Translate

Gênesis 19 - Ló recebe os dois anjos em sua casa / Destruição de Sodoma e Gomorra / Não olhe para trás!




Lucas 17.32 "Lembrai-vos da mulher de Ló".

A partir do capitulo 17 versículo 20, o Senhor Jesus começa a falar os seus discípulos, acerca da vinda e da manifestação do seu reino, no meio dos homens. Neste capítulo 17 e no verso adiante, o Senhor Jesus usa alguns exemplos de comparações para exemplificar para seus discípulos como se daria a vinda e a manifestação do seu reino no meio dos homens.

O Senhor Jesus disse que a vinda e a manifestação do seu reino seria semelhante o fato que ocorreu nos dias de Noé, quando o senhor pediu para Noé que construísse uma arca para a salvação da humanidade.

O senhor também disse que a vinda e a manifestação do seu reino, seria semelhante ao fato que ocorreu nos dias de Ló, quando Deus tirou milagrosamente dos limites de Sodoma, após de tira-los de dentro da cidade, Deus mandou fogo e destruí toda aquela cidade.

O Senhor também disse que a vinda e a manifestação do seu reino teria semelhança com o reino, ilumina desde uma extremidade até outra extremidade.

No meio daquele discurso e ensino acerca da sua vinda e manifestação do seu reino, o Senhor Jesus diz para seus discípulos uma expressão muito forte: “Lembrai-vos da mulher de Ló”.

Porque o Senhor Jesus pede para lembrar-nos da mulher de Ló?

A bíblia tem vários nomes de mulheres que marcaram sua época, mulheres como Rute, mulheres como Sara, Rebeca, Raquel, Joquebede, Mirian, mulheres como Ana, Esther, Maria, Isabel, O Senhor ele não nos pede para lembrar-se de nenhuma dessas mulheres, mais é foi claro em dizer: “Lembra-vos da mulher de Ló”.

O que essa mulher fez? O que ela criou de tão magnifico e tão grandioso ao ponto de chamar a atenção do Senhor Jesus?

Essa mulher ela não deixou nada de grandioso, mais o que deixou ela “famosa”, se é assim que podemos dizer, foi um grande erro que ela cometeu, onde em Gênesis 19 esta escrito que Deus decide destruir a cidade de Sodoma e Gomorra, devido ter sido uma cidade promiscua mergulhado no pecado, na imoralidade, no homossexualismo e todas as ordens de males. 

Então Deus decide destruir aquela cidade, mais antes de Deus destruir, atendendo a uma oração de um amigo chamado Abraão, Deus envia dois anjos que vão até Sodoma, eles deixam uma mensagem de juízo, chegam até a casa de Ló, e diz para Ló e para sua família o seguinte: “Deus nos enviou até aqui porque, ele decidiu que vai destruir toda essa cidade, aqui não vai ficar nada, aqui não vai sobrar nada, mas ele nos enviou aqui para tirar você e sua família de dentro da cidade com vida”.

Marcaram o dia, e no dia da saída a bíblia no capitulo 19.17 Diz: “E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças”. 


Ló e sua família vão saindo daquela cidade, saem com muita lentidão, eles não tem pressa, saem meio que sem vontade, desanimado, e aqueles anjos tinham pressa no que iriam fazer.

Há detalhe muito importante para nós deixados no versículo 17, duas ordenanças:

1° Ordem: Quando saírem de Sodoma não olhes mais para trás, não olhes para trás.

O que quero dizer com isso é que não olhes para trás se houver curiosidade, não olhes para trás se alguém te chamar e você quiser atender, atenda, responda olhando para frente, se na caminhada houver uma paisagem bonita que a chamou atenção, enquanto ela estiver diante de seus olhos, a sua direita, a sua esquerda, vocês poderão olhar, porem quando ela ficar para retaguarda não olhe, não olhe para trás.

A segunda ordem que o anjo da é semelhante à primeira, ele diz: “além de vocês não poderem olhar para trás, NÃO PARES”.

2° Não pares: Não pares em hipótese nenhuma, se haver feridas nos seus pés, caminhe com os pés feridos, mas não pare.
Se houver o cansaço, caminhe cansados, mas não parem. 
Se houver desânimo, caminhe mesmo que desanimado, mas não pare.
Se perderem a vontade de caminhar, caminhe sem vontade.
Se alguém amaldiçoar na caminhada, caminhe debaixo de maldição.
Se levantares contra sua vida, caminhe debaixo dos levantes, diante deles.
Se houver obstáculos no caminho, não pare suba por cima, vai em frente.
Se no caminho houver vale, não pare, suba ele desça ele, mas não pare.
Se houver espinhos no caminho, fira os pés nos espinhos, mas não pare.
Se houver pedras, caminhe por cima delas.
Se houver fraqueza, vai fraco. Se houver lágrimas, caminhe com lágrimas.
Se caluniarem caminhe debaixo de calúnia.
Se a tua família não concordar, caminhe debaixo de discórdia, mas não pare!

