Translate

2 Samuel 15 - A rebelião de Absalão e a fuga de Davi








Introdução:

O nome do jovem rebelde era Absalão. O rei de Israel era o seu pai, e chamava-se Davi. 

A história de Davi e Absalão compõe um das páginas mais tristes das Escrituras. Trata-se de uma história que infelizmente não teve um final feliz. 

Essa triste história retrata a relação de muitos pais e filhos. 

Davi foi o maior rei de Israel. Era músico; compositor; militar estrategista; guerreiro valente; um homem segundo o coração de Deus. Mas um homem que teve sérios problemas com os filhos, dentre eles, Absalão. 

A amarga relação entre Davi e Absalão Os conflitos entre Davi e Absalão se desenvolvem da seguinte forma: 

1) Tudo começou com um caso de incesto. Amom, movido por uma paixão doentia, força sua meia-irmã, Tamar, a se deitar com ele: 2 Samuel 13. Isso causa indignação em Absalão, irmão de Tamar. 

Todos esses personagens eram filhos de Davi, mas Absalão e Tamar tinham uma mesma mãe, Maaca (2 Samuel 3.3 ''E seu segundo, Quileabe, de Abigail, mulher de Nabal, o carmelita; e o terceiro Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur;'' ), 

Enquanto a mãe de Amom era Ainoã (2 Samuel 3.2 ''E a Davi nasceram filhos em Hebrom; e foi o seu primogênito Amnom, de Ainoã a jizreelita;'' ). 

Movido pelo ódio, Absalão mata Amom, e foge da presença de Davi. 

2) Três anos depois do assassinado de Amom, a pedido de Joabe, general de Davi, Absalão volta a Jerusalém, onde permanece dois anos sem ver a face do pai (2 Samuel 14.28 ''Assim ficou Absalão dois anos inteiros em Jerusalém, e não viu a face do rei.'' ). 

Depois disso, pai e filho se encontram, mas de forma muito formal:             (2 Samuel 14.33 ''Então foi Joabe ao rei, e assim lho disse. Então chamou a Absalão, e ele se apresentou ao rei, e se inclinou sobre o seu rosto em terra diante do rei; e o rei beijou a Absalão.'' ). Davi é designado pelo texto como “rei”, não como “pai”. 

3) Absalão se rebela contra seu pai. Arma um golpe de Estado. A trombeta foi tocada em Hebrom, anunciando que Absalão era o novo rei. 

Davi se retira de Jerusalém, chorando: (2 Samuel 15.30 ''E seguiu Davi pela encosta do monte das Oliveiras, subindo e chorando, e com a cabeça coberta; e caminhava com os pés descalços; e todo o povo que ia com ele cobria cada um a sua cabeça, e subiam chorando sem cessar.'' ). Não chorava porque estava perdendo o reino, mas porque seu filho queria matá-lo. 

4) Davi chega em Maanaim, de onde envia suas tropas para guerrearem contra as tropas de Absalão. Mas Davi não somente era rei; ele tinha o coração de pai. 

Por isso ordena aos seus oficiais: (2 Samuel 18.5 ''E o rei deu ordem a Joabe, e a Abisai, e a Itai, dizendo: Brandamente tratai, por amor de mim, ao jovem Absalão. E todo o povo ouviu quando o rei deu ordem a todos os capitães acerca de Absalão.'' ). Mas não foi isso o que aconteceu. 

5) Os homens de Davi derrotaram o exército dos rebeldes. Absalão fugiu, montado sobre um jumento, mas enroscou-se num carvalho, onde foi morto pelos homens de Davi. Agora, um pai lamenta a morte do filho: 

(2 Samuel 18.33 ''Então o rei se perturbou, e subiu à sala que estava por cima da porta, e chorou; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!'' ). 

O mesmo clamor de Davi é entoado em muitos lares, hoje. Entendendo a razão da rebeldia de Absalão Mas a rebeldia de Absalão tem uma explicação: a frieza de Davi. 

Este era um pai que amava seu filho: (2 Samuel 18.5 ''...Brandamente tratai, por amor de mim, ao jovem Absalão...'' ). 

Mas que não demonstrava esse amor. Vivia distante do seu filho: 
(2 Samuel 14.28 ''Assim ficou Absalão dois anos inteiros em Jerusalém, e não viu a face do rei.'' ). 

* A história de Lery 


Este era um jovem depressivo, com uma baixíssima autoestima; obeso; rosto coberto de acnes; mau cheiroso; mau vestido; desprezado por todos na Universidade; agnóstico. Desprezado pelo pai. Um dia Lery foi zombado publicamente pelos colegas de trabalho do pai. 
Chamaram-no de porco feio. O pai presenciou a cena humilhante. Comovido,  disse para Lery: “Se e eu e sua mãe vivêssemos duzentos anos, não seriam suficientes para a agradecer a Deus pela sua vida. 
Temos muito orgulho de você.” 

Pela primeira vez, Lery recebeu um abraço do pai. 
Depois disso, o jovem interessou-se pelo Evangelho. Estudou a Bíblia seis semanas com um dos seus professores, que era pastor. Nos últimos 20 anos Lery ter servido ao Senhor como missionário em um país da América do Sul. Não foram os estudos bíblicos que curaram Lery. Foi o abraço e a atenção do seu pai. 

O abismo entre Lery e seu pai era o mesmo abismo que havia entre Davi e Absalão. Mas há esperança para os filhos rebeldes. Há esperança para os pais que erraram. A esperança é o amor. 

Não existe outra força maior para curar as feridas da alma do que o amor. Você pode amar seu filho. Mas a questão é como demonstrar seu amor por ele. 

Conclusão 

A história de Absalão é um alerta aos pais, para que amem e demonstrem seu amor aos filhos, incondicionalmente. 

Conquistar o coração do filho vale mais do que grandes conquistas materiais ou espirituais. 

A história de Absalão é uma ilustração das conseqüências drásticas do filho que não honra seu pai (Efésios 6.1-3 ''Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.'' ). 

O triste fim da história de Absalão não precisa ser repetido por nossas famílias. Você é um pai com o coração partido, por causa da rebeldia do filho? Ou você é um filho que não foi compreendido ou aceito pelo pai? 

Então faça a oração de Davi, que quando perseguido por Absalão, afirmou: (Salmos 3.3-4 ''Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça. Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte.'' ).


Deus pode, e algumas vezes usa o sobrenatural, mas na maioria das vezes Ele responde às nossas orações nos levando a ver e usar os recursos que Ele dispõem diante de nós.

Nem sempre Deus responde de modo milagroso, podemos até dizer que, na maioria das vezes Deus não responde de modo aparentemente sobrenatural, mas isto não significa que Ele não esteja agindo. 

Quando oramos por emprego, devemos também distribuir currículos nas empresas, sair de casa e ir atrás de lugares de trabalho; quando oramos para passar em um concurso, devemos nos esforçar em estudar; quando oramos pela cura, devemos também consultar médicos, e tomar remédios; e assim por diante. Deus gerencia os meios para responder às nossas petições.

Feche os olhos para pedir, e depois os abra para ver os meios que Deus está usando para dar a resposta.                

                   Que Deus te Abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...