Translate

Levítico 10.10 - Fazer a diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo.




Introdução:

Pensando que estão enganando ao Senhor, muitos estão com um pé na igreja e outro no mundo, muitos estão com um pé na salvação e outro na perdição. A exortação a Arão e aos seus filhos obrigava-os a estabelecer uma diferença entre o santo e o profano, entre o dedicado ao senhor e o vil.

Levítico 10.8-10 (“falou o Senhor a Arão, dizendo:  Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações; E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,”).
A mensagem que Deus ora nos transmite é esta: separar o santo e o profano.

1)   É preciso saber separar o santo do profano

a) Deus exige que seja feita esta separação. Jeremias 15.19-21 (“Portanto assim diz o Senhor: Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles. E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o Senhor. E arrebatar-te-ei da mão dos malignos, e livrar-te-ei da mão dos fortes.”)

- O zelo de Deus, ou seja, a sua preocupação é com a mistura que muitos querem fazer.
- O texto mostra a mistura que o povo fazia das coisas do Senhor com as coisas das trevas (é preciso separar as coisas de Deus e não misturar)

b) Muitos querem manter um pé no caminho da perdição e o outro no da salvação. O que é impossível. Mateus 6.24 (“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”), Apocalipse 3.15-16 (“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”)

- Existem duas posições para o homem bem distintas e definidas:
  •  Ele é precioso ou vil
  • É Santo ou Profano 
  • É Limpo ou Imundo 
  • É Salvo ou Perdido 
  • É Obediente ou Desobediente 
  • É Falso ou Verdadeiro
  • Está em pé ou caído
  • Ele está na fé frio ou quente



c) Tudo o que o diabo quer é tomar o lugar de Deus na vida das pessoas. Por isso ele aparece tentando, como fez com Jesus. Mateus 4.8-9 (“Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.”)
Satanás se infiltra através do engano, para roubar o louvor que é de Deus.

Muitos ludibriados por ele pensam estar seguindo ao Senhor e na Verdade caminha para a condenação é o caso:



  • Kardecismo
  • Catolicismo tradicional
  • Catolicismo atual (os carismáticos) que nos imitam
  • Temos agora ídolos como “Padre Marcelo” que canta nossos hinos;
  • Legião da Boa Vontade (LBV) que aparentam ser de Deus;
  • Maçonaria; 
  • Movimentos evangélicos estranhos; 
  • O secularismo evangélico e etc.

Tudo o que citei não passa de engano, é a estratégia do diabo para misturar o santo com o profano.

- O perigo está dentro das igrejas evangélicas. Cuidado!
- O crente precisa conhecer a bíblia para saber discernir entre o santo e o profano.


2) -  É preciso Saber separar o santo e o profano na casa de Deus.

a) Infelizmente o engano pode surgir dentro do meio evangélico. Mateus 7.15;21;23 (“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”).

Como podemos nos proteger do engano que assola o meio evangélico?
·         Estando fiel a Bíblia;
·         Estando fiel na casa do Senhor; 
·         Estando fiel ao Pastor;
·         Mantendo como referência apenas os obreiros fieis;
·         Mantendo comunhão apenas com os irmãos fiéis da igreja.

b) Tudo que pertence à casa de Deus é santo: exemplo do zelo de Deus. Daniel 5.22-30 (“E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isto.   E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos à tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus senhores, as tuas mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.   Então dele foi enviada aquela parte da mão, que escreveu este escrito.   Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM.   Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.   TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.   PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas.   Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino.   Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus.”)

 Belsazar foi condenado por misturar os utensílios da casa do Senhor com o carnaval. O santo com o profano.

Como você está? Se Deus te colocar na balança, você passará no teste? Ou será achado  em falta?

c) A música evangélica, o louvor, a adoração precisam ser santo. Salmos 46.6 (“Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores.”)
Está havendo muita mistura no meio evangélico no que tange a música e ao louvor, Deus não aceita mistura. O crente precisa saber separar a música santa da profana, louvor santo do profano, e principalmente a adoração santa de uma adoração profana. Salmos 149.6 (“Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos,”)

d) Os cantores, pregadores e crentes em geral precisam ser sem mistura. Quantos pregadores, cantores da mídia (jogadores, artistas de TV, apresentadores, etc.) que estão nas igrejas evangélicas cantando, pregando sem ter deixado o mundo estão misturando o santo com o profano.
A bíblia condena categoricamente esta mistura. João 3.3 e 5 (“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”)

e) O culto, os crentes, os gestos, as atitudes tudo na casa de Deus precisa ser santo.  Salmos 93.5 (“Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre.”)

