Translate

Deuteronômio 32 - Último cântico de Moisés




Os benefícios e os perigos de se conhecer a Rocha, que é Cristo

INTRODUÇÃO

Todos sabemos a diferença entre um solo rochoso e um solo arenoso.

O solo arenoso traz insegurança para construir sua casa (Mateus 7.24-27 "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda."
).

Até que se estude bem o solo não se deve pensar em nenhum projeto custoso. Depois que se sabe que o solo é rochoso o investimento pode ser alto, mas nunca será perdido.

Há uma garantia de Rocha firme, que é a Pessoa de Jesus Cristo. Embora haja firmeza na Rocha, há também perigo ao enfrentá-la

Os benefícios e os perigos de se conhecer a Rocha, que é Cristo.

I - NÃO HÁ ENGANO NESSA ROCHA - (Deuteronômio 32.4 "Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é." ).

A Obra dessa Rocha é perfeita. Tudo o que Deus fez é perfeito. Toda a Sua criação funciona como Ele quer. O modo como os planetas giram em torno do sol, como as estações mudam e como as estrelas brilham, fala da perfeição das obras de Deus.

Os caminhos dessa Rocha são justos. Não há injustiça da parte de Deus. Os homens podem agir com injustiça, mas Deus, nunca. O problema é que o ser humano nem sempre concorda com a justiça de Deus, mas apesar disto Ele continua sendo a Rocha, firme e justo em Suas obras.

É a Rocha verdadeira. Deus nunca mente. Aquilo que Ele diz em Sua Palavra, a Bíblia Ele cumpre. Os homens mentem uns para os outros. Os homens quebram contratos, mas Deus é sempre verdadeiro. Por isso, você deve confiar no que Ele diz, pois é garantido como uma Rocha.

( Números 23.19 "Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?" ).

II - É POSSÍVEL DESPREZAR A ROCHA - (Deuteronômio 32.15 "E, engordando-se Jesurum, deu coices (engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste) e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação." ).

O nome Jesurum soa um pouco estranho para nós, mas é um nome poético para a nação de Israel, o povo amado de Deus. Jesurum quer dizer “o amado”. Deus cuidou do Seu povo, Israel, como um povo amado. Este povo engordou, isto é, ficou satisfeito com as bênçãos de Deus, mas infelizmente começou a dar coices na Rocha.

Chutar uma Rocha é muito perigoso para o pé. Da mesma forma, desprezar a Rocha, que é o Deus verdadeiro, é um perigo para a vida. Não se deve desprezar a Pessoa de Deus, pois se assim fizer haverá conseqüências terríveis e eternas.

Israel continuou dando coices na Rocha, rejeitando a Deus e a Seu Filho, Jesus Cristo.

(1 Pedro 2.6-8 "Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.
E assim para vòs, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina,
E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo ,para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados."
).

III - ESQUECENDO-SE DA ROCHA, ESTA PODE ESQUECER-SE, TAMBÉM - (Deuteronômio 32.18-20 "Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou;
O que vendo o Senhor, os desprezou, por ter sido provocado à ira contra seus filhos e suas filhas;
E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade."
).

Nosso Deus sabe desprezar, também. Ele nos ama e cuida de todos nós, porém, Ele é um Deus que exige toda a adoração para Si somente (Mateus 4.10 "Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." ). 

Deus não divide a Sua glória com nenhum outro ser ou deuses que, porventura, surjam na mente das pessoas (Isaías 42.8 "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." ). 

Só há um Deus e Ele é a Rocha eterna (Isaías 43.10-13 "Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.
Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus.
Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?"
).

Ele abate os arrogantes (Tiago 4.6 "Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." ).

Ninguém que lutou contra Deus conseguiu vencer. Ninguém que se esquece de Deus pode viver sem ser esquecido por Ele.

Não ler a Bíblia é uma forma de não se lembrar de Deus. Devemos ler a Bíblia e quando necessário procurar alguém que realmente possa ajudar a entendê-la melhor. Muitas pessoas possuem várias Bíblias, mas não as lêem. Alguns até deixam a Bíblia na sala, aberta, mas não se lembram que a Bíblia não tem apenas uma página, mas em torno de 1400 páginas.

O homem não pode se esquecer da Rocha para que ela não se esqueça dele.

IV - A ROCHA FARIA MUITO MAIS SE HOUVESSE OBEDIÊNCIA - (Deuteronômio 32.30 "Como poderia um só homem perseguir mil, ou dois porem em fuga dez mil, a não ser que a sua Rocha os tivesse vendido, a não ser que o Senhor os tivesse abandonado?" ).

O povo de Deus se esqueceu da Rocha e perdeu a sua firmeza. A Bíblia diz que um homem poderia fazer com que outros mil fugissem e somente dois homens colocariam dez mil inimigos para correr.

Mas sem obediência tudo isto é apenas sonho. Se não obedecemos a Rocha, o Deus verdadeiro, a nossa vida está alicerçada na areia e não na Rocha e quem consegue ter firmeza na areia?

A Rocha de Israel acabou entregando o seu povo para os inimigos. Há grandes benefícios em se obedecer a Deus, mas há enorme perigo em desobedecê-Lo.

A Bíblia é o único livro que dirá para alguém o que Deus realmente quer e o que Ele exige.

(Salmos 33.13-19 "O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens.
Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra.
Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.
Não há rei que se salve com a grandeza dum exército, nem o homem valente se livra pela muita força.
O cavalo é falaz para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força.
Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia;
Para lhes livrar as almas da morte, e para os conservar vivos na fome."
).


V - A NOSSA ROCHA É MAIS FIRME QUE A ROCHA DOS INIMIGOS - (Deuteronômio 32.31 "Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disto." ).

Os próprios inimigos julgam assim. Na história do povo de Israel todos os seus inimigos foram derrotados. Da mesma forma todos os que estão seguros na Rocha que é Cristo Jesus são vitoriosos.

O poder da nossa Rocha, que é o Deus verdadeiro, é mais forte que os demais ídolos e deuses falsos.

(Romanos 8.36-39 "Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."
).

CONCLUSÃO


Após atestar a firmeza da Rocha, o certo é continuar firmado nela. Você conhece esta Rocha ou ainda está patinando na areia e não consegue sair do lugar?

Lembre-se: Não há engano na Rocha verdadeira. Mas é possível desprezar a Rocha. Só que ao esquecermos da rocha, Ela se esquece de nós. A Rocha pode fazer muito para os que são obedientes a Ela. Não há outra Rocha senão o Nosso Deus, que é o mesmo Deus de Israel, o único a quem todos deverão prestar contas um dia.

(1 Samuel 2.2 "Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus." ),

(Isaías 26.4 "Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna." ),

(2 Samuel 22.32 "Pois quem é Deus além do Senhor? E quem é Rocha senão o nosso Deus?" ),

(Salmos 62. 6-7 "Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado.
Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus."
).

Não deixe de conhecer hoje essa Rocha. Leia a Bíblia.

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...