Translate

Mateus 13 - A parábola do semeador - O que você realmente tem buscado?





Há 4 tipos de sementes citados no capítulo 13 de Mateus.

Tipo de semente: Caiu ao pé do caminho - Ouvidos tapados

Aqui esse primeiro tipo de semente fala do semeador, o que quer dizer semeador?

Ali Jesus era o semeador que saiu para semear, para falar da sua palavra para seu povo.
Sendo assim caiu uma parte da semente ao pé do caminho, e vieram as aves  e comeram-na.

Veja o que diz o Versículo 19 do capitulo 13: "Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho".

Jesus aqui estava dizendo para o povo, que todo aquele que ouvindo a palavra de Deus, que não entendendo, não guardando, não colocando-a sua palavra em prática, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração.

Será que quando seu pastor, esta pregando a palavra, Deus esta falando, usando o seu filho, você esta com seu pensamento ligado nos céus? Ou está preocupado com as coisas deste mundo?

"Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas". Colossenses 3.2

Ou esta preocupado com o dia de amanhã?

"Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal". Mateus 6.34

A palavra de Deus diz: "Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrificios de tolos". Eclesiastes 5.1

Cuidado meu querido(a), a casa de Deus é lugar Santo, onde devemos ter reverencia, assuntos pendentes para tratar com seu irmão deixa para depois do culto, quando colocamos os nossos pés na porta de Deus, ali começa o nosso culto.

Não deixe que as aves, as coisas deste mundo, venha te prender nesse mundo, tirar sua atenção, o seu foco, o seu alvo, o seu objetivo, deixe a palavra de Deus penetrar em seu coração, que Deus possa fazer morada em seu coração.

Tipo de Semente Caiu em pedregais e brotou - Ouvidos abertos

Aqui um segundo tipo de semente, semente essa que caiu em um terreno pedregoso cheio de pedras, havia terra mas não muita

No versículo 20 Jesus disse: "O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;".

Aqui Jesus está dizendo que aquele que ouve a palavra, e logo recebe com alegria, porque esta com seus ouvidos abertos para ouvir a palavra de Deus, com seus pensamentos ligados nos céus, seus corações voltados para ele, e assim receberam a sua palavra.

Em Salmos 119.11 diz: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti".

Provérbios 3.5 diz: "Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele".

João 17.17 diz: "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade".

Hebreus 4.12 diz: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".

Que possamos guardar a palavra de Deus em nossos corações para não pecarmos contra Deus, ela é um escudo para quem procura refúgio, ela é viva e eficaz, penetra até a divisão da alma e do Espírito, julga os pensamentos e as intenções dos nossos corações. Que você todos os dias possa dizer, santifica-me Senhor na tua verdade, pois a tua palavra é a verdade.

Continuando no versículo 6 e versículo 21 diz: "6 - Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. 21 - Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;".

Como Jesus disse no versículo 20 que a palavra ela foi semeada em pedregais, onde não havia terra o bastante, mas nasceu, ouviu-se sua palavra, recebeu sua palavra com alegria, mas nos versículos seguintes Jesus disse: Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração e chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra logo se ofende; e vindo o sol, as provações, as lutas, queima-se, murmura, critica, questiona; porque não tem raiz, porque não está edificado na palavra de Deus.

Onde você está edificado? Na palavra de Deus? Ou na opinião dos homens? 

Jesus aqui está dizendo que aquela semente não tinha raiz em si mesmo.

Muitas pessoas não colocam sua confiança em Deus, não depositam os seus problemas nas mãos de Deus, mas confiam em si mesmas, acham que pode tudo, que vão conseguir lutar com suas próprias forças e acabam se esquecendo de Deus, não colocam Deus em primeiramente em seus negócios, em seus relacionamentos, no seu dia-a-dia.

E chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra logo se ofende, em outra tradução da bíblia diz: logo o abandona.

Quando está tudo uma benção, quando está indo tudo bem é benção de Deus. Será que quando vir alguma tribulação, angústia, perseguição do inimigo, acusação falsa, você abandona-o? se ofende? critica? murmura?

Veja o que diz Romanos 5.3-4: "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado".

Romanos 8.18: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada".

Romanos 8.28: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

1 Coríntios 1.13: "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar".

2 Coríntios 12.9: "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo".

Ou ora a Deus pelo seu inimigo?

Mateus 5.43-48: "Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. 46Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? 48Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus".


Que venhamos ter cuidado para que, quando vir o sol não venhamos nos queimar e nos secarmos, para que a semente a palavra de Deus for lançada, esteja sempre queimando em nossos corações.

