Translate

2 Samuel 13 - Amnom ama Tamar e comete um incesto / DEUS tem um plano em nossa vida, porém satanás também.









Introdução:

Tamar era uma das filhas do rei Davi, que foi desejada por seu meio-irmão, Amnom.  Mas, no início, era difícil amá-la, ao ponto de adoecer por causa disso. 

Porém, ele tinha um amigo chamado Jonadabe que era muito sagaz e perverso, e que o aconselhou a cometer o incesto, ou seja, ter relação com sua irmã, para saciar o seu desejo (2 Samuel 13.3-5 ''Tinha, porém, Amnom um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; e era Jonadabe homem mui sagaz. O qual lhe disse: Por que tu de dia em dia tanto emagreces, sendo filho do rei? Não me farás saber a mim? Então lhe disse Amnom: Amo a Tamar, irmã de Absalão, meu irmão. E Jonadabe lhe disse: Deita-te na tua cama, e finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e me dê de comer pão, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mão.'' ).

Amnom não pensou duas vezes e fez conforme a ideia do amigo. Ele fingiu estar doente e pediu a seu pai, o rei Davi, que mandasse sua irmã Tamar para cuidar dele. 

E, infelizmente, foi exatamente isso que aconteceu, porque o rei não imaginava as intenções do filho                 (2 Samuel 13.6 ''Deitou-se, pois, Amnom, e fingiu-se doente; e, vindo o rei visitá-lo, disse Amnom, ao rei: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e prepare dois bolos diante dos meus olhos, para que eu coma de sua mão.'' ).

Tamar foi à casa de Amnom, conforme o pedido de seu pai, e fez ali bolos para seu irmão. Ao servi-lo, Amnom forçou Tamar a se deitar com ele, mesmo ela argumentando e pedindo que não fizesse isso (2 Samuel 13.11-13 ''E chegando-lhes, para que comesse, pegou dela, e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã. Porém ela lhe disse: Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura. Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti.'' ).

Depois de violentá-la (2 Samuel 13.14 ''Porém ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou, e se deitou com ela.'' ), 

ele sentiu aversão e expulsou Tamar de sua presença (2 Samuel 13.15 ''Depois Amnom sentiu grande aversão por ela, pois maior era o ódio que sentiu por ela do que o amor com que a amara. E disse-lhe Amnom: Levanta-te, e vai-te.'' ). 

Ela, indignada com o mal que vivera há instantes (2 Samuel 13.16 ''Então ela lhe disse: Não há razão de me despedires assim; maior seria este mal do que o outro que já me tens feito. Porém não lhe quis dar ouvidos.'' ), não se calou. 

Colocou cinzas em sua cabeça, rasgou suas vestes reais, pôs suas mãos sobre a cabeça e saiu andando e clamando (2 Samuel 13.18-19 ''E trazia ela uma roupa de muitas cores (porque assim se vestiam as filhas virgens dos reis); e seu servo a pôs para fora, e fechou a porta após ela. Então Tamar tomou cinza sobre a sua cabeça, e a roupa de muitas cores que trazia rasgou; e pôs as mãos sobre a cabeça, e foi andando e clamando.'' ).  

Foi quando seu irmão Absalão a encontrou e a  abrigou em sua casa 
(2 Samuel 13.20 ''E Absalão, seu irmão, lhe disse: Esteve Amnom, teu irmão, contigo? Ora, pois, minha irmã, cala-te; é teu irmão. Não se angustie o teu coração por isto. Assim ficou Tamar, e esteve solitária em casa de Absalão seu irmão.'' ). 

E ali, Absalão começou a odiar seu irmão Amnom, por ter forçado Tamar 
(2 Samuel 13.22 ''Porém Absalão não falou com Amnom, nem mal nem bem; porque Absalão odiava a Amnom, por ter forçado a Tamar sua irmã.'' ).

Não teve medo

Quantas mulheres passaram pela mesma situação que Tamar? Ela ainda tinha a vantagem de ter um irmão com quem pudesse contar, e um pai que a amava de verdade. Mas quantas são sozinhas no mundo? Ou quantas não têm a quem recorrer?

Davi não tinha como saber que sua filha, mantida virgem debaixo dos seus olhos, corria risco dentro de sua própria casa.

Mas, independentemente da situação, a mulher que sofre violência sexual, seja de quem for, precisa procurar ajuda, judicial, psicológica, emocional e também espiritual.

Para isso, ela não pode ter medo. É preciso enfrentar a realidade e se mostrar precisando de ajuda, assim como fez Tamar ao rasgar suas vestes e colocar cinzas sobre a cabeça – o que demonstrava que tinha cometido pecado e desejava transformação.

A atitude de Tamar demonstra que o pecado não pode ficar encoberto, para que seja tratado e a pessoa curada e transformada.

Se você já sofreu qualquer tipo de abuso, seja mais forte que o pecado, busque ajuda com a pessoa mais próxima a você, rasgue seu coração e não carregue esta culpa pelo resto da vida. Seja corajosa, confie no Senhor e não tenha medo.

DEUS tem um plano em nossa vida, porém satanás também.

Satanás na vida de Amnom.

Aqui citarei 4 passos que satanás usou na vida de Amnom:

1- Sentimentos impróprios: Paixão significa amor ardente, algo sem controle, sem razão. Pensamentos pecaminosos, conversas apimentadas, pessoas sem assunto, amizades coloridas, segundas intenções e palavras com duplo sentido.

Amnom adoeceu por causa da sua paixão louca por Tamar.

2- Abrir o coração para a pessoa errada (Jonadabe que se dizia amigo).
Impossível ter um conselho certo, se fosse um pessoa realmente temente ao nosso Deus e amigo de verdade não daria um jeito de Amnom ficar a sós com Tamar e enganar as pessoas de sua família.

3- Abrir mão de sua integridade pessoas: Enganou a todos.
Amnom enganou a seu pai e a sua irmã.

4- Quebrou as tradições (valores): Pegou Tamar sua irmã a força.
Não era assim que se fazia em Israel, Amnom já não media as consequências de seus atos. Amnom dizia que amava Tamar, mais depois que satisfez seus desejos a tratou de forma diferente.

Amnom sofre 3 consequências: Culpa, vergonha e morte - ele foi morto por Absalão.


Que Deus te abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...