Translate

2 Samuel 21- Fome em Israel, e a sua causa / 2 Samuel 23 - As últimas palavras de Davi





Introdução:

Fome em Israel, e a sua causa

Não sabemos quando aconteceram os três anos de fome relatados aqui, assumindo-se que foi pouco depois de Davi assumir o reino de Israel, depois da morte do rei Saul, pois vieram em conseqüência da ação de Saul.


(2 Samuel 21.1 ''E houve nos dias de Davi uma fome de três anos consecutivos; e Davi consultou ao SENHOR, e o SENHOR lhe disse: É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas.'' ).
Séculos antes, sem consultar o SENHOR, Josué e os príncipes de Israel haviam feito um voto solene, em nome do SENHOR, de conservar a vida dos gibeonitas (Josué 9.15-19 ''E Josué fez paz com eles, e fez um acordo com eles, que lhes daria a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento. E sucedeu que, ao fim de três dias, depois de fazerem acordo com eles, ouviram que eram seus vizinhos, e que moravam no meio deles. Porque, partindo os filhos de Israel, chegaram às cidades deles ao terceiro dia; e suas cidades eram Gibeom e Cefira, e Beerote, e Quiriate-Jearim. E os filhos de Israel não os feriram; porquanto os príncipes da congregação lhes juraram pelo SENHOR Deus de Israel; por isso toda a congregação murmurava contra os príncipes. Então todos os príncipes disseram a toda a congregação: Nós juramos-lhes pelo SENHOR Deus de Israel, pelo que não lhes podemos tocar.'' ).
Saul havia procurado destruí-los, assim quebrando esse voto. Por ser ele o rei, todo o povo se tornara responsável e estava sendo castigado. Ao ser consultado por Davi, o SENHOR lhe disse que havia culpa de sangue sobre Saul e sobre a sua família, por haver ele matado os gibeonitas.
Era necessário satisfazer a justiça, e Davi perguntou aos gibeonitas que resgate queriam do povo de Israel, a "herança do SENHOR", para satisfazê-los (2 Samuel 21.3 ''Disse, pois, Davi aos gibeonitas: Que quereis que eu vos faça? E que satisfação vos darei, para que abençoeis a herança do SENHOR?'' ). 
Os gibeonitas disseram que nada queriam do povo de Israel, mas como a ofensa vinha de Saul (já morto), pediam que lhe dessem sete dos seus descendentes para que os enforcassem diante do SENHOR                          (2 Samuel 21.5-6 ''E disseram ao rei: O homem que nos destruiu, e intentou contra nós de modo que fôssemos assolados, sem que pudéssemos subsistir em termo algum de Israel, De seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao SENHOR em Gibeá de Saul, o eleito do SENHOR. E disse o rei: Eu os darei.'' ).
Davi então lhes deu os dois filhos que Saul teve com sua concubina Rispa e cinco netos de Saul, filhos de sua filha Merabe. Merabe era a filha mais velha de Saul e deveria ter sido dada como mulher a Davi                                    (1 Samuel 18.19 ''Sucedeu, porém, que ao tempo que Merabe, filha de Saul, devia ser dada a Davi, ela foi dada por mulher a Adriel, meolatita.'' ). 
Os gibeonitas os enforcaram (2 Samuel 21.9 ''E os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o SENHOR; e caíram estes sete juntamente; e foram mortos nos dias da sega, nos dias primeiros, no princípio da sega das cevadas.'' ).
A dedicação de Rispa aos corpos dessas vítimas, permanecendo junto deles sobre uma penha dia e noite comoveu Davi (2 Samuel 21.10 ''Então Rispa, filha de Aiá, tomou um pano de cilício, e estendeu-lho sobre uma penha, desde o princípio da sega até que a água do céu caiu sobre eles; e não deixou as aves do céu pousar sobre eles de dia, nem os animais do campo de noite.'' ), que então mandou buscar os ossos de Saul e Jônatas e os enterrou com os corpos dos enforcados na sepultura de Quis, pai de Saul                  (2 Samuel 21.12 ''Então foi Davi, e tomou os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas seu filho, dos moradores de Jabes-Gileade, os quais os furtaram da rua de Bete-Sã, onde os filisteus os tinham pendurado, quando feriram a Saul em Gilboa.'' ). 
Depois disto Deus se tornou favorável para com a terra                              (2 Samuel 21.14c ''...e depois disto Deus se aplacou com a terra.'' ).
Quatro Guerras contra os filisteus
Temos em seguida um relato dos quatros gigantes entre os filisteus que Davi e os seus homens enfrentaram e venceram.

Depois de Davi ser quase morto pelo primeiro, seus homens juraram que ele nunca mais sairia com eles para a guerra (2 Samuel 21.17 ''Porém, Abisai, filho de Zeruia, o socorreu, e feriu o filisteu, e o matou. Então os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel.'' ), indicação que isto aconteceu quando ele já estava ficando velho.


As últimas palavras de Davi
O primeiro versículo introduz as últimas palavras inspiradas de Davi, em forma de poesia                              (2 Samuel 23.1  ''E estas são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel.'' ). 
Encontramos aqui quatro declarações:
Davi era filho de Jessé: Jessé era um camponês, fazendeiro em Belém e Davi o seu oitavo filho. Sua origem era humilde.
Davi era o homem que foi levantado: pela graça de Deus ele se tornou o rei de Israel, o trono ficou com a sua descendência, dele séculos mais tarde procedeu o Messias, e ele reinará sobre Israel durante o milênio.
Concernente ao ungido do Deus de Jacó: Davi fora ungido para ser rei. Mas a poesia que se segue fala profeticamente do Ungido de Deus, o Messias.
Do suave salmista de Israel: mais do que a sua vida notável e tempestuosa, Davi é lembrado pelas palavras dos seus salmos. A música original se perdeu através dos tempos. Música tocada em instrumentos para ser cantada com salmos e hinos contribui maravilhosamente para a beleza da adoração.
Iniciando com a descrição do governador ideal, o Messias, que "é como a luz da manhã, quando sai o sol, como manhã sem nuvens, cujo esplendor, depois da chuva, faz brotar da terra a erva", neste poema Davi profeticamente faz entrever que por causa da sua aliança com Deus, o Messias virá da sua descendência, donde lhe virá a salvação. Termina com o juízo sobre os "filhos de Belial", os rebeldes, quando Ele assumir o seu reinado.
Em seguida temos o rol dos homens valentes de Davi (2 Samuel 23.8-39). Nota-se a ausência de Joabe, decerto por sua malignidade ao matar Abner e Amasa traiçoeiramente, e o indefeso Absalão.
Os atos de heroísmo desses homens são lembrados perpetuamente na Escritura Sagrada. Isso nos lembra que também tudo aquilo que fazemos na obra do Senhor Jesus Cristo, a coragem e a fé que demonstramos através das provas e aflições, e a nossa fidelidade a Ele em nossa luta contra as hostes das trevas estão sendo registrados nos céus, e receberemos nosso galardão no tribunal de Cristo, 

depois do arrebatamento da Sua igreja (2 Coríntios 5.10 ''Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.'' ).

Que Deus te abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...