Translate

Livro de Apocalipse / Quando foi escrito o Livro de Apocalipse? / Quem escreveu o livro de Apocalipse?




Título: O nome é a transliteração da palavra grega apokalypsis, cujo significado é: "revelação", "desvendamento". 

O termo é utilizado no Novo Testamento em ("e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes"2 Tessalonicenses 1:7), e,

("de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado"1 Coríntios 1:7).

Autoria e Data: Segundo a tradição, o autor é o apóstolo João, um dos doze seguidores de Jesus. João teria sido exilado na ilha de Patmos pelo imperador Diocleciano.

Fora deixado ali por esse homem para que parecesse em meio às serpentes venenosas ("Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus"Apocalipse 1:9).

Mas, conforme a referência (Então me foi dito: "É preciso que você profetize de novo acerca de muitos povos, nações, línguas e reis"Apocalipse 10:11), é possível inferir que João conseguiu sair daquele lugar e estabelecer-se em Éfeso, onde teria escrito o livro, por volta do ano 90 d.C.

Propósito: A revelação de Jesus Cristo foi dada a João por Deus "para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer.'' Este livro é cheio de mistérios sobre coisas que virão. É o último aviso de que o mundo certamente terminará e que o julgamento é certo.

Dá-nos um pequeno vislumbre do céu e de todas as glórias que aguardam aqueles que mantém as suas vestes brancas. 

O livro de apocalipse leva-nos através da grande tribulação, com todas as suas aflições, e do fogo final que todos os infiéis terão de enfrentar pela eternidade. O livro recorda a queda de satanás e a condenação que o aguarda juntamente com seus anjos.

Vemos também as tarefas de todas as criaturas e anjos dos céus, assim como as promessas dos santos que viverão para sempre com Jesus na nova Jerusalém. Como João, é difícil encontrar palavras para descrever o que lemos no livro do Apocalipse.

Versículos importantes: ("Escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que estão por vir"Apocalipse 1:19),

("Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa,
para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome"Apocalipse 13:16,17),

("Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles"Apocalipse 20:11), 

("Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia"Apocalipse 21:1).

Resumo: É o único livro integralmente profético do Novo Testamento. Parece em si diversas referencias dos profetas do Antigo Testamento, lançando mão de seus termos, expressões e imagens.

O estilo em que foi escrito, "apocalíptico", foi uma maneira desenvolvida a partir do século 2º antes de Cristo. 

É caracterizado pela abundância de visões e revelações ("Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João"Apocalipse 1:1),

("Os cavalos e os cavaleiros que vi em minha visão tinham este aspecto: as suas couraças eram vermelhas como o fogo, azul-escuras, e amarelas como o enxofre. A cabeça dos cavalos parecia a cabeça de um leão, e da boca lançavam fogo, fumaça e enxofre"Apocalipse 9:17).

Dentro do cânon do Antigo Testamento, o livro de Daniel apresenta o mesmo estilo, bem como algumas porções de Ezequiel. Fora do cânon, o exemplo mais conhecido é o livro de Enoque.

Descreve, em sua maior porção, eventos do mundo espiritual que refletem no mundo físico. 

Fala de assuntos variados, como, por exemplo, a situação espiritual de sete igrejas da Ásia Menor (Apocalipse 2.1-29; 3.1-22),

A adoração  no céu (Apocalipse 4.1-11; 5.1-14; 19.1-10),

Os juízos de Deus sobre a terra (Apocalipse 8.1-13; 9.1-21; 11.15-19),

O governo da besta (Apocalipse 13.1-18),

O martírio dos justos ("Eles clamavam em alta voz: "Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? " Apocalipse 6:10),

O milênio ("Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos;
lançou-o no abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.
( O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos. ) Esta é a primeira ressurreição.
Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos. 
Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão" Apocalipse 20:2-7
),

E a nova Jerusalém ("Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome"Apocalipse 3:12),

("Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido"Apocalipse 21:2),

O novo céu e a nova terra ("Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia"Apocalipse 21:1).

Alguns enxergam, nestas visões e revelações, eventos que ocorreram nos primeiros séculos da igreja. Outros acreditam tratar-se de acontecimentos realizados durante a Era Cristã.

Há aqueles que o apontam como se fossem eventos futuros. Existem ainda outros que o enxergam como uma representação simbólica da luta entre o bem e o mal.

A primeira questão que envolveu este livro a respeito de sua autoria. Muito contestaram a afirmação de que o João referido seria o apóstolo, autor dos evangelhos e das epístolas que trazem o seu nome.

Diferenças de estilos e vocabulário foram os principais fatores na discordância. Estas bases de negação, todavia, se fundamentaram na falsa premissa de que um mesmo autor não pode variar vocabulário e estilo na confecção de sua obra literária.

O grande historiador da igreja, Eusébio de Cesaréria, também se referiu às dificuldades que envolveram a inclusão deste livro no cânon. Isso apenas demonstra que as obras não foram fixadas, arbitrariamente, dentro de uma coleção, antes, uma ampla discussão antecedeu sua canonicidade.

As dificuldades de comunicação foi o principal fator que causou problemas à unanimidade quanto ao reconhecimento deste e outros livros neotestamentários.

Por seu caráter extremamente simbólico, este livro sempre apresentou problemas de interpretação e, por isso, serviu de fonte para diversas distorções ao longo da história.

Entre as mais comuns que poderíamos citar, e que subsistem nos tempos recentes, temos a interpretação das Testemunhas de Jeová, que, baseadas nestes livros, ensinam que existem duas classes diferentes de cristãos: os 144 mil e a grande multidão ("Então ouvi o número dos que foram selados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos de Israel.
Da tribo de Judá foram selados doze mil, da tribo de Rúben, doze mil, da tribo de Gade, doze mil,
da tribo de Aser, doze mil, da tribo de Naftali, doze mil, da tribo de Manassés, doze mil,
da tribo de Simeão, doze mil, da tribo de Levi, doze mil, da tribo de Issacar, doze mil,
da tribo de Zebulom, doze mil, da tribo de José, doze mil, da tribo de Benjamim, doze mil"Apocalipse 7:4-8
).

Outra interpretação, desta vez empregada pela igreja católica, esta relacionada à mulher com o sol sobre a cabeça.

Segundo entendem os católicos, é uma referencia a Maria (Apocalipse 12.1-17).

O apocalipse é pródigo de descrições coloridas das visões que nos anunciam os últimos dias antes do retorno de Cristo e a introdução do novo céu e nova terra.

O apocalipse começa com as cartas às sete igrejas da Ásia Menor, revelando em seguida a série de devastações derramadas sobre a terra; a marca da besta, "666"; a decisiva batalha do Armagedom; o aprisionamento de Satanás; o reino do Senhor, o julgamento do grande Trono Branco e a natureza da cidade eterna de Deus.

Profecias sobre Jesus Cristo são cumpridas e uma última chamada ao Seu Senhorio nos assegura de que Ele voltará em breve. 

Você já aceitou a Cristo como seu Salvador?

Se sim, então não tem nada a temer do julgamento de Deus sobre o  mundo tal como descrito no livro de Apocalipse.

O Juiz está do nosso lado. Antes do julgamento final começar, temos de testemunhar aos amigos e vizinhos sobre a oferta de Deus de vida eterna em Cristo. Os acontecimentos deste livro são reais.

Temos de viver vidas que comprovem o que realmente acreditamos para que os outros notem nossa alegria sobre o futuro e desejam juntar-se a nós nessa nova e gloriosa cidade.

Que Deus te Abençoe!


O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...