Translate

Êxodo 14.1-31 - Diz ao povo de Israel que Marche / Será que existe uma saída para você, para esse seu problema?



O que fazer quando não há mais saída


Quantas vezes várias vezes nas nossas vidas várias situações e circunstâncias, a gente fica sem saída, como é que eu vou fazer? Como é que eu vou sair dessa? Como é que vai ser? Seja rico ou pobre, sábio ou ignorante, muito inteligente ou pouco inteligente, porque todos os seres humanos estão limitados, a tempo, espaço, e circunstâncias.

Por causa disso, muitas vezes nas nossas vidas, os diversos aspectos da vida, ficamos dizendo: E agora? Como é que eu vou sair dessa? Como é que eu vou resolver isso? Por que isso está acontecendo?

Na bíblia podemos encontrar uma história, muita linda e verdadeira , quando Israel sai do Egito quase 2 milhões de pessoas saem do Egito, se deparam diante do mar, e atrás vem faraó, na frente o mar, e atrás vem faraó, O que fazer?

No livro de Êxodo 14. 2 que diz: – Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar.” 

A primeira análise era o lugar onde eles estavam, que lugar era aquele, que quase 2 milhões de pessoas estavam acampados, primeiro não era lugar deles, era deserto, era um lugar estranho, um lugar diferenciado, um lugar difícil.

Talvez você hoje esteja em um lugar, que não é o seu lugar, não é sua casa, não é o habita-te da sua família, você esta num lugar difícil, talvez onde você esteja trabalhando, onde esta o seu negócio, é um lugar que não é fácil, é um lugar diferente, é um lugar difícil, não é minha casa, não é minha terra, não é o lugar que eu domino. 

Assim estava Israel, no meio do deserto, terra seca, seca demais, perigosa, você podendo ficar desidratado facilmente, você podendo morrer de frio facilmente, onde há serpentes venenosas, o lugar não é bom.

Agora vejamos Êxodo 14 .6-7 que Diz: E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo; (seu povo se Refere a Faraó) E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos”. 

Quando aquele povo, eles levantam os olhos e veem o exercito de faraó, o maior império daquela época, o exército mais poderoso que existia, quando eles olharam, diz a bíblia, que Israel TEMEU, teve MEDO, sabe por que Israel teve medo?

Primeiro, eu não acredito que Deus vai dar um escape pra gente, segundo eu conheço o inimigo, já fui escravo dele, Israel sabia quem era Faraó e aquele exército, terceiro, eu não acredito nem em mim mesmo, eu não sou nada esse exército é muito forte, quarto, uma nova Experiência, Israel foi escravo durante anos e anos, e agora estava experimentando a liberdade. LIBERDADE ela tem um preço, sabe qual é o preço, você decide!

Você sabia que tem alguns crentes que ele quer que Deus o trate como um bebe o tempo todo. Deeeuuuus saio de casa hoje ou não saio? Deeuuus mudo de cidade ou não mudo? Deeeuus vou compro esse Fiat ou vou com Volkswagen? Deeuus caso com joaninha ou com Mariazinha? Caso com Paulinho ou com joaozinho? Deeuus como é que eu faço hoje?

Tem gente quer que Deus decida TUDO, absolutamente tudo que aquilo que Deus te deu capacidade para resolver, e você quer que Deus diga aquilo que é pra você escolher e decidir. Israel era escravo não decidia nada, era monitorado, manipulado, fazia o que o Egito queria. Agora eles eram livres, e a liberdade tem um preço, você escolhe!

Israel estava com medo, estavam tremendo na base, porque agora eles estavam numa nova experiência, o que é novo pode produzir medo, o que é novo pode causar um espanto, porque é uma nova experiência.

Quais são as chances de Israel? Na frente o mar, atrás vem faraó, eu estou com medo, não acredito em mim mesmo, da pra se esconder? Não dá, da pra fazer barco e atravessar o mar? Não da são quase 2 milhões de pessoas, não tem como fazer barcos.

Há muitas pessoas passando pela mesma situação se eu ficar o bicho pega, e agora? Se eu tentar por ali não da, se eu tentar fazer aquilo não da, e ai você fica questionando... Oh Deus o que é que vou fazer o que eu vou fazer com esse problema conjugal. 

