Translate

Levítico 6.8 ao 13 - A Lei do holocausto - O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará



O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

O que devemos fazer para manter aceso o fogo do Espírito Santo na nossa vida cotidiana?


O fogo arderá continuamente sobre o altar, não se apagará

Esta ordem fazia parte da lei de Deus sobre o culto

No templo havia três fogos que deviam estar sempre acesos:


1°) O fogo do altar do holocausto (Levítico 6.8-13) - A parte do sacrifício, que era para ser queimada, era por meio deste fogo


2°) O fogo do castiçal (Êxodo 25.37; Êxodo 27.21) - Este fogo simboliza a necessidade de que sempre tenhamos o fogo do Espírito Santo aceso em nossa vida
Tem que estar aceso, para que a nossa luz esteja sempre acesa. Como está sua luz?


3º) O fogo do altar do incenso (Êxodo 30.8) - Sem o fogo neste altar a fumaça do incenso não podia subir, assim também nós precisamos de fogo nas orações, no louvor, na adoração, etc... Quanta gente oferecendo cultos frios, cânticos frios a Deus


O que devemos fazer então?

I) Sermos fervorosos"Não sejais vagarosos no cuidado, sede fervorosos no Espírito, servindo ao Senhor" (Romanos 12.11)
Esta é a ordem para nós, sermos fervorosos
Do mesmo modo como devia ser conservado antigamente
Tenhamos o fogo do Espírito Santo aceso, pois simboliza a presença de Deus conosco


Porque devemos ter o fogo do Espírito Santo aceso sempre?


1°) O fogo representa nossa comunhão com DeusSe há fogo no altar, é porque Deus está no nosso sacrifício.

2°) Precisamos do fogo do Espírito na nossa vida particularSó assim poderemos andar em Espírito
Foi por isso que Paulo nos diz em Gálatas 5.16: "Andai em Espírito, e não satisfarei as obras da carne"
O Espírito Santo nos ajudará em todas as coisas.

3°) Precisamos de fogo de Deus em nosso serviçoSede fervorosos no Espírito servindo ao Senhor
O Espírito Santo nos capacita, nos prepara para o serviço e assim trabalhamos melhor para Deus, nenhum seminário nos capacitará tanto quanto Ele, o que precisamos nesta ultima hora é de homens e mulheres cheios do Espírito Santo.

II) Não deixar o fogo apagar
Um farol apagado constitui-se um grande perigo, pois não pode guiar, dirigir...
Assim também o crente cujo fogo estiver apagado. Porque?


1°) Quando o fogo se apaga o amor se esfriaO amor é a principal evidencia de que o fogo está aceso na vida do crente, quando o crente está cheio do Espírito Santo, não há no seu coração lugar para o ódio, O Espírito Santo queima toda raiz de amargura, toda separação, que o fogo esteja sempre aceso em nossos corações, quando o fogo estiver aceso, "o amor se tornará em labareda" (Cantares 8.6)

2°) Quando o fogo se apaga perdemos nosso ministério Eli deixou o fogo apagar e perdeu o seu ministério, primeiro perdeu o discernimento das coisas do Senhor (I Samuel 1.14), e também perdeu o zelo contra o pecado (Seus filhos praticavam todo tipo de pecado).


Perdeu também o temor, embora Deus o tenha advertido, ele não tomou nenhuma providencia (I Samuel 2.27-36), morreu tragicamente e a arca foi roubada (Presença do Senhor).
Quantos pastores tem "morrido de repente", e às vezes não compreendemos o porque, é porque deixaram o fogo apagar de suas vidas.

3°) Quando o fogo se apaga nos tornamos um perigo para a obra de DeusO profeta Zedequias testificou que o Espírito de Deus havia saído dele (I Reis 22.24), porém continuou profetizando e enganando o povo (I Reis 22.11). Nos dias de hoje há também muitos enganadores, profetizando mentiras.

4°) Um crente onde o fogo está apagado, sua vida está em perigoNa vinda de Jesus ele não está preparado, A esperança maior da Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo, que precisa estar vigilante, sempre preparada para esse Dia. 


A vigilância caracteriza a atitude de espera do cristão que aguarda a volta de Jesus. "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor". (Mateus 24.42)

5°) Quando o fogo se apaga ficamos desprotegidosO fogo aceso afasta todos os bichos, tudo aquilo que nos tira da presença de Deus, nos mantém distanciados, o fogo aceso garante a nossa proteção contra as investidas do diabo, nos mantém revestidos da armadura de Deus. "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo". (Efésios 6.11)


III) Devemos evitar tudo que pode apagar o fogo


A Bíblia nos diz que "não devemos extinguir o Espírito Santo" (I Tessalonicenses 5.19)
Ainda diz para "não entristecermos o Espírito Santo" (Efésios 4.30)
E ainda para não desprezar os dons espirituais (I Timóteo 4.16)


O que é que pode apagar o fogo do Espírito Santo em nossa vida?

