A Carta à Igreja em Éfeso
A mensagem
do Apocalipse foi enviada principalmente “às sete
igrejas que se encontram na Ásia” (Apocalipse 1.4). Este fato é frisado
várias vezes no primeiro e no último capítulos (Apocalipse 1.4, Cap.11, Cap.20; Cap.
22.16). Os capítulos 2 e 3 são direcionados especificamente às igrejas, com uma
mensagem especial para cada uma delas.
Estas sete
cartas seguem a forma de decretos imperiais, começando a sua mensagem com a
palavra “diz” (grego, legei). Estas cartas foram escritas num formato padrão
(Saudação, Posição de Jesus, Avaliação da congregação, apelo a ação, Promessa de
recompensa aos vencedores), mas o conteúdo de cada é específico e fala a
respeito das necessidades da própria congregação citada.
Sete Igrejas Independentes
A
necessidade de sete cartas bem diferentes reforça a importância de respeitar a
autonomia de cada congregação. Estas sete igrejas se encontravam numa área
relativamente pequena. Uma pessoa entregando todas as cartas faria um circuito
de pouco mais de 500 quilômetros.
Nesta área pequena, sete igrejas bem diferentes apresentaram características distintas. Jesus não enviou uma carta “ao bispo da Ásia” (não existia qualquer ofício de líderes regionais entre as igrejas primitivas) para resolver, de uma vez, todas as questões nas várias igrejas.
Nesta área pequena, sete igrejas bem diferentes apresentaram características distintas. Jesus não enviou uma carta “ao bispo da Ásia” (não existia qualquer ofício de líderes regionais entre as igrejas primitivas) para resolver, de uma vez, todas as questões nas várias igrejas.
As igrejas não eram subordinadas à autoridade de alguma hierarquia, e
não havia laços estruturais entre congregações. Cada congregação era
independente, com seus próprios desafios e sua própria personalidade. Cada uma
recebeu um comunicado diretamente de Jesus, e lhe responderia diretamente pela
sua obediência ou rebeldia.
Ele não operou por meio de alguma hierarquia de autoridades eclesiásticas. As pessoas que querem seguir, hoje em dia, as instruções do Novo Testamento devem lembrar este fato.
Não há base bíblica para criar ou manter organizações religiosas ligando congregações. As hierarquias nas denominações e as conferências e congressos estaduais, regionais, nacionais e internacionais são invenções de homens sem nenhuma autorização bíblica.
Ele não operou por meio de alguma hierarquia de autoridades eclesiásticas. As pessoas que querem seguir, hoje em dia, as instruções do Novo Testamento devem lembrar este fato.
Não há base bíblica para criar ou manter organizações religiosas ligando congregações. As hierarquias nas denominações e as conferências e congressos estaduais, regionais, nacionais e internacionais são invenções de homens sem nenhuma autorização bíblica.
Ao Anjo da
Igreja em Éfeso (Apocalipse 2.1-7)
Vamos
considerar o conteúdo desta carta. Confira na sua Bíblia cada citação.
A igreja em
Éfeso (1): Éfeso era a cidade mais importante da província romana
de Ásia. Foi situada perto do mar Egeu. Duas estradas importantes cruzaram em
Éfeso, uma seguindo a costa e a outra continuando para o interior, passando por
Laodicéia.
Assim, Éfeso teve uma localização importantíssima de contato entre os dois lados do império romano (a Europa e a Ásia). Historiadores geralmente calculam a população da cidade no primeiro século entre 250.000 e 500.000. Éfeso era conhecida, também, como o foco de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana.
Assim, Éfeso teve uma localização importantíssima de contato entre os dois lados do império romano (a Europa e a Ásia). Historiadores geralmente calculam a população da cidade no primeiro século entre 250.000 e 500.000. Éfeso era conhecida, também, como o foco de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana.
Sabemos
algumas coisas sobre a história da igreja em Éfeso de outros livros do Novo
Testamento.
