Translate

Levítico 6.8 ao 13 - A Lei do holocausto - O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará



O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

O que devemos fazer para manter aceso o fogo do Espírito Santo na nossa vida cotidiana?


O fogo arderá continuamente sobre o altar, não se apagará

Esta ordem fazia parte da lei de Deus sobre o culto

No templo havia três fogos que deviam estar sempre acesos:


1°) O fogo do altar do holocausto (Levítico 6.8-13) - A parte do sacrifício, que era para ser queimada, era por meio deste fogo


2°) O fogo do castiçal (Êxodo 25.37; Êxodo 27.21) - Este fogo simboliza a necessidade de que sempre tenhamos o fogo do Espírito Santo aceso em nossa vida
Tem que estar aceso, para que a nossa luz esteja sempre acesa. Como está sua luz?


3º) O fogo do altar do incenso (Êxodo 30.8) - Sem o fogo neste altar a fumaça do incenso não podia subir, assim também nós precisamos de fogo nas orações, no louvor, na adoração, etc... Quanta gente oferecendo cultos frios, cânticos frios a Deus


O que devemos fazer então?

I) Sermos fervorosos"Não sejais vagarosos no cuidado, sede fervorosos no Espírito, servindo ao Senhor" (Romanos 12.11)
Esta é a ordem para nós, sermos fervorosos
Do mesmo modo como devia ser conservado antigamente
Tenhamos o fogo do Espírito Santo aceso, pois simboliza a presença de Deus conosco


Porque devemos ter o fogo do Espírito Santo aceso sempre?


1°) O fogo representa nossa comunhão com DeusSe há fogo no altar, é porque Deus está no nosso sacrifício.

2°) Precisamos do fogo do Espírito na nossa vida particularSó assim poderemos andar em Espírito
Foi por isso que Paulo nos diz em Gálatas 5.16: "Andai em Espírito, e não satisfarei as obras da carne"
O Espírito Santo nos ajudará em todas as coisas.

3°) Precisamos de fogo de Deus em nosso serviçoSede fervorosos no Espírito servindo ao Senhor
O Espírito Santo nos capacita, nos prepara para o serviço e assim trabalhamos melhor para Deus, nenhum seminário nos capacitará tanto quanto Ele, o que precisamos nesta ultima hora é de homens e mulheres cheios do Espírito Santo.

II) Não deixar o fogo apagar
Um farol apagado constitui-se um grande perigo, pois não pode guiar, dirigir...
Assim também o crente cujo fogo estiver apagado. Porque?


1°) Quando o fogo se apaga o amor se esfriaO amor é a principal evidencia de que o fogo está aceso na vida do crente, quando o crente está cheio do Espírito Santo, não há no seu coração lugar para o ódio, O Espírito Santo queima toda raiz de amargura, toda separação, que o fogo esteja sempre aceso em nossos corações, quando o fogo estiver aceso, "o amor se tornará em labareda" (Cantares 8.6)

2°) Quando o fogo se apaga perdemos nosso ministério Eli deixou o fogo apagar e perdeu o seu ministério, primeiro perdeu o discernimento das coisas do Senhor (I Samuel 1.14), e também perdeu o zelo contra o pecado (Seus filhos praticavam todo tipo de pecado).


Perdeu também o temor, embora Deus o tenha advertido, ele não tomou nenhuma providencia (I Samuel 2.27-36), morreu tragicamente e a arca foi roubada (Presença do Senhor).
Quantos pastores tem "morrido de repente", e às vezes não compreendemos o porque, é porque deixaram o fogo apagar de suas vidas.

3°) Quando o fogo se apaga nos tornamos um perigo para a obra de DeusO profeta Zedequias testificou que o Espírito de Deus havia saído dele (I Reis 22.24), porém continuou profetizando e enganando o povo (I Reis 22.11). Nos dias de hoje há também muitos enganadores, profetizando mentiras.

4°) Um crente onde o fogo está apagado, sua vida está em perigoNa vinda de Jesus ele não está preparado, A esperança maior da Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo, que precisa estar vigilante, sempre preparada para esse Dia. 