Eu não tenho saída pra esse problema financeiro, eu não vejo saída pra esse problema com minha família, eu não tenho saída pra isso com que eu envolvi o que é que eu vou fazer quando não há mais saídas? O que você faz? Chora? Entrega os pontos? Desanima? Perde a esperança? O que é que você faz?

O que a gente deve fazer quando não há mais saídas, no Versículo 13 do Capítulo 14 de Êxodo encontramos a resposta de Deus que diz: Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos...”

O grande perigo de você deixar o medo te dominar, é que o medo vai se transformar em pavor, e pavor é medo incontrolável. 

O grande perigo nas situações diversas de nossas vidas é você permitir o medo te dominar, ter medo é normal, eu também fico com medo, a questão não é ficar com medo, a questão é deixar o medo neutralizar você, se você permitir o medo te neutralizar você pode tomar uma atitude precipitada. 

Você pode murmurar você pode falar coisa que não é pra falar, por isso que Moisés disse: Não temais, ficais quietos... Espere um pouco, não deixe o pavor te dominar, não seja precipitado, porque Deus é socorro bem presente na hora da angústia.

E Moisés continua no versículo 13 que diz: e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará”...


Você sabe o que significa fé? É o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.  Uma coisa magnifica da fé, é que a fé, faz você ver sua mente. A mente humana trabalha com dois processos, memória e imaginação, memória e passado, imaginação e futuro, primeiro veja a sua mente, se você crer, se você tem fé que Deus vai te dar escape e vai abrir uma porta e uma saída, você tem que ver sua saída em sua mente. 

Exemplo: Você esta com um filho nas drogas, ai escuto alguns pais dizerem assim: Quando crentes dizem assim: Esse ai esta nas mãos de Deus, traduzindo desistiu, não é que esta entregando nas mãos de Deus é porque desistiu, a palavra, o Jargão evangélico, esse ai eu já entreguei nas mãos de Deus, conversa fiada, já desistiu. 

Mais quando você crê que Deus vai fazer um milagre na vida do teu filho, a tua mente, você vê aquele garoto perfeito, com a bíblia indo pra igreja. Quer ver outra coisa você esta numa crise na tua casa, uma bagunça, você não respeita a tua mulher, a tua mulher não te respeita, filho contra filho, filho contra pai, filho contra mãe, é uma bagunça, mais você crê, que Deus vai te dar um escape para tua casa, a sua mente você vê a sua casa em paz, em harmonia e em felicidade. 

Você esta travessando crise financeira, não é porque você é perdulário não, não é porque você é gastador não, não é porque você gasta dinheiro com besteira não, a conjuntura econômica, você ficou desempregado, você é trabalhador, você é honesto. 

Mais você esta desempregado, a coisa esta feia, e você diz: não tem mais saída, mais na tua mente você se vê empregado e vê o dinheiro chegar para pagas as suas contas, isso é crer que Deus te fazer um milagre, vede, vede o livramento de Deus, pela fé vê a resposta, vê a porta aberta, vê o milagre, vê a cura, vê a solução, vede pela fé que Deus vai abrir a porta para você.

Não tenha medo, Tenha fé, e vede o que Deus vai te dar pra te da uma saída. 

No versículo 15 continuamos que diz: Então disse o SENHOR a Moisés...”, aqui esta outro segredo, se você quer vê saída, pra onde não tem saída, OBEDEÇA A DIREÇÃO DE DEUS.

No versículo 15 Deus vai dizer o que o Israel tem que fazer, se você falar com Deus o espirito santo, vai te dar uma revelação, vai te dar uma direção, como é que você vai sair dessa situação, a direção que Deus te dar OBEDEÇA, que o problema não é Deus dar a direção, o problema é você OBEDECER A DIREÇÃO. 

Deus muitas vezes nos da a direção e dizemos: Não, não eu não o quero essa ai não jeová, essa ai não, não... Não... Muda... Muda... Eu vou esperar mais um pouquinho nananinanão... Não... Não... 

Mais você não quer um escape, uma direção de Deus meu irmão, obedeça à direção de Deus!

Continuando vers. 15 que diz: “Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” A maioria das vezes o milagre não chega até você, você tem ir ate o lugar do milagre. 