No final de
sua segunda viagem, Paulo deixou Áqüila e Priscila em Éfeso, onde corrigiram o
entendimento incompleto de Apolo sobre o caminho do Senhor (Atos
18.18-26).
Lendo esses
versículos observamos que Áquila e Priscila ajudaram o Apolo, (Atos 18:26
que Diz: "Ele
começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áqüila,
o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus.")
Na terceira
viagem, Paulo voltou para Éfeso, onde pregou a palavra de Deus por três anos
(Atos 19.1-41; Atos 20.31 Que
diz: "Portanto,
vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de
admoestar com lágrimas a cada um de vós.").
Na volta da
mesma viagem, passou em Mileto e encontrou-se com os presbíteros de Éfeso (Atos
20.17-38).
(Atos 20.29-31 diz: "Porque eu sei isto que, depois
da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao
rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas
perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai,
lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar
com lágrimas a cada um de vós.")Observamos
que Paulo advertiu os presbíteros do perigo de falsos mestres entre eles.
(No mesmo
Capítulo 20.33 diz: "De
ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário.")
Paulo também orienta os irmãos da igreja de Éfeso sobre a cobiça.
Continuando
Atos 20. 34-35 diz: "Sim,
vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão
comigo, estas mãos me serviram.
Tenho-vos
mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e
recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é
dar do que receber.")
Paulo também orienta seus irmãos da igreja de Éfeso sobre os seus
trabalhos, como deveriam ajudar ao próximo, "os enfermos", e Paulo
fez o povo recordar as palavras do senhor Jesus, e disse : ''Mais bem-aventurada coisa
é dar do que receber."
Aí você que
está lendo me pergunta, O que quer dizer: "Mais bem-aventurada coisa é dar
do que receber"? O que Paulo quiz passar para os irmãos da Igreja de
Éfeso?
Eu te
respondo. A filosofia que rege o mundo é diametralmente oposta àquela
estabelecida por Jesus. O mundo desaprova e escarnece dos valores que regem
nossa conduta financeira.
Numa cultura em que a lei régia é levar vantagem em tudo, ganhar tudo o que puder, por todos os meios, de todas as formas, em todo o tempo e de todas as pessoas, para o seu próprio de leite, o ensino de Jesus é revolucionário: “Mais bem-aventurado é dar que receber.” (Atos 20.35.)
Numa cultura em que a lei régia é levar vantagem em tudo, ganhar tudo o que puder, por todos os meios, de todas as formas, em todo o tempo e de todas as pessoas, para o seu próprio de leite, o ensino de Jesus é revolucionário: “Mais bem-aventurado é dar que receber.” (Atos 20.35.)
Ninguém é
tão pobre que não possa dar, nem tão rico que não possa receber. Todos podem
experimentar essa bem-aventurança. Dar não é tanto uma questão de quanto
dinheiro temos nas mãos, mas de quanto amor temos no coração.
Nós sempre somos ricos em relação a alguém. Sempre haverá alguém mais necessitado do que nós. Somos sempre desafiados a repartir um pouco do que temos. Essa bem-aventurança de dar não é restrita apenas aos ricos.
Nós sempre somos ricos em relação a alguém. Sempre haverá alguém mais necessitado do que nós. Somos sempre desafiados a repartir um pouco do que temos. Essa bem-aventurança de dar não é restrita apenas aos ricos.
A Bíblia não
condena a riqueza. Se a riqueza é granjeada com honestidade e trabalho e usada
com generosidade e altruísmo, ela é uma bênção. O problema não é ser rico, mas
avarento. O problema não é possuir dinheiro, mas ser possuído por ele. O
problema não é ganhar o dinheiro, mas retê-lo com usura.
O problema do mundo moderno não é escassez de provisão, mas injusta distribuição. Enquanto uns têm de sobra, outros passam necessidade. Enquanto uns morrem de comer, outros morrem de fome. O que é jogado fora da mesa de uns, falta na mesa de outros. O problema da fome não é a falta de alimento, é a falta de amor.