3) – Saber separar o santo do profano no lar

Nós precisamos consagrar a Deus nossa família, nosso lar, nosso carro, tudo que nos pertence. Êxodo 32.29 (“Porquanto Moisés tinha dito: Consagrai hoje as vossas mãos ao Senhor; porquanto cada um será contra o seu filho e contra o seu irmão; e isto, para que ele vos conceda hoje uma bênção.”)

a)Nunca deixe o profano entrar e dominar tua casa, teu lar.

·         Cuidado o profano pode entrar em seu lar através da televisão.
·         Cuidado o profano pode entrar em seu lar através da internet.
·         Cuidado o profano pode entrar em seu lar através de fofocas e falsos testemunhos.
·         Cuidado o profano pode entrar em seu lar através de músicas do mundo.
·         Cuidado o profano pode entrar em seu lar através vícios e etc.
Devemos consagrar todos os móveis, utensílios e eletrodomésticos de nossa casa ao Senhor.

b) A decoração da casa deve ser plenamente santa. O crente nunca deve inspirar em rituais espíritas ou em quaisquer práticas religiosas e nem em superstições para decorar sua casa. Uma vez salvo, o crente deve apresentar uma libertação plena e completa. João 8.32 e 36 (“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”)

c) A linguagem no lar deve ser santa e não profana.  Precisamos vigiar muito no nosso relacionamento em casa, principalmente no que tange as palavras. Colossenses 4.6 (“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.”); Efésios 4.29 (“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”)

d) Adote uma postura e um procedimento santo dentro do seu lar a partir de hoje. I Pedro 1.15 (“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;”) II Pedro 3.11 (“Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade”)

4)  Saber separar  o santo e o profano no meio social

Ser cristão evangélico hoje é fácil, é chique e moderno, mas para sermos cristãos verdadeiros, temos que separar o santo do profano.

a) É preciso fazer propósito de não se contaminar com o profano como fez Daniel. Daniel 1.8 (“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.”)

b) É preciso ter fé e coragem para não misturar com o profano como fez os três amigos de Daniel. Daniel 3.15-18 (“ Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.”)

c) É preciso ser fiel a Deus e perseverante incondicional na fé para não se misturar com o profano. Daniel 6.10-12 (“Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus. Então se apresentaram ao rei e, a respeito do edito real, disseram-lhe: Porventura não assinaste o edito, pelo qual todo o homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, por espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, dizendo: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.”)

d) Quantas concessões são feitas por pessoas ditas cristãs e comprometidas com Jesus apenas para satisfazer o chefe, o patrão, o político, o colega, o parente, etc. I Tessalonicenses 4.7 (“Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.”)

e) É comum hoje em dia vermos as pessoas misturando o santo e o profano, fazendo concessões indevidas, uns para obter posição, promoção, status e dinheiro, e isto traz consequências seríssimas. I Timóteo 6.10   (“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”); I Timóteo 3.6 (“Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.”)

f) Não busque no mundo aquilo que não é santo. Não busque associação com o profano, com o impuro. I Coríntios 5.9  (“Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;”)
O crente precisa discernir o que é imundo e o que é limpo, o que é santo e o que é profano. Ezequiel 44.23 (“E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro.”)

g) Faça uma faxina geral hoje, e não esconda a sujeira debaixo do tapete. Jogue tudo que for profano fora, renuncie tudo que for vil. Isaías 52.1-2 e 11 (“Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupas formosas, ó Jerusalém, cidade santa, porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo. Sacode-te do pó, levanta-te, e assenta-te, ó Jerusalém: solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião. Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os vasos do Senhor.”)

Conclusão

Quero concluir este estudo recitando a mensagem de Jeremias. Jeremias 15.19 (“Portanto assim diz o Senhor: Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles.”)
Que Deus nos ajude a sermos santos e nunca procedermos como os profanos. Amém.



Deus te deu 24 horas no dia, então reserve um tempo para ele, e seja abençoado!

Repasse essa mensagem para outras pessoas. Vamos semear!


Deus te abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...