Haja o que houver não pare, era ordem que Deus estava dando para aquela família, não olhes para trás e não pares.

E quando aquela família ia saindo daquela cidade, estão obedecendo às ordenanças, que os anjos do Senhor lhes tinham dado, eles estão olhando para frente, mas em Gênesis 19.26 Diz: E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal”.

Aqui agora a mulher de Ló resolve desobedecer às ordenanças do anjo do Senhor, e ai ela para na caminhada e olha para trás, no momento em que ela olhou para trás, o seu corpo foi transformado em uma estatua de sal, aquela mulher perdeu o casamento, perdeu o direito de ser mãe, perdeu seus sonhos, seus planos, o direito de cantar a Deus de glorificar a Deus, porque no meio da caminhada ele olhou para trás.

Quando se passa uns milhares de anos, o Senhor Jesus esta pregando, sobre seu reino, e no meio da mensagem ele diz para seus discípulos: “Lembrai-vos da mulher de Ló”.

Jesus estava dizendo o seguinte para seus discípulos, se vocês quiserem participar do meu reino, lembrem-se da mulher de Ló, ou seja, nunca olhe para trás, nunca pare, porque o meu reino é para aqueles que olham para frente, para o alvo, em Hebreus 12.2 Diz: Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”.

Porque os seres humanos são atraídos para olharem para trás?

Na vida parece que olhar para trás, torna muito mais atrativo, do que olhar para frente, parece que existe alguma coisa que rouba nossa direção dianteira e nos leva a olhar para nossa retaguarda, para aquilo que se foi.

Citarei aqui algumas atrações que as vezes nos levam a olhar para trás:

1° Decepções do passado: Decepções do passado cuidado com ela, as decepções do nosso passado são as lembranças mais presentes que temos na nossa memória, as decepções do passado ela tem o poder de destruir todas as áreas de nossas vidas. A vida Sentimental, quantos casais, que não tem paz, alegria, o romantismo se foi, o carinho se foi, o namoro acabou, por causa das decepções do passado. 

Sempre quando estão a sóis, na mesa, todas as conversas giram em torno do passado, o dia em que você me traiu, o dia em que você falou que ia chegar e não chegou o dia que prometeu e não cumpriu, o dia que você comprou aquele carro que não gostei, o dia que gritou comigo, dia que me respondeu mal, as decepções do passado, estão assassinando destruindo a união conjugal. 

As decepções do passado atrapalham a vida sentimental de pessoas que amaram uma única vez na vida e foram decepcionadas e depois disso nunca mais querem amar, decidiram viver uma vida solitária, sozinha, e quando alguém lhe da um conselho você pode ser feliz, você pode conhecer alguém, e aquela pessoa diz: Tenho medo de sofrer de novo, eu tenho medo de ser traída, medo de ser traído, tenho medo de sofrer as mesmas decepções que vivi no passado.

Decepções do passado atrapalham a vida profissional, Decepções do passado atrapalham a vida ministerial, quantos que tem ministérios na igreja que cantam e não estão cantando, pregam não estão pregando, o cantor ou cantora teve uma oportunidade um dia e veio cantar, ensaiou o playback, ficou bonita, até disseram que parecia a cantora oficial. 

Ela veio animada para o culto, quando chegou na hora colocou o playback, deu tudo errado, ela se adiantou, cantou fora do playback, ficou decepcionada, ficou triste, e decidiu nunca mais cantar na igreja, olha o que as decepções do passado fazem, muitos olham para ela e diz nossa mais você canta muito lindo, poderia louvar ao senhor na igreja, e ela diz: Eu não tenho coragem, um dia tentei e não deu certo.

Decepções do passado destroem Ministério Pastoral, o fato de ter apascentado uma igreja e ter ido mal, isso não significa que irás mal sempre, o fato de pregar um dia mal, não significa que pregarás mal a vida inteira.

Decepções do passado também destroem a vida Espiritual, quantos que vão para casa do senhor e não consegue adorar, não consegue cantar, não conseguem glorificar a Deus, iria até levantar as mãos mais lembrou que pecou de manhã, lembrou que o mês passado cometeu um pecado grave, e não conseguiu adorar, exaltar, as decepções do passado silenciou a voz dessa pessoa que era adoradora, desse jovem, desse Senhor, dessa Senhora, desse adolescente.

