Translate

O dilúvio #Novela Gênesis | Capítulo 7



Arca de Noé

A história da Arca de Noé e do Dilúvio surgiu originalmente no oriente médio, o mesmo local aonde nasceram o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. Surge Narrada na Bíblia e no Corão. O relato de um acontecimento catastrófico decorrido no início da história da humanidade, não muito depois da criação.

De acordo com a bíblia os descendentes de Adão e Eva se desviaram da vontade de Deus, de modo que a corrupção tomava conta de toda a terra. 

(Gênesis 6.5-8 “Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor”).

Na bíblia a data do dilúvio é 2348 A.C. exatamente 1652 anos após a criação da terra no ano de 4000 A.C. e o relato atesta que Deus avisou Noé 100 anos antes de ocorrer o dilúvio, quando Noé tinha aproximadamente 500 anos de idade, ou seja, quando o dilúvio começou Noé tinha 600 anos de idade.

Cada centímetro da Arca foi informado por Deus a Noé, precisamente cada dimensão, altura, largura, etc...

Nos últimos cem anos, pesquisadores, arqueólogos, geólogos e historiadores foram ao Oriente Médio a procura de vestígios da Arca que hoje em 2010 teria exatamente 4358 anos de existência.

A bíblia não é precisa quanto a localização final da Arca após o dilúvio, diz apenas que a Arca repousou no alto das montanhas Ararat. Ararat era uma região, um antigo reino chamado Urartu. O monte Ararat fica localizado na Turquia Oriental.

Algumas partes a destacar:

  • Noé consegue encontrar Cam e Tali na saída de Enoque. Naamá só fica calma quando vê sua família chegando na arca. Tali percebe que errou e pede perdão a todos por ter saído de casa para visitar Enoque.

  • O povo de Enoque acredita se tratar de uma chuva temporária e seguem com suas festas. Uma forte tempestade, no entanto, assusta as pessoas, que cobram uma atitude de Zeno. O dilúvio começa e Zeno decide fugir da cidade para tomar a arca de Noé.

  • Noé, sua família e os animais já estão acomodados na embarcação, quando a tempestade aumenta. Zeno e os moradores de Enoque sobe até a porta e tentam invadir a arca de todas as formas. Enquanto os filhos temem o pior, Noé se mantém calmo e pede que tenham fé em Deus! 

  • Após meses dentro da arca, Noé envia uma pomba para descobrir se as águas haviam diminuído sobre a Terra. Com a resposta negativa, ele aguarda mais um tempo e volta a soltar o bichinho: dessa vez, a pomba voltou com uma folha em seu bico.

  • Anos depois do dilúvio, Deus conversa com Noé e avisa que pode desembarcar na Terra com sua família e os animais. Ao abrir a porta e ver um forte arco-íris invadir a arca, todos se emocionam com o recomeço!

Antes finalizar esta postagem, quero deixar claro que por mais injustas e más essa gente foi, não foi nada fácil para Deus esse acontecimento.


(“Desejaria Eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor Deus; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?” Ezequiel 18.23)


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...