Translate

1 Reis 10 - A rainha de Sebá vem visitar Salomão / A mulher Sábia!






(1 Reis 10.4-5 " Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara, E a comida da sua mesa, e o assentar de seus servos, e o estar de seus criados, e as vestes deles, e os seus copeiros, e os holocaustos que ele oferecia na casa do SENHOR, ficou fora de si'' ).


Introdução:

No século VI a.C., havia uma rainha muito bela e muito rica que reinava na cidade de Sabá. Esta cidade ficava cerca de dois mil quilômetros da cidade de Jerusalém.
Neste tempo, os meios de comunicação eram muito precários. As notícias, mesmo com todas estas dificuldades, se espalhavam através de pessoas que andavam a pé ou viajavam em jumento ou camelo.

Lendo o livro de 1 Reis, conhecemos esta mulher que além de bonita e rica era também corajosa e decidida. Notícias do rei Salomão, de sua sabedoria e do seu Deus chegavam até ela. 

Podemos imaginar o que ela, provavelmente, pensava: "Será verdade que exista um homem tão sábio sobre a face da terra?" e ainda: "Será que existe um deus tão poderoso que faça tantos milagres nesta terra tão distante?" E as perguntas tomavam conta de sua mente e ela continuava... "E se tudo isto for verdade? E se, realmente, este homem existe? E se este deus que tanto falam for verdadeiro?"

Indagações se misturavam em sua cabeça e então ... ela fez uma decisão muito importante que iria mudar toda a sua vida: ELA IRIA ATÉ ISRAEL PARA VER SE TUDO O QUE ESTAVAM DIZENDO ERA VERDADE.
A sua viagem até Jerusalém seria muito longa mas ... ela decidiu fazê-la. Reunindo soldados, servos, animais, presentes e bastante comida, ela partiu de Sabá rumo a Jerusalém, onde ela estaria frente a frente com o homem mais sábio do mundo, o rei Salomão. Calcula-se que a cada dia, ela viajava com toda a sua comitiva, cerca de trinta quilômetros. Isto ela fez por setenta e cinco dias.

Observando esta mulher decidida e corajosa que queria conhecer Salomão e, provavelmente, queria aprender de sua sabedoria, nos lembramos de nós, mulheres que almejam ser decididas, corajosas e sábias. Mas só existe uma "pequena diferença: para conseguir tudo isto não precisamos viajar quilômetros e quilômetros, pois temos diante de nós a Palavra de Deus com toda a sabedoria que o nosso Senhor quer colocar em nossos corações para que nos tornemos mulheres sábias e belas a Seus olhos. 

Infelizmente, para muitas de nós, esta sabedoria é inatingívelestá longe demaisestá difícil e é difícil de entendê-la. Mas a Palavra de Deus nos diz em (Tiago 1:5 ''E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.'' ).

Irmã, assim como a rainha de Sabá, sejamos corajosas e coloquemos em nosso coração o desejo de aprender do Senhor, crescer em Seus caminhos e nos transformarmos em mulheres cheias de sabedoria.

O grande desejo desta rainha era não apenas conhecer o rei cuja sabedoria foi dada por seu Deus mas também conhecer o Deus que fez maravilhas na vida dele.
Ela era uma mulher que queria saber a verdade e queria ver com seus próprios olhos tudo que ela ouvira falar. 

O próprio Jesus a elogiou ao ver o seu esforço em vir de tão longe para conhecer a sabedoria de Salomão. Em Mateus 12:42 Jesus disse: ''A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão.'' ).

Irmã, não seria bom se o Senhor pudesse dizer de mim e de você ... "Ela vem todos os dias ter momentos de comunhão comigo e aprender de Mim para que possa se transformar numa mulher sábia e assim poder transmitir às outras mulheres o que Eu ensino a ela na Minha Palavra"?

Irmã, sejamos corajosas e fortes com as coisas do Senhor. Assim como a rainha de Sabá, não devemos medir esforços, nem distância, nem tempo para aprendermos mais sobre Aquele que não mediu esforços para morrer no meu e no seu lugar para nos dar a vida eterna. Devemos assim como ela, partir em busca de sabedoria.
Esta mulher merece, realmente, a nossa admiração, pois ela...