Decepções do passado são cruéis, impediram de falar novas línguas, te impediram de adorar, de chorar, de celebrar e de glorificar a Deus, mais uma coisa quero te dizer, se tem uma coisa que entristece o coração de Deus é quando ele olha para sua igreja, ele encontra, começando pelo altar obreiros paralisados com decepções do passado, paralisados pelo pecado, pelos insucessos do passado, pelas fraquezas do passado. 

É quando ele olha pra nave da igreja, vê casais brigando, discutindo, não é por nada novo e sim por coisas do passado, é quando ele olha para igreja e vê um cantor e uma cantora com os lábios cerrados, por causa do passado, ou quando ele olha um pregador que já não prega mais por causa do passado, é quando ele e vê que não está recebendo a glória merecida e devida por causa do passado, isso entristece e mexe com a alma de Deus.

Mais porque entristece o coração de Deus? 

É porque até hoje nunca houve e nunca vai haver um ser humano que seja capaz de concertar aquilo que passou, não adianta ser inteligente, ser formado, ter o cérebro privilegiado pelo raciocínio rápido, passado não se concerta passado é algo descartável, ninguém concerta, não adianta ficar dizendo: Eu deveria ter orado mais, eu deveria ter jejuado mais, eu deveria ter consagrado a minha vida, eu deveria ter resistido a tentação, eu deveria ter dito sim, eu deveria ter dito não, eu deveria ter viajado. 

Era ter sido mais sábio, era para eu não ter desconfiado tanto, eu deveria ter confiado mais, eu deveria ter sido mais paciente, não eu não deveria ter sido tão paciente assim, eu deveria ter sido mais persistente, não eu deveria ter desistido cedo, eu deveria ter acreditado na minha mãe, eu deveria ter ouvido meu pai, eu deveria ter obedecido meu pastor, eu não estaria nessa desgraça toda. 

Eu deveria ter perdoado, eu não deveria ter ofendido, eu deveria ter ido para igreja aquele dia, eu não deveria ter faltado, eu deveria ter sido mais fiel a Deus, a eu não deveria ser tão fiel assim, eu deveria ter santificado mais, eu deveria ter lido mais a bíblia, eu deveria ter buscado aconselhamento.

Não adianta o caminho do relógio é para frente, o tempo não volta o que passou ninguém concerta, ninguém remenda, ninguém mexe.

Mais ai você me pergunta, O que eu faço, o que devo fazer? Meu passado não tem jeito?

Não tem jeito, o pecado que esta feito esta feito, o perdão que foi alcançado foi alcançado, a unção recebida foi recebida, a perdida foi perdida, o ministério destruído foi destruído, o restaurado foi restaurado, o que deu errado deu errado, o que deu certo deu certo.

E o que eu faço?

Lembra-te do apóstolo Paulo, um dos apóstolos mais inteligentes da história da humanidade, grande pensador, um homem de Deus, e Paulo disse eu aprendi um segredo que posso dizer: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece...” (Filipenses 4.13), 

Eu aprendi um segredo que me faz dizer:  Mais em todas essas coisas somos mais que vencedores, porque ele nos amou.” (Romanos 8.37), 

Eu aprendi um segredo que me faz cantar: “Se Deus é por nós quem será contra nós.” (Romanos 8.31), 

Eu aprendi um segredo que me faz dizer na cara do diabo: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica”. (Romanos 8.33), 

Ele diz em Filipenses 3:13.14 Diz: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". 

Eu aprendi a esquecer das lágrimas de ontem, das perdas de 2013, 2012, 2011, 2010, eu aprendi a me esquecer do dia em que cai, eu aprendi a esquecer do dia que zombaram de mim, do dia que me criticaram, eu aprendi a esquecer da empresa falida, dos relacionamentos que não deram certos, eu aprendi a esquecer do meu passado e olhar somente para o meu futuro.

O futuro que Deus tem para você, sua família, seu ministério, para tua casa, é maior que teu passado, o futuro é maior, pois quem estava caído no passado, andara de pé no presente, quem perdeu vai ganhar, quem era triste vai sorrir, quem andava chorando cantara o hino da vitória, quem era derrotado será um vencedor. 


O futuro que Deus tem para sua vida é maior que o passado, é maior que as decepções, é maior que o sofrimento é maior que as dores, é maior que as lágrimas, é maior que as humilhações, Deus ele é maior, somente creia.

"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas".(Isaías 43.18)

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro”. (Isaías 43.25) 

                                                            Que Deus o abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...