Translate

Livro de 1 Samuel - A História de Saul / Quando foi escrito o livro de 1 Samuel?




Título: O título deriva, provavelmente, de seu ator parcial e último juiz de Israel, o profeta Samuel.

Na Bíblia hebraica, originalmente, os livros de 1 e 2 Samuel formavam um só. Em algumas Bíblias católicas, esse livro também era chamado de 1 Reis, e 2 Samuel, de 2 Reis.

Como consequência, 1 Reis e 2 Reis eram chamados de 3 Reis e 4 Reis.

Autoria e Data: É de Samuel, cujo nome significa "ouvido por Deus". Evidências internas indicam que dificilmente o livro teria sido escrito antes da morte de Salomão.

Na passagem de 1 Samuel 27.6 "Então lhe deu Aquis, naquele dia, a cidade de Ziclague (por isso Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje).", há uma referência à monarquia dividida. 

Uma provável data da composição do livro seria 930 a.C.

Para sua composição, o autor teria consultado os arquivos reais e diversas outras fontes. Entre estas, estariam os "Atos de Davi", escritos por Samuel (1 Samuel 10.25 "E declarou Samuel ao povo o direito do reino, e escreveu-o num livro, e pô-lo perante o Senhor; então despediu Samuel a todo o povo, cada um para sua casa." ), Natan e Gade.

Tais fontes são citadas em 1 Crônicas 29.29 "Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente,".

Propósito: Primeiro Samuel registra a história de Israel na terra de Canaã à medida que passam pela transição do governo dos juízes a uma nação unificada sob reis. Samuel emerge como o último juiz e unge os dois primeiros reis, Saul e Davi.


Resumo: O livro de 1 Samuel pode ser nitidamente dividido em duas seções: A vida de Samuel (Capítulos 1-12)
E a vida de Saul (capítulos 13-31).

O livro começa com o nascimento milagroso de Samuel em resposta à oração fervorosa de sua mãe. Quando ainda criança, Samuel viveu e serviu no templo.


Deus o escolheu como um profeta (Leia 1 Samuel 3.9-21), e a primeira profecia da criança foi uma de julgamento sobre os sacerdotes corruptos.

 Os israelitas vão à guerra com os seus inimigos perenes, os filisteus. Os filisteus capturam a arca da aliança e estão em posse temporária dela, mas quando o Senhor envia julgamento, os filisteus devolvem a arca. Samuel chama Israel ao arrependimento (1 Samuel 7.3-6) e em seguida à vitória sobre os filisteus.

 O povo de Israel, querendo ser como as outras nações, deseja ter um rei. Samuel está insatisfeito com suas demandas, mas o Senhor lhe diz que não é a liderança de Samuel que estão rejeitando, mas a Sua própria. Depois de alertar as pessoas do que ter um rei implicaria, Samuel unge um benjamita chamado Saul, o qual é coroado em Mispa (1 Samuel 10.17-25).

 Saul experimenta de um sucesso inicial, derrotando os amonitas em batalha (1 Samuel 11).


Mas então ele faz uma série de equívocos: ele presunçosamente oferece um sacrifício (1 Samuel 13), faz um voto tolo em detrimento de seu filho Jônatas (1 Samuel 14) e desobedece uma ordem direta do Senhor (1 Samuel 15). 

Como resultado da rebelião de Saul, Deus escolhe um outro para tomar o seu lugar. Enquanto isso, Deus retira a Sua bênção de Saul e um espírito maligno começa a atormentá-lo à loucura (1 Samuel 16.14 "O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava." ).

 Samuel viaja a Belém para ungir o jovem Davi como o próximo rei (1 Samuel 16).


Mais tarde, Davi tem o seu confronto famoso com Golias, o filisteu, e se torna um herói nacional (1 Samuel 17). Davi serve na corte de Saul, casa com a filha de Saul e faz amizade com o filho de Saul. O próprio Saul fica com ciúmes do sucesso e popularidade de Davi e tenta matá-lo.

Davi foge e assim começa um período extraordinário de aventura, intriga e romance. Com ajuda sobrenatural, Davi por pouco, mas consistentemente, escapa do sanguinário Saul (1 Samuel Capítulos 19 à 26). Por tudo isso, Davi mantém a sua integridade e sua amizade com Jônatas.

Perto do final do livro, Samuel morre e Saul é um homem perdido. Na véspera de uma batalha com a Filístia, Saul procura obter respostas. Tendo rejeitado a Deus, ele não recebe ajuda dos céus e acaba procurando o conselho de um médium.


Durante a sessão, o espírito de Samuel ressurge dentre os mortos para dar uma última profecia: Saul morreria em batalha no dia seguinte. A profecia foi cumprida; os três filhos de Saul, incluindo Jônatas, caem no campo de batalha e Saul comete suicídio.

A oração de Ana em 1 Samuel 2.1-10 faz várias referências proféticas a Cristo.


Ela exalta a Deus como a sua Rocha (1 Samuel 2.2 "Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus." ), e sabemos através dos evangelhos que Jesus é a rocha sobre a qual devemos construir a nossa casa espiritual. 

Paulo se refere a Jesus como uma “pedra de tropeço” aos judeus (Romanos 9.33 "Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido." ). 

Cristo é chamado de “Pedra espiritual” que forneceu bebida espiritual aos israelitas no deserto, assim como Ele oferece “água viva” para as nossas almas (1 Coríntios 10.4 "E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo." ), 

(João 4.10 "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." ). 

A oração de Ana também faz referência ao Senhor que julgará as extremidades da terra (1 Samuel 2.10 "Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido." ), 

Enquanto Mateus 25.31-32 "E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;"
, se refere a Jesus como o Filho do Homem que virá em glória para julgar a todos.

A trágica história de Saul é um estudo de oportunidade desperdiçada. Ali estava um homem que tinha tudo - honra, autoridade, riquezas, boa aparência e muito mais. No entanto, ele morreu em desespero, com medo de seus inimigos e sabendo que tinha desapontado a sua nação, a sua família e o seu Deus.

Saul cometeu o erro de achar que poderia agradar a Deus através de desobediência. Como muitos hoje, ele acreditava que um motivo razoável iria compensar pelo mau comportamento. Talvez o seu poder lhe subiu à cabeça e ele começou a achar que estava acima das regras.


De alguma forma, ele desenvolveu uma baixa opinião dos mandamentos de Deus e uma elevada opinião de si mesmo. Mesmo quando confrontado com o seu erro, ele tentou justificar-se e foi isso que causou a rejeição de Deus (1 Samuel 15.16-28).

O problema de Saul é um que todos nós temos que enfrentar - um problema do coração. Obediência à vontade de Deus é necessária para o sucesso, e se em orgulho nos rebelarmos contra Ele, estamos causando a nossa própria derrota.

 Davi, por outro lado, não parecia ser muita coisa no início. Até mesmo Samuel foi tentado a ignorá-lo (1 Samuel 16.6-7
"E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração."
). 

Mas Deus vê o coração e viu em Davi um homem segundo o Seu coração (1 Samuel 13.14 "Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou." ). 

A humildade e a integridade de Davi, juntamente com a sua ousadia para o Senhor e o seu compromisso à oração, deixaram um bom exemplo para todos nós.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...