Translate

1 Reis 15 - Asa é bom rei sobre Judá / A queda de Asa





Confia no Senhor de Todo o Teu Coração

Quando o reino de Israel foi dividido em 931 a.C., o futuro espiritual escureceu para ambas as metades da nação. Jeroboão, rei das tribos nortistas, levou Israel à adoração de seus bezerros de ouro em Dã e Betel e nomeou um sacerdócio diferente. 

De outro lado, sob a liderança de Roboão, (1 Reis 14:22 "Fez Judá o que era mau perante o SENHOR; e, com os pecados que cometeu, o provocou a zelo, mais do que fizeram os seus pais" ). 

Os sucessores destes monarcas foram igualmente péssimos. Tanto Nadabe, filho de Jeroboão, como Baasa, que organizou um golpe e exterminou a família de Jeroboão, continuaram a idolatria no reino do norte. 

Abias, filho de Roboão, pregou bem (2 Crônicas 13), mas na prática ele também conduziu Israel para longe do Senhor: (1 Reis 14:22 "Andou em todos os pecados que seu pai havia cometido antes dele; e seu coração não foi perfeito para com o Senhor" ).

Finalmente, uma luz brilhou. Asa, filho de Abias, voltou-se para Deus.         (1 Reis 15.11-13 '' E Asa fez o que era reto aos olhos do SENHOR, como Davi seu pai. Porque tirou da terra os sodomitas, e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram.E até a Maaca, sua mãe, removeu para que não fosse rainha, porquanto tinha feito um horrível ídolo a Asera; também Asa desfez o seu ídolo horrível, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom'' ).

As realizações espirituais de Asa foram muitas. Ele removeu os santuários dos ídolos e entrou em acordo com os homens de Judá e com os imigrantes de Israel para buscarem a Deus com todo o seu coração e alma. Com coragem e convicção especial ele até se opôs à rainha mãe Maaca, e a depôs por causa da horrenda imagem que ela tinha feito. Asa foi o primeiro foco brilhante entre os reis do reino dividido.

Uma das coisas impressionantes sobre Asa foi sua confiança no Senhor. Uma vez, Zerá, o etíope, veio batalhar contra Asa com um exército de um milhão de homens. O exército próprio de Asa contava com escassamente a metade disso. Muitos reis teriam imediatamente recorrido a algum esquema que tivessem maquinado para enfrentar o perigo, porém não Asa. 

(2 Crônicas 14.11 "Clamou Asa ao Senhor, seu Deus, e disse: ...Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão. Senhor, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem" ). Como resultado da confiança de Asa nele, o Senhor concedeu-lhe uma grande vitória e os etíopes fugiram.

A queda de Asa

Baasa, rei de Israel, percebeu que muitos dos cidadãos de seu país estavam desertando para Judá, para se juntarem ao renascimento espiritual iniciado por Asa. Por isso, ele invadiu Judá, capturou a cidade fronteiriça de Ramá, e fortificou-a como uma espécie de Muro de Berlim, para impedir o povo de ir e vir de Judá (1 Reis 15.17 ''Porque Baasa, rei de Israel, subiu contra Judá, e edificou a Ramá, para que a ninguém fosse permitido sair, nem entrar a ter com Asa, rei de Judá.'' ). Uma vez que Ramá ficava a apenas 7 ou 8 quilômetros distante de Jerusalém, a capital, Asa sentiu-se ameaçado. 

Parecia que Baasa estivesse fortificando a cidade para servir como ponto de partida para um ataque direto com a própria Judá. Asa entrou em pânico. 

Em vez de se voltar para o Senhor, ele enviou prata e ouro do templo e do palácio a Ben-Hadade, rei da Síria, para pedir-lhe que rompesse seu tratado com Baasa e o atacasse (1 Reis 15.18-19 ''Então Asa tomou toda a prata e ouro que ficaram nos tesouros da casa do SENHOR, e os tesouros da casa do rei, e os entregou nas mãos de seus servos; e o rei Asa os enviou a Ben-Hadade, filho de Tabrimom, filho de Heziom, rei da Siría, que habitava em Damasco, dizendo: Haja acordo entre mim e ti, como houve entre meu pai e teu pai; eis que te mando um presente, prata e ouro; vai, e anula o teu acordo com Baasa, rei de Israel, para que se retire de sobre mim.'' ). Sua estratégia funcionou perfeitamente. 

Ben-Hadade invadiu alegremente Israel pelo norte e Baasa teve que retirar seus soldados de Ramá, na sua fronteira do sul, para enfrentar a ameaça.   