A vigilância caracteriza a atitude de espera do cristão que aguarda a volta de Jesus. "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor". (Mateus 24.42)

5°) Quando o fogo se apaga ficamos desprotegidosO fogo aceso afasta todos os bichos, tudo aquilo que nos tira da presença de Deus, nos mantém distanciados, o fogo aceso garante a nossa proteção contra as investidas do diabo, nos mantém revestidos da armadura de Deus. "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo". (Efésios 6.11)


III) Devemos evitar tudo que pode apagar o fogo


A Bíblia nos diz que "não devemos extinguir o Espírito Santo" (I Tessalonicenses 5.19)
Ainda diz para "não entristecermos o Espírito Santo" (Efésios 4.30)
E ainda para não desprezar os dons espirituais (I Timóteo 4.16)


O que é que pode apagar o fogo do Espírito Santo em nossa vida?

1°) A desobediência apaga o fogo"E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem". (Atos 5.32)
O rei Saul um dia foi cheio do Espírito Santo, no outro dia desobedeceu, e, o Espírito Santo se retirou dele, Deus considera a desobediência como pecado de rebelião e feitiçaria, todo crente cheio do Espírito Santo tem prazer em obedecer o bem.

2°) O pecado apaga o fogoPor isso Sansão é um exemplo muito sério para nós, Sansão pecou desobedecendo e por isso diz a Bíblia que o Espírito do Senhor se retirou dele. 

"E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele". (Juízes 16:20)

3°) A glória própria apaga o fogo de Deus - Isto porque o objetivo do Espírito Santo na vida do crente, é fazer que este glorifique a Deus (João 16.14 "Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar".)

A Bíblia diz que Deus não dá a sua glória a ninguém. (Isaías 42.8 "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura".)
O Crente cheio do Espírito Santo é humilde, ele sabe que tudo que faz, faz porque Deus lhe ajuda e lhe abençoa.

IV) Era necessário renovar o fogo continuamente


Observemos que os sacerdotes diariamente cuidavam do fogo no templo. (Levítico 6.12 "O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas".)

De que maneira era mantido o fogo no altar do holocausto?

1°) Em primeiro lugar o sacerdote tirava a cinza do altar - (Levítico 6.11 "Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza fora do arraial para um lugar limpo".)

As cinzas representavam os resíduos de combustão das ofertas sacrificadas, isto serve de símbolo sobre a necessidade de deixar para trás as experiências do passado, e avançar para as que estão diante de nós, ninguém pode viver de bênçãos do passado, como saudosistas. (Filipenses 3.13-14 "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".)

2°) Depois o sacerdote oferecia novo sacrifício sobre o altar. - (Levítico 6.15 "E dela tomará um punhado da flor de farinha, da oferta e do seu azeite, e todo o incenso que estiver sobre a oferta de alimentos; então o acenderá sobre o altar, cheiro suave é isso, por ser memorial ao SENHOR".) 

Isto simbolizava a necessidade de sempre renovar a nossa entrega a Deus, todos os dias devemos entregar a nossa vida nas mãos de Deus. (Salmos 37.5 "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará".)

3°) Era também necessário colocar lenha nova sobre o altar. - Pois era a lenha que queimava o sacrifício.

Isto nos fala de oração nova a cada manhã, "De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança". (Salmos 5:3)

4°) O fogo do castiçal era renovado pela manhã. - (Levítico 6.12b "...Mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto...")
O sacerdote renovava o azeite, pondo em ordem as lâmpadas, assim também Jesus deseja renovar o azeite em nossas lâmpadas. (LEIA: Mateus 25.1-13)

5°) O fogo do altar do incenso também era renovadoQuando o sacerdote punha mais incenso sobre ele, é quando o crente vive em oração que consegue conservar aceso o fogo no seu coração.

V) Cada crente deve cuidar para que o fogo em sua vida seja renovado


A renovação é uma experiência normal na vida do cristão, o mesmo Espírito que operou na salvação, na santificação, na nossa chamada para a obra do Senhor e no batismo no Espírito Santo, e que nos deu os dons espirituais, ELE É PODEROSO PARA NOS RENOVAR.


Devemos pedir ao Senhor que a cada dia Ele venha nos renovar com o seu Espírito Santo, não podemos ficar sem a renovação espiritual em nossa vida, não podemos ficar sem falar em mistérios com Deus, Deus quer acender o fogo agora em seu coração, basta você dar lugar a ele, e te entregar por inteiro, pois o desejo de Deus é que todos sejam abençoado.   


Deus te deu 24 horas no dia, então reserve um tempo para ele, e seja abençoado!

Repasse essa mensagem para outras pessoas. Vamos semear!


Deus te abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...