Translate

Êxodo 14 - Deus anuncia a ruína dos egípcios / A passagem pelo mar / Os egípcios perecem no mar / Êxodo 15 - O cântico de Moisés








Introdução: Neste estudo, aprenderemos como se deu a saída dos hebreus do Egito.

Você pode imaginar a alegria do povo hebreu? Deus tem o seu tempo certo de agir. O povo teve que esperar 430 anos até o dia da tão esperada liberdade. O dia chegou e quem traçou a rota de saída foi o próprio Senhor.

O caminho escolhido foi o mais longo, pois Deus conhecia o coração dos israelitas e sabia que na primeira dificuldade logo desejariam retornar.

Neste estudo veremos que Deus retirou Israel do Egito e cuidou do seu povo todos os dias durante a longa travessia pelo deserto até a entrada na tão sonhada Terra Prometida.

I - A travessia do mar

1. A saída do Egito (Êxodo 12.11,37)

Deus retirou com mão forte o seu povo do Egito. Depois de tudo que presenciariam, tanto os israelitas quanto os egípcios perceberam que estava diante de um milagre divino, um acontecimento sobrenatural.

O povo já estava preparado para ir embora, todos vestidos e com seus cajados nas mãos. Você esta preparado para a viagem à casa do pai? Todos terão um dia que fazer esta passagem.

Segundo o texto bíblico de Êxodo 12.37, deixarem o Egito seiscentos mil homens, fora os meninos e as mulheres. Os israelitas não saíram do Egito de mãos vazias.

Deus os abençoou de tal maneira que eles despojaram os egípcios (Êxodo 12.36 "E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios." ).

Era uma retribuição por todos os anos de trabalho escravo e que foram submetidos.

A rota escolhida pelo Senhor para a saída do Egito foi a mais longa, pois nem sempre Deus escolhe o caminho mais rápido para nos abençoar.

O objetivo de tal escolha era também evitar que os israelitas tivessem que passar pelo caminho dos filisteus, evitando confronto com eles (Êxodo 13.17 "E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito." ).

Os hebreus não estavam preparados para lutar, pois ainda estavam acostumados à escravidão. Deus também sabia que diante de qualquer obstáculo o povo iria querer voltar para o Egito.

2. A perseguição de Faraó (Êxodo 14.5-9)

O povo estava acampado próximo do mar vermelho quando o coração de Faraó foi mais uma vez endurecido contra os hebreus (Êxodo 14.5 "Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva?" ).

Então, Faraó tomou todo o seu exército e saiu em perseguição ao povo de Deus. Aqueles que servem ao Senhor com integridade são alvos de muitas perseguições, mas temos um Deus que nos livra de todas as aflições e perseguições (Salmos 34.19 "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas." ).

O povo de Israel ficou apavorado quando viu o exército de Faraó vindo em sua direção. Diante deles estava o mar e atrás um grande exército inimigo.

Há momentos em que o inimigo tenta nos acusar, mas Deus sempre sai em defesa do seu povo, por isso, não tenha medo. Confie firmemente no Senhor e Ele o guardará (Salmos 121.1 "Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro." ).


Diante da perseguição de Faraó os israelitas mais uma vez  clamam ao Senhor (Êxodo 14.10 "E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor." ).

Deus ouve a oração do seu povo, Ele também responde a súplica que lhe fazemos, por isso, clame e veja o agir do Todo-Poderoso em sua vida.

3. A ruína de Faraó e seu exército (Êxodo 14.26-31)

(Êxodo 14.15 "Dize aos filhos de Israel que marchem" ). Esta foi a resposta do Senhor para o seu povo que estava sendo perseguido pelo exército egípcio. Eles marcharam e Deus enviou durante toda aquela noite um vento e o mar se abriu.


O Senhor providenciou um caminho para os israelitas passarem, e o mesmo caminho serviu de juízo para Faraó e seu exército.


O povo de Deus atravessou o mar e quando os egípcios intentaram fazer o mesmo, o Senhor os destruí (Êxodo 14.27-28 "Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar,
Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou."
).