O problema do mundo moderno não é escassez de provisão, mas injusta distribuição. Enquanto uns têm de sobra, outros passam necessidade. Enquanto uns morrem de comer, outros morrem de fome. O que é jogado fora da mesa de uns, falta na mesa de outros. O problema da fome não é a falta de alimento, é a falta de amor.
O amor não
tem preconceitos nem fronteiras. Ele é altruísta. O amor pensa nos outros, mais
do que em si mesmo. O amor tem mais prazer em dar do que em receber. Na
verdade, perdemos o que retemos e possuímos o que damos.
A semente que comemos ou guardamos não pode se multiplicar. O que damos, porém, é como uma sementeira que se multiplica. Quanto mais damos, mais recebemos. Quanto mais semeamos, mais colhemos. O princípio bíblico é: “Mais bem-aventurado é dar que receber.” (Atos 20.35.)
A semente que comemos ou guardamos não pode se multiplicar. O que damos, porém, é como uma sementeira que se multiplica. Quanto mais damos, mais recebemos. Quanto mais semeamos, mais colhemos. O princípio bíblico é: “Mais bem-aventurado é dar que receber.” (Atos 20.35.)
E por fim
Paulo orientou Timóteo a admoestar os irmãos a não ensinarem outra
doutrina (1
Timóteo 1.3-7 Que diz: "Como
te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para
advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina,
Nem se dêem
a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que
edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;
Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.")
Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;
Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.")
Durante os anos na prisão, Paulo escreveu a epístola aos efésios.
Também deixou Timóteo em Éfeso para edificar os irmãos.
Aquele que
conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros
de ouro
(1): Esta
descrição de Jesus vem do Apocalipse 1.12-13,16,20 e mostra o conhecimento e a
soberania de Jesus em relação às igrejas.
Tanto os efésios como os discípulos nas outras igrejas precisavam lembrar da presença de Jesus. Ele anda no meio das igrejas, observando o procedimento delas, e pronto para agir quando for necessário. Segurando as sete estrelas, ele demonstra seu poder e domínio.
Tanto os efésios como os discípulos nas outras igrejas precisavam lembrar da presença de Jesus. Ele anda no meio das igrejas, observando o procedimento delas, e pronto para agir quando for necessário. Segurando as sete estrelas, ele demonstra seu poder e domínio.
Conheço as
tuas obras (Apocalipse 2.2-3 Que diz: "Conheço as
tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os
maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os
achaste mentirosos.
E
sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te
cansaste.")
Jesus elogia várias qualidades da igreja em Éfeso:
Jesus elogia várias qualidades da igreja em Éfeso:
● Labor
e perseverança – Deus quer servos dedicados que não desistem (Tiago
1.4 Que diz: "Tenha,
porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos,
sem faltar em coisa alguma.").
Jesus falou
da importância da perseverança diante de perseguição (Mateus 10.22 Que
diz: "E odiados
de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim
será salvo."),
(Romanos 5.3-4 Que diz: "E não
somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a
tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a
experiência a esperança."),
(Tiago 1.12
Que diz: "Bem-aventurado
o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da
vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.").
Observando
que perseguições causam o amor de muitos a esfriar (Mateus 24.10-13 Que
diz: "Nesse
tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos
outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a
muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos
esfriará.").
Devemos
perseverar na oração (Atos 1.14 Que diz:"Todos
estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria
mãe de Jesus, e com seus irmãos.");
(Colossenses
4.2 Que diz: "Perseverai
em oração, velando nela com ação de graças;");
(1
Timóteo 5.5 Que diz: "Ora, a que
é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de
dia em rogos e orações;").
Na doutrina
verdadeira (Atos 2.42 Que diz: "E
perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e
nas orações.");
(1 Coríntios 15.1 Que diz: "Também vos
notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também
recebestes, e no qual também permaneceis.").
