Translate

Será que é de Deus?





A pergunta que não quer calar entre os jovens que escolheram esperar em Deus: como saberei que é a pessoa certa? Pensando em esclarecer melhor este assunto podemos aqui destacar alguns princípios que podem nortear essa escolha tão importante em nossas vidas. Não há uma regra específica nem uma fórmula mágica para escolher um futuro cônjuge, mas há alguns pontos que precisamos observar, hoje comentarei dois deles:

1. Crer no mesmo Deus

Uma das coisas que Deus, desde os tempos antigos, alertava ao povo era de que não se casassem com povos que não serviam a Ele. Isso porque haveria uma grande possibilidade do povo ser influenciado por outras crenças até que abandonassem ao Senhor por completo. 

Hoje em dia chamamos isso de Jugo desigual que acontece quando pessoas crentes se relacionam com pessoas descrentes. Sinceramente não sei até que ponto, uma pessoa que anda com Deus e decide se relacionar conforme os padrões desse mundo, realmente tem um relacionamento com Deus. É tão óbvio que o jugo desigual é um perigo na vida do cristão...

Mas todos os dias tem pessoas cristãs caindo nas armadilhas do inimigo, por causa da carência, da solidão e, principalmente, do esfriamento espiritual. É muito mais fácil você sair dos caminhos do Senhor, do que trazer a outra pessoa para Deus. 

Uma das maiores estratégias do inimigo na sua vida é colocar a pessoa errada na sua vida para que todos os planos do Senhor sejam frustrados, ou pelo menos atrasados. Até já vi histórias de pessoas que conseguiram trazer outra para os caminhos de Deus, mas para que isso aconteça é preciso ter muita paz de Deus no coração. Se você se sente inquieto, ansioso e com medo, isso sinaliza perigo.

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.”

(2 Coríntios 6.14-16)


2. Caráter transformado

Você vai casar com alguém para o resto da sua vida. Imagine só estar com alguém que é um enganador, mentiroso, falso crente. Fica complicado. Um caráter transformado é um requisito fundamental para um relacionamento saudável. Mas como percebemos isso numa pessoa? Observando. Se a pessoa realmente tiver uma vida com Deus, os frutos do Espírito Santo estarão presentes em sua vida. 

Não significa que precisamos de uma pessoa perfeita, até porque essa nem existe. O que precisamos é de alguém que tenha um coração moldável, disposto a ser mudado pelo Espírito Santo. Uma pessoa pode até errar, mas ao ser confrontada em suas falhas seja pela liderança, por um amigo ou por Deus, ela busca refletir e mudar. Isso sinaliza que ela tem um caráter transformado.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”

(Gálatas 5.22-23)

Todos as outras questões que fazem parte da vida de um casal vão se adaptando quando esses dois requisitos estão presentes. São duas coisas que você não pode abrir mão: casar com uma pessoa verdadeiramente cristã e que tenha um bom caráter. Cabe a você desenvolver um relacionamento íntimo com Deus a fim de ter uma visão ampliada e não cair em ciladas.

Quer se aprofundar mais sobre esse assunto leia esses artigos:

  • A pessoa Certa! Como saber se é a pessoa certa de Deus para minha vida?

  • Estar solteiro não é estar disponível a qualquer um. Amar é esperar, é se guardar. 


  • Porque você quer um(a) namorado(a)


  • Esperar em Deus , não é perda de tempo!


Que Deus possa através dessas mensagens vir te conduzir e te dar uma visão, daquilo que deve e não deve ser feito, pois nos dias atuais tudo esta difícil, o certo tornou errado, e o errado se tornou certo, mas ainda existem aqueles que não se compram por coisas deste mundo, não trocam aquilo que será eterno por coisas passageiras dessa vida, tome muito cuidado, porque quando o inimigo vem, ele vem com o melhor, parece ser bom, mas só parece, se esta em dúvida quanto se é de Deus ou não, peça direção a Deus. 

