Translate

Terceira Epístola de João / Quando foi escrita a terceira Epístola de João?





Título: É a terceira escrita pelo apóstolo João.

Autoria e Data: Pelo fato de o apóstolo João identificar-se como o "presbítero", alguns têm contestado sua autoria, alegando tratar-se de outro João, mencionado na literatura patrística.

Todavia, o estilo é o mesmo da primeira epístola e do evangelho, cuja autoria é reconhecidamente de João. A questão de ele ter-se identificado como presbítero indica apenas sua idade, uma vez que o sentido da palavra presbítero é "ancião".

Esse detalhe serve, ainda, para determinar a data em que a carta foi elaborada. Ou seja, se ele a escreveu em sua velhice, pode ser datada em 90 d.C., aproximadamente. 

Propósito: O objetivo de João ao escrever esta terceira epístola é triplo. Primeiro, ele escreve para elogiar e incentivar seu amando colega de trabalho, Gaio, em seu ministério de hospitalidade aos mensageiros itinerantes que iam de um lugar a outro para pregar o Evangelho de Cristo.

Segundo, ele indiretamente adverte e condena o comportamento de Diótrefes, líder ditatorial que tinha assumido uma das igrejas na província da Ásia, e cujo comportamento era diretamente contra a tudo o que o apóstolo e seu Evangelho representavam.

Terceiro, ele louva o exemplo de Demétrio, discípulo sobre o qual relatava-se um bom testemunho.

Versículos importantes: ("Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade"3 João 1:4);

("Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus"3 João 1:11).

Resumo: A carta é endereçada a um certo Gaio ("O presbítero ao amado Gaio, a quem amo na verdade". 3 João 1:1).

Não há base para identificá-lo como sendo o Gaio de (Atos 19.29 "Em pouco tempo a cidade toda estava em tumulto. O povo foi às pressas para o teatro, arrastando os companheiros de viagem de Paulo, os macedônios Gaio e Aristarco."), 

e (Romanos 16.23 "Gaio, cuja hospitalidade eu e toda a igreja desfrutamos, envia-lhes saudações. Erasto, administrador da cidade, e nosso irmão Quarto enviam-lhes saudações.").

As palavras destinadas a esse homem são elogios ao seu bom procedimento. Devido à expressão "meus filhos", Gaio pode ter sido um dos discípulos de João, ou pelo menos, alguém que tenha se convertido à fé pela pregação do apóstolo.

Refere-se, ainda, a um homem chamado Diótrefes ("Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe"3 João 1:9),

que estava agindo de maneira despótica e rejeitando a autoridade apostólica de João, e faz elogios a Demétrio ("Quanto a Demétrio, todos dão bom testemunho dele, inclusive a própria verdade. Nós também damos, e você sabe que o nosso testemunho é verdadeiro". 3 João 1:12), por seu procedimento correto.

Todos esses nomes são gregos em sua origem, o que pode significar que se tratava de uma igreja já bastante gentilizada.

Alguns tem contestado sua inclusão no cânon, pelo fato de não apresentar qualquer ponto doutrinário e tratar apenas de assuntos puramente pessoais.

Todavia, ela é um documento valioso na compreensão da situação do cristianismo no final do século, quando já podiam ser vistos vestígios de certa corrupção moral.

Deve-se, ainda, levar em conta  a doutrina cristã não trata apenas de reflexões teológicas, mas de vivências práticas, e, neste aspecto, a epístola tem aprovações e reprovações úteis para a compreensão do evangelho.

João, como sempre, enfatiza a importância de andar na verdade do Evangelho. Hospitalidade, apoio e encorajamento para os nossos irmãos Cristãos são uns dos principais preceitos dos ensinamentos de Jesus e Gaio foi, obviamente, em excelente exemplo deste ministério.

Devemos fazer o mesmo sempre que podemos, acolhemos missionários, pregadores e estrangeiros visitantes (desde que tenhamos a certeza de que são verdadeiros seguidores)  não só nas nossas igrejas, mas também nas nossas casas, oferecendo-lhes todo o apoio e incentivo de que precisam.

Também precisamos ter o cuidado de sempre seguir apenas o exemplo daqueles cujas palavras e ações estão de acordo com o Evangelho, e de estar em alerta para sermos capazes de detectar pessoas como Diótrefes, um líder cujo comportamento estava longe de ser parecido com o que Jesus ensinou.

Que Deus te abençoe!


O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...