Translate

1° Condições, Recompensas e benefícios da Glória




Ter paixão por Deus é fundamental para experimentar a Sua Glória. Uma forma essencial de desenvolver essa paixão é reconhecer e compreender as quatro condições espirituais para que a bênção de Deus venha, as quais aparecem mencionadas na passagem bíblica abaixo.

Ao reconhecê-las e compreendê-las, recebemos as recompensas e os benefícios vinculados a essas condições. Disse o Senhor:

("E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar". 2 Crônicas 7:14,15).

  • Quatro condições para receber as bênçãos da Glória de Deus

Os versículos que acabamos de ler revelam as condições que Deus impôs aos israelitas para receberem Suas bênçãos. São as mesmas condições que Ele nos impõe para recebermos sua justiça e seu avivamento e para que sua glória desça sobre nossas cidades e nações.

Essas condições estabelecerão e expandirão seu Reino na terra e trarão salvação para milhares de almas. Vamos aprender e cumprir essas quatro condições.

1. Humilharmo-nos diante do Senhor

A decisão de humilharmo-nos é pessoal. Significa dobrarmo-nos diante de Deus, reconhecermos essa condição espiritual e afastarmo-nos do pecado.

É uma decisão e não uma experiência emocional. É uma forma de lembrar quem somos e de onde viemos; é admitir que só Deus pode mudar nosso coração, porque não somos capazes de mudá-lo com nossas forças.

Sempre me humilho diante de meu Pai, prostrando-me com o rosto em terra. Ali, posso reconhecer que tudo o que tenho e tudo o que sou vêm dele. Sei que esse é meu lugar: prostrado diante do Senhor, com o rosto em terra, em posição de humilhação.

Jesus ilustrou nossa necessidade de ter sempre uma atitude humilde diante do Pai, chamando uma criança que se aproximava e dizendo aos seus discípulos: ("E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus"Mateus 18.3).

Suas palavras descrevem uma criança que crê no que lhe ensinam, sem questionar, nem argumentar.

2. Orar

No entanto, não se trata só de humilhar-nos, senão que também temos de orar - passar o tempo falando com o nosso Pai celestial. Os discípulos reconheceram que tudo o que Jesus era e fazia era resultado de Sua vida de oração.

Por isso, pediram-lhe que os ensinasse a orar, como escrito em (Lucas 11.1-13 "E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.
E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal.
Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,
Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe;
Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar;
Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister.
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;
Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.
E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?").

3. Buscar a face de Deus

Buscar sua face significa desejar ver Jesus cara a cara, como Moisés, Davi e Paulo desejaram. Essa prática é parecida com a que fazemos quando queremos conhecer e entender outra pessoa e então nos posicionamos de tal maneira que podemos olhar em seus olhos.

Quando buscamos a Deus dessa maneira, tornamo-nos um com Ele, em espírito, e permitimos que Ele brilhe por intermédio de nós.

A motivação correta para buscar a Deus deveria ser conhecer o Senhor intimamente porque o amamos e por Ele ser quem é. Não é suficiente saber sobre ele, mas devemos conhecê-lo intimamente. 

Jesus disse: ("E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste". João 17.3).

Deus deseja revelar-se à medida que o conhecemos como pessoa e temos encontros e experiências com Ele. Se um indivíduo recebe a salvação, mas não busca ter uma relação íntima e contínua com Deus por intermédio de Jesus Cristo, então, Deus é como um estranho para ele.

Para essa pessoa, Deus é simplesmente uma doutrina ou religião - em outras palavras, é só informação! Mas Ele é mais que isso. Deus é uma pessoa! Devemos crescer em nossa relação com Ele, dia a dia e de glória em glória - ou, nesse caso, de intimidade em intimidade.

Abraão caminhou com Deus e, ao final, tornou-se seu amigo (''Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo;" Isaías 41.8).

O Senhor chamou-o de Seu amigo porque eles tinham uma íntima e contínua comunhão.

Cada vez que me proponho a buscar a face de Deus, busco-a com reverência, perseverança e dedicação. Alguns têm uma atitude muito casual em seu relacionamento com o Senhor, buscando-o só quando sobra tempo - há uma relação com Ele, mas não a perseveram.

O Espírito Santo tem ensinado a ter uma atitude de adoração, de respeito e de compromisso quando estou em sua presença. Isso significa que busco Sua presença sem me importar com as consequências, ou seja, preciso pagar, e a busca em todo tempo.

("E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração"Jeremias 29.13).

No versículo acima, de todo o vosso coração indica fervor e paixão, eleva a busca a um novo nível, intensifica-a e vai além da oração diária. Buscar a Deus de todo o coração implica em buscá-lo com todo nosso ser, nosso espírito, alma e corpo, estando disponível para Ele em todos os momentos, sem se importar com o lugar ou as circunstâncias.

Também sugere estar rendido ante à Sua presença, necessitado e desesperado por Ele. Portanto, podemos concluir que a busca por sua presença é algo que não pode fazer pela metade.

Buscar a Deus diligentemente significa buscar com entusiasmo, fervor, paixão, esforço e disponibilidade. Devemos estar preparados para superar qualquer barreira, para que a busca por Ele seja uma prioridade em nossa vida.

É triste, mas creio que a igreja, em geral, tem perdido essas atitudes e qualidades. No entanto, Deus chama-nos a reiniciar nossa busca por Ele. A palavra exorta-nos a buscá-lo por meio do jejum, da oração e da adoração.

4. Apartamo-nos do mau caminho

A ideia de apartar-se inclui arrepender-se, e arrependimento significa "mudar nossa velha mentalidade e ação".  Com frequência, isso implica em uma mudança do 180 graus para deixar de fazer nossa vontade e fazer a vontade de Deus.

Mudar nossa maneira de pensar torna possível ajudarmos nossa maneira de viver. Então, reconhecemos que antes estamos indo por um caminho errado, somos amigos da maldade, dos maus hábitos e das coisas que ofendem a Deus.

Pedimos perdão a Deus por queremos governar nossas próprias vidas. Damos meia-volta e permitimos que Jesus assuma total controle. Arrependemo-nos de nossos pecados de omissão e de ações ministeriais equivocadas, mudamos toda conduta que não reflete o caráter e as ações de Deus e olhamos para Ele para sermos estabelecidos em Seus caminhos.

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...