Translate

Segunda Epístola de João / Quando foi escrita a segunda Epístola de João?




Título: É a segunda carta escrita pelo apóstolo João, considerada como um apêndice da primeira.

Embora, esteja incluída no grupo das epístolas gerais, possui um destinatário. 

Autoria e Data: Pelo fato de o apóstolo João identificar-se como o "presbítero", alguns têm contestado sua autoria, alegando tratar-se de outro João, mencionado na literatura patrística.

Todavia, o estilo é o mesmo da primeira epístola e do evangelho, cuja autoria é reconhecidamente de João. A questão de ele ter-se identificado como presbítero indica apenas sua idade, uma vez que o sentido da palavra presbítero é "ancião".

Esse detalhe serve, ainda, para determinar a data em que a carta foi elaborada. Ou seja, se ele a escreveu em sua velhice, pode ser datada em 90 d.C., aproximadamente.

Propósito: O livro de 2 João é um apelo urgente para que os leitores da carta de João demostrassem o seu amor por Deus e seu filho Jesus ao obedecer ao mandamento de amar uns aos outros e viver suas vidas em obediência às Escrituras.

O livro de 2 João também é um forte alerta para terem cuidado com os enganadores que andavam dizendo que Cristo não tinha realmente ressuscitado na carne.

Versículos importantes: ("E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: que vocês andem em amor"2 João 1:6 ),

("Tenham cuidado, para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho, antes sejam recompensados plenamente.
Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho"2 João 1:8,9).

Resumo: A carta é uma exortação para se guardar das falsas doutrinas, desviando-se delas e dos que a professam. Há um alerta sério para aqueles que deixaram a sã doutrina e passaram a professar algo diferente daquilo que foi ensinado.

Esta carta lembra muito a primeira epístola de João, pois é o único livro bíblico, depois daquele, que utiliza o termo "anticristo", dando a entender que estão combatendo o mesmo tipo de heresia.

Opõe-se àqueles que "não confessam que Jesus Cristo veio em Carne ("De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo"2 João 1:7).

A fim de lutar contra as heresias de origem gnóstica, que negavam um corpo físico a Jesus ou identificavam o Cristo como um ser que teria entrado em Jesus por ocasião de seu batismo no Jordão.

O livro de 2 João é dirigido "à senhora eleita, e a seus filhos". Esta talvez tenha sido uma senhora de importante posição na igreja ou um código que se refere à igreja local e sua congregação. Naqueles dias, quando os cristãos estavam sendo perseguidos, era comum usar saudações codificadas.

João descreve o amor não como uma emoção ou sentimento, mas como obediência aos mandamentos de Deus. Jesus reiterou a importância dos mandamentos, especialmente o "primeiro e maior mandamento" ou seja amar a Deus ("Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças". Deuteronômio 6:5),

E o segundo amar uns aos outros (Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas"Mateus 22:37-40
 )
("Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor"Levítico 19:18 ).

Longe de abolir a lei do Antigo Testamento de Deus, Jesus veio para cumpri-la ao providenciar, em si mesmo, os meios da sua realização.

É extremamente importante que comparemos tudo o que vemos, ouvimos e lemos que afirmar ser "cristão" com as escrituras. Isso não pode ser suficientemente enfatizado porque uma das grandes armas de Satanás é o engano.

É muito fácil ser levado por uma doutrina nova e emocionante que parece basear-se nas Escrituras, mas que, se examinada de perto, é de fato uma afastamento da palavra de Deus.

Se a doutrina não se alinha com as escrituras explicitamente, então é falsa e não provém do Espírito, por conseguinte, não devemos ter nada a ver com ela.

Que Deus te abençoe!


O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...