Translate

Juízes 6 - Servidão sob os midianitas / Um anjo fala com Gideão / O SENHOR é contigo, homem valoroso




Introdução

Durante 40 anos, Israel passou a desfrutar de um período de repouso; mas, conforme o ciclo vicioso típico da sua conduta, o povo caiu no pecado.

Desta vez, Deus permitiu que os midianitas nômades afligissem os israelitas. Durante cada safra os midianitas saqueavam a colheita plantada e colhida por Israel. Os israelitas passaram a esconder-se em grutas rochosas e em esconderijo nas montanhas.

O juiz escolhido por Deus para libertar Israel foi Gideão. Um dos notáveis juízes de Israel, filho de Joás, da família de Abiezer, da tribo de Manassés.

Gideão morava em Ofra, povoado evidentemente situado a oeste do Jordão (Juízes 6.11 "Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas." ). 

A divisão tribal a que pertencia era a mais insignificante de Manassés, e ele era “o menor da casa de seu pai.” (Juízes 6.15 "E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai." ).

Gideão é descrito como um homem tímido e humilde, o qual Deus usou poderosamente devido às suas virtudes:

1° Gideão Varão de Valor 

O Senhor o chama de valoroso – A maneira como o Senhor se dirige a Gideão é algo glorioso: (Gênesis 6.12 “Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso”. ). 

Deus estava valorizando a trabalho que Gideão estava fazendo, e reconhecendo seu esforço para salvar o trigo dos midianitas. Naquele momento de crise, ele era o mais valoroso em Israel.

O Nosso Valor

O valor do ser humano pode ser inferido do preço pago para resgatar o homem (João 3.16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." ), 

(1 Coríntios 6.20 "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." ). 

Deus, o Filho, através de quem os mundos foram criados, tornou-se carne e morreu pelos pecados da humanidade. O fato de Ele ter derramado seu sangue e morrido por nós de livre e espontânea vontade não revela apenas o valor de ser humano, mas também a importância da salvação.

Fomos comprados por bom preço. (1 Coríntios 6.20 "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." ),

(1 Coríntios 7.23 "Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens." ).

Fomos resgatados pelo sangue de Cristo. (1 Pedro 1.18-19 "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,"
).

O nosso corpo pertence a Deus. (Atos 20.28 "Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue." ). 

O nosso corpo deve ser dedicado ao serviço e a glória do Senhor Jesus.

Ainda hoje o Senhor reconhece o nosso trabalho e nosso valor e diz: Você é especial! Você tem valor! Você é importante para Deus!

2- Gideão Varão de Força.

O Senhor comissiona Gideão – (Juízes 6.14 "Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?" ). 

Mesmo diante de tão grande convite, Gideão ainda retruca, dizendo: (Juízes 6.15 "E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai." ). 

Ele achava-se o menor, mas a Bíblia diz que os humilhados serão exaltados. (Lucas 14.11 "Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." ), 

(Tiago 4.10 "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." ), 

(1 Pedro 5.6 "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;" ).

“Eu estou contigo”, disse Deus a Gideão, e prometeu dar-lhe força necessária para que pudesse vencer o inimigo. Assim como Gideão, fomos chamados para servir a Deus em áreas específicas.

A Nossa Força.

Ninguém é suficientemente competente para desempenhar as responsabilidades do chamado de Deus por sua própria força. Sem a habilitação do Espírito Santo, nosso talento (força) natural pode levar somente até certo ponto. Como testemunhas de Cristo, precisamos do caráter e da força especial que somente Deus pode dar. A Escritura Sagrada diz:

A nossa força vem do Senhor. (2 Coríntios 3.5 "Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus." ). 

O apóstolo Paulo disse: (Filipenses 4.13 "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." ). 

Por quê?: (2 Coríntios 12.10 "Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." ).

(Neemias 8.10 "Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." ).

(1 João 2.14 "Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno." ).

Os heróis da fé: (Hebreus 11.34 "Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos." ).

Quando os obstáculos vierem, devemos depender de Deus. Somente seu poder nos fará eficientes para Ele e nos ajudará a realizar trabalhos de valor duradouro. O poder que recebemos em nossa união com Cristo será suficiente para fazermos a sua vontade e enfrentarmos os desafios que surgirem devido ao nosso compromisso. Ao lutar pela fé, enfrentaremos dificuldades, pressões e provações. Quando estas chegarem, peça Cristo para fortalecê-lo.

3- Gideão Varão de Poder.

Deus revestiu Gideão de seu Espírito – (Juízes 6.34 "Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele." ).

O verbo “revestir” significa literalmente “vestir-se de.” O Espírito de Deus revestiu Gideão a fim de capacitá-lo para servir ao povo de Deus, e Gideão saiu no poder do Espírito.

O Nosso Poder.

Nenhum de nós pode fazer coisa alguma na obra de Deus sem o revestimento espiritual, Paulo nos ensina: (Efésios 6.10 "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder." ).

É a promessa do Pai. (Lucas 24.49 "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." ).

Foi dado por Jesus. (Mateus 10.1 "E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal." ).

É presença do Espírito Santo sobre nossas vidas. (Atos 1.8 "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." ).

Está no Senhor. (Efésios 6.10 " "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder." " ).

Todos quantos são de Cristo têm o poder (as virtudes) de Deus em suas vidas para avançar e prosseguir em sua jornada espiritual.

E tem o direito e a ousadia em dizer: (Romanos 8.37 "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." ).


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...