Nas boas
obras (Romanos 2.7 Que diz: "A vida
eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e
incorrupção;").
Na graça de
Deus (Atos 13.43 Que diz: "E,
despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram
Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na
graça de Deus.").
● Não
suportar homens maus – Depois de tantas advertências sobre o perigo de
falsos mestres, a defesa da verdade se tornou um ponto forte da igreja de
Éfeso. Homens que se alegavam ser apóstolos foram postos à prova e achados
mentirosos (1 João 4.1 Que diz: "Amados,
não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque
já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.").
Precisamos
do mesmo zelo da verdade hoje. O mundo religioso está cheio de pessoas que se dizem
profetas e apóstolos. Devem ser avaliadas conforme a palavra de Deus.
Pessoas que
alegam trazer novas revelações são mentirosas (Gálatas 1.8-9 Que diz: "Mas, ainda
que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos
tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de
novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já
recebestes, seja anátema.")
Obs: anátema: maldição ; (1
Coríntios 13.8 Que diz: "O amor
nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas,
cessarão; havendo ciência, desaparecerá;").
Tenho ...
contra ti (Apocalipse 2.4): O problema
dos efésios não foi uma questão de doutrina correta, mas de amor. Abandonaram o
seu primeiro amor.
Esqueceram
dos grandes mandamentos que formam a base para todos os ensinamentos de Deus (Mateus
22.37-40 Que diz: "E Jesus
disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua
alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande
mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a
ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.").
Paulo
instruiu os efésios sobre a importância do amor como alicerce da vida do cristão
(Efésios 3.17 Que diz: "Para que
Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e
fundados em amor,");
(Efésios
4.2 Que diz: "Com toda a
humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em
amor,"),
(Efésios 5.2 Que diz: "E andai em
amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta
e sacrifício a Deus, em cheiro suave.);
(Efésios
6.23 Que diz: "Paz seja
com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo.").
Não devemos distorcer esta advertência para criar um conflito entre o amor e a verdade. Podemos defender a verdade, como os efésios fizeram e, ao mesmo tempo, praticar o amor. Foi exatamente isso que Paulo pediu aos efésios: (Efésios 4.15 Que diz: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”)
Não devemos distorcer esta advertência para criar um conflito entre o amor e a verdade. Podemos defender a verdade, como os efésios fizeram e, ao mesmo tempo, praticar o amor. Foi exatamente isso que Paulo pediu aos efésios: (Efésios 4.15 Que diz: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”)
Lembra-te,
arrepende-te e volta (Apocalipse 2.5): Jesus pede três respostas dos efésios:
1. Lembra-te,
pois, de onde caíste: Não foram as alfarrobas dos porcos que levou o filho
pródigo ao arrependimento; foi a lembrança da casa do pai. Para os efésios se
arrependerem, teriam que lembrar da comunhão com Deus que deixaram para trás.
Para permanecer fiéis, a presença de Deus precisa ser a coisa mais preciosa na
nossa vida. Uma vez que caímos, é necessário desenvolver novamente o amor para
com ele.
2. Arrepende-te: O
arrependimento é a mudança de atitude. Quando decidimos deixar o pecado e fazer
a vontade de Deus, nós nos arrependemos.
O pecador
precisa se arrepender antes de ser batizado para perdão dos pecados (Atos
2.38 Que diz: "E
disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de
Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;").
O cristão
que tropeça precisa se arrepender e pedir perdão pelos seus pecados (Atos 8.22
Que diz: "Arrepende-te,
pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado
o pensamento do teu coração;").
Aqui, uma igreja cujo amor esfriou-se precisa se arrepender.
3. Volta
à prática das primeiras obras: A mudança de atitude (o
arrependimento) produzirá frutos (Mateus 3.8 Que diz: "Produzi,
pois, frutos dignos de arrependimento;").
