Translate

2 Samuel 24 - A numeração do povo e o castigo que Deus enviou




Introdução:

Uma das grandes lições que devemos aprender é que mesmo o homem segundo o coração de Deus, não está imune ao pecado. Basta um momento de descuido e o inimigo arma alguma cilada. 

Em 1 Pedro 5.8 diz: ''Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;''.
O censo não foi o único motivo da indignação do Senhor contra Israel. Outros males a nação havia cometido e isto levou Deus a irar-se. 

Embora o texto afirme que Deus incitou Davi a numerar a Israel,                  (1 Crônicas 21.1 ''Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.'' ), afirma que foi Satanás que incitou Davi. Na verdade o Senhor deu permissão a Satanás para incitar Davi. 

O poder do inimigo é limitado, só vai até onde Deus permite. (Jó 1.9-12 ''Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.'' ); 

(Jó 2.4-6 ''Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.'' ). 

Davi reconheceu que pecou gravemente contra o Senhor.

O texto diz que "o coração doeu a Davi, depois de haver numerado o povo"   (2 Samuel 24.10 ''E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao SENHOR: Muito pequei no que fiz; porém agora ó SENHOR, peço-te que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente.'' ). 

Satanás é astuto e age com sutileza. Às vezes sua oferta vem com aparência de algo bom, justo e santo e quando nos damos conta do mal que cometemos já é tarde demais. O adultério parece tão atrativo e bom; a desonestidade vem vestida do slogan: "O crime compensa!". No entanto, depois que caímos prostrados no chão, Satanás tira a sua mão e expõe todo o nosso vitupério como espetáculo para o mundo. Lembra do pecado de Acã? Do de Davi? E do pecado de Pedro?

Parece tão insignificante o ato de Davi ter numerado Israel, mas por trás de tudo isto, revela-se a soberba e a exaltação. Queria saber quantos estavam debaixo do seu poderio e o tamanho do seu poderoso exército. Para que isto se a nação não estava em guerra, e se Deus sempre foi aquele que garantiu a vitória à nação? Foi uma ação diabólica e de pura vaidade e ostentação.

Não são poucos os líderes hoje com esta atitude. São inumeráveis estatísticas para exibir o tamanho da "sua" igreja.

Davi não tentou encobrir a sua transgressão, pois sabia que não ria prosperar (Provérbios 28.13 ''O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.'' ). 

Antes abriu o seu coração e disse: "Muito pequei no que fiz; porém agora, ó Senhor, peço-te que traspasse a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente". Repare que em nenhum momento culpou a Satanás, ou a nação. Apenas confessou: "Pequei", "fiz", "tenho procedido mui loucamente".
Somos habilidosos em arranjar desculpas e tentar amenizar o veneno do pecado. Colocamos apelidos nele revestindo-o com nova aparência, tornando-o bastante tolerável. Para muitos o pecado habitual se tornou em um grande e inseparável amigo de todas as horas. Confessa-o meu irmão, com toda a intensidade.
Podemos tomar a decisão de viver desconexo com a vontade de Deus. A carne e a vaidade deste presente século têm muitos atrativos. Lembre-se, porém do seu Criador, para quem terás que prestar contas. 

Um exemplo disto encontra-se em Amós 4.1-12, onde o Senhor repreende a nação de todas as maneiras, ela, porém não se arrepende, então ouve de Deus a palavra final: "... prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus". Este momento chegou para Davi, como veremos a seguir:

Creio que Davi se sentiu como a criança que fez travessuras e sua mãe prometeu contar tudo para o pai quando esse chegar do serviço. O rei estava acuado diante das palavras do enviado do Senhor. 

Temos muito tempo em toda a nossa vida, para abandonar o caminho errado por onde andamos, porém quando Deus nos chamar à juízo, não haverá tempo para arranjar desculpas. 

Simplesmente teremos de ouvir estas palavras: "Delibera, agora. E vê que resposta hei de dar ao que me enviou". "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar" (Hebreus 4.13).

Três propostas fez o Senhor a Davi e nenhuma era boa (2 Samuel 24.12-13 ''Vai, e dize a Davi: Assim diz o SENHOR: Três coisas te ofereço; escolhe uma delas, para que ta faça. Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou.'' ), porque o pecado sempre trás maus resultados. 

Tudo que o homem semear, isto colherá (Gálatas 6.7 ''Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.'' ). 

Davi teria que escolher uma das três: Fome, perseguição pelo inimigo ou doenças. No aperto, preferiu cair nas mãos de Deus que é infinitamente mais poderoso do qualquer inimigo, mas também é infinitamente misericordioso.

Somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais. Deus nos deu o seu precioso Espírito e entregou o seu Filho por nós, para que alcancemos a salvação eterna, mesmo assim insistimos em viver fora dos seus planos, desonrando-o e rejeitando o seu presente, Jesus Cristo. 

A qualquer momento, poderá o Senhor, nos oferecer doenças, guerras, aperto financeiro etc. e de maneira nenhuma escaparemos da sua indignação (Provérbios 29.1 ''O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.'' ).

Davi não disse o que queria que Deus fizesse, mas disse o que não queria:   (2 Samuel 24.14c "...Nas mãos dos homens não caia eu"). 

Diante desta resposta, o Senhor enviou a peste, dizimando setenta mil vidas (2 Samuel 24.15 ''Então enviou o SENHOR a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo determinado; e desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo.'' ). 

Vendo o rei o destroço, ajuntou-se com os anciãos e prostraram-se diante do Senhor. 
Naquele momento é registrado na história bíblica, uma das mais comoventes confições: (2 Samuel 24.17 ''E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao SENHOR, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniqüamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai.'' ).
Uma atitude um tanto nobre, reconhecer que nossos erros afetam a igreja, nossa família e a sociedade.
Davi estava certo. O Senhor cessou com o mal porque a sua misericórdia dura para sempre.

Conclusão

Todos os seres humanos estão sujeitos a muitas falhas. O erro faz parte do nosso viver nesta carne fraca. Nós precisamos buscar em Deus mudanças, constantemente e, que devemos nos arrepender dos males que cometemos, prejudicando o próximo.
Pode ser que você e a sua família, bem como as pessoas com quem você convive, estejam sofrendo o dano conseqüente da sua vida errada. 
Arrependa-te. Nele há abundantes misericórdias. Onde abundou o pecado, superabundou a graça.

(Romanos 5.19-21 ''Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.'' ).

                                   Que Deus te Abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...