Busque a ele, fale com ele, Deus ele esta com os ouvidos atentos prontinho para te responder, não haja pelo coração, pela sua emoção, pelos seus sentimentos, pois eles podem nos enganar, cuidado para você não perder o que é de mais valioso em sua vida, li um livro (E AGORA O QUE FAZER?) esses dias que fala muito sobre relacionamentos. 

Irmãos com dúvidas referentes a vários assuntos, e Pastor e psicólogo Jamiel de Oliveira respondia as perguntas desses irmãos, que fala sobre Vida emocional, sentimental, e sexual, espiritual e familiar, um livro muito bom, recomendo a todos que tem dúvidas sobre esses assuntos, assim como tirou muitas dúvidas minha concerteza irá tirar muitas dúvidas suas também.

Quero te dizer uma coisa não se deixe se levar com coisas deste mundo, se guarde, se valorize, inda que o mundo esta todo corrompido e perdido, não venha se contaminar com as coisas deste mundo, peça forças a Deus, esteja sempre buscando a sua presença, um versículo que eu acho muito profundo na bíblia e que eu venho vivido ultimamente em minha vida ''Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas''.

Não tem coisa melhor do que buscar a Deus em primeiro lugar das nossas vidas, se derramar na presença dele, buscar a sua justiça, e quanto a demais ''COISAS'' vos serão acrescentadas, você pode me perguntar: 
Mais o que quer dizer COISAS ?

São palavras de Jesus, o que ele quer dizer: ''Busque primeiro a mim'', ame mais a mim do que tudo nessa terra, não deixe seu coração se desviar de mim com coisas deste mundo, ''busque minha justiça'', a justiça do homem é falha, mais a minha não, ''e quanto as demais COISAS'', dinheiro, riquezas, saúde, felicidade, um(a) namorado(a), um(a) esposo(a), um filho, um emprego, uma faculdade, um carro, uma casa, isso tudo te darei, mais busque primeiramente a mim diz Jesus.

Uma coisa tenho aprendido com meu pastor um homem usado poderosamente por Deus, e que tenho muito aprendido muito com ele, ele diz: Enquanto as coisas do mundo tiver batendo mais forte em seu coração do que as coisas de Deus ele não vai te dar, quando Deus for o centro de sua vida, quando ele for seu foco, e aquilo que você tanto queria não for mais prioridade, ai sim Deus te dará.

Não preciso dizer mais nada néh, meu querido e minha querida, depois de uma palavra dessa, benção de Deus, claro que depois de uma palavra dessa, eu me coloquei no lugar, estava cego, estava amando coisas dessa vida mais do que a Deus, meu coração estava me enganando, mais quando decidi colocar meu coração, minhas angústias, minhas necessidades, minhas vontades nas mãos de Deus e deixar ele trabalhar, tudo começa a fluir, a dar certo.

Não busque a Deus por interesse, nem por bens materias, busque a ele todos os dias da sua vida, porque ele é amor, porque Deus é tudo nessa vida, ele tem o melhor para sua vida, só não tente ultrapassar o tempo de Deus, tudo chega na hora certa e no momento certo.

Pare um pouco de agir com suas forças e deixa Deus agir por você, para de correr um pouco atrás da sua benção e deixa ela correr atrás de você, se for de Deus a benção vem, se não vir é porque não era de Deus!


       Que Deus te Abençoe Grandemente!

2 Samuel 16 - Davi é enganado por Ziba e amaldiçoado por Simei / Cuidado o espírito de engano!








Introdução:

O espírito de Ziba é o espírito de engano. Mefibosete, por ser filho de Jônatas, recebeu do rei Davi toda honra (II Samuel 9.1-13). Davi lhe restitui a honra, a dignidade e os bens que pertenciam a Jônatas e a Saul. 