Para que o povo não duvidasse, Deus permitiu que os israelitas vissem os corpos dos egípcios na praia (Êxodo 14.30 "Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar." ).


II - O cântico de Moisés


1. Moisés celebra a Deus pela vitória (Êxodo 15.1-19)


Diante de tão grande livramento, Moisés eleva um cântico ao Senhor em adoração. O cântico de Moisés foi uma forma de agradecer a Deus pelos seus feitos. Louve a Deus por tudo por tudo que Ele é e por tudo que Ele tem feito em sua vida.


Ofereça ao Senhor sacrifícios de gratidão (Levítico 22.29 "E, quando oferecerdes sacrifícios de louvores ao Senhor, o oferecereis da vossa vontade." ).


Podemos oferecer-lhe nosso louvor e a nossa adoração: (Salmos 103.2 "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios." ).


Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal, "o livramento dos israelitas das mãos dos egípcios prefigura e profetiza a vitória do povo de Deus sobre satanás e o anticristo nos últimos dias; daí um dos cânticos dos redimidos ser chamado o "cântico de Moisés" (Apocalipse 15.3 "E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos." ).


2. Miriã juntamente com as mulheres louvam a Deus (Êxodo 15.20-21)
Por intermédio de Êxodo 15.20 "Então Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças." ,

Podemos ver que Miriã não era apenas profetisa (Número 12.2 "E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu." ), ela também tinha habilidades musicais.


Segundo a Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal, " a profecia e a música estão relacionadas na bíblia" (1 Samuel 10.5 "Então chegarás ao outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e eles estarão profetizando." );

(1 Crônicas 25.1 "E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério:" ).

Miriã adorou a Deus juntamente com todas as mulheres. Foi um dia de grande alegria e celebração para Israel. Era impossível ficar calado diante da demonstração do poder de Deus.


O Senhor espera que o adoremos por seus atos grandiosos, e que o adoremos em Espírito e em verdade, pois o Pai procura aqueles que assim o adoram (João 4.23-24 "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade."
).


3. Celebrando a Deus


Todo Israel, em um única voz, cantou e celebrou a grande vitória. Foi uma alegria coletiva nunca vista antes na história do povo de Deus.


Celebre a Deus individual e diariamente (Salmos 100.1 "Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras." ), mas também na sua congregação, como um só corpo.


III - A proteção e o cuidado de Deus com seu povo


1. Uma coluna de nuvem guiava o povo de Deus (Êxodo 13.21-22; Êxodo 40.36-37 ).


O Senhor não somente resgatou o seu povo, mas o conduziu de forma cuidadosa durante todo o deserto. Temos um Deus que se preocupa e cuida de nós. O senhor enviou uma coluna de nuvem para proteger o seu povo.


Durante o dia esta coluna fazia sombra para que o povo de Deus pudesse suportar o calor escaldante do deserto (Êxodo 13.21 "E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite." ).


Esta coluna, segundo Charles F. Pfeifer, "era um sinal real da verdadeira presença de Jeová com o seu povo".


2. Deus cuida do seu povo (Êxodo 16.4; Deuteronômio 29.5)


O Senhor não mudou, Ele cuidou do seu povo na travessia pelo deserto e também cuida de nós em todo o tempo (Hebreus 13.5 "" ).


Confie no Senhor e não murmureis como fez o povo no deserto, pois o Pai  cuida de nossa provisão. Em Novo Testamento, Paulo faz uma série recomendação, a fim de que não venhamos nunca a seguir o exemplo de Israel (1 Coríntios 10.10 "E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor." ).


Murmurar é falar mal de alguém ou algo. A murmuração é um grave pecado contra Deus (Filipenses 2.14 "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;" ).

Conclusão

Deus Livrou seu do povo do cativeiro e o conduziu pelo deserto. O Senhor é fiel, imutável e também cuidará de você até a sua chegada. Creia no poder providente e protetor do nosso Pai Celestial e confie no seu cuidado e na sua proteção.


Estude com afinco a história do povo de Deus, pois ela vai ajuda-lo a não cair nos mesmo pecados dos israelitas.


Que Deus te abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...