Translate

Números 22 - Balaque e Balaão - Balaão conversa com a jumenta - Cuidado para não ser levado com as coisas deste mundo




Cuidado para não ser levado com as coisas deste mundo

"Então disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito. Então Balaão levantou-se pela manhã, e disse aos príncipes de Balaque: Ide à vossa terra, porque o SENHOR recusa deixar-me ir convosco". (Números 22.12-13)

"Então Balaão respondeu, e disse aos servos de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia ir além da ordem do SENHOR meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande;" 
(Números 22.18)

A sociedade em que vivemos ficou muito materialista, hoje tudo gira em torno de bens, as pessoas não estão mais preocupados com pessoas, mas sim, com o que as pessoas podem lhe oferecer, tudo gira em torno de trocas, tudo gira em torno de benefícios, mas isto não é de agora, nós percebemos que desde os tempos bíblicos isto já acontecia, haja a visto o fato de Judas andar com Cristo, ser amigo de Cristo, mas o entregou em troca de trinta moedas de prata, sempre foi assim, é bem verdade que a sociedade moderna está mais ambiciosa, mais

Egocêntrica, e nesta passagem que lemos, vemos algo tremendo, quando o povo de Israel saiu do Egito, Deus entregou muitas nações em suas mãos, eles destruíam os seus inimigos com muita facilidade, ninguém os podia resistir, Deus pelejava por eles e com isto não havia dificuldades em suas pelejas, e quando eles se aproximaram de Moabe.

Balaque, rei desta cidade ficou sabendo o que Israel tinha feito com seus inimigos, como os destruiu a todos, temeu muito e muito se angustiava por causa de Israel, pois ele sabia que se pelejasse contra Israel, não prevaleceria, havia um profeta chamado Balaão.


Pois bem, Balaque resolveu chamá-lo, para que amaldiçoasse a Israel, para que porventura, Israel fosse amaldiçoado, perdesse a força, e fosse derrotado por Moabe, mas ele se esqueceu que a força de Israel não estava em encantamento, e sim, no pacto de Deus com Abraão.

Balaque mandou chamar a Balaão, e lhe ofereceu riquezas, honrarias, isto encheu os olhos de Balaão, pois a riqueza, as honras, os lugares de destaque, tiram a visão de qualquer pessoa, isto é uma verdadeira armadilha para as pessoas, todas as pessoas estão em busca de status, honras, lugares de destaques, e não era diferente com Balaão, quando Balaque mandou chamá-lo, prometeu muitas honrarias para Balaão.


Balaão por sua vez, buscou ao Senhor à noite, Deus disse para que ele não fosse com aqueles homens, mas pela conversa de Balaão com aqueles homens, Balaão insistiu com o Senhor, pois ele disse: “o Senhor recusa deixar-me ir convosco (V 13)” ora, se o Senhor recusou a deixá-lo ir, é porque houve uma insistência.

"Agora, pois, rogo-vos que também aqui fiqueis esta noite, para que eu saiba o que mais o SENHOR me dirá." (Números 22.19)

Certamente Balaão com o pensamento no salário que receberia de Balaque insistiu com Deus para Deus o deixasse ir, aqueles homens voltaram ao seu rei, vendo o rei que Balaão se recusara vir até ele, enviou homens ainda mais honrados que os primeiros e com mais honrarias que os primeiros, isso balançou a Balaão. 


Balaque prometeu mais honras a Balaão, e mandou que ele viesse depressa, ele tinha pressa de ver o povo de Deus amaldiçoado, saiba que satanás sempre terá pressa em te destruir o povo de Deus, e Balaão ao invés de despedir aqueles príncipes para não ceder a tentação, mandou que eles entrassem e passasse a noite com eles.

"Veio, pois, Deus a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens te vieram chamar, levanta-te, vai com eles; todavia, farás o que eu te disser." (Números 22.20)

Ele oraria ao Senhor para saber a resposta de Deus, mas Balaão já sabia a resposta de Deus, ele sabia que Deus não iria amaldiçoar a Israel, ele sabia que Deus o proibiu de ir com aqueles príncipes, é assim que nós agimos, muitas vezes já sabemos a resposta de Deus e insistimos no mesmo assunto, tem assuntos que Deus é enfático. 

Ele diz não e acabou, mas mesmo sabendo a resposta de Deus Balaão foi orar a Deus, com certeza Balaão perseverou na oração para que Deus o permitisse ir, Deus viu que ele estava resolvido na questão, o permitiu ir, com uma condicional: só falaria o que Deus mandasse.

Com certeza isto alegrou o coração de Balaão, nestas alturas Balaão não estava preocupado em fazer a obra de Deus, não estava preocupado em obedecer ao Senhor, no seu coração só havia cifras, lugares altos, destaques, etc, etc, etc, é triste quando o povo de: Deus perde a visão da vontade de Deus, não percebe o quanto é agradável obedecer ao Senhor, o salmista diz: Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua Lei.(Salmos 119.18) e com certeza Balaão precisava ter os olhos abertos para ver o quanto é maravilhoso obedecer ao Senhor.