Dá-lhe uma posição de destaque e honra em Jerusalém. Passa a ter herança e a sentar-se à mesa do rei. Entretanto, havia um servo dele que se chamava Ziba. Satanás coloca nele um espírito de engano e ele passa a desejar aquilo que era de Mifibosete.

Este espírito de engano se manifesta (II Samuel 16.1-4). Quando Davi fugia de Jerusalém, porque Absalão havia lhe tomado o reino, Ziba aparece e lhe faz um discurso maravilhoso, oferecendo jumentos, vinhos e trigos, todas estas coisas para servir. Mas era um oportunismo demoníaco. Mefibosete era quem havia preparado todas estas coisas para ir junto com Davi. Por ser aleijado, coxo, manco, não poderia subir sozinho na sua montaria. 

Então, Ziba o deixa para trás e leva para Davi para enganá-lo e receber a graça do rei e roubar Mefibosete. Este espírito de engano, que cairá hoje em sua vida, não é fácil de ser identificado, pois age quando não podemos pensar nem imaginar. Ele se manifesta em ocasiões de guerra. 

Quando você está na guerra, este espírito se manifesta, quando você está no meio de grandes decisões na sua vida e se manifesta quando você está passando por fragilidades em sua vida sentimental, pessoal ou ministerial. Davi estava em momento difícil de sua vida. Este espírito manifesta para destruir Mefibosete, que significava aliança. Satanás queria roubar a ele e romper a aliança. No pior dia de sua vida, este espírito se manifestou em Davi.

Este espírito se manifesta:

1º) Através do poder da língua (Salmos 120.1-4 ''Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu. SENHOR, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora. Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora? Flechas agudas do poderoso, com brasas vivas de zimbro.'' ). 

Línguas enganadoras são as setas do maligno e brasas vivas que queimam. São os poderes malditos da língua. Leia Tiago 3.1-10. 

O poder da língua é a manifestação do espírito de engano e faz com que satanás venha agir. O dom da palavra pode ser usado para construir ou destruir. A língua pode ser uma grande benção ou uma grande maldição. A língua do servo de Deus, porém, precisa ser santificada para a edificação e a construção e, assim, seja um instrumento para abençoar . 

Quando diabo usa a língua desassocia a pessoa do pensamento espiritual. A pessoa que é usada por sua língua não está falando através do Espírito Santo de Deus. Satanás usa a língua humana e faz aquilo que ele não pode fazer, ou seja, não tem voz, mas se torna audível através das línguas dos homens e usando o espírito de engano. Precisamos, portanto, refrear nossa língua e falar espiritualmente, pois, quem fala espiritualmente não tem precipitação, e quando recebe a benção, ela entra no seu espírito. 

Muitas vezes, recebemos a palavra do engano e, por não discerni-la, causa destruição na sua vida. Precisamos aprender a palavra de Deus, que é certa e correta em nossa vida, para nos abençoar. Deus tocou em Isaías na língua, nos lábios, para que fosse santificado e profetizasse sobre o Messias. Ziba queria que Davi destruísse a Mefibosete, que rompesse a aliança.

2º) Se manifesta através dos roubos dos valores espirituais. (Malaquias 1.14 ''Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios.'' ); 

(Malaquias 3.9 ''Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.'' ). O espírito do engano traz a falta de consciência espiritual. 

Muitas pessoas servem a Deus inconsequentemente e são enganados. Como Sansão que foi enganado e entregou seu ministério a Dalila. Ver Adão e Eva. Satanás vem para roubar, matar e destruir. Este poder de língua vem trazer o roubo das coisas espirituais. 

Mefibosete teve honra de Davi porque era espiritual. Agora, Ziba queria roubar os valores espirituais. O diabo não quer roubar seu carro, sua casa, suas coisas materiais, mas quer roubar sua aliança com Deus, seu ministério, seu chamado e sua constituição. 

Quando ele rouba as coisas espirituais ele o põe debaixo de maldição e derruba em todas as outras coisas. Por isso, o roubo das coisas espirituais vem através do engano. Ziba não queria mais ser servo de Mefibosete. Deu vazão a esse espírito e roubou-lhe os seus valores espirituais. 