Nós temos uma mania de que todo o milagre que gente quer Deus vai botar de mão beijada em nossas mãos. Ah você quer um milagre, um minutinho, fique tranquilo, fique tomando suco de laranja, olha esta bom o suco de laranja? Suco de manga? Quer mais gelado? 

Fica na rede, fica numa boa viu filho, oh mamão com açúcar ta, papai do céu vai dar tudo que você precisa, vai chegar um anjo na carruagem de fogo com tudo que você quer, sirva-se meu servo, qual é o milagre que você quer qual a benção que você quer, não... Não... Não... 

Meu querido, a maioria dos milagres, você tem que ir até o lugar do milagre, veja a mulher do fluxo de sangue, teve que romper a multidão e ir até onde Jesus estava à mulher Cananeia, teve que romper com os discípulos para chegar até onde Jesus estava, o centurião de Cafarnaum teve que ir até onde Jesus estava, os quatro que carregava o paralitico teve que subir no telhado da casa e descer o paralitico pelo telhado para chegar onde Jesus estava.

E agora o que Deus esta dizendo a Israel: Ei, o que vocês estão clamando ai parado, marche! Marchar é com vocês, abrir o mar é comigo. 

Sabe o que aprendo existem potenciais em nós, em vocês, e que precisamos usar esse potencial pra que o milagre de Deus acontecer, não adianta ficar murmurando, vê o que você pode fazer com o seu potencial pra resolver esse problema, não adianta ficar no quarto trancado chorando o tempo todo, o que é que posso fazer? 

Que palavra eu posso dar? Que ação eu posso ter? O que eu vou fazer nesse problema, que esta na minha capacidade? 

Diga ao povo de Israel que marche, não adianta ficar clamando, não adianta ficar gritando, vamos agir, vamos usar o potencial que a mão de Deus vai ser estendida, que o milagre vai acontecer, a vitória vai chegar.

Vejamos o Versículo 16 que diz: E tu, (Deus falando para Moisés) levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

Primeiro você tem que marchar para depois o mar abrir, primeiro você tem que tomar uma atitude, para depois o milagre acontecer.

A vara que estava nas mãos de Moisés era símbolo das mãos de Deus, olha o que Deus vai dizer para Moisés, Moisés pega a autoridade que eu ti dei e usa.
Deus revestiu você de autoridade, o espirito santo habita em você, você é templo do espirito santo, use a autoridade que Deus te deu para conquistar vitórias meu irmão!

Meu Deus, ah Senhor, Pastor meu filho é muito violento... Qual a idade do teu filho? 16 anos, é um capeta, eu tenho medo desse moleque me matar... Sabe por que você tem medo dele? 

Porque quando ele tinha 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 anos você não quis usar a autoridade que Deus te deu, ai ele cresceu, mais o tempo ainda não acabou ainda não meu irmão, você não perdeu a autoridade ainda não, você não tem que encolher não, você esta revestido da autoridade de Deus, o espirito santo habita em você, bota ordem nessa sua casa, repreende isso meu irmão!

Você tem autoridade de Deus, você não tem que esta escondida, encolhida, você esta sendo afrontado, e você não esta usando a autoridade que Deus te revestiu, pra reverter essa situação.

Moisés você tem uma autoridade, toca nesse mar que ele vai se abrir. Toque pela fé meu querido nesse mar encapelado, que ele vai abrir e você vai passar enxuto e seco.

Os insondáveis propósitos de Deus, os ensinos que Deus esta nos dando, nessa questão, porque Deus permite muitas vezes a gente ficar num beco sem saída, porque às vezes Deus nos livra no problema, mais não livra do problema? 

A maioria das vezes Deus nos livra no problema, mais não nos livra do problema, o problema vem mais lá dentro do problema, não há um escape, porque Deus me deixa muitas vezes num beco sem saída? Esta aqui no texto!

Olha o que diz o versículo 17 e 18 do mesmo capítulo 14: E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros,
E os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.

Toda essa luta, todo esse beco sem saída, É PARA DEUS SER GLORIFICADO NA NOSSA VIDA, Deus vai ser glorificado! Vão dizer: Como é que ele saiu dessa? Meu Deus como essa mulher conseguiu isso?  Meu Deus como essa família conseguiu essa vitória? A glória, a honra, o poder e a majestade é dele!

