Translate

Livro de Juízes / Quando foi escrito o livro de Juízes? / Quem escreveu o livro de Juízes?





Título: É extraído dos líderes que passaram a libertar a nação israelita num período de decadência espiritual, "quando cada um fazia o que achava mais reto" (Juízes 21.25 "Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos." ).

Taís líderes eram chamados de "juízes", "libertadores" ou "salvadores". Depois da morte de Josué, doze homens e uma mulher foram chamados de juízes e convocados por Deus para livrar Israel em períodos de declínio e desunião.

O título, em hebraíco, é shopetim, que também significa "juízes" ou "líderes executivos".

Autoria e Data: Alguns têm apontado Samuel como possível autor, uma vez que foi o último, e também o mais expresso juiz. 

O fato de o livro possuir certo caráter profético, no sentido de destacar os efeitos do concerto de Deus com Israel, reforça ainda mais esta tese.

Pela referência de Juízes 1.21 "", é possível afirmar, com certeza, que a data do livro é antes da captura de Jebus (Jerusalém) por Davi, isto é, antes do ano 1000 a.C.

Propósito: O livro de Juízes pode ser dividido em duas seções: 1) Capítulos 1-16 narram as guerras de libertação que começam com a derrota dos cananeus e terminam com a derrota dos filisteus e a morte de Sansão;

2) Capítulos 17-21 são conhecidos como um apêndice e não se referem aos capítulos anteriores. Esses capítulos são enxergados como um tempo quando “não havia rei em Israel” (Juízes 17.6 "Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos." ); 

(Juízes 18.1 "Naqueles dias não havia rei em Israel; e nos mesmos dias a tribo dos danitas buscava para si herança para habitar; porquanto até àquele dia entre as tribos de Israel não lhe havia caído por sorte sua herança." ), 

(Juízes 19.1 "Aconteceu também naqueles dias, em que não havia rei em Israel, que houve um homem levita, que, peregrinando aos lados da montanha de Efraim, tomou para si uma concubina, de Belém de Judá." ), 

(Juízes 21.25 "Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos." ). 

O Livro de Rute era originalmente uma parte do Livro dos Juízes, mas em 450 DC foi removido para tornar-se um livro próprio.

Resumo: O livro de Juízes é um relato trágico de como Yahweh [Deus] foi “tido como certo” pelos Seus filhos ano após ano, século após século. Juízes é um triste contraste do livro de Josué, pois Josué narra as bênçãos que Deus concedeu aos israelitas pela sua obediência a Deus na conquista da terra.

Em Juízes os israelitas foram desobedientes e idólatras, o que causou suas muitas derrotas. Contudo, Deus nunca deixou de abrir os Seus braços de amor ao Seu povo sempre que se arrependeram dos seus maus caminhos e invocaram o Seu nome (Juízes 2.18 "E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam." ). 

Através dos 15 juízes de Israel, Deus honrou a Sua promessa a Abraão de proteger e abençoar a sua descendência (Gênesis 12.2-3 "E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." ).

 Após a morte de Josué e seus contemporâneos, os israelitas voltaram a servir a Baal e Astarote. Deus permitiu que os israelitas sofressem as consequências de adorar a falsos deuses. Foi então que o povo de Deus clamou a Deus por ajuda. Deus enviou juízes aos Seus filhos para guiá-los em uma vida justa.

Entretanto, eles repetidamente continuavam a virar as costas para Deus e a voltar-se às suas vidas perversas. No entanto, para manter a Sua parte da aliança com Abraão, Deus sempre salvou o Seu povo de seus opressores durante todo o período de 480 anos do Livro de Juízes.

Provavelmente o juiz mais notável foi o 12º juiz, Sansão, o qual chegou a liderar os israelitas após um cativeiro de 40 anos sob o domínio dos filisteus cruéis. Sansão liderou o povo de Deus à vitória sobre os filisteus, onde perdeu sua própria vida depois de 20 anos como juiz de Israel.

Se você tiver dúvidas, ou gostaria de saber quem foram os Juízes que foi levantado por Deus para guiarem o seu povo, veja essa postagem e, fique sabendo também quem foram os Reis antes da divisão, Reis de Israel e Reis de Judá. http://bernardesw.blogspot.com/2013/07/os-reis-de-israel-reis-de-juda-e-os.html

O anúncio para a mãe de Sansão de que ela teria um filho para liderar Israel é um prenúncio do anúncio à Maria sobre o nascimento do Messias.

Deus enviou o Seu Anjo a ambas mulheres e lhes disse: “Eis que tu conceberás e darás à luz um filho” (Juízes 13.7 "Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte." ), 

(Lucas 1.31 "E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus." ) que conduziria o povo de Deus.

A libertação compassiva de Deus do Seu povo, apesar dos seus pecados e rejeição dEle, apresenta um retrato de Cristo na cruz. Jesus morreu para libertar o Seu povo - todos aqueles que chegariam a crer nEle - dos seus pecados.

Embora a maioria das pessoas que seguiam a Jesus durante o Seu ministério iriam eventualmente cair e rejeitá-Lo, ainda assim Ele permaneceu fiel à sua promessa e foi para a cruz para morrer por nós.

A desobediência sempre traz julgamento. Os israelitas apresentam um perfeito exemplo do que não devemos fazer. Em vez de aprender com essa experiência de que Deus sempre vai punir a rebelião contra Ele, eles continuaram a desobedecer e sofrer com o desgosto e a disciplina de Deus.

Se continuarmos na desobediência, nós convidamos a disciplina de Deus, não porque o Senhor se regozija em sofrimento, mas porque “o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hebreus 12.6 "Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho." ).

 O Livro de Juízes é um testemunho da fidelidade de Deus. Mesmo “se somos infiéis, ele permanece fiel” (2 Timóteo 2.13 "Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo." ). 

Embora possamos ser infiéis a Ele, como os israelitas foram, ainda assim Ele é fiel para nos salvar e preservar (1 Tessalonicenses 5.24 "Fiel é o que vos chama, o qual também o fará." ), 

E para nos perdoar quando buscamos o perdão (1 João 1.9 "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." ). 

(1 Coríntios 1.8-9 "O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor."
).

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...