Deus quer usá-lo e fazer a obra através de sua vida; o diabo quer roubar o seu ministério e sua posição, através do espírito de engano. Não permita ser enganado por este espírito de engano.

3º) Vem através da religiosidade. (I Timóteo 4.1 ''Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;'' ). Muitos se esfriaram na fé por ouvirem espíritos enganadores. 

O diabo quer que você aceite o espírito de religiosidade. O espírito de Ziba veio com toda a religiosidade contra Davi. Ziba, mesmo reconhecendo Davi como rei, na verdade queria roubar Mefibosete e enganar a Davi. O espírito de religiosidade fala uma coisa mas a intenção é outra. O poder de Deus só se manifesta na verdade e o religioso não aceita isso. Por isso, toda palavra da religiosidade será quebrada na sua vida. Neste ano de Davi, o espírito do engano precisa ser denunciada na sua vida.

Para vencer o espírito do engano:

1º) Quebrantamento no altar. (II Samuel 19.24 ''Também Mefibosete, filho de Saul, desceu a encontrar-se com o rei, e não tinha lavado os pés, nem tinha feito a barba, nem tinha lavado as suas vestes desde o dia em que o rei tinha saído até ao dia em que voltou em paz.'' ). 

Mefibosete não cortou a barba, não se alimentou nem se cuidou de seus pés. Quando Davi teve a vitória e voltou para Jerusalém, encontrou Mefibosete, todo sujo, barbudo e os pés infeccionados. Davi olhou para ele e Mefibosete disse que esperou a volta dele e se quebrantou. 

A igreja está quebrantada esperando a volta do rei. O quebrantamento denuncia o espírito de engano. Por isso, os humilhados serão exaltados. A sua vida no altar e o seu quebrantamento trará a glória da segunda casa para sua vida. Quebrantamento traz a verdade; a arrogância a queda.

2º) Denunciar o espírito de Ziba. (II João 1.7-8 ''Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.'' ). 

Tome cuidado para não perder aquilo que você ganhou com esforço e não perder a recompensa. O espirito enganador está agindo no mundo. Mefibosete foi até o rei e denunciou o engano de Ziba. 

(Mateus 24.11 ''E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.'' ). Você não pode aceitar o engano na sua vida.

3º) Quebrar as armações. O espírito de engano vive do engano. (Gênesis 3.13 ''E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.'' ): Satanás – no qual vive todos os espíritos malignos – fez uma grande armação através do espírito de engano. 

(Provérbios 12.5 ''Os pensamentos dos justos são retos, mas os conselhos dos ímpios, engano.'' ): os conselhos fora da palavra e os conselhos que você ouve daqueles que não servem a Deus são armações contra a sua vida. O conselho do ímpio é armação e engano. 

(Romanos 3.10-14 ''Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura.'' ): são as armações do inferno. 

(Lucas 12.2 ''Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.'' ): nada que está encoberto que seja revelado. 

Há uma armação deste espírito contra sua vida. Ziba queria ser o que não era por isso deu espaço para esta malignidade. Toda a armação deste espírito contra a sua vida cairá em sua vida.

Hoje é o dia que o rei voltou a Jerusalém. É o dia da verdade. Neste dia manifesta o poder de Deus! O rei voltou para Jerusalém. 

Aconteceu três coisas com Mefibosete que também acontecerão com você:                  

1º) Restituição. Mefibosete teve tudo de volta e Ziba foi envergonhado. Restituição com vitória e pelo caminho da verdade. Restituição de tudo o que o espírito do engano tirou. 

2º) Reconhecimento. Davi teve que reconhecer ao filho de seu amado Jônatas. Tudo aquilo que o diabo roubo do reconhecimento de um servo de Deus, o Senhor declara que você é herdeiro e co-herdeiro de todas as bençãos espirituais; você tem o direito de ser abençoado, de se assentar à mesa do rei, de tudo o que Jesus ganhou na cruz do calvário. 