Pelas obras,
a pessoa arrependida mostrará a sinceridade da sua decisão.
A igreja em
Éfeso precisava voltar à prática do amor.
Se a igreja
não se arrepender, Jesus removeria o seu candeeiro.
Eles não
permaneceriam na abençoada comunhão com o Senhor.
Odeias as
obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio (Apocalipse 2.6): Mais um ponto a favor, reforçando o elogio dos
versículos 2 e 3.
Os
nicolaítas são mencionados somente aqui e na carta à igreja em Pérgamo (Apocalipse 2.15
Que diz: "Assim tens
também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.").
Não sabemos
a natureza precisa do seu erro, mas sabemos que era abominável a Deus. Neste
ponto, os efésios odiavam o que Deus odiava.
Nós devemos
fazer a mesma coisa, sendo amigos do bem (Tito 1.8 Que diz: "Mas dado à
hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;")
E detestando
o mal (Salmo 97.10 Que diz: "Vós, que
amais ao SENHOR, odiai o mal. Ele guarda as almas dos seus santos; ele os livra
das mãos dos ímpios.").
Quem tem
ouvidos, ouça (Apocalipse 2.7): Freqüentemente,
Jesus chama os ouvintes a ouvirem a sua mensagem (Mateus 11.5 Que diz: "Os cegos
vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos
são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.);
(Mateus
13.9 Que diz: "Quem tem
ouvidos para ouvir, ouça." etc.).
O problema
de um coração teimoso se reflete nos ouvidos tapados que recusam ouvir a
verdade (Mateus 13.15 Que diz: "Porque o
coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E
fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E
compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.").
Os efésios
provaram aqueles que falavam, agora eles seriam provados pela maneira de
ouvirem.
O Espírito
diz às igrejas (Apocalipse 2.7): Jesus
transmitiu a sua mensagem por meio dos anjos das igrejas (Apocalipse 2.1
Que diz: "Escreve ao
anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete
estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:"),
(Apocalipse 2.8 Que diz: "E ao anjo
da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi
morto, e reviveu:"),
(Apocalipse 2.12
Que diz: "E ao anjo
da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda
de dois fios:"),
(Apocalipse 2.18 Que diz: "E ao anjo
da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como
chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:");
(Apocalipse 3.1 Que diz: "E ao anjo
da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de
Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e
estás morto."),
(Apocalipse 3.7 Que diz: "E ao anjo
da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é
verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e
ninguém abre:"),
(Apocaliose 3.14 Que diz: "E ao anjo
da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira,
o princípio da criação de Deus:").
Ao vencedor
... árvore da vida ... paraíso de Deus (Apocalipse 2.7): A recompensa aguarda os vencedores que
perseveram no amor e na verdade. Aqueles que desistem, abandonando para sempre
o seu amor, não receberão o galardão. Jesus descreve a comunhão com Deus em
termos que nos lembram do jardim do Éden.
Por causa do
pecado, o homem foi expulso do jardim em que Deus andava (Gênesis 3.22-24
Que diz: "Então
disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal;
ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e
viva eternamente,
O SENHOR
Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora
tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.").
Aqueles que andam com Deus têm a esperança da vida no paraíso do Senhor.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.").
Aqueles que andam com Deus têm a esperança da vida no paraíso do Senhor.
Conclusão
Uma igreja
rodeada por religiões falsas e sujeita à influência de homens maus precisa
examinar todos os ensinamentos e rejeitar todas as falsas doutrinas.
Mas ela
precisa, também, demonstrar o amor verdadeiro para vencer o mal. Devemos amar a
verdade, não somente pelo desejo de ser “corretos”, mas porque ela vem do Deus
que merece nosso amor.
Devemos amar aos outros, porque foram feitos à imagem e
semelhança de Deus.(1 João 4.11 Que diz: “Amados, se Deus de
tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros”)
Que Deus o abençoe
grandemente!