Translate

Ur dos Caldeus, localização, crenças, religião, comércio

 




Onde estava localizada a cidade de Ur?

A cidade mais famosa do mundo naquela época se localizava no sul da Mesopotâmia, às margens do rio Eufrates, nas proximidades do Golfo pérsico, atual Iraque. 

Os primeiros registros da existência da cidade remontam ao terceiro milênio a.C.

O Museu Britânico, em Londres, guarda boa parte dos acervos arqueológicos encontrados em Ur.





Você sabia que em Ur...


Havia um sofisticado sistema educacional, com escolas muito avançadas para época, onde as crianças aprendiam a ler e a escrever, matemática, astronomia, tudo nas escolinhas de UR.

Em sumeriano, que era a língua falada lá, escola era chamada de “casa do tablete” e o professor chamado de “pai maior”.

Nessas escolas, o professor tinha direito de bater na criança caso ela errasse a lição ou chegasse atrasada, ou ainda, falasse sem autorização.

Abrão e Harã, filhos de Terá vão estudar lá tadicos.





Você sabia que ...
Foi através das escavações feitas pelo arqueólogo britânico Leonard Woolley, que ao encontrar o túmulo da rainha Puabi, sepultada com suas joias, adereços de cabelo, e roupa, que se redesenhou alguns figurinos das mulheres de UR?
Ou seja, o cemitério de Ur nos ilustrou bem como o povo daquela cidade se vestia. Mas não para por aí não, o curioso no sepultamento dessa rainha é que junto a ela estavam sepultados dezenas de empregados, todos bem vestidos, como se fossem à uma festa.

Em vários desses empregados, os arqueólogos encontraram vestígios de uma bebida alucinógena, que podia levar a morte. Em outros, encontraram pancadas na cabeça.

Esse achado passa a impressão de que quando a rainha morreu, seus servos foram mortos para serem sepultados com ela. Alguns pensam que foi uma morte voluntária, outros pensam que não foi, que eles foram envenenados.





Você sabia que UR tem o Zigurate mais bem preservado da antiguidade?
Ele só começou a ser escavado no final do século XIV, início do século XX, quando o arqueólogo Leonard Woolley localizou UR, isso por volta de 1920/30.
Ur ficou desaparecida da história por milênios. No entanto, olha que interessante, o povo era tão devoto aos seus deuses, que o Zigurate de UR tinha uma escadaria que representava uma ligação entre o céu e a terra.

Tanto é que o rei Ibbi-Sim, em #Gênesis, sobe as escadas levando presentes, mas apenas o sumo sacerdote pode ir até o topo oferecer sacrifícios.
A religião sempre impôs rituais, quanto mais rituais, mais seus seguidores se ocupam deixando assim de pensar.
A religião só nos afasta de Deus.





Você sabia que Ur era uma cidade com comércio marítimo? 

UR ficava quase à beira-mar, muito perto do Golfo Pérsico, porém com o passar dos anos, o mar recuou e hoje as ruínas estão no meio do deserto.

Abraão nasceu nesta grande cidade, um tipo de Estados Unidos da época. Lá ele aprendeu a ler e escrever... algo que só os ricos podiam fazer na época, o que já nos dá um tremendo spoiler sobre Terá, não? 





Em Ur, não existia fidelidade dos homens para com sua esposa?

Naquela época existia a poligamia, uma cultura criada pelos homens (começou com Lameque, fase de Noé jovem, lembra?), mas não idealizada por Deus.

Ter uma mulher, ou várias, a critério do homem, mas a maioria optava por ter mais de uma, para assim ter muitos filhos. Quanto mais filhos, mais mão de obra, mais proteção e mais poder econômico.

Por isso, futuramente, Abrão se destacaria pela fidelidade à sua esposa Sarai, mesmo ela sendo estéril.





Quem eram os caldeus?
Os caldeus eram um povo semita que conquistou a região da Mesopotâmia por possuir um caráter bélico e violento, fazendo muitos escravos.
No tocante a organização social, a sociedade dos caldeus era baseada na monarquia onde havia o rei, que comandava todo o império, e abaixo dele estavam os nobres, sacerdotes, comerciantes, pequenos proprietários e escravos.





O povo de Ur era rico?

Haviam pessoas pobres, mas, a população em geral era bem de vida. Isso porque Ur foi uma importante cidade-estado e representava um centro cultural e econômico significativo em sua região. 

Toda a riqueza que chegava pelo mar à Mesopotâmia passava por Ur.

Alguns estudos sugerem  a população de Ur deveria ser em torno de 25 a 30 mil habitantes.

Naquela região existia uma importação da pedra preciosa chamada “lapis lazuli”, com uma coloração azul, que servia para adornos, decorações e pinturas.

O achado dessas pedras está sendo retratado na novela. Era costume que as mulheres ricas da época usassem muito ouro, e “lapis lazuli”.






Por que Ur era uma cidade idólatra?
É importante também saber que a idolatria não era só em Ur, toda região da Mesopotâmia era muito idólatra. Inclusive, há estudos que mostram que nos mais antigos tabletes cuneiformes falava-se inicialmente de uma divindade, depois aumentou para duas, três, até chegar em milhares de divindades.

Acredita-se que, uma das razões para isso, era a política. A divinização do patriarca local ou a colocação dele como um “queridinho de algum deus” era interessante para os políticos. Com toda essa idolatria, eles se sentiam privilegiados dos deuses e com mais poderes políticos sobre as pessoas.
Assim, o povo, mais uma vez, se distanciou do Criador. Tanto que, a construção que melhor representa Ur é o seu zigurate, uma torre-templo dedicada ao deus nanna.

São aproximadamente 25 metros de altura, e por ser uma região muito plana, qualquer um poderia avistar a torre a alguns quilômetros de distância.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...