Translate

Josué 2 - Josué envia dois espias a Jericó / Acordo com Raabe / A vida de Raabe








A palavra Raabe significa insolência, ferocidade.

Quem era Raabe?

Era uma mulher Cananéia, prostituta e fiadora de linho. A sua casa era construída sobre o muro da cidade. Protegeu os espias fornecendo os meios para que escapassem da cidade. Pediu misericórdia pela sua vida e da sua família. Confiou na palavra dos homens a quem escondeu no eirado de sua casa.

Essa mulher reconheceu a grandeza de Deus.

Em que Deus é grandioso?

Em Suas obras: Deuteronômio 3.24 "Senhor DEUS! já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; pois, que Deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, e segundo os teus grandes feitos?"

Em Seu caminho: Salmo 77.13 "O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como o nosso Deus?"

Em Sua misericórdia: Lamentações 3.21-25 "Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei.
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele.
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca."


Em Sua supremacia e majestade: Salmo 95.3 "Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses.",

Salmo 135.5 "Porque eu conheço que o Senhor é grande e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses." .

O que fez Raabe?

Escondeu os espias, desceu-os da janela por uma corda, deu instruções sobre o caminho adiante, prometeu guardar o compromisso e cumpriu a sua palavra.

Salvação de Raabe: LEIA Josué 6.21-25

Por que salvou-se?

Por causa da sua fé: Hebreus 11.31 "Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias."

Por causa da promessa que lhe foi dada: Josué 2.14 "Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade."

Porque escondera os espias: Josué 6.25 "Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó." .

Deus, quando salva uma pessoa pecadora, lava-a e purifica-a totalmente, fazendo dela um instrumento Seu. Ele esquece o passado e constrói um novo futuro. Sua história nos ensina que:

Ela morava numa cidade condenada: nós também moramos aqui num mundo condenado pelo pecado – e passou a habitar no meio do povo de Israel com segurança: Provérbios 1.33 "Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal."

Tinha caráter pecaminoso (prostituta e mentirosa) e por sua fidelidade a Deus foi redimida: Romanos 10.13 "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo."

O sinal usado, que era o fio de escarlata atado à janela de sua casa, permitiu que toda família fosse salva – o cordão vermelho lembra-nos do sangue de Jesus que nos limpa de todo pecado: 1 João 1.7 "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado."

Seu livramento – Raabe se casa com Salmon: Mateus 1.5 "E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;". 
Foi mãe de Boaz que foi bisavô de Davi.

Deus usou uma mulher prostituta e pecadora para trazer o Salvador do mundo. A salvação de Deus é grandiosa e salva o mais vil pecador. E não somente o salva como também o transforma e o inclui nos Seus planos – 2 Coríntios 5.17 "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." .

Mais sobre a Vida de Raabe - Três perfis de Raabe: Um coração arrependido, um coração sábio e um coração aliançado.

Segundo as Escrituras, Raabe era uma meretriz, uma mulher que obtinha o seu próprio sustento se valendo da prostituição. A princípio, soa meio estranho tomar a vida de uma prostituta como exemplo de mulher de honra.

Mas, o que precisamos entender é que o passado de uma pessoa pode até ter sido marcado por desonra, mas Jesus é Aquele que apaga o passado desonroso de uma mulher, dando-lhe a oportunidade de construir um futuro de honra.

Foi assim com Madalena, que ouviu do Mestre: (João 8.10-11 "E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais."
). 

O mesmo ocorreu com Maria, irmã de Marta, que, ao lavar os pés de Jesus e enxugá-los com seus cabelos, ouviu do Mestre: “Perdoados foram os seus muitos pecados.” (Lucas 7.47 "Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama." ). 

Completando a narrativa, encontramos Jesus afirmando sobre a mesma Maria em Mateus 26.13 “Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua.” Que honroso!

Observamos, então, que estas duas mulheres mencionadas no Novo Testamento, Madalena e Maria, ambas pecadoras, embora tivessem um passado marcado pela desonra, na oportunidade de terem seus destinos mudados, tomaram a decisão correta que as tornaram mulheres de honra.

O mesmo fato encontramos no Antigo Testamento com relação a Raabe, a prostituta. Apesar de ter este aposto pejorativo, quando foi posta diante da oportunidade de ter sua sorte mudada pelo Deus de Israel, sua decisão não foi outra, ela disse ‘SIM’!

Raabe passou a ter atitudes dignas das mulheres de honra. Por isso, vale a pena conhecermos um pouco do perfil desta mulher. Não enfatizaremos aqui o seu passado, mas mencionaremos as atitudes que garantiram a ela um futuro de honra.

1º Perfil de Raabe – Um coração arrependido

“Então Jesus disse a ela: "Seus pecados estão perdoados.” (Lucas 7.48)

Quem ara Raabe? Uma prostituta ou, corrigindo, uma pecadora arrependida. Isto faz toda a diferença na vida de qualquer mulher. Uma mulher de honra não é aquela isenta de pecado ou que nunca falha, é aquela que está sensível aos seus erros e, muito mais que reconhecê-los, sabe corrigi-los!