1- Não se preocupou com o cansaço a fim de que pudesse alcançar seu objetivo;

2- Não se preocupou com a distância, embora, provavelmente, tivesse que viajar uns setenta e cinco dias;

3- Não se preocupou com quanto iria gastar com os presentes que ela estaria levando para o rei Salomão - muito ouro, especiarias e pedras preciosas.

O mais importante para ela era conhecer o rei Salomão, ver se, realmente, era como ela tinha ouvido falar e saber mais sobre o Deus que ele confiava.
Depois de uma longa e cansativa viagem, esta bela e rica rainha que veio ver e ouvir da sabedoria de Salomão, chegou a Israel com toda a sua comitiva: "com camelos carregados de especiarias, e muitíssimo ouro, e pedras preciosas" (1 Reis 10.2b). 

A Bíblia nos diz que ela "...disse-lhe tudo quanto tinha no seu coração", e ainda que "... Salomão lhe deu resposta a todas as suas perguntas, nada houve que não lhe pudesse esclarecer" (1Re 10:2c,3).

Quando a rainha viu a sabedoria de Salomão, a casa que ele fizera, a comida que havia na sua mesa, o modo de agir de seus servos, as suas vestes, os seus copeiros e os holocaustos que ele oferecia na casa do Senhor, a Bíblia nos diz que ela "ficou fora de si" (1 Reis 10:5b).

Ah, irmã, muitas de nós têm os corações endurecidos e não mais se maravilham ...

1- Quando ouvem a Palavra de Deus;
2- Quando lêem a Bíblia;
3- Quando cantam hinos de louvor ao Senhor;
4- Quando oram.

Muitas de nós não sentem necessidade de sabedoria, pois a nossos olhos já somos suficientemente sábias.
Muitas de nós não sentem vontade de crescer espiritualmente para se transformarem em mulheres segundo o coração de Deus.
Como seria bom para nossas almas se alguém pudesse dizer de nós o que ela disse ao rei:
"Bem-aventurados os teus homens, bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria! Bendito seja o Senhor teu Deus, que teve agrado em ti ..." (1 Reis 10:9a).
Como seria bom se alguém nos dissesse: "Bem-aventurados são aqueles que te cercam, teu marido, teus filhos e os que trabalham para ti e que têm a oportunidade de ouvir a tua sabedoria! Bendito seja o Senhor teu Deus, que teve agrado em ti..."
Ah, irmã, que privilégio ser uma mulher do agrado do Senhor!

Em 1 Reis 10:13 a Bíblia nos diz que... "... o rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo o que ela desejou, tudo quanto pediu, além do que dera por sua generosidade..."
E a rainha de Sabá partiu para a sua terra com seus servos, conhecendo não apenas o homem mais sábio do mundo  - o rei Salomão - mas conhecendo um Deus que lhe deu um coração desejoso de buscar conhecimento não só das coisas terrenas mas das coisas eternas.

Em Mateus 6:21 a Palavra de Deus nos diz que "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."

Então, irmã, que o nosso tesouro esteja repousando nos braços do Senhor e que o nosso coração esteja almejando, ardentemente, crescer no pleno conhecimento de Deus, pois só assim Ele nos abençoará com sabedoria.

 (Provérbios 14:1 ''Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.'' ).

                                                                                       Por: Valdenira Nunes 

1 Reis 4 - A sabedoria de Salomão / Dá-nos sabedoria Óh Deus!




Introdução:

A sabedoria está, juntamente com a fé, como um dos pilares fundamentais para o homem conhecer a Verdade absoluta, que é JESUS CRISTO. A Bíblia Sagrada faz menção a vários homens que se destacavam pela sabedoria que possuíam: Noé, José do Egito, Moisés, Samuel, Davi, Jó, Isaías, João Batista, Pedro e João (esses dois apesar de terem sido pescadores se tornaram sábios), Paulo e tantos outros. Mas nenhum recebeu um destaque especial pela grande sabedoria que detinha como Salomão, filho e sucessor do rei Davi, e autor de mais de 3000 mil provérbios e 105 cânticos. 