3º) Livramento. (II Samuel 21.6-7 ''De seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao SENHOR em Gibeá de Saul, o eleito do SENHOR. E disse o rei: Eu os darei. Porém o rei poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do SENHOR, que entre eles houvera, entre Davi e Jônatas, filho de Saul.'' ): Davi precisava de oferecer sete pessoas de linhagem real para cessar a praga. Davi não enviou Mefibosete, antes o livrou. Aquilo que seria desígnio de morte transforma-se em marca de livramento. O espírito de engano não conseguiu despertar o ódio do rei contra Mefibosete. 

De tudo o que o diabo fez contra sua vida despertará o mal contra sua vida; de tudo aquilo que você foi manipulado por este espírito de engano, o Senhor não imputará mal contra você e o livrará. 


                        Que Deus te Abençoe!

2 Samuel 17 - A vitória do exército de Davi sobre o de Absalão / 2 Samuel 18 - Absalão fica suspenso de uma árvore e Joabe mata-o



Absalão usurpa o trono em Jerusalém


Absalão entrou com os seus homens em Jerusalém, que havia sido desocupada pelo seu pai, o rei Davi. Também estava com ele Aitofel, o conselheiro de Davi que se tornara traidor.

Em Jerusalém veio a ele Husai, amigo de Davi, saudando-o como se o aceitasse como novo rei. Absalão ficou surpreso, mas ficou satisfeito com a explicação que Husai ofereceu para sua mudança de lealdade, ou seja, que ele era fiel ao homem a quem Deus e o povo haviam escolhido (que era Davi, mas Absalão pensou que se referia a ele próprio). O resto da declaração de Husai também era ambígua mas Absalão não percebeu.

A primeira providência que Aitofel recomendou foi que Absalão coabitasse com as concubinas de Davi à vista de todo o povo. Esta torpeza já havia sido prevista pelo profeta Natã (2 Samuel 12.11 ''Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.'' ), completando-se assim a profecia que ele havia feito sobre as conseqüências do pecado de Davi contra Urias.

Coabitar com uma concubina real podia ser interpretado como um insulto, uma declaração de igualdade ao rei, um ato de traição, ou mesmo uma reivindicação ao trono. Aqui Absalão publicava que tudo o que era do rei Davi agora pertencia a ele.

A confiança de Davi e agora de Absalão na sabedoria dos conselhos de Aitofel era tão grande que era como se Deus estivesse falando através dele - mas ele não era profeta de Deus. 

Davi havia orado a Deus para que o conselho de Aitofel fosse confundido (2 Samuel 15.31 ''Então fizeram saber a Davi, dizendo: Também Aitofel está entre os que se conjuraram com Absalão. Pelo que disse Davi: O SENHOR, peço-te que torne em loucura o conselho de Aitofel.'' ), e foi isso o que aconteceu no seu próximo conselho a Absalão.

Aitofel aconselhou Absalão a permitir que ele reunisse um exército de doze mil homens para perseguir Davi naquela mesma noite, aproveitando-se da desvantagem em que ele se encontrava com o cansaço da retirada. Davi não teria tempo para organizar a sua defesa, seus homens debandariam, e ele seria facilmente apanhado e morto por Aitofel, deixando de ser um empecilho ao reinado de Absalão. Absalão e todos os anciãos de Israel gostaram da proposta, mas Absalão quis primeiro ter a confirmação de Husai.

Husai declarou que a estratégia de Aitofel seria desastrosa, porque Davi era um homem de guerra e não passaria a noite com o povo; sem dúvida já prevendo uma perseguição ele teria colocado emboscadas pelo caminho e estaria ele próprio de espreita escondido nalguma cova ou em qualquer outro lugar com seus homens. Ele dispunha de homens valorosos e hábeis na batalha que poderiam dizimar o exército de Aitofel, provocando uma derrota que seria o fim do reinado de Absalão.

