Translate

Gênesis 35 - Deus manda Jacó levantar um altar / Tirando os deuses estranhos


Introdução

Neste ensinamento aprenderemos como a voz de Deus poderá provocar mudanças significativas na conduta do seu povo. Jacó e sua família são ordenados pelo Senhor a um realimento na sua jornada espiritual. Após assumir uma postura de obediência, a família da promessa volta mais uma vez a estar no centro da vontade de Deus.

Como já vimos um pouco da história deste  grande patriarca chamado Jacó (se podemos assim dizer), foi um dia pequeno, falho, errou, precipitou-se, enfim, como todos os homens da história da humanidade tiveram suas falhas.

Após o encontro com Deus no Vau de Jaboque, Jacó estava preparado para encontrar seu irmão Esaú que há muito tempo o esperava para acertarem suas  antigas contas. Tudo acontece e ele sai dali vitorioso. 

Deus ordena ao patriarca subir a Betel e edificar-lhe ali um altar. Jacó limpa inclusive sua casa da idolatria dos que com ele estavam,  para servirem de verdade ao Deus vivo! Ele não divide sua glória com outrem.

DEUS FALA COM JACÓ ( Gênesis 35.1-15)

Os dias do Antigo Testamento são bem diferentes dos nossos dias no que diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e a maneira como Ele fala com o homem.

Mesmo Jacó sendo o terceiro contando desde Abraão ao qual Deus havia feito uma grande promessa, Ele não fala com nenhum deles como fala conosco nos dias de hoje, na dispensação da graça em Cristo.

Quando lemos  Gênesis 35.1-15 notamos alguns pontos negativos na vida de Jacó, e devemos lutar para que não aconteça conosco:
Não devemos ouvir a voz de Deus em ocasiões esporádicas, de tempo em tempo.
Jacó não tinha domínio sobre sua casa (Versículo 2), pois as pessoas de sua casa tinham deuses estranhos.
Jacó não tinha domínio sobre seus liderados (Versículo 2), pois as pessoas que com ele estavam eram idólatras.

As vestes dos servos de Deus devem esta sempre limpas pelas atitudes do arrependimento, lavando-se pelo sangue do Cordeiro (a saber), Jesus de Nazaré.
Não há sociedade das trevas com a luz, Deus condena toda idolatria.

Betel: No hebraico, “casa de Deus”. Uma cidade da antiga Palestina a quase dezoito quilômetros ao norte de Jerusalém, que originalmente se chamava Lua. Para os antigos hebreus, trata-se de um lugar sagrado, quase tão importante quanto Jerusalém, devido à sua íntima associação com a história dos israelitas, a começar por Abraão. 

Foi ali que Abraão acampou certa feita (Gênesis 12.8 "E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor." - Gênesis 13.3 "E fez as suas jornadas do sul até Betel, até ao lugar onde a princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai;").

A cidade chegou a adquirir o nome de Betel, “casa de Deus”,  porque foi nas proximidades que Jacó sonhou com uma escada que subia da terra ao Céu  (Gênesis 28.10-12 "Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã;
E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;").

Foi em Betel que Jacó edificou o altar e também foi ali que ele recebeu o seu novo nome "Israel". Há diversas referências bíblicas em todo o Velho Testamento sobre esta cidade, todavia ele foi destruída pelos babilônicos juntamente com Jerusalém no ano 587 A.C.

Após o exílio babilônico Betel tornou-se uma  pequena aldeia de mínima importância. O renascimento da época de Esdras e Neemias mostra que sua população era diminuta (Esdras 2.8). Não há qualquer alusão a Betel no Novo testamento.

Ao direcionar Jacó para ir a Betel Deus estava lembrando ao patriarca sobre o que aconteceu a 20 anos atrás quando ele fugia de seu irmão Esaú e quando ele fez um voto a Deus e estava na hora de pagá-lo. Deus não se esquece, se fez uma promessa, um voto, não se demore em cumpri-lo, pois Ele não se agrada de sacrifícios de tolos.

Jacó não foi desobediente à voz de Deus, ele se purificou, tirou todos os ídolos; ele, sua família e todos que com eles estavam foram ao local que Deus havia indicado: em sua casa, lugar da benção para a família.

Que onde estivermos possamos estar unidos com nossa família na casa de Deus e em qualquer lugar para apresentar sacrifícios de louvor e adoração ao Senhor, e também, sermos exemplo vivo para as demais pessoas ao nosso redor.

TIRANDO OS DEUSES ESTRANHOS (Gênesis 35.4)

A  santidade de Deus é algo inerente a Ele, e quem quiser ter verdadeira comunhão com a trindade eterna deve ser santo como Ele é.

Quando Deus manda Jacó levantar o altar, Ele não diz para Jacó como o quer, e o que ele deviria  tirar do meio dele, mas o patriarca era conhecedor da santidade do Altíssimo, não foi de qualquer jeito cumprir a ordem de Deus sobre levantar o altar.