O nome Salomão significa pacífico, mas não foi pela busca nem pela transmissão da paz que ele ficou conhecido. Salomão pediu algo que talvez muitos hoje em dia não atentassem a pedir: pediu sabedoria. E assim DEUS fez: “DEUS deu a Salomão sabedoria e muitíssimo entendimento, e larga inteligência como a areia que está na praia do mar. A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios” (1 Reis 4:29-30).

O próprio JESUS, Filho de DEUS, fez referência a essa sabedoria ao fazer uma dura advertência aos escribas e fariseus, considerados os maiores doutores da Lei judaica na época: “A rainha do Sul se levantará no dia do Juízo com esta geração, e a condenará; pois veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui, está quem é maior do que Salomão” (Mateus 12:42)

Foi Salomão também, no décimo ano do seu governo, quem construiu o opulento e belíssimo Templo para DEUS, o qual durou sete anos para ser erguido, palácios reais e muitas naus. A Sabedoria de Salomão rompeu fronteiras e atraiu a atenção de muitos outros reis poderosíssimos. 

Um exemplo disso foi a visita da Rainha de Sabá, na Arábia, a qual, depois de saber de sua fama, procurou-o para prová-lo nos enigmas mais complicados: “Salomão lhe respondeu a todas as suas perguntas; nada lhe houve difícil demais que não soubesse explicar” (2 Crônicas 9:2)
.
Houve grande riqueza material no período em que Salomão esteve à frente do Governo do povo de Israel, a ponto da mesma rainha afirmar após se maravilhar com toda a magnificência: “Foi verdade a palavra que ouvi na minha terra, acerca dos teus feitos e da tua sabedoria. Porém eu não acreditava naquelas palavras, até que vim, e vi com os meus olhos. Deveras, não me disseram metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi. Bem-aventurados os teus homens, bem-aventurados estes teus servos que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria!” (1 Reis 10:6-8). Imagino o semblante estupefato da rainha ao proferir estas palavras… 

Mas por que Salomão se tornara um homem extraordinariamente sábio? As três razões, as quais vamos expor adiante, devem servir de parâmetro para nossa vida nos dias de hoje. Devemos nos espelhar nas boas atitudes dos homens de DEUS, que, ao seu tempo, deixaram-nos um grande legado de valores morais e espirituais.

Salomão fora considerado sábio:

1)  Porque amava a Deus, o Sábio dos sábios

O amor que Salomão tinha por DEUS era algo indiscutível. Ele vira tudo o que o Senhor havia feito de maravilhoso na vida e no reinado do seu pai, Davi. Salomão cria que o Senhor DEUS era fiel suficiente para derramar também sobre ele as profundas bênçãos que havia derramado sobre Davi. 

O amor dele por DEUS fê-lo andar nos Seus caminhos e guardar os Seus estatutos: “Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de Davi, seu pai, mas nos altos oferecia sacrifícios e queimava incenso” (1 Reis 3:3)

Aprendemos aqui que é impossível amar a DEUS sem buscar a Sua Santa vontade. João, em sua primeira Epístola, escreveu bem sobre a relação do Amor com as atitudes: “Aquele que diz: eu o conheço (a Deus), e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade” (2:4). Portanto, o amor muito antes de ser um sentimento é comportamento, medido pelas atitudes do homem em relação ao seu Criador.

2)  Porque era humilde

Mesmo sendo conduzido a um cargo de grande responsabilidade, Salomão não se fez de rogado nem permitiu que a soberba tomasse conta de sua alma. Antes, ele sabia que pelas suas próprias forças e conhecimento não seria capaz de conduzir o Povo de Israel nos caminhos de justiça e de verdade. 

