Translate

A história da Mesopotâmia #Novela Gênesis | Capítulo 40

 



Assim como Morabi, que fez de tudo para tomar o lugar de Kissare, existia competitividade entre os reis e sacerdotes?


Sim, havia e muito. O antigo estado mesopotâmico e a história da Mesopotâmia como um todo foram moldados por conflitos e lutas.


Os reis da Mesopotâmia não eram todo-poderosos, pois suas influências eram contidas pelos poderes locais e por outras instituições que surgiam quando o poder central se enfraquecia de alguma forma.


Os sacerdotes eram quem equilibravam esse jogo e, por muitas vezes, competiam entre si ou com o próprio rei.


Um exemplo é o do rei Urukagina de Lagash (atual cidade de Tello, no Iraque) que reinou no século 24 a.C. Para limitar o poder do templo e de outros proprietários de terras influentes, ele confiscou grandes extensões de terras agrícolas e as dedicou ao deus Ningirsu e à deusa Ba'u.


Embora essas terras estivessem “em posse desses deuses”, elas eram administradas por Urukagina e sua família.


Urukagina se apresentava como um rei/sacerdote que só cuidava das terras dos deuses na ausência deles. A ideia da administração divina tornou-se um tema comum na história da Mesopotâmia e, como tal, teve uma profunda influência nas disputas políticas daquela época.


Algumas partes a destacar:


Morabi explica a Oguedi o plano para se librar de Kissare e Jeribali antes de atacar Ibbi-Sim. O informante repassa a instrução para Shakia, que espalha a poção na cama do conselheiro do rei. Kissare passa mal com o veneno, mas não consegue pedir ajuda e morre em seus aposentos.


Abrão alerta Naor sobre seu relacionamento com Adália e ameaça contar aos seus pais. No mesmo dia, ele é punido com três chibatadas diante de toda a família pela tentativa de roubo. O rapaz se mostra arrependido de sua postura e pede ao pai que o deixa cuidar do seu comércio de ídolos. Será que ele estava sendo sincero?


Adália avisa a família que Sarai desapareceu e explica aos pais o motivo. Iafa chora ao pensar que a filha não irá perdoá-la por esconder a verdade. No dia seguinte, Abrão encontra a noiva e conta à jovem que não houve traição, mas que Iafa não é sua verdadeira mãe.


Amat consola Reduana sobre sua briga com Harã e explica como o ego e o medo de pedir perdão podem prejudicar o casamento. Ao reencontrar o marido, Reduana segue os conselhos da sogra!


 Link: https://www.facebook.com/NovelaGenesisRecord 


O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...