Translate

O propósito da transfiguração de Jesus - (Mateus 17.2-3,5); Vendo Jesus face a face

 




(Mateus 17.2-3,5 "E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o").

Por que Jesus foi transfigurado?

Com que propósito foi alterado se Ele era perfeito?

Lembre-se de que Jesus foi despojado de Sua glória antes de vir ao mundo como um ser humano. Portanto, Ele experimentou as mesmas tentações como qualquer um de nós. Ele tinha um corpo mortal e uma natureza humana, era capaz de pecar, caso contrário, a tentação não teria sentido.

Jesus, até o momento da Sua transfiguração, operava sob a unção do Espírito Santo, mas a Sua transfiguração mostrou aos três discípulos a glória  que estava disponível para eles. Quando Jesus foi transfigurado, eles puderam ver Moisés e Elias.

Moisés representa a torá (a lei) ou logos (a palavra escrita). Elias representa o poder, a igreja e a palavra jréma. A nuvem representa a glória, e Jesus representa o Reino, a primeira glória, e Sua ressurreição, a glória dos últimos.

Em essência, Jesus revelou aos seus três discípulos que Ele traria Seu Reino, Seu poder e Sua glória. Como souberam os discípulos que as duas figuras com Jesus eram Moisés e Elias?

Porque, na presença de Deus, as pessoas são conhecidas como realmente são, não importa quanto tempo fiquem longe.

Quando Jesus foi transfigurado, os discípulos viram-no tal como era por dentro, de forma fisicamente visível e tangível. Por essa razão, a transfiguração revela o fato de que a glória de Deus em nós não pode ocultar-se, nem ser retida. Deve explodir e romper para vencer a carne.

Somos transformados ou transfigurados pela renovação de nossas mentes, e o processamento nunca para. Isso é o que acontece quando passamos o tempo na presença de Deus. Estamos constantemente sendo feitos à Sua imagem. Não podemos permanecer os mesmos que éramos no passado.

Se a glória sempre produz mudanças, agora, entendemos por que muitos cristãos e líderes, como muitos ministérios e igrejas, ainda estão cheios de religiosidade e recusam-se a procurar as manifestações da presença de Deus.

A glória revela verdadeiramente quem são e a entrarem nela, terão de passar por muitas mudanças, incluindo renovar a mente e o caráter dos mesmos, renovar a forma com que adoram, seus estilos de pregação e a duração dos cultos em suas igrejas.

Também terão de remover todas essas estruturas rígidas que impedem o livre fluxo do Espírito Santo.

Para não lidarem com a glória, muitos optam por pregar um evangelho de conformidade em vez de uma transformação.

No Espírito, não se aprende, sabe-se! Com isso em mente, podemos dizer que a transfiguração ou transformação de Jesus demonstra o que podemos experimentar. Isso mostra que estamos no caminho certo para sermos cristãos transfigurados pela glória de Deus.

Ele abriu o caminho para andarmos na glória. Isso não é teoria abstrata ou teologia. É real e pode ser praticada hoje. Está disponível para nós, agora!

Em um dos nossos cultos, enquanto eu cantava, a adoração fluiu. Eu comuniquei ao povo, e deixamos o Espírito Santo fluir livremente. 

Naquele dia, nós adoramos a Deus por uma hora e meia sem parar. De repente, começaram a ocorrer três ondas da manifestação da glória de Deus: a primeira foi a transformação - as pessoas choravam e clamavam a Deus por arrependimento; 

a segunda foi a libertação - as pessoas começaram a ser libertas sem que ninguém as tocassem; a terceira foi de fogo - as pessoas começaram a gritar: "Eu estou queimando!".

Quando eu fiz a chamada para a salvação, muitos foram para o altar. Eu tinha preparado para esse culto uma mensagem sólida, mas, quando a presença de Deus manifestou-se, coloquei os papéis de lado e juntei-me ao povo para adorar, e Sua glória desceu.

No final do culto, as pessoas comentavam as mudanças que haviam experimentado. Foi algo glorioso e fora de qualquer protocolo, formato ou programa que pudéssemos planejar.

Como ocorre a transformação de um Cristão?

(2 Coríntios 3.17 "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade").

Nos versículos anteriores a esse, Paulo compara a glória que Moisés tinha sob a lei com a glória de Jesus no Novo Testamento. A glória da lei foi vista no rosto de Moisés como um brilho temporário.

Mas a glória do Pai é o rosto de Jesus, cuja luz é permanente. A palavra nos ensina que onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. A palavra liberdade vem do grego eleudsería, que significa "liberdade sem restrições, regulamentos, normas, leis e tradições".

Jesus Cristo é o Senhor sobre a Igreja, e o Espírito Santo é o Senhor da igreja. A liberdade dada pelo Espírito Santo capacita-nos a fazer o correto na presença de Deus. Não é uma liberdade de agir como queremos.

(2 Coríntios 3.18 "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor").

Quando a glória de Deus estava no rosto de Moisés, ele usava um véu para que as pessoas não o vissem (2 Coríntios 3.13-16; Êxodo 34.29-35). Essa glória foi temporária. Mas agora temos a liberdade sem restrições.