Portanto, Salomão admitiu a sua insuficiência e a sua fraqueza, revelando, consciente da grande causa que lhe fora colocada em suas mãos, a sua incapacidade humana de administrar o seu destino: “Agora, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo no lugar de Davi, meu pai. Mas eu sou apenas um menino pequeno, e não sei como sair, nem como entrar” (1 Reis 3:7)

No livro de Tiago, no Novo Testamento, há a confirmação: “Quem entre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria” ( Tiago 3:13)

Por isso, Salomão, ao amar a DEUS e ao reconhecer diante do PAI a sua fraqueza, tornou-se forte e sábio. Não procure resolver os dilemas de sua vida pelo seu próprio esforço. O que nós adquirimos como bons fundamentos de vida é muito pouco para a perfeita condução de uma vida com tantos obstáculos e problemas enormes. Só JESUS pode nos dar a direção certa. Ele “é o Caminho” (João 14:6) de Sabedoria que não só nos faz pisar em terra firme como nos garante vida eterna com DEUS. Seja humilde. A humildade é ponto de partida para quem quer ser sábio de verdade.

3)  Porque ele soube pedir 

Salomão teve propósitos grandiosos. Mas sabia que riquezas materiais nem seculares não eram suficientes para obtenção do êxito de tudo o que planejou. Ele necessitava de algo mais, de um tesouro que não era e nem podia ser vendido em nenhum mercado do mundo e que nenhum centro de estudos era capaz de produzir, por melhor desenvolvimento tecnológico que tivesse: a sabedoria

Salomão recebeu sabedoria quando pediu que DEUS fosse a sua fonte de sabedoria: “Portanto, dá ao teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para prudentemente discernir entre o bem e o mal. Pois quem poderia julgar este teu grande povo?” (1 Reis 3:9)

No versículo seguinte, vemos o resultado por ter pedido corretamente a DEUS: “Esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa”. A Bíblia nos revela o segredo: “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não censura, e ser-lhe-á dada” (Tiago 1:5). Foi o que Salomão fez. 

Daí os maiores poderosos terem se curvado diante da grandeza espetacular a que ele produzia. E a sabedoria que DEUS deu a ele foi uma sabedoria prática, descrita na suntuosidade de suas realizações. A sabedoria para caminhar e enfrentar as grandes adversidades do dia-a-dia no mundo ou entre os irmãos na igreja; a sabedoria para decidir algo quando formos chamados; a sabedoria para deixar de fazer quando necessário e, principalmente, a sabedoria para entrar na presença do PAI. 

A verdadeira sabedoria nos reveste das bênçãos espirituais que estão guardadas para nós no céu. Em Mateus está escrito: “Buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (6:33)

Há muita igreja por aí direcionando os seus cultos para a busca dos bens materiais, interpretando equivocadamente alguns versículos bíblicos. São lugares onde as pessoas não se firmam por aquilo que DEUS é, mas no que ELE pode dar. Por isso, a palavra que vem dos púlpitos é letra morta, sem o toque do Espírito Santo; e o povo, que se alimenta dessa palavra, vive sem qualidade espiritual.

Conclusão

Agora preste bem atenção: Salomão foi um rei importantíssimo nos 40 anos que passou sob a liderança dos israelitas e, como vimos, de uma sabedoria extraordinária. Mas o fim de Salomão está descrito no livro de Reis: “então dormiu Salomão com os seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi, seu pai. E Roboão, seu filho, reinou em seu lugar” (1 Reis 11:43)

JESUS afirmou que ELE era maior do que Salomão (Mateus 12:42 ''A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão.'' ) e advertia aos maiores religiosos daquele tempo a ouvirem a Sua voz e a seguirem os Seus mandamentos. 

O aviso de JESUS é claro e simples e também se destina a você: Alguém maior que Salomão hoje está entre nós! A arrogância do nosso ser nos impede de chegarmos aos melhores lugares nessa vida. 

Um coração sábio não pretende entrar em palácios reais de tesouros materiais opulentos como os do tempo de Salomão. Mas deseja se revestir, mesmo fraco e limitado, das virtudes e das grandezas de DEUS. É nesse lugar onde os corações sábios desejam estar e direcionar a vida. 

A falta de sabedoria nos faz desamparados e envergonhados. Que DEUS, então, habilite-nos à sabedoria, que nos fará eternamente com ELE! Amém! Graças a DEUS! Ora vem, Senhor JESUS!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...