Isaías 42:8 o senhor diz: “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura”.

Davi em 1 Crônicas 29.11 diz: “Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos”. 

A glória é dele, a honra é dele, o louvor é dele, TUDO ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO NA TUA VIDA DEUS VAI SER GLORIFICADO! Deus está permitindo isso, porque se voltar para Deus, se você entregar sua vida a cristo, se  você se arrepender dos seus pecados, Deus vai ser glorificado ai nesse problema!

Olha o que diz os versículos a seguir 19 e 20: E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.
E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro”.
 ·.

Você tem que entender, que por mais forte que seja o inimigo, por maior que seja o problema, entre você e o inimigo, entre você e o problema, DEUS!

Quando Israel se levantou para atravessar o mar, o anjo do Senhor que ia a frente, e a nuvem que ia a frente se colocou atrás, entre o exercito de Israel e o exercito egípcio, DEUS!

Não sei qual é a distância entre o inimigo pra você, mais uma coisa eu sei, Deus, Deus está entre você e esse problema, Deus está entre você e essa adversidade, Deus esta entre você e isso que quer te devorar!

Vamos ver o que diz O Salmo 91 até o versículo 10: Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda”.

Você não esta sozinho! Israel vocês estão num terreno horrível, mais Deus esta ai! Entre vocês e faraó, DEUS!

E para encerrarmos esta palavra continuamos nos versículos 27 ao 31 que diz: Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derrubou os egípcios no meio do mar,
Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou.
Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda.
Assim o SENHOR salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.
E viu Israel a grande mão que o SENHOR mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao SENHOR, e creu no SENHOR e em Moisés, seu servo”. 


Lá vem faraó com seiscentos carros dos melhores, todo povo e capitãs, e aqui esta um povo que não sabe nem pegar em arma que é Israel, passa pelo meio do mar. Meu irmão Deus sabe quem é dele, você passa por lugares seguros, que se outro tentar passar é desgraça, mais você passa você passa por caminhos, que outros não podem passar, porque tem caminhos que Deus prepara para você, mas se alguém quiser entrar nesse caminho, vai morrer!

Sabe que aprendo com essa história, Mesmo que eu enfrente as maiores lutas, o inimigo é mais forte do que eu, eu não tenho saída, SE EU OBEDECER AOS PRINCÍPIOS DE DEUS, A MINHA VITÓRIA VAI SER COMPLETA E TOTAL, E NUNCA MAIS ESSE INIMIGO VAI SE LEVANTAR CONTRA MIM! Receba essa palavra em nome de Jesus... Amém!

Ei meu irmão a vitória de Deus não é pela metade, a vitória de Deus é completa, a obra que ele começou na tua casa ele vai terminar, e não vai ter diabo que vai prevalecer, o que Deus te prometeu, não tem homem, não tem demônio, não tem ninguém que vai impedir A VITÓRIA DE DEUS É COMPLETA! 

Você vai ver todos os teus filhos, você vai ver toda a sua família, você vai ver todos os teus irmãos, você vai ver a tua mulher, você vai ver o teu marido, você não vai perder nada, você vai entrar no céu com eles, a vitória de Deus é completa!

Fica firme meu amado, continue na sua trajetória, QUE AQUELE QUE COMEÇOU A BOA OBRA APERFEIÇOARA ATÉ O DIA DE CRISTO, Deus não vai deixar nada pela metade, Deus não vai deixar nada por incompleto, não importa a força do inimigo, o tamanho do inimigo, O QUE IMPORTA É QUE DEUS É MAIOR, o poder, a glória e a honra pertencem a ele, E ELE ESTÁ AGINDO POR VOCÊ!

Meu irmão ponha isso no seu coração e na sua mente Deus não depende de economia de pais, Deus não depende da sua empresa se ela via indo bem ou mal, Deus não depende nada disso, Deus tem poder de realizar qualquer milagre, em qualquer época, em qualquer lugar, do jeito que Ele quer, Ele abre a porta onde ninguém pensa, Deus vai fazer por completo, e Ele vai te dar um escape e você não vai naufragar no meio desse problema, vai haver uma saída para você!

                                             
Que Deus te abençoe e te guarde!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...