Translate

Terá, pai de Abrão, cujo nome significa 'atraso' #Novela Gênesis | Capítulo 14

 



A história de Terá não é contada na Bíblia, embora seu nome é citado. O ‘x’ da questão é de quem ele é pai:  Abrão, o homem que Deus escolheu para começar uma nação que abençoaria todas as demais.


Mas por que Deus escolheu a Abrão? Quem era Abrão? Por que esse homem foi capaz de largar tudo e todos rumo ao desconhecido por um chamado de Deus?


("Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." Gênesis 12.1).


Deus pediu para Abrão largar sua terra, sua parentela, e a casa de seus pais, e por isso precisamos entender que terra era essa, que tipo de parentela e cultura eles seguiam e quais os costumes de seus pais que ele estaria deixando pra trás.


Eis a razão da história de Terá, um homem cujo nome significava ‘atraso’ (imagina ser chamado de atraso?). 


Terá chega em Ur e logo vê ali uma oportunidade de ficar rico, o que não é errado desde que isso não lhe custe seus princípios - uma preocupação de sua esposa, Amat, que está grávida de seu primeiro filho.


Será que é possível viver em meio a tanta idolatria e não se influenciar por ela?


Imagens são coisas criadas por homens, sem poder algum. Uma imagem não ganha o poder de uma divindade nem pode fazer nada pela pessoa que a adora. Pôr sua confiança em uma imagem é um grande erro.


Existe apenas um Deus. Ele não vive dentro de imagens nem aceita que adoremos outras coisas que não são deuses. 


Apenas Deus tem poder para nos ajudar e livrar na hora da necessidade. Adorar uma imagem é um insulto contra o verdadeiro Deus.


("Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém." 1 João 5.21).


("Não terás outros deuses diante de mim.

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos." Êxodo 20.3-6).


Leia versículos abaixo que falam de não adorar a imagens, mais somente a Deus:


(Levítico 19.4); (Salmos 115.4-8);

(Romanos 1.22-23); (Deuteronômio 27.15);

(Isaías 40.18-20); (Isaías 44.16-20);

(Levítico 26.1); (Jeremias 10.3-5);

(Jeremias 10.14-15); (Habacuque 2.18-20);

(Miquéias 5.13); (1 Coríntios 10.19-20);

(Atos 17.29-30).


Algumas partes a destacar:


* Nadi reencontra o tio, o sumo sacerdote Kessari, no palácio e lhe conta sobre o ataque que sofreu de saqueadores. Impressionado, ele pede para conhecer o rapaz e pergunta como pode retribuí-lo pela ajuda.


* Amat percebe que Terá fica encantado ao ver tantas riquezas em Ur e pede que o marido não se esqueça de Deus. Ela se incomoda com o ídolo dado por Nadi e pede que Terá se livre dele. O homem, no entanto, descumpre sua promessa e enterra a estatueta.


* Kissare conversa com o rei Ibbi-Sim sobre a falta de animais para o principal evento da cidade. Ele sugere tomar o rebanho de Nordick, mas precisariam saber sua receita de queijo. O sumo sacerdote, então, pensa em usar Terá para descobrir a técnica.


* Ibbi-Sim brinda a chegada de Nadi em um banquete especial no palácio. Terá e Amat, convidados da sacerdotisa, ficam impressionados com a festa. Nadi chama a atenção de todos enquanto dança, deixando Enlila incomodada. Ao final, Nadi presenteia Terá com um ídolo feito de lápis-lazúli.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...