"Então Balaão levantou-se pela manhã, e albardou a sua jumenta, e foi com os príncipes de Moabe." (Números 22.21)

Balaão foi tomado de uma cegueira completa, perdeu a sensibilidade espiritual, perdeu a visão das bênçãos de Deus, ele foi com aqueles homens, feliz da vida, talvez ele já fazia planos com as honrarias que o rei o havia prometido, talvez já pensando no novo jumento que compraria para o seu transporte. 


Não sei, mas muitos planos havia no coração de Balaão, a ira de Deus se acendeu contra ele, porque ele não ouvia mais a voz de Deus, a voz de Deus já não conseguia penetrar em seu coração, tudo porque foi cegado pela cobiça, tudo começa pela cobiça, o homem não consegue satisfação com aquilo que conseguiu, ele quer sempre mais, o desejo do poder, de querer sempre mais.

"E, vendo a jumenta o anjo do SENHOR, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão." (Números 22:27)

Foi e sempre será a causa da derrota de muitos do povo de Deus, foi assim no Éden, quando satanás disse para Eva que se ela comesse aquele fruto seria igual ao Senhor Deus, isto despertou um interesse em Eva, satanás usou este artifício com o Senhor no deserto, mas sem sucesso, mas Balaão caiu na tentação, Deus ainda tentou parar a Balaão no caminho, um anjo apareceu para Balaão e ele não viu o anjo, estava cego, só pensava em poder, dinheiro, fama, isto tirou a visão de Balaão. 

O anjo estava lá, no caminho por onde ele ia passar, mas ele não o viu, a jumenta desviou do caminho e indo pelo campo, exatamente para fugir do anjo, Balaão espancando a jumenta a fez retornar ao caminho, mas o anjo novamente se pôs agora num lugar mais estreito, Balaão não o viu, a jumenta então apertou seu pé contra a parede, o anjo se pôs num lugar mais estreito onde a jumenta não podia passar, então ela se deitou, foi o suficiente para a ira de Balaão se acender contra a jumenta.

(Números 22.28-30 "28 - Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? 29 - E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. 30 - E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.'' )

Deus por seu amor imenso fez algo inimaginável para a humanidade, fez a jumenta falar, tudo para demover a intenção de Balaão de amaldiçoar a Israel, Deus queria livrar a Balaão de pecar, mas ele não entendeu a Deus, a jumenta começou a falar e Balaão não percebeu o milagre de Deus.


Era para ele se assustar, mas ao invés disto, ele começou a conversar com a jumenta, que tristeza para aquele homem, que coisa triste, um homem ficar tão cego que fala com uma jumenta, e não perceber nada de anormal, tem gente assim, acha que tudo é normal, isto se chama cegueira espiritual, muitos crentes estão assim neste momento, a coisas estão acontecendo.

Deus está fazendo o impossível para falar com o homem, mas o homem está com o coração embrutecido, quem sabe você também está assim, Deus tem movido os céus e terra para te dar livramento, mas você não está percebendo, está na hora de mudar esta situação, atente para as coisas de Deus amado.


Deus está se colocando no teu caminho, quem sabe você tem insistido em algo que Deus já disse: não, você sabe que vai ser ruim para você, é decisão de risco, mas você está cego, obcecado por algo, mas Deus está te alertando neste momento, pare, ouça a voz de Deus, se for preciso volte, não arrisque, isto pode ser muito ruim para você, talvez quando você perceber já é tarde demais, ainda é tempo, é hora de ouvir a voz de Deus.

''
Então o anjo do SENHOR lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim:" (Números 22.32)

Balaão não quis ouvir, ficou surdo, foi-se pelo caminho do pecado, Deus usou uma jumenta para livrar a Balaão de pecar, quantas jumentas Deus usou para te fazer voltar ao Caminho, o “c” maiúsculo foi de propósito, Caminho do Senhor, volte amado, quem sabe Deus está usando estas reflexão para falar com você, mas tem que ouvir e acatar a voz do Senhor. 

Sei que há uma cegueira espiritual muito grande na Igreja, mas você pode ser livre desta cegueira, Paulo disse: Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da Glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (2 Coríntios 4.4) isto não está acontecendo lá fora não, está acontecendo dentro da Igreja de Deus.

Mas está na hora de reagirmos, de não nos conformar com esta situação, abra os teus olhos amado, volte-se para Deus, Balaão não ouviu a Deus, não atentou para Deus, pagou um preço, mas depois se arrependeu e se voltou para Deus: "VENDO Balaão que bem parecia aos olhos do SENHOR que abençoasse a Israel, não se foi esta vez como antes ao encontro dos encantamentos; mas voltou o seu rosto para o deserto." (Números 24.1)

Faça como Balaão, reconheça que errou, Deus está te chamando agora: "18 - Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lá. 19 - Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. 20 - Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse". (Isaías 1.18-20)

Ouça a voz de Deus, Deus tem o melhor para eu e para você, ore neste momento, você que andou afastado do Senhor e de alguma maneira esta mensagem chegou até a você, é porque Deus te ama e quer vê-lo novamente no gozo da Sua maravilhosa presença.


Deus te deu 24 horas no dia, então reserve um tempo para Ele, e seja abençoado!

Repasse essa mensagem para outras pessoas. Vamos semear!



Deus te abençoe!


O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...