Translate

Gênesis 7 e 8 - Arca de Noé / Quanto tempo durou o dilúvio?




Arca de Noé

A história da Arca de Noé e do Dilúvio surgiu originalmente no oriente médio, o mesmo local aonde nasceram o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. Surge Narrada na Bíblia e no Corão. O relato de um acontecimento catastrófico decorrido no início da história da humanidade, não muito depois da criação.

De acordo com a bíblia os descendentes de Adão e Eva se desviaram da vontade de Deus, de modo que a corrupção tomava conta de toda a terra. 

Gênesis 6:5 – 8 “5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.”

Na bíblia a data do dilúvio é 2348 A.C. exatamente 1652 anos após a criação da terra no ano de 4000 A.C. e o relato atesta que Deus avisou Noé 100 anos antes de ocorrer o dilúvio, quando Noé tinha aproximadamente 500 anos de idade, ou seja, quando o dilúvio começou Noé tinha 600 anos de idade.

Cada centímetro da Arca foi informado por Deus a Noé, precisamente cada dimensão, altura, largura, etc...

Nos últimos cem anos, pesquisadores, arqueólogos, geólogos e historiadores foram ao Oriente Médio a procura de vestígios da Arca que hoje em 2010 teria exatamente 4358 anos de existência.

A bíblia não é precisa quanto a localização final da Arca após o dilúvio, diz apenas que a Arca repousou no alto das montanhas Ararat. Ararat era uma região, um antigo reino chamado Urartu. O monte Ararat fica localizado na Turquia Oriental.

A Bíblia omite o tempo em que veio o dilúvio, no entanto, “quanto” durou, é clara e rica em detalhes.
“O Novo Dicionário da Bíblia” diz: “Noé entrou na arca no décimo sétimo dia do segundo mês do ano 600 de sua vida (Gênesis 7.11), e a terra já estava seca no vigésimo sétimo dia do segundo mês de seu ano 601, pelo que, se contarmos 30 dias para cada mês, o dilúvio ter-se-ia prolongado por 371 dias. 

As chuvas caíram durante 40 dias (Gênesis 7.12), e as águas continuaram subindo durante mais 110 dias (Gênesis 7.24) = 150 dias; então as águas diminuíram durante 74 dias (Gênesis 8.5) = 224 dias; 40 dias depois foi solto o corvo (Gênesis 8.6, 7) = 264 dias; 7 dias mais tarde Noé soltou a pomba (Gênesis 8.8), com a implicação de outros 7 dias em Gênesis 8.10 = 271 dias; então soltou-a novamente 7 dias mais tarde (Gênesis 8.10) = 278 dias; e ainda pela terceira vez, 7 dias mais tarde (Gênesis 8.12) = 285 dias; Noé removeu a cobertura da arca 29 dias depois (Gênesis 8.13 com Gênesis 7.11) = 314 dias; e a terra ficou finalmente seca 57 dias depois (Gênesis 8.14)= 371 dias no total”.

8 comentários:

  1. O tempo do evento do Dilúvio foi de 377 dias. O evento tem como inicio e fim através de uma ordem de Deus para Noé e sua família: ENTRAR e SAIR. A partir da ordem de ENTRAR, começa-se a contar o tempo do Dilúvio e termina com a ordem de SAIR da arca. Noé esperou a ordem de sair da arca 56 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que a Bíblia diz é o seguinte: “Noé entrou na arca no décimo sétimo dia do segundo mês do ano 600 de sua vida 17/02/600 (Gênesis 7.11), e a terra já estava seca no vigésimo sétimo dia do segundo mês de seu ano 601 de sua vida 27/02/601 (Gênesis 8.13), pelo que, se contarmos 30 dias para cada mês, o dilúvio ter-se-ia prolongado por 371 dias.

      Excluir
    2. a paz do senhor a bíblia em termo de cronologia ela não e exata mais segundo a bíblia foram 371 dias mais deixam bem claro em termo de cronologia ela nao e 100% correta

      Excluir
    3. Como iam ter comida para tantos animais todo esse tempo....deve ser alguma piada

      Excluir
    4. No dia 17/02/600 noé já estava na arca, então conta-se o dia 17 do segundo mês. Porém no dia 27/02/601 a terra estava seca e Deus pediu para noé sair da Arca. Então não é incluído o dia 27 porque noé saiu da arca neste dia. Então foram 370 dias que a Arca permaneceu sobre as águas e 377 dias que noé ficou dentro da Arca.

      Excluir
    5. 1)Imaginemos que fosse verdade, sabemos que o homem não vive 600 anos, pois naquele tempo não se tinha calendário.
      2) Como eu poderia referenciar o tempo, se não tinha como medir, naquela época o centro do universo era a Terra!
      3) Se vc hoje voasse de avião se passasse em cada país para pegar um casal de cada animal levaria quanto tempo?, olha que eu falei de avião!
      4) E depois tinha que devolver cada espécie a cada continente!
      5) Se o dilúvio existiu, então, as águas deveriam cobrir até o Monte Everest o mais alto do mundo, para garantir que se lavaria a Terra!
      6) Como iriam alimentar os animais carnivoros, se eu tivesse um par de zebras e de leões, como alimentaria os leões? (Pequeno exemplo)
      7) Noé tinha roupas próprias para ir nos Pólos Norte e Sul?
      Para mim o dilúvio é uma lenda biblica, que tem a verdade em sua mensagem, assim como Jesus falava em parábolas!!!

      Excluir
    6. DAVI PANCIERI MAGALHÃES24 de maio de 2023 às 10:39

      1) Ressalto que o dilúvio não é imaginação, mas sim, um fato. Dito isso prossigo para os contra argumentos. Os dias eram contados normalmente, amanhecia, entardecia e anoitecia, como hoje, logo as marcações são reais e fieis.

      2) Deus já havia instituído os dias e a semana durante a criação, ou seja, medição de dias eram realizadas.

      3) Antes do dilúvio era apenas um só continente, os animais andaram pouco até chegar lá - "Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez."
      Gênesis 1:9
      Se toda água estava num só lugar, então, logicamente, só havia um único oceano, consequentemente, uma única porção de terra.

      4) Não vejo problema no retorno, Deus é capaz de guiar os animais de volta para cada um para o seu devido lugar.

      5) Não havia montanhas com 8 km de altura, pelo fato de se ter somente uma porção de terra seca. O relevo não era como é hoje e cordilheiras não existiam dessa forma íngreme como é nos dias de hoje.

      6) Noé separou alimentos para os animais e seus familiares.
      "Leva contigo de tudo o que se come, ajunta-o contigo; ser-te-á para alimento, a ti e a eles."
      Gênesis 6:21
      Não teria problemas com a ferocidade dos animais, já que eles poderiam ser herbívoros.

      7) Não se fala a rota tomada pela arca nas Escrituras, mas roupas deve ser o menor dos detalhes frente ao dilúvio.

      Reitero minha posição, o dilúvio é um evento real, factual e mudou a vida na terra. O dilúvio é a representação do que um Deus justo pode fazer para punir os pecados daqueles que se voltam contra Ele.

      Excluir

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...