Asa desfez prontamente as fortificações de Ramá, terminando assim a crise       (1 Reis 15.20-21 ''E Ben-Hadade deu ouvidos ao rei Asa, e enviou os capitães dos seus exércitos contra as cidades de Israel; e feriu a Ijom, e a Dã, e a Abel-Bete-Maaca, e a toda a Quinerete, com toda a terra de Naftali.  E sucedeu que, ouvindo-o Baasa, deixou de edificar a Ramá; e ficou em Tirza.'' ).

Ainda que, às vezes, os planos dos homens "funcionem", eles nunca são os melhores. 

Deus enviou um profeta, Hanani, para repreender Asa. (2 Crônicas 16:7-9 "Porquanto confiaste no rei da Síria e não confiaste no Senhor, teu Deus, o exército do rei da Síria escapou das tuas mãos. Acaso não foram os etíopes e os líbios grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Porém, tendo tu confiado no Senhor, ele os entregou nas tuas mãos. Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti" ). 

É sempre melhor confiar no Senhor. Quando não o fazemos e somos repreendidos, precisamos considerar a crítica e nos arrependermos. Asa, apesar de seu caráter notável durante muitos anos, não o fez. Ele simplesmente ficou furioso com Hanani e o prendeu. Mais tarde, recusou-se a voltar-se para o Senhor até mesmo quando contraiu uma grave doença no pé.

Aplicações

A confiança é fundamental em nossa relação com Deus; não há substitutos para  ela. Os muitos anos de destacado compromisso com Deus não puderam   evitar a ira do Senhor quando Asa confiou em si mesmo, e não nele. Conquanto o perigo que Asa enfrentou fosse formidável, ele não foi desculpado por fazer o tratado com Ben-Hadade. 

Ele deveria ter-se voltado para o Senhor. Sua reação, quando foi repreendido, piorou seu apuro; ele deveria ter-se arrependido humildemente. A fé é um elemento fundamental em nossa relação com Deus; sua importância é quase impossível de enfatizar excessivamente. Como aplicá-la em situações concretas em nossas vidas?

  • Enfrentando crises. Conforme enfrentamos várias crises, é fácil nos voltarmos para soluções humanas, em vez do Senhor. 
    Crises financeiras podem levar-nos a desonestidade ou a sacrificar o Senhor pela carreira, em vez de nos voltarmos para ele para resolver o problema. 
    Crises emocionais podem levar-nos a buscar soluções em drogas e em terapias humanistas, antes de levar os problemas ao Senhor. 
    Crises familiares podem levar a aconselhamento baseado em pressuposições atéias, em vez de a um novo compromisso com a vontade de Deus. 
    Crises físicas podem levar-nos a colocar nossa principal fé em médicos e medicamentos, em vez de colocá-la no Senhor. 

    Deus pode usar médicos (Colossenses 4:14 ''Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas.'' ), mas todas as bênçãos, incluindo cura, no final, procedem do Senhor. (Provérbios 3:5-6 "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas" ).

  • Convertendo os perdidos. Nossa principal missão, como a de Jesus, deve ser buscar e salvar os perdidos (Lucas 19:10 ''Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.'' ). 

    A maneira como buscamos cumprir esta tarefa prova nossa fé. Do ponto de vista bíblico, a semente é a palavra, e o poder para converter está no evangelho. 
    Os cristãos do primeiro século convertiam os outros pregando Jesus Cristo e este crucificado (Leia: 1 Coríntios 2:1-5). Uma abordagem tão simples referente ao evangelismo testa nossa confiança no Senhor.    Não parece que possa conseguir resultados impressionantes. E, de fato, não consegue, em termos humanos. 

    Ela apela apenas para uns poucos (Mateus 7:13-14 ''Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.'' ), e não atrai o povo bem respeitado do mundo                  ( Leia: 1 Coríntios 1:26-31). 

    A tentação está em arrumar nossos próprios métodos para ‘atingir os perdidos’ e para a igreja crescer. Há igrejas que recorrem a alimento, atividades recreativas, divertimento, eventos sociais, aulas de Inglês, e muitas outras coisas para tentar atrair pessoas. Usando um suprimento constante de pães e peixes, há igrejas de hoje que buscam manter a própria multidão que Jesus permitiu que se fosse (João 6). 
    É preciso fé real para confiar que a palavra de Deus sozinha é suficiente para chamar aqueles que Deus determinou salvar.

  • Corrigindo os desviados. O Senhor tem sido muito explícito sobre como devemos tratar os irmãos que andam desordenadamente. 
    Primeiro, deverão ser admoestados (1 Tessalonicenses 5:14 ''Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.'' ). 

    Os irmãos precisam chamar a coragem para enfrentar aqueles que caem no pecado (Tiago 5:19-20 ''Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.'' ); 
    (Gálatas 6:1 ''Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.'' ); 
    (Mateus 18:15-17 ''Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.'' ). 

