Translate

Números 10.29-32 - Moisés roga a Hobabe que vá com eles / O chamado de Hobabe



O CHAMADO DE HOBABE

INTRODUÇÃO

Depois de três meses da saída do Egito (Êxodo 19.1 "Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai,"), o povo de Israel chegou ao deserto do Sinai e se acampou defronte do monte, onde o Senhor revelou a sua Lei a Moisés e fez um concerto com todo o povo.

Depois que o tabernáculo foi construído e as primeiras ordenanças da Lei postas em prática, o Senhor ordenou a partida de toda a congregação dos filhos de Israel daquele lugar (Números 10.11 "E aconteceu, no ano segundo, no segundo mês, aos vinte do mês, que a nuvem se alçou de sobre o tabernáculo da congregação."), em direção à Terra Prometida. Israel havia permanecido acampado ao pé do Sinai, um ano e nove meses.

DESENVOLVIMENTO

No momento da saída, quando uma nova etapa da caminhada estava para começar, Moisés convidou seu cunhado Hobabe para seguir com o povo para a terra que fora prometida a Israel pelo Senhor, oferecendo a ele uma herança em Canaã, conforme todo o bem que o Senhor falou faria a Israel.

Hobabe, que significa querido, amado, habitava no deserto, um lugar inóspito e cheio de dificuldades. Ele era midianita, e não judeu, por isso estava fora do concerto que o Senhor havia feito com Israel, mesmo assim Moisés o chamou, e se Hobabe aceitasse o convite, seria incluído no concerto do Senhor com o seu povo.

A atitude de Moisés ao chamar Hobabe, aponta profeticamente para aquilo que o Senhor Jesus, pelo seu Santo Espírito, está fazendo hoje com o homem que vive neste mundo sem salvação e sem esperança alguma. O homem, mesmo pecador, é querido e amado por Deus, por isso Ele enviou o Seu Filho para resgatá-lo e chamá-lo para uma caminhada em direção à Terra Prometida, em direção à eternidade.

Diante do chamado de Moisés, a primeira atitude de Hobabe foi dizer não. Ele disse que preferia ir à sua terra e à sua parentela. Instintivamente, essa sempre é a resposta que o homem dá quando ouve o chamado do Senhor Jesus para segui-lo.

Ele sempre lembra de sua terra - a religião em que foi criado, a respeito da qual ele imagina ser obrigado a permanecer nela até sua morte. Ele não considera que estando numa religião nunca chegará a lugar algum. Também pensa na sua parentela – a família, a sociedade, o meio em que vive, os amigos e tudo que afetivamente está ligado à sua vida.

Ele teme romper com tudo isso, pois essas coisas lhe transmitem uma aparente segurança. Jesus disse que para segui-lo o homem teria que aborrecer seu pai, sua mãe, seus irmãos, etc. (Lucas 14.26 "Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.").

Moisés insiste com Hobabe, mostrando-lhe que ele terá uma função e será útil na caminhada. Ele como habitante e conhecedor do deserto, seria uma espécie de batedor, um instrumento do Senhor para orientar o povo naquelas regiões desconhecidas.

Isso mostra que quando o Senhor chama alguém para sua Obra, o faz com o propósito de torná-lo útil à sua causa. 

O homem não é chamado para ser um espectador passivo dentro do Projeto de Deus, mas um instrumento útil à disposição do Senhor, para cumprir todo o seu propósito. Os anjos quiseram realizar essa obra, mas Deus a destinou àquele a quem Ele chama para dela cuidar.

CONCLUSÃO

Quando o homem entende que Deus não o está chamando para mais uma religião, mas para uma caminhada em direção à vida eterna, ele então larga tudo, e o pensamento inicial e negativo é superado pela fé que o impulsiona a dar um passo à frente, e depois muitos outros, iniciando-se assim uma caminhada junto com o povo de Deus em direção à herança eterna na Nova Jerusalém.

Hobabe entendeu isso e se engajou à multidão que seguia a nuvem. Agora o que lhe interessava era o serviço do Senhor e a esperança de tomar posse de uma porção da terra que mana leite e mel. O desejo de voltar para sua terra e sua parentela tornou-se coisa do passado, e o importante agora era seguir a arca do Senhor caminho de três dias (tempo de Deus, eternidade) para alcançar um lugar de descanso.

(Romanos 12.1-2 "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus".
);

(João 15.16 "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." );

(1 Coríntios 7.22 "Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo." );

(1 Coríntios 1.9 "Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor." );

(1 Coríntios 7.20 "Cada um fique na vocação em que foi chamado". );

(Gálatas 5.13 "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." );

(Hebreus 5.4 "E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão". );

(Romanos 1.6 "Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo." );

(Romanos 8.28 "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." );

(Apocalipse 19.9 "E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus." );

(Mateus 28.19 "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". );

(Marcos 16.15 "E disse-lhes: de por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura." );

(Mateus 22.14 "Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos." ).

Que Deus te Abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...