O véu foi removido, e hoje vemos continuamente a  glória de Deus na face de Jesus, como se estivéssemos olhando um espelho. Cada vez que olhamos para o "espelho", que é Sua Palavra, há um efeito direto e positivo em nosso coração e mente.

Imagine ficar na frente de um espelho que reflete a imagem que é a versão melhorada de si mesmo.  Conforme visto nessa imagem, você começa a ver, no Espírito, como Deus o vê: Sua obra, criada à Sua imagem e semelhança.

Essa experiência faz com que duas coisas aconteçam: (1) você começa a mudar e estar de acordo com a imagem que você vê no espelho, que é a imagem de jesus; (2) você começa a refletir e a demonstrar na frente de outras pessoas a glória que está no seu interior.

Vendo Jesus face a face

Podemos ver Jesus face a face hoje? 

As pessoas sempre querem vê-lo fisicamente, mas ver Jesus é muito mais do que apenas experiência visual. Existem algumas maneiras de ver Jesus.

1. Em visões espirituais

Algumas pessoas viram Jesus em visões espirituais como Ele é descrito nos evangelhos, mas é a minoria. Por exemplo: muitos já me disseram que, durante os nossos cultos, viram Jesus andando comigo na plataforma ou impondo as mãos sobre os enfermos.

Alguns têm visto em outros aspectos da manifestação de Sua glória. Na Bíblia, alguns tinham visões espirituais de Jesus, como João, no Apocalipse (Apocalipse 1.9-31).

2. Nos registros bíblicos

Se você ainda não viu Jesus em uma visão espiritual, pode ver na Bíblia, que registra como Ele andou entre os homens pelas ruas de Jerusalém e pelas montanhas de Judá.

Nas escrituras, podemos ver Jesus pregando o evangelho do Reino, curando os enfermos, libertando os oprimidos pelo diabo, restaurando a vista dos cegos e a audição dos surdos, curando leprosos e ressuscitando mortos.

Saber o que Jesus fez deve procurar uma mudança em nosso coração que nos conduza a fazer o mesmo.

Da mesmo forma, "ver" a ascensão de Jesus dentre os mortos, com poder e autoridade, e sentar-se com o Pai no Seu trono no céu deve produzir em nós uma transformação interior que nos leva a sentir-nos filhos de Deus, como Ele, e assumir a autoridade que Ele exerce no trono.

3. Manifestando Seu poder por intermédio de outras pessoas

Da mesma forma, quando eu vejo Jesus usar outras pessoas - especialmente os fracos e os falhos e, às vezes, os desconhecidos, mas sempre dispostos e cheios de fé - para fazer milagres, sinais e maravilhas, sinto uma transformação tão grande em meu coração que me inspira a fazer o mesmo.

Ver Jesus curar ou libertar o povo por intermédio dos que se animam em crer no poder de Sua ressurreição, o qual é real e é para hoje.

A unção opera em níveis ou medidas, mas a glória opera em dimensões.

Largura e comprimento: expanda os seus olhos espirituais e veja estádios cheios de pessoas que buscam a Deus. Veja milhares de jovens correndo para Jesus. Profundidade e amplitude: estenda os braços e alcance-os... E então toque-o!

Quando a igreja opera a glória, há uma visão espiritual em qualidade e em quantidade. O caráter das pessoas é transformado, o ministério cresce, as finanças e o aumento do tempo só redimidos. Tudo se acelera, e se reduz o tempo de espera.

Isso porque Deus está trabalhando de uma dimensão onde não existem variáveis de tempo, de espaço ou matéria. Em outras palavras, o que levaria dez anos sob a unção só levará um ano, um mês ou, talvez, um dia na glória.

De um dia para outro, Ele pode enriquecer os justos, e estes poderão investir a riqueza deles no Reino. Lembre-se dos muitos escravos judeus que viveram no Egito por 400 anos. A maioria deles era roubada no tempo e no trabalho, além de ser pobre e sem terra.

Deus, porém, deu-lhe graça e favor perante os egípcios, para que aqueles que antes oprimia lhe desses suas riquezas em ouro, prata e roupas (Êxodo 12.35-36 "Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e roupas.
E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios.").

Da mesma forma, se, na unção, um pastor leva cinco anos para ter uma congregação de duas centenas de membros, sob a glória, ele pode levar um dia para ter mil, como aconteceu no dia de Pentecostes, quando três mil almas foram adicionadas à igreja em um dia (Atos 2).

Deus fará o mesmo por seu povo hoje. O tempo é agora. Você também pode entrar em uma nova dimensão de glória. Quando isso acontecer, você notará que a glória não é somente uma experiência para desfrutar sem que uma transformação aconteça em sua vida.

Você poderá ministrar a outras pessoas de maneira inacreditável. Jesus ensinou-nos a orar, dizendo "Pai nosso", e não "meu Pai".

Jesus Cristo veio à terra para mostrar-nos como levar aos outros a salvação, a santidade e a libertação, como filhos.

Seremos transformados conforme a Sua imagem em todo o esplendor, de glória em glória (2 Coríntios 3.18 "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor").

Que Deus te abençoe, te guarde e te dê a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...