    Segundo, eles devem ser publicamente repreendidos e notados como infiéis (1 Timóteo 5:20 ''Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor'' ); 
    (2 Tessalonicenses 3:14-15 ''Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.'' ); 
    (1 Coríntios 5:4-5 ''Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.'' ). 
    Finalmente, outros irmãos têm que recusar associar-se com eles.

    Estes passos são desafiadores. A coisa mais fácil para uma igreja fazer é simplesmente pacificar e acomodar aqueles que são infiéis ao Senhor, permitindo que o grupo seja fermentado aos poucos pela influência corruptora do pecado tolerado       (1 Coríntios 5:6-8 ''Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.'' ). 

    Os métodos de Deus podem parecer ásperos e intolerantes. Tememos que pessoas sejam afastadas. Elas podem não querer juntar-se a um grupo que tenha padrões tão estritos, assim como a disciplina de Deus, aplicada a Ananias e Safira, fez com que não cristãos se afastassem dos irmãos (Atos 5:13 ''Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima.'' ). 

    Não gostamos de sentir-nos rejeitados, por isso precisamos de coragem para seguir as instruções do Senhor sobre a disciplina da igreja.

  • Discernindo a vontade de Deus. Na confusão religiosa de nossos dias, com doutrinas conflitantes por todo lado, para onde nos voltaremos para determinar o que o Senhor realmente quer? Muitos se fecham em si mesmos. Eles buscam a vontade de Deus consultando seus sentimentos, intuição ou experiências religiosas. Mas é impossível conhecer a vontade de Deus subjetivamente. 

    O único modo de podermos saber os pensamentos de Deus é pela sua revelação (Leia: 1 Coríntios 2:10-16)

    Outras pessoas se dirigem a chefes ou a organizações religiosas pensando que ali podem encontrar a vontade de Deus. 

    Mas todo o ensinamento de homens precisa ser testado pela palavra de Deus (Leia: 1 João 4:1-6; Mateus 7:15-20), uma vez que há muitos lobos vestidos de cordeiros. 
    Alguns, como Asa, nem se preocupam em tentar encontrar o que o Senhor quer. Precisamos ativamente buscar a guia do Senhor, através de sua palavra, em todas as situações. Quando agimos e pensamos independentemente, acabamos fracassando.
A história de Asa é  trágica porque, depois de haver começado tão bem, ele terminou confiando em seus próprios planos e mal-tratando aqueles que tentaram ensinar-lhe o que o Senhor queria. Que possamos sempre confiar no Senhor em todas as situações.

Que Deus te abençoe!!

O Amor Companheiro / Encontrando o amor de sua vida





O que é um Amor Companheiro?

Tenho trabalhado com várias pessoas - algumas casadas e outras não-casadas - e acho que sei como se parece o amor companheiro. Tenho assistido isso acontecer em sua forma mais precoce quando começa a brotar entre duas pessoas. Tenho observado ele tomar forma nos relacionamentos durante as fases intermediárias mais empolgantes e estudado e o admirado durante o auge de sua expressão. 

Permita-me compartilhar com você sete observações que tenho feito sobre o amor companheiro.