Tipo de Semente: Caiu entre os espinhos - Ouvidos para o mundo

Temos aqui outro tipo de semente, semente essa que caiu entre os espinhos, os espinhos cresceram e sufocaram-na.

No versículo 22 Jesus disse: E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;.

Aqui Jesus esta falando, com os cuidados que devemos ter com o mundo e a sedução das riquezas, bens matérias.

O que você tem buscado ultimamente? Em que seu coração esta depositado? Nas coisas terrenas desta terra? Em riquezas? Em bens materiais? Em sucesso? O que você tem realmente buscado?

A palavra de Deus em Mateus 6.33 diz: Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Quando buscamos a ele primeiramente de todo nosso coração, tudo aquilo que precisamos Deus ele nos dá.

Deus ele é o dono de tudo, ele conhece nossos corações e as nossas necessidades, mais precisamos estar com nossos corações voltados totalmente para ele.

Em Mateus 10.37-39 diz: Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.
Não compreenda mal a palavra meu querido, Deus ele quer que você ame a seu pai, sua mãe, seu filho, sua mulher, sua namorada (o), mais ele não quer que você ame essas pessoas mais do que a ele.

Não deixe que os espinhos cresçam em tua vida, que as lutas, as coisas deste mundo venham invadir o teu coração, que venhamos sufocar os espinhos, sufocar o pecado, renunciar as coisas deste mundo, os prazeres deste mundo, e que possamos ouvir a palavra, guarda-la e que possamos ser frutíferos e dar muitos frutos, como veremos nosso próximo tópico.

Tipo de Semente: Caiu em boa terraOuvidos produtivos, que ouve e produz

Como podemos perceber nos quatros tipos de sementes é dito: O que ouve a palavra, ouvir a palavra de Deus.

19Ouvindo alguém a palavra; 20O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra; 22E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra; 23Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra;.

Aqui Jesus esta falando aquele que ouve e compreende a palavra, esta da fruto, um produz cem, outro sessenta e outro trinta.

O que você esta produzindo para o Senhor? Esta dando frutos para o Senhor? Quantas almas você já ganhou para o Senhor? Estais semeando o bem ou mal? Estais amando o seu irmão ou odiando-o? Estais confiando em si mesmo ou confiando em Deus?

Leiamos Mateus 3.3,8 e 10 que diz: "3Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas8Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento10E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo"

Isaías 40.3 diz: "3Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus".

Que venhamos preparar os nossos caminhos, endireitar os nossos caminhos, para que venhamos dar frutos para o Senhor, ganhar almas para o Senhor, que venhamos ser luz neste mundo, que venhamos brilhar onde não há luz, onde não há paz, onde não há amor, que através da palavra de Deus ministrada, vidas venham serem impactadas pela glória de Deus, almas venham se render aos pés do Senhor.

Não deixe que nada dessa vida, desse mundo venha tirar sua comunhão com Deus, se esta difícil, não desanime, não murmure, não reclame, apenas passe pela prova dando glória a Deus, sei que as vezes não é fácil, mais será mais difícil, se ficarmos questionando o trabalhar de Deus, lembre-se é no deserto, que o Senhor trata com o seus, é no deserto que ele vai te moldar, vai te fazer um novo vazo nas mãos do Senhor.

 Lá ele irá quebrar seu orgulho, e você irá depender dele, não das suas forças, mais ser dependente totalmente dele, quando depositamos nossa confiança em Deus, e deixamos ele trabalhar nas nossas vidas, quando paramos de agir com nossas forças e deixamos tudo nas mãos dele, Deus ele começa a agir.

Deus ele começa a trabalhar, seja dependente de Deus, se você tem o que tem foi Deus, que te deu saúde e forças para conseguir tudo o que tem, e  você ainda não atingiu o seu objetivo, não realizou ainda seu  sonho, creia que há tempo para todas as coisas, há tempo para tudo. 

Se Deus não te deu ainda, é porque não é hora, Deus ele primeiro que tratar com você e quando estiver preparado ele entregara  sua benção, confie somente, pois aquele que prometeu é fiel para cumprir, só não tente ultrapassar o tempo de Deus, se não você só sofrera, espera somente em Deus.

Que venhamos dar bons frutos para o Senhor, que venhamos ser um referencial na vida daquele que não conhece o Senhor, que através de suas atitudes no seu trabalho, no colégio, faculdade, outras vidas venham ter vontade de conhecer o Senhor através de sua vida, pois ter comportamento na igreja, na casa do Senhor é fácil, quero ver se você da exemplo fora da casa do Senhor, comportamento, atitudes, palavras, tudo isso são frutos que você esta produzindo para o Senhor.

Que possamos dar bons frutos e não venhamos ser cortados e lançados no fogo.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 

Que Deus te abençoe!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...