O conselho de Husai foi que Absalão convocasse todo o povo (com isso ele significava os homens que podiam ir à batalha) para formar um exército poderoso, e que o próprio Absalão dirigisse esse exército formidável para esmagar Davi e todos os seus homens.

Absalão gostou da idéia, decerto porque apelava à sua vaidade: ele teria as honras da vitória do seu exército; os demais homens de Israel também gostaram, decerto porque iriam em número muito maior, o que lhes daria mais probabilidade de vencer. Mas foi o SENHOR que ordenara que fosse dissipado o bom conselho de Aitofel, para que o mal sobreviesse contra Absalão.

Husai contou aos sacerdotes Zadoque e a Abiatar o que havia acontecido, e mandou que avisassem a Davi que não permanecesse nos vaus do deserto, mas que passasse imediatamente para o outro lado do rio Jordão para que ele e todo o povo que com ele estava não fosse destruído. Davi provavelmente não imaginava que Absalão chegasse a promover uma guerra contra ele.

Zadoque e Abiatar enviaram essa mensagem a Davi usando seus filhos Jônatas e Aimaás, que quase foram apanhados por uma patrulha de Absalão, mas escaparam depois de serem escondidos em um poço por uma mulher.
Davi imediatamente durante a noite atravessou o Jordão com o povo que estava com ele, e continuou até a cidade de Maanaim.

Aitofel, humilhado porque o seu conselho não havia sido aceito, retirou-se para a sua cidade, acertou seus negócios e suicidou-se (2 Samuel 17.23 ''Vendo, pois, Aitofel que se não tinha seguido o seu conselho, albardou o jumento, e levantou-se, e foi para sua casa e para a sua cidade, e deu ordem à sua casa, e se enforcou e morreu, e foi sepultado na sepultura de seu pai.'' ). Novamente foi como Judas Iscariote fez mais tarde.

Absalão persegue e entra em combate contra Davi

Reunindo o seu exército formidável, Absalão o pôs em marcha para destruir Davi e os seus homens, atravessou o rio Jordão e acampou na terra de Gileade. 

Ao que se saiba, Absalão não tinha experiência de guerra, portanto nomeou como general o seu primo Amasa (a mãe de Amasa, Abigail, era meio-irmã de Davi), filho de certo homem chamado Itra, um ismaelita (2 Samuel 17.25 ''E Absalão constituiu a Amasa em lugar de Joabe sobre o arraial; e era Amasa filho de um homem cujo nome era Itra, o israelita, o qual possuíra a Abigail, filha de Naás, irmã de Zeruia, mãe de Joabe.'' ).

Davi foi bem recebido, com o seu povo, em Maanaim, onde foi presenteado com provisões de trigo, cevada, farinha, grãos torrados, favas e lentilhas, mel, coalhada, ovelhas e queijos por Sobi, filho de Naás, de Rabá, dos filhos de Amom, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita, de Rogelim. 

Maquir foi o mesmo que havia cuidado de Mefibosete, filho de Saul, antes do rei Davi acolhê-lo em sua própria casa (2 Samuel 9.4 ''E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.'' ).

O adiamento do combate, conseguido mediante o conselho dado a Absalão por Husai, permitiu a Davi e aos seus homens descansarem e organizarem-se para a batalha. Davi os contou e nomeou capitães de mil e capitães de cem para os comandar, e dividiu o exército em três divisões iguais, comandados por seus generais: seus sobrinhos os irmãos Joabe e Abisai, e Itai o geteu (filisteu), assim recompensado por sua fidelidade. Eram militares veteranos, já bem provados junto com Davi em guerras anteriores.

Davi quis combater com eles, mas foi persuadido a ficar na cidade, porque o motivo da batalha era a sua pessoa, e se ele morresse toda a causa estaria perdida. Seria melhor que ele desse o seu apoio ao exército a partir da cidade.

