Translate

Torre de Babel, a união negativa #Novela Gênesis | Capítulo 10

 



A união sempre foi vista como algo positivo, que precisamos promover e manter. O que não falta são movimentos com objetivos que parecem unir e igualar a todos, no entanto, a história da Torre de Babel mostra um outro lado dessa famosa moeda.


Se vamos promover a união, temos de ter em mente que ela precisa ajudar e não prejudicar. Há muitas uniões que só afastam as pessoas ainda mais do que lhes faz bem.


Um exemplo bem atual é a união que as redes sociais supostamente criaram em nossa sociedade. Enquanto “conhecemos”, “seguimos”, “curtimos” e “conversamos” com pessoas de vários cantos do mundo, através de seus perfis (que podem ou não ser falsos), nos afastamos das pessoas que nos conhecem de verdade e nos amam mesmo assim.


O que dizer das manifestações de alguns grupos que dizem defender os interesses de quem representam, mas prejudicam todo um bairro, cidade ou país?


Enquanto querem prejudicar e forçar o governo, punem toda uma população que não tem nada a ver com isso.


A Torre de Babel promovia uma união falsa, que contrário o que pregava (ajudar o próximo), foi construída mesmo para dominar o mundo. Alguém queria chegar no topo do céu para assim se auto promover. E como um ‘deus’, roubar, matar e destruir. 


Como é costume de muitos políticos oportunistas, que prometem tudo que eles sabem que não vão fazer (mas que poderão culpar alguém por isso mais tarde), para chegar ao poder e deixar todos que votaram e não votaram nele chupando o próprio dedo.


União coisa nenhuma. Igualdade coisa nenhuma. Direitos coisa nenhuma. Nosso mundo continua no lema ‘cada um por si’ e infelizmente, nem o restante da frase se aplica mais  o ‘e Deus por todos’. E os incautos ainda têm a audácia de colocar a culpa em Deus.


Enquanto o ser humano quiser descartar Deus de Sua autoridade e poder, vai sofrer, não importa quantas bandeiras, uniões, direitos, e leis criarem.


Deixamos de falar a mesma língua, mas não aprendemos a principal lição da Torre de Babel.


Algumas partes a destacar:


* Zade aconselha Liba a conversar com Ninrode e lhe contar o que sente. Mas antes mesmo de encontrá-lo, ela o vê conversando com Harete. A moça o convida para tomar um banho no rio e tenta seduzi-lo novamente, mas Palegue estraga seus planos.


* Ninrode conversa com os homens do conselho e apresenta sua ideia de construir a mais alta torre com o objetivo se aproximar de Deus. Surpreso com o primo, Gomer afirma que o projeto é um absurdo e uma “provocação de alguém que quer ser maior do que Deus”. O grupo vota e, iludido, aprova a ideia de Ninrode.



* Ninrode conversa com Zade e Elisá sobre Liba e pede permissão para se casar com a moça. Zade questiona a reação de Semíramis sobre a união, mas o caçador desconversa e afirma que ama sua filha. Os pais de Liba acreditam nas intenções do rapaz e autorizam o casamento!

 

* Ninrode reúne o povo para falar sobre a construção da torre na cidade e suas intenções com a obra. Enquanto todos ficam animados, acreditando que poderão ficar mais unidos e próximos de Deus, Gomer tenta novamente abrir os olhos das pessoas: ele explica que é errado querer ser o centro do mundo e teme isso atraia a ira de Deus.


* Társis mostra suas ideias para a construção da torre, mas alerta sobre os riscos em uma obra como essa. Ninrode não desanima e confia no homem para projetar a torre da melhor forma. As obras acontecem em ritmo acelerado e, todos os dias, Gomer tenta avisar o povo que estão agindo contra a vontade de Deus.


* Semíramis fica furiosa com a aproximação do casamento de Ninrode e Liba. Ela discute com o filho e o chama de ingrato por "trocá-la" por outra mulher. Revoltada, ela procura por Lúcifer em busca de conselhos. Ele a incentiva a se tornar uma deusa para seu povo e conquistar a lealdade de todos.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...