  • O amor genuíno oferece a liberdade de compartilhar o seu eu real e autêntico. Duas pessoas que compartilham de maneira apaixonada da suas descobertas individuais sobre elas mesmas dificilmente podem abster-se de amarem-se. Porque é a partir do ato de compartilhar as partes mais centrais e profundas de nós mesmos que permitimos que outra pessoa realmente nos conheça. Quando mais somos conhecidos, mais podemos ser amados. Se apenas as coisas superficiais a nosso respeito são conhecidas, seremos amados apenas superficialmente.
  • As pessoas que se amam de uma forma douradora e madura parecem reconhecer a importância de encontrar a totalidade individual, e sabem que isso normalmente vem durante períodos de tranquilidade e solidãoEsses casais sabem que bem lá no fundo dos seus centros individuais se escondem os campos mais ricos em significado. Cultivar de maneira bem sucedida um pensamento e um sentimento interno, requer a eliminação de uma estática que faz parte de nossas vidas diárias, um barulho que às vezes podemos criar a menos que sejamos cuidadosos. De certo modo, ambos os indivíduos no casamento são dependentes um do outro para a tranquilidade necessária para explorar a região interna. Foi Rainer Maria Rilke que disse tão refletidamente: ''Um bom casamento é aquele no qual cada um estabelece um guardião de sua solidão. Uma vez que a percepção é aceita mesmo entre os seres humanos mais chegados, infinitas distâncias continuam a existir, um maravilhoso convívio lado a lado pode crescer, se estiverem êxito em amar a distância isso torna possível para cada indivíduo ver o outro por completo junto a um amplo céu''.
  • As pessoas que se amam profundamente identificam o valor de desenvolver três espaços em seus relacionamentos. Uma para ele, um para ela, e outro para eles. Isto pode parecer contraditório ao próximo ponto, mas realmente não é. Os interesses comuns são importantes, porém de maneira idêntica são os interesses individuais. Tenho uma irmã e um cunhado que tem dominado esse segredo de amar. Assim como fazem tudo juntos, também têm um tempo separados. Ferne é cantora e membro a muito tempo do Sweet Adelines, o grupo de canto internacional. Ela viaja por todo o país para cantar e se socializa com suas muitas amigas. Seu esposo, Dick, um psicólogo que primeiro atraiu o meu interesse para o campo, tem sempre apoiado o trabalho de Ferne, mas ele é um pescador. Frequentemente reúne um grupo de amigos para uma semana de pesca no lago. Os hobbies separados para esses dois oferece oportunidades para que adquiram experiências e se revigorem. Quando estão juntos, têm muito mais a oferecer um para o outro.
  • O Amor companheiro leva você a gostar das mesmas coisas que a outra pessoa gosta. Dei-me compartilhar um exemplo do meu próprio casamento. Gosto muito de beisebol. Sou fã incansável do Chicago Cubs, e tenho sido durante toda a minha vida. Se você é fã do Cubs, tem que ser incansável - a última vez que eles venceram as Séries Mundiais foi em 1908. Se você é marido ou mulher de um fã do Cubs, existem muitas reações que você pode ter, especialmente você tem que conviver com a transmissão dos jogos diariamente. Minha esposa deve ter chegado á conclusão há muito tempo que o meu apreço pelos Cubs jamais iria diminuir, por mais que tentassem me desencorajar. Então por causa do seu amor por mim, Marylyn se tornou uma fã secreta dos Cubs. Ela teria dado qualquer coisa para que eles ganhassem a Série Mundial ou a flâmula da Liga Nacional - ou apenas desse uma boa exibição. Ela quer que eu seja feliz, então em silêncio torcia pelo Cubs. Você pode dizer que ela nem mesmo ''amava'' o Cubs, mas eu sou esperto o suficiente para saber que quem ela ama realmente sou eu. O Cubs para ela são dignos de admiração apenas porque se preocupa profundamente comigo. Eu costumava quebrar a cabeça com o fato de que alguns casais parecem ter tantos interesses em comum, enquanto outros tinham tão pouco. Em tempo, entretanto, descobri que muito poucos compartilham esses interesses naturalmente. Mais propriamente, eles são desenvolvidos. Eles se amam tanto que começam a gostar da mesma coisa que a amada gosta.
  • Um amor duradouro envolve um compromisso generoso com a felicidade da pessoa amada. Harry Stack Sullivane era um psiquiatra brilhante, e seus artigos eram muito influentes quando eu estava me formando. Ele disse uma vez: ''O amor começa quando uma pessoa percebe que as necessidades da outra são tão importantes quanto as suas''. Quando você começa a sentir que a pessoa que ama está ficando cada vez mais atenta ao seu ''verdadeiro você'' e tenta ajudar a fazer com que as suas necessidades mais profundas sejam satisfeitas, você está à margem de uma experiência rica e satisfatória. Do mesmo modo, quando você descobre que as necessidades e os desejos da pessoa amada são tão importantes quantos os seus, o amor genuíno está nascendo. Quando essa percepção se torna clara, você estará experimentando o tipo de amor que pode sustentar um relacionamento duradouro.
  • O amor companheiro exige verdade - e a verdade requer felicidade. Não formamos uma ligação com a pessoa que não podemos confiar, seria o mesmo que escalar uma montanha com uma corda desfiada. Estou convencido de que existem vários aspectos que são dignos de confiança. Primeiro, precisamos confiar se esta pessoa está genuinamente interessada em nós - na nossa segurança, no nosso crescimento e no nosso sucesso. Segundo, precisamos confiar que ela manterá as promessas e fugirá de compromissos que prejudicam o relacionamento. E terceiro, se tornar digno de confiança requer amor incondicional. É esse nível de confiança que faz o teste do tempo para o amor generoso e genuíno que resistirá.
  • As pessoas que se amam tem compartilhado os sonhos e têm planos para alcança-los? Em outras palavras, os casais que sonham grandes sonhos juntos, tendem a se amar cada vez mais. E quando armam uma estratégia sobre como alcançar os seus sonhos, geralmente são mais felizes. Muitas vezes pergunto aos casais que estão pretendendo se casar: ''Onde vocês dois pretendem estar daqui a 10 ou 20 anos?'' Quando começam a falar, posso dizer se já falaram ou não a respeito do futuro. Se ambos tem sonhos e planos a serem realizados, tenho uma forte suspeita de que irão conseguir vencer na vida.                                                                                                                                                          Neil Clark Warren

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...