A grande preocupação de Davi era a segurança do seu filho rebelde, e agora o seu maior inimigo, Absalão. Ele recomendou aos seus generais que, por amor dele próprio, tratassem com brandura esse seu filho. Todo o povo ouviu 
(2 Samuel 18.5 ''E o rei deu ordem a Joabe, e a Abisai, e a Itai, dizendo: Brandamente tratai, por amor de mim, ao jovem Absalão. E todo o povo ouviu quando o rei deu ordem a todos os capitães acerca de Absalão.'' ).

A batalha

Havia uma grande floresta ao leste do rio Jordão, da qual fazia parte o bosque de Efraim, nas proximidades de Maanaim. Para alcançar Maanaim, o exército de Absalão tinha que atravessar essa floresta, e foi ali que o exército de Davi foi enfrentá-lo.

Embora o exército de Absalão fosse muito superior em número, a pouca experiência dos seus combatentes e os obstáculos que a floresta apresentava fez com que fossem derrotados, com a perda de vinte mil homens ( 2 Samuel 18.7 ''E ali foi ferido o povo de Israel, diante dos servos de Davi; e naquele mesmo dia houve ali uma grande derrota de vinte mil.'' ). 

O bosque de Efraim, naquele dia, consumiu mais gente do que a espada (2 Samuel 18.8 ''Porque ali se derramou a batalha sobre a face de toda aquela terra; e foram mais os do povo que o bosque consumiu do que os que a espada consumiu naquele dia.'' ).

Absalão deu de encontro com alguns dos soldados de Davi e num movimento precipitado ficou preso pela cabeça nos ramos espessos de um carvalho enquanto o mulo em que montava escapou de debaixo dele, deixando-o pendurado (2 Samuel 18.9 ''E Absalão se encontrou com os servos de Davi; e Absalão ia montado num mulo; e, entrando o mulo debaixo dos espessos ramos de um grande carvalho, pegou-se-lhe a cabeça no carvalho, e ficou pendurado entre o céu e a terra; e o mulo, que estava debaixo dele, passou adiante.'' ). 

Os soldados não tocaram nele, por causa das instrurções que o rei havia dado, mas um deles foi avisar Joabe ( 2 Samuel 18.10 ''O que vendo um homem, fez saber a Joabe, e disse: Eis que vi a Absalão pendurado num carvalho.'' ). 

Joabe se indignou porque eles não haviam matado Absalão, foi para lá ele próprio e os dez mancebos que levavam as armas de Joabe os matou (2 Samuel 18.14-15 ''Então disse Joabe: Não me demorarei assim contigo aqui. E tomou três dardos, e traspassou com eles o coração de Absalão, estando ele ainda vivo no meio do carvalho. E o cercavam dez moços, que levaram as armas de Joabe. E feriram a Absalão, e o mataram.'' ). 

Em seguida suspendeu a batalha e os homens de Absalão que haviam sobrevivido fugiram para suas casas (2 Samuel 18.16-17c '' 16 - Então tocou Joabe a buzina, e voltou o povo de perseguir a Israel, porque Joabe deteve o povo. 17c  e todo o Israel fugiu, cada um para a sua tenda.'' ).

O corpo de Absalão foi lançado em uma grande cova e levantaram sobre ele um grande montão de pedras (2 Samuel 18.17 ''E tomaram a Absalão, e o lançaram no bosque, numa grande cova, e levantaram sobre ele um mui grande montão de pedras;...'' ). 

Mas Davi se lamentou amargamente pela morte de Absalão 
(2 Samuel 18.33 ''Então o rei se perturbou, e subiu à sala que estava por cima da porta, e chorou; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!'' ).

Na próxima postagem um resumo do capítulo de 2 Samuel 18.19 ao 33        '' Davi, sabendo da morte de Absalão, chora amargamente''.

                                                                                                                                                                  Que Deus te Abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...