado e assistir também?


Neste momento faça uma reflexão, com que você esta gastando o seu tempo? Esta sua atitude esta adorando a Deus? Esta prestando um culto a ele? Ou esta perdendo horas e horas fazendo aquilo que não o agrada?


Não estou aqui passando um atestado de Santidade pois todos nós somos falhos, nessa terra todos falham, mas Deus não, mais começando por mim, que sou falho, através do Espírito Santo, quero te alertar, para que lá na frente não venhas sofrer as consequências do pecado.


Em João 4.24 diz: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Deus ele quer adoradores que o adorem em espírito e em verdade, Deus ele não recebe uma adoração vazia, com misturas, ele quer um coração limpo e puro diante dele.
 

O Terceiro sinal é continuação do Versículo 3 que diz: "...e louvaram..."

Louvar o que significa?

(Salmos 9.1-2 ''Eu te louvarei, Senhor, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.'' ).
''Eu teu louvarei Senhor de todo o meu coração.''

Devemos sempre louvar a Deus de todo o nosso coração, de toda nossa alma e de todo o nosso espirito.


Quando entramos na presença do Senhor para louvarmos a Ele, devemos oferecer o nosso melhor louvor.


Louvar para Deus, não para mostrar para seu companheiro, para seu amigo, para seu regente, para seu líder, para seu pastor, mas louvarmos exclusivamente para Deus.


Quando entramos na presença de Deus com um coração limpo e puro diante de Deus, a sua glória é manifestada, Deus ele nos enche da sua presença, através do nosso louvor sincero a ele.


Devemos louvar em todos os momentos em nossa vida, não só quando tudo esta a favor, tudo uma benção, devemos louvá-lo, quando as lutas vierem, bater em nossas portas, quando tudo esta dando errado devemos levantar nossas mãos e o adorá-lo e louvá-lo, pois louvar quando  esta tudo indo bem é fácil, quero ver você, adorá-lo quando estiver dando tudo errado.


Deus ele prova nossa fé, Deus não da fardo maior que não podemos suportar, Ele sabe até onde iremos aguentar.


Louve a ele em todo tempo, louve-o, pois só ele é digno de receber todo louvor e toda adoração, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.

O quarto sinal, Versículo 4 "E o rei e todo o povo ofereciam sacrifícios perante o Senhor."

Saul um jovem belo e que não havia outro homem entre os filhos de Israel do que ele. (1 Samuel 9.2 ''Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.'' ).

O qual o Senhor usou a Samuel para que ungisse como rei de Israel.            (1 Samuel 10.1 ''Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?'' ).

Saul já na sua trajetória como rei, vence os amonitas. (1 Samuel 11).

Mas no capítulo de 1 Samuel 13 versículos 8-9 a bíblia diz: ''E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele. Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.'' .

Saul oferece oferece um holocausto e ofertas pacíficas porque?

Porque o povo se espalhava, ele espera por Samuel por sete dias, porém Samuel não chega.


Creio que Deus ali estava provando a fé de Saul, para ver qual seria a reação dele o que ele faria, se ele iria depender de Deus, ou ia agir com suas próprias forças.


Porém vendo Saul que o povo se espalhava se afastava dele, Saul queria segurá-los, Saul com medo de perdê-los, pede para trazer um holocausto, e ofertas pacíficas. E oferece o holocausto.


Trazendo para os dias de hoje há muitos Saul por aí, que em vez de pregarem o real evangelho, que Jesus Cristo ele Salva, Cura, Batiza com Espírito Santo e leva para o céu, com medo de perderem seus fiéis, pregam sobre riquezas, bens materiais, não que isso não seja benção é sim benção, mais só falam em dinheiro bens materiais e acaba deixando a verdadeira pregação, a verdadeira palavra.


Nessa passagem o povo israelita estava em aperto, e alguns saíram da presença De Saul.


Aquele verdadeiro cristão que teme ao Senhor, ele não teme as lutas, sempre esta ao lado do seu pastor, do seu líder, sempre esta ao lado do Senhor, não fogem a luta, mas permanece firme como um bom soldado.

(Efésios 6.10-13 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. ).