1°) A desobediência apaga o fogo"E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem". (Atos 5.32)
O rei Saul um dia foi cheio do Espírito Santo, no outro dia desobedeceu, e, o Espírito Santo se retirou dele, Deus considera a desobediência como pecado de rebelião e feitiçaria, todo crente cheio do Espírito Santo tem prazer em obedecer o bem.

2°) O pecado apaga o fogoPor isso Sansão é um exemplo muito sério para nós, Sansão pecou desobedecendo e por isso diz a Bíblia que o Espírito do Senhor se retirou dele. 

"E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele". (Juízes 16:20)

3°) A glória própria apaga o fogo de Deus - Isto porque o objetivo do Espírito Santo na vida do crente, é fazer que este glorifique a Deus (João 16.14 "Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar".)

A Bíblia diz que Deus não dá a sua glória a ninguém. (Isaías 42.8 "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura".)
O Crente cheio do Espírito Santo é humilde, ele sabe que tudo que faz, faz porque Deus lhe ajuda e lhe abençoa.

IV) Era necessário renovar o fogo continuamente


Observemos que os sacerdotes diariamente cuidavam do fogo no templo. (Levítico 6.12 "O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas".)

De que maneira era mantido o fogo no altar do holocausto?

1°) Em primeiro lugar o sacerdote tirava a cinza do altar - (Levítico 6.11 "Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza fora do arraial para um lugar limpo".)

As cinzas representavam os resíduos de combustão das ofertas sacrificadas, isto serve de símbolo sobre a necessidade de deixar para trás as experiências do passado, e avançar para as que estão diante de nós, ninguém pode viver de bênçãos do passado, como saudosistas. (Filipenses 3.13-14 "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".)

2°) Depois o sacerdote oferecia novo sacrifício sobre o altar. - (Levítico 6.15 "E dela tomará um punhado da flor de farinha, da oferta e do seu azeite, e todo o incenso que estiver sobre a oferta de alimentos; então o acenderá sobre o altar, cheiro suave é isso, por ser memorial ao SENHOR".) 

Isto simbolizava a necessidade de sempre renovar a nossa entrega a Deus, todos os dias devemos entregar a nossa vida nas mãos de Deus. (Salmos 37.5 "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará".)

3°) Era também necessário colocar lenha nova sobre o altar. - Pois era a lenha que queimava o sacrifício.

Isto nos fala de oração nova a cada manhã, "De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança". (Salmos 5:3)

4°) O fogo do castiçal era renovado pela manhã. - (Levítico 6.12b "...Mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto...")
O sacerdote renovava o azeite, pondo em ordem as lâmpadas, assim também Jesus deseja renovar o azeite em nossas lâmpadas. (LEIA: Mateus 25.1-13)

5°) O fogo do altar do incenso também era renovadoQuando o sacerdote punha mais incenso sobre ele, é quando o crente vive em oração que consegue conservar aceso o fogo no seu coração.

V) Cada crente deve cuidar para que o fogo em sua vida seja renovado


A renovação é uma experiência normal na vida do cristão, o mesmo Espírito que operou na salvação, na santificação, na nossa chamada para a obra do Senhor e no batismo no Espírito Santo, e que nos deu os dons espirituais, ELE É PODEROSO PARA NOS RENOVAR.


Devemos pedir ao Senhor que a cada dia Ele venha nos renovar com o seu Espírito Santo, não podemos ficar sem a renovação espiritual em nossa vida, não podemos ficar sem falar em mistérios com Deus, Deus quer acender o fogo agora em seu coração, basta você dar lugar a ele, e te entregar por inteiro, pois o desejo de Deus é que todos sejam abençoado.   


Deus te deu 24 horas no dia, então reserve um tempo para ele, e seja abençoado!

Repasse essa mensagem para outras pessoas. Vamos semear!


Deus te abençoe!

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Amém, que Deus abençoe também!!! Compartilhe para que outras vidas possa ser abençoadas!!

      Excluir
  2. Que bênção esse estudo Glórias a Deus 🙌🙌🙌👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, que Deus abençoe!!! Compartilhe para que outras vidas possa ser abençoadas!!

      Excluir
  3. Que maravilha Deus abençoe poderosamente essa por essa palavra

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Amém, que Deus abençoe!!! Compartilhe para que outras vidas possa ser abençoadas!!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Amém, que Deus abençoe!!! Compartilhe para que outras vidas possa ser abençoadas!!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Amém, que Deus abençoe!!! Compartilhe para que outras vidas possa ser abençoadas!!

      Excluir

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...