Translate

Livro de Lamentações de Jeremias




Título: Trata-se de um apêndice ao livro de Jeremias. Antes de estudá-lo, deve-se, primeiro, ler a narrativa do último capítulo de Jeremias.

Lamentações era um tipo de cântico em Israel, utilizado para expressar acontecimentos tristes.

Autoria e Data: Sem nenhuma dúvida, o autor é profeta Jeremias (porque, algumas vezes, o livro é denominado de "Lamentações de Jeremias").

Conhecido como "profeta chorão", Jeremias é assim chamado devido à sua atitude de constante tristeza e lamentação por causa do pecado de Judá e de suas futuras consequências.

O livro foi escrito por volta de 586 a.C., quando Jeremias se encontrava em Mizpá.

Propósito: Como resultado da idolatria contínua e sem arrependimento de Judá, Deus permitiu que os babilônios assediassem, saqueassem, queimassem e destruíssem a cidade de Jerusalém. 

O Templo de Salomão, que tinha existido por cerca de 400 anos, foi totalmente queimado. O profeta Jeremias, uma testemunha ocular desses acontecimentos, escreveu o Livro de Lamentações como um lamento pelo que tinha acontecido a Judá e Jerusalém.

Resumo: O Livro de Lamentações é dividido em cinco capítulos. Cada capítulo representa um poema distinto. No hebraico original, os versos são acrósticos, com cada verso começando com uma letra sucessiva do alfabeto hebraico. 

No Livro de Lamentações, o profeta Jeremias entende que os babilônios foram o instrumento de Deus para trazer juízo sobre Jerusalém (Lamentações 1.12-15, Lamentações 2.1-8, Lamentações 4.11). 

Lamentações deixa claro que o pecado e rebelião foram as causas da ira de Deus sendo demonstrada (Lamentações 1.8-9, Lamentações 4.13, Lamentações 5.16). 

Lamentar é apropriado em um tempo de angústia, mas deve rapidamente dar entrada à contrição e arrependimento (Lamentações 3.40-42, Lamentações 5.21-22).

Jeremias era conhecido como o "profeta chorão" por sua paixão profunda e duradoura pelo seu povo e sua cidade (Lamentações 3.48-49 "
Rios de lágrimas correm dos meus ohos porque o meu povo foi destruído. Meus olhos choram sem parar, sem nenhum descanso, NVI" ). 

Esta mesma tristeza pelos pecados do povo e por sua rejeição de Deus foi expressada por Jesus quando Ele se aproximou de Jerusalém e olhou à destruição causada pelas mãos dos romanos (Lucas 19.41-44 "E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela,
Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos.
Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados;
E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.
" ). 

Por causa da rejeição do Messias por parte dos judeus, Deus usou o cerco romano para punir Seu povo. No entanto, Deus não tem alegria em ter que punir os Seus filhos, e a Sua oferta de Jesus Cristo como uma provisão de perdão do pecado mostra a Sua grande compaixão por Seu povo. 

Um dia, por causa de Cristo, Deus enxugará todas as lágrimas (Apocalipse 7.17 "Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes vivas das águas; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima." ).

Mesmo em julgamento terrível, Deus é um Deus de esperança (Lamentações 3.24-25 Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.
O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; NVI
). 

Não importa quão longe Dele estejamos, temos a esperança de que podemos voltar-nos a Ele e encontrar Sua compaixão e perdão (1 João 1.9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.). 

Nosso Deus é um Deus de amor (Lamentações 3.22 Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. NVI), 

E por causa de Seu grande amor e compaixão, Ele enviou Seu Filho para que nós não tivéssemos que perecer em nossos pecados, mas que pudéssemos viver eternamente com Ele (João 3.16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”)

A fidelidade (Lamentações 3.23 Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.), 

E libertação de Deus (Lamentações 3.26 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.”) são atributos que nos dão uma grande esperança e conforto. 

Ele não é um deus desinteressado e caprichoso, mas um Deus que libertará todos aqueles que se voltam para Ele, admitem que não podem fazer nada para ganhar Seu favor e clamam ao Senhor por Sua misericórdia para que não sejamos consumidos (Lamentações 3.22 Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. NVI ).

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...