Raabe era de Jericó, pertencia a um povo pagão, totalmente distante do temor e dos princípios do Senhor. Mas quando Raabe ouviu falar do Deus de Israel e entendeu que Ele era o Deus verdadeiro, ela creu que este mesmo Deus podia libertá-la da escravidão sexual, da prostituição.

Ela queria ser livre daquilo que a escravizava, mas entendeu que esta libertação só poderia vir de um Deus grande e poderoso.

Ela ouviu falar desse Deus; ela creu nesse Deus; ela queria praticar os preceitos desse Deus (Josué 2.9-11 "E disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.
Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.
O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra."
).

Do que você ainda precisa ser livre? Que áreas da sua vida ainda precisam de libertação? Você tem ouvido tanto falar de Deus, mas, hoje, qual é a sua decisão diante desse Deus?

2º Perfil de Raabe – Um coração sábio

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” (Provérbios 14.1)

Raabe, a mulher arrependida, pois este é o novo registro que encontramos sobre ela, não somente havia se tornando uma nova mulher, como passou a ter atitudes que realmente testificavam que ela, de fato, era uma nova pessoa (Josué 2.12-14 "Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,
De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte.
Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade."
).

Raabe sabia que a cidade de Jericó seria entregue por Deus ao povo de Israel, e que todos os moradores de Jericó morreriam. Mas Raabe não queria morrer, nem ver sua família morta. Quando soube que os homens enviados por Josué estavam na cidade para espiá-la, o rei de Jericó enviou homens para matá-los, mas Raabe os escondeu em sua própria casa, e não foram encontrados.

Além de ter sido misericordiosa ao escondê-los, ela também usou de sabedoria não somente para ter a sua vida poupada, mas a de toda a sua casa. Raabe teve misericórdia dos homens enviados por Josué e teve misericórdia de sua família também. Ela não pensou somente na sua própria salvação; ela pensou na salvação da sua casa.

A mulher de honra é assim, diante das decisões mais cruciais da sua vida, seu coração sempre age com sabedoria. Que sábio foi ela ter decidido ficar do lado do povo de Deus e ter confiado a sua vida e a de sua família nas mãos de Deus! Mesmo em face do perigo de seu plano não dar certo, ela arriscou tudo por aquilo que acreditava ser o correto.

Você tem tem agido de misericórdia para com os de sua casa? As decisões que você tem tomado, mesmo que sejam tão difíceis, têm proporcionado um final feliz?

3º Perfil de Raabe – Um coração aliançado

“O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.” (Salmos 25.14)

Deus é Deus de aliança. Ele ama, preza e vela pelas alianças. Quando alguém é fiel à aliança, Deus tem prazer em honrar esta aliança. Foi isto que Deus ensinou a Raabe através daqueles dois israelitas que pediram a ela que pendurassem um cordão de fio de escarlate em sua janela.

O interessante é que o cordão de fio tinha uma cor muito forte. O escarlate era um vermelho vivo, vibrante, reluzente. A cor vermelha, sem dúvida alguma, faz-nos lembrar do sangue de Cristo derramado na Cruz do Calvário. Isso nos faz entender que mesmo sem saber, Raabe estava apontando para Jesus, o Salvador, que tem o poder para redimir nossa vida e toda nossa casa.

Raabe era uma mulher de honra, porque foi fiel ao que combinou com aqueles israelitas, colocando o cordão de fio vermelho na sua janela (Leia Josué 2.17-21).

Uma mulher de honra ama, preza e vela pelas suas alianças, pois sabe que elas são a garantia da vitória sobre o mal, sobre a morte, sobre a perda! As alianças trazem recompensa! Seja aliança do matrimônio, da família, dos mentores, do discipulado, da amizade, e com o próprio Cristo. A mulher de honra sabe que o segredo da vida e da vitória está nas verdadeiras alianças!

Você tem se aliançado de fato com aqueles que valem a pena? Tem sido fiel às suas alianças? Tem honrado suas alianças?

Portanto, aprendemos com a vida desta mulher, Raabe, três perfis fundamentais para que de fato sejamos conhecidas como mulheres de honra.

Ter um coração arrependido, sábio e aliançado são diferenciais que chamaram a atenção de Josué para esta mulher de honra. Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó. (Josué 6.25)

Por que a chamo de mulher de honra? Embora este trecho ainda a mencione como “a prostituta Raabe” a Bíblia é clara ao afirmar que ela habitou no meio de Israel até aqueles dias, e é impossível estar no meio do povo de Deus, das mulheres de Deus, e não se tornar uma mulher de honra!

Desejo a você que este tempo no meio das mulheres de Deus só engrandeça o seu chamado e consolide este coração de mulher de honra que já bate dentro do seu peito. Que nestes dias uma unção poderosa da parte de Jesus a capacite para encontrar as ‘Raabes’ desta geração e fazer delas mulheres de honra a partir de você!

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...