Translate

1 Samuel 17 - Jessé envia Davi a seus irmãos / O gigante Golias insulta os israelitas / Davi dispõe-se a pelejar contra o gigante / Davi encontra-se com o gigante e mata-o




Davi é um dos personagens mais conhecidos da Bíblia: pastor de ovelhas, músico (tocava harpa), poeta (ou salmista), general de guerra (no reinado de Saul) e, rei de Israel. Um homem que agradou o Senhor (1 Samuel 13.14 Que diz: "Porém agora não subsistirá o teu reino: já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o senhor te ordenou.").

Destacaremos esse episódio da vida de Davi, uma batalha aparentemente natural, mas que, na verdade, foi uma guerra espiritual, em que o nome do Senhor estava sendo afrontado.
Golias, o gigante filisteu, durante 40 dias, de manhã e à tarde, afrontava os guerreiros de Israel (1 Samuel 17.16 Que diz: "Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias."). 

E todos os israelitas estavam apavorados (Vers.24 Que diz: "Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente.").

Davi apascentava as ovelhas de seu pai quando este o mandou levar suprimentos a seus irmãos, que estavam na guerra, e trazer notícias (Versículos 17-20 Que diz: "E disse Jessé a Davi, seu filho: Toma, peço-te, para teus irmãos um efa deste grão tostado e estes dez pães, e corre a levá-los ao arraial, a teus irmãos.
Porém estes dez queijos de leite leva ao capitão de mil; e visitarás a teus irmãos, a ver se vão bem; e tomarás o seu penhor.
E estavam Saul, e eles, e todos os homens de Israel no vale do carvalho, pelejando com os filisteus.
Davi então se levantou de madrugada, pela manhã, e deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao lugar dos carros, quando já o exército saía em ordem de batalha, e a gritos chamavam à peleja."
). 

Davi foi e lá ouviu Golias desafiar os israelitas. Foi nesta batalha que a vida de Davi tomou outro rumo e nunca mais foi a mesma.
Obter notícias de seus irmãos foi a aparente finalidade da ida de Davi ao lugar da guerra. Mas Deus sabia que nenhum dos homens de Saul enfrentaria aquele gigante que afrontava, não só o exército israelita, mas o próprio Deus de Israel. Por isso Deus moveu Jessé para enviar Davi.

Davi amava o Senhor, o Deus de Israel. Ele tinha intimidade com Deus e, por isso, se levantou como um verdadeiro guerreiro de Deus.
Vejamos, nesse episódio, três características que identificam o verdadeiro guerreiro de Deus:

Primeiro: Ele É corajoso (Vers. 26 Que diz: "Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?")

Davi não temeu. Ele não se acovardou e se dispôs a lutar (Vers.32 Que diz: "E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu."). 

Todos estavam temendo o gigante. Estavam paralisados. A covardia não faz parte do caráter do guerreiro de Deus.
Um único homem causou medo no exército inteiro! Ele representava um principado do mal.

Talvez o tamanho de Golias tenha intimidado os israelitas, ou as suas palavras, porém Davi não via Golias como uma ameaça real. Ele via Golias como um derrotado, um homem morto, como o leão e o urso que ele havia matado. Davi sabia que ele não tinha aliança com Deus.

Talvez você esteja como os homens de Saul, intimidado com o tamanho do inimigo. O gigante representa os problemas, as pressões, as dificuldades. Mas ninguém vence uma batalha sem lutar! O medo paralisa, não deixa lutar, mas quem não luta não conquista nem avança!

Os gigantes tentam intimidar, para que você não lute: "você não é capaz; você não conseguirá; eu sou grande e maior que você; você é pequeno...". Não dê ouvidos! O Senhor luta ao seu lado!

Davi também não se acovardou por ser jovem, quando indagado por Saul (Vers.33 Que diz: "Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade."). 

Ele não permitiu que a sua pouca idade o detesse. Ele também não se acomodou por não fazer parte do exército do rei, pois ele sabia que fazia parte do Exército de Deus e se via como um guerreiro vencedor (Vers.37 Que diz: "Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.").

Não importa se você é jovem na idade ou na fé, não se acomode. Levante-se para guerrear as guerras do Senhor (na família, no trabalho ou onde for necessário).

Segundo: Ele Usa as armas certas  (Vers.45 Que diz: "Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.")

Davi não entrou na luta com a armadura que o rei lhe ofereceu e nem com armas do exército. Ele levou as armas que usava para defender as ovelhas: o cajado, cinco pedras lisas do ribeiro, alforje e uma funda (I Corintios 1.27 Que diz"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;"  
II Corintios 10.4 Que diz"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;"). 

Golias estava bem armado e, aparentemente, protegido com sua armadura. Ele pensava que tinha as armas certas.
Então Davi disse ao gigante: "Quem é esse incircunciso???... eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tu tens afrontado".

Golias simboliza um principado de intimidação, que atua para deter a obra de Deus em nossas vidas, por isso precisamos lutar contra ele, usando as armas espirituais (     Efésios 6.12-13 Que diz: "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.").

Terceiro: Ele Alcança a vitória em Deus (Versículos. 48-51 Que diz: "E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram."
)

Todo guerreiro tem um objetivo: ganhar a luta e a guerra. Mas para Davi essa guerra tinha um objetivo maior: honrar o nome do Senhor. 

Davi estava firme nesse propósito (Vers.47 Que diz: "E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão."). 

Ele tinha tanta convicção que o Senhor lhe daria vitória que usou apenas uma das cinco pedras que escolheu. Só com uma pedra derrubou o gigante! 

Mas não basta derrubar o gigante, tem que acabar com ele, arrancar-lhe a cabeça. 

Nós, por nós mesmos, não podemos destruir os gigantes que nos aparecem, mas quem luta contra nós luta contra Deus, pois Ele está ao nosso lado. 

Jesus já nos deu a vitória através do seu sangue na cruz do calvário.

Conclusão

Temos muitas batalhas para enfrentar, de todos os tipos. 

Muitas vezes o Senhor nos leva para esse campo de batalha porque está nos levantando como guerreiro das suas guerras, e, nesse campo, não espere alguém mais corajoso, mais capaz, mais dinâmico, levante-se

Tem guerra que só você pode lutar, mais ninguém. 

Já pensou se Davi se acovardasse? O gigante e os filisteus teriam vencido e nada iria mudar na vida de Davi. 

Se você não se levantar como guerreiro das guerras de Deus, nada vai mudar na sua vida! 

Mas se, ao contrário, você se levantar, com coragem e usar as armas espirituais (II Corintios 10.4 Que diz: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;"), com certeza você alcançará vitórias em Deus. 

E assim sua vida será de fé em fé, de glória em glória e de vitória em vitória!


                                            Que Deus abençoe a sua vida!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...