Nos dias de hoje não é diferente, não podemos ir à casa do Senhor de qualquer jeito, oferecer sacrifícios para Deus de qualquer maneira, temos consciência dos ensinamentos que recebemos de nossos pastores, mediante a Palavra de Deus, estamos com o livro da Lei de Deus em nossas mãos e em nossos corações.

Nestes últimos dias da Igreja, temos visto muita coisa nova fora do contexto bíblico, fogo estranho no meio evangélico e devemos como servos de Deus e conhecedores do caminho da verdade falar a verdade e não nos calar! O caminho é estreito, não entra de qualquer jeito no céu. 

 Jacó não levantou o altar do jeito que ele e sua casa estava,  tirou a idolatria, os pendentes de ouro das orelhas do povo, isso significa renúncia, é dar valor à santidade de Deus.

O  sangue dos animais na antiga aliança era derramado para cobrir os pecados das pessoas, na nova aliança com Cristo o seu sangue foi derramado na cruz para nós redimir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. (Tito 2.14 "O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.").

Se somos povo de Deus especial, e puro, não podemos andar como o mundo anda, usar as coisas deste mundo, nos não somos deste mundo e nossas vestes não podem ser como as pessoas deste mundo, nosso comportamento, nossa maneira de falar, nossos costumes e culturas, tem que ser de pessoas que tem as marcas de Cristo: especial e zeloso de boas obras. Se andarmos iguais a eles como vamos influenciá-los a virem para o Evangelho?

O apóstolo Paulo adverte: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12.1-2).

Infelizmente temos visto no meio evangélico,  pessoas tomando forma do mundo, não dando testemunho de cristão, pelo contrário, se dizem que é crente serve de escândalo para os que estão à sua volta. A Palavra de Deus diz que devemos ser a luz do mundo e o sal da terra. 

Há pessoas que tentam justificar sua maneira de viver igual ao mundo dizendo que usos e costumes não são doutrina, todavia a Bíblia diz que se comer carne escandaliza teu irmão não coma (1 Coríntios 8.13 "Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.").  

Poderíamos falar um pouco dos costumes do povo de Deus desde a chamada de Abraão até entrarem na terra prometida, veríamos um povo misto, desobediente, alguns insubmissos, e por estas e outras razões não entraram na terra prometida. Será que nós somos diferentes?

A TERCEIRA COLUNA LEVANTADA POR JACÓ

Uma coluna é um poste firme, posto na posição vertical, que pode ser usado para suportar porções superiores de um edifício, embora também em posição ereta, isolada ou em grupo, sem qualquer função de apoio.
Talvez o mais antigo uso de  uma coluna seja o de servir de marco, como monumento ou como sinal de voto (símbolo de função religiosa). 

Nesses  casos, usualmente uma única coluna era usada. Poderia ser apenas uma pilha de pedras (Gênesis 28.18 "Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.").

Jacó erigiu uma espécie de coluna sobre o sepulcro de Raquel (Gênesis 35.20 "E Jacó pôs uma coluna sobre a sua sepultura; esta é a coluna da sepultura de Raquel até o dia de hoje.")

A adoração dos cananeus empregava a  coluna memorial. Ao povo de Israel foi ordenado que derrubassem as colunas usadas nas adorações pagãs, como as dos cananeus (Êxodo 23.24 "Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme às suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas.").

As colunas da Igreja são seus membros mais fortes e sustentadores. Esses dão apoio ao trabalho da Igreja, servindo de elementos fundamentais na mesma.

As colunas falam sobre a força espiritual mediante a qual a alma será eternamente segura e abençoada. A Bíblia ainda fala da coluna de nuvem que aparecem algumas vezes no Velho testamento em ocasiões especificas, fala também da coluna de fogo, quando Israel andava pelo deserto.

A vida de Jacó entra em outra dimensão depois que ele recebe a visita de Deus e o orienta a levantar o altar em Betel , cumprindo o voto feito a 20 anos atrás quando fugia da face de seu irmão. Diz que o terror de Deus era sobre as cidades que estavam ao redor de Jacó.

Quando a vida de um cristão esta de acordo com a vontade de Deus, não existe nada e nem ninguém que o possa detê-lo, os projetos de Deus serão realizados mesmo que o inimigo se levante para impedi-los. Os avivamentos vieram e virão quando o homem se colocar na obediência às ordenanças do Senhor.

Deus continuara levantando pessoas para realizarem grandes obras, para que todo o propósito Dele seja realizado, nenhum dos planos de Deus cairá por terra. Todos nós somos úteis na obra do Senhor,”  Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos”

Conclusão:

Oxalá que nos dias atuais as pessoas tivessem a mesma atitude encontrada na vida de Jacó, no tocante a apresentar-se perante Deus para levantar um altar e nele oferecer sacrifícios.

Os dias de Jacó são bem diferentes dos nossos dias, no Antigo Testamento as pessoas não tinham a presença de Deus constantemente como temos hoje, o Espírito Santo não vivia com eles, hoje Ele está conosco para nos ajudar a todo instante, por isso a bíblia diz: “em todo tempo sejam alvos os teus vestidos”

Tenhamos cuidado com as pequenas coisas e pessoas que de tão importantes para nós tornam-se indiretamente uma idolatria .

Que Deus te abençoe!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...