Saul por não guardar a palavra de Deus, não guardar o mandamento de Deus, ali Deus naquele momento reprova a atitude de Saul e através de Samuel diz: (1 Samuel 13.13-14 Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou. ).

Quis agradar o povo e não a Deus, olha no que resultou talvez mesmo se tivesse pedido direção a Deus, Deus o alertá-lo-ia no que ele deveria fazer.

Que Deus venha nos dar direção, que sempre quando estivermos sem direção pedimos a ele o que deveremos fazer, diante do problema, diante da situação, que você meu querido líder de igreja, pastor, missionário, que Deus venha te dar direção, que você possa conduzir o povo a verdade, não por ofertas pacíficas, que o seu coração esteja voltado para a vontade de Deus e não voltado pelo que o povo acha, ou pelo que o povo diz, seja um instrumento nas mãos de Deus para que através de sua vida, outras vidas venham ser abençoadas, acumule riquezas no céu, isso aqui da terra tudo passará, mais uma alma que você ganha para o Senhor, isso estará, marcado no livro do Senhor. 

O que você nessa terra tem acumulado?  Riquezas ou almas para o Senhor?

O quinto Sinal, Versículo 5 "...e o rei e todo o povo consagraram a casa de Deus.'' 

O sexto Sinal, Versículo 7 "E Salomão santificou o meio do pátio, que estava diante da casa do Senhor."

Santificar - (Êxodo 19.22 "E também os sacerdotes, que se chegam ao Senhor, se hão de santificar, para que o Senhor não se lance sobre eles." ).

Aqui Deus falou com Moisés no monte de Sinai, Deus pede a Moisés para falar ao povo, que os santifiquem, e lavem os seus vestidos, porque ao terceiro dia Deus iria descer diante dos olhos de todo o povo, sobre o monte de Sinai.

(Êxodo 19.10-11 “Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas, E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.” ).

Deus deixa um alerta para o povo, o Versículo 12 diz: E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá.

Aqui Deus deixa um limite para que o povo não passe da onde Deus ordenou, Deus falou para Moisés que dissesse ao povo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá.

Nos dias de hoje há muitos que Deus falou que é até ali mais continua dando passo, continua querendo ultrapassar o limite de Deus.

Nessa passagem Deus alerta a primeira vez para que o povo não passe de onde ordenou, se lermos mais um pouco a frente, podemos ver Deus mais uma vez ordenando para que Moisés Desça do monte, e alerta o seu povo mais uma vez.

(Êxodo 19.20-22 “E, descendo o Senhor sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o Senhor a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu. E disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo que não traspasse o termo para ver o Senhor, para que muitos deles não pereçam. E também os sacerdotes, que se chegam ao Senhor, se hão de santificar, para que o Senhor não se lance sobre eles.” ).

Deus ele é tão misericordioso que ele vem alertando o camarada, para não fazer aquilo, para não dar mais um passo, uns escuta e Deus o livra-o, mas alguns são teimosos e tende a querer ultrapassar o limite de Deus, e não vem dizer aqui que Deus não avisou, ele avisa meu querido, mais pela desobediência Deus o lança fora da presença dele, não é de qualquer jeito que entramos na presença dele.

Deus aqui deixa bem claro: “Desce, adverte ao povo que não traspasse o termo para ver o Senhor, para que muitos deles não pereçam. E também os sacerdotes, que se chegam ao Senhor, se hão de santificar, para que o Senhor não se lance sobre eles
Para entrarmos na presença do Senhor precisamos nos santificar.

Santificar no que?

Santificar nossas vestes, nossas roupas, o que estamos vestindo está agradando a Deus?

(Deuteronômio 22.5 Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus. ).

Santificar nas nossas atitudes, no nosso olhar, nosso falar, no nosso caminhar.

Será que o que estamos olhando, falando, por onde nossos pés têm pisados tem sido para santificação do Senhor?

Será que nossas atitudes estão nos levando para mais perto de Deus? Ou estamos nos afastando deles?

Essas perguntas nos fazem refletir começando por mim, será que aquilo, que estou fazendo esta me santificando? Ou Deus está me lançando fora da presença dele?

Meu querido estar na presença de Deus não é de qualquer jeito, precisa de Santidade, precisamos nos consagrar, nos encurvarmos, nos humilharmos, rendermos a Deus adoração perfeita, louvá-lo de todo nosso coração, sacrificarmos nossos desejos e anseios, nossas necessidades, deixarmos tudo nas mãos de Deus, para que enfim venhamos celebrar, cantarmos o hino da vitória, é o que veremos no próximo Sinal da aprovação do Senhor.

Antes de terminar aqui de falar de Santificação, sempre quando você sair da sua casa para ir para a casa do Senhor, saia já como o coração preparado, dizendo a Deus: Deus fala comigo neste culto, recebe Óh Deus minha adoração e o meu louvor, receba Óh Deus o meu sacrifício, minha consagração, fala comigo, pois preciso ouvir a tua voz. 

Quando chegares a casa do Senhor dobre seu joelho e fale com ele, não fique conversando com  seu vizinho, a partir do momento em que você coloca os seus pés na casa do Senhor, o culto começa, deixa para conversar com seu irmão depois do culto, terás todo tempo de colocar os assuntos pendentes. Leia e medite nesse versículo abaixo:

(Eclesiastes 5.1-3 Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras. Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.” ).

E para terminarmos o sétimo sinal, Versículo 8 E, assim, naquele mesmo tempo celebrou Salomão a festa por sete dias e todo o Israel com ele, uma grande congregação, desde a entrada de Hamate, até ao rio do Egito.

Podemos ver aqui que depois de todos esses procedimentos, citados aqui, você pode falar é impossível seguir, tudo isso, posso dizer para você é mesmo, mais se você não fizer força de a cada dia tentar melhorar, ver aquilo que esta te atrapalhando de celebrar a vitória será difícil.

Aqui nessa passagem  rei Salomão, e todo de Israel estavam juntos, você com certeza percebeu isso, mas será que ai na sua congregação você esta junto do seu pastor, esta junto de Deus, ou esta criticando aquele que ele esta fazendo?

Meu Deus é desse jeito mesmo? Meu Deus é isso que eu tenho que fazer mesmo? É por esse caminho mesmo Deus que devo seguir? Porque tudo isso Deus? Porque todos esses problemas Deus? Porque todas essas provas, essas dores, essas lutas, essas discussões? Porque tudo isso Deus?
Começa a partir de hoje quando terminar de ler essas palavras que Deus tocou em meu coração, a proferir a palavras de benção para sua vida, lembre de tudo o que ele já fez por você, e onde você esta agora, há muitas pessoas em situações bem piores que a sua nesse momento, que nem se alimentaram hoje e sabe lá Deus quando vão comer alguma coisa.

Você já tomou café hoje? Já almoçou hoje? Já tomou café da tarde hoje? Já tomou um banho quente hoje? Já jantou hoje? 

Esta na hora de você para um pouco de murmurar, de questionar o trabalhar de Deus, Deus ele conhece os nossos corações, ele sonda o mais profundo de nossa alma. 

(Salmos 139.1-7 "SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar: de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conhece todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercastes em volta; e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?" ), deixei aqui só esses 7 versículos mais se você quiser leia todo o Salmos 139 até o 24.
Pois é, você meu querido esta no paraíso e fica murmurando reclamando da vida, pare um pouco de questionar a Deus, começa a agradecer a ele por tudo que ele tem realizado  e por tudo que ainda ele vai fazer.

(2 Coríntios 12.10 “Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte” ). 

(Tiago 1.12 “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” ).

Conclusão

Quando chegares a porta da casa do Senhor, faça como os filhos de Israel, o rei Salomão e os sacerdotes, que diante esses 7 sinais que Deus tocou em meu coração para que lhes falassem, encurva-se, adore-o, louve-o, ofereça-o sacrifícios, consagre-o, santifique-o, para que enfim você possa celebrar a vitória, e que você possa cantar o hino da vitória.

(2 Crônicas 7.10 ''E no dia vigésimo terceiro do sétimo mês, despediu o povo para as suas tendas, alegres e de bom ânimo, pelo bem que o Senhor tinha feito a Davi, e a Salomão, e a seu povo Israel.'' ).

                                      Que Deus te Abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...