Translate

Apocalipse 3 - Sexta carta, à igreja de Filadélfia




A Carta à Igreja em Filadélfia

Entre as sete cartas às igrejas no Apocalipse, encontramos duas que não contêm nenhuma crítica das igrejas: A carta à igreja em Esmirna, uma congregação pobre que enfrentava perseguição, e a carta à igreja em Filadélfia, uma congregação fraca e limitada, mas que dependia de Deus. 

Os homens tendem a medir força e qualidade em termos de tamanho, poder e riqueza. Jesus vê as igrejas de forma diferente. Independente de sucesso em termos que o mundo vê e mede, Jesus olha para o caráter e o coração de cada discípulo e de cada igreja. Ele sabe muito bem quem pertence a ele.

Ao Anjo da Igreja em Filadélfia (3.7-13)

A igreja em Filadélfia (Vers7): A cidade de Filadélfia gozava uma localização estratégica de acesso entre os países antigos de Frígia, Lídia e Mísia. Foi fundada pelo rei de Pérgamo, Atalo, cerca de 140 a.C. Ele foi conhecido por sua lealdade ao seu irmão, assim dando origem ao nome da cidade (Filadélfia significa amor fraternal). 

A região produzia uvas e o povo especialmente honrava Dionísio, o deus grego do vinho. A cidade servia como base para a divulgação do helenismo às regiões de Lídia e Frígia. Foi localizada num vale no caminho entre Pérgamo e Laodicéia. 

Filadélfia foi destruída por um terremoto em 17 d.C. e reconstruída pelo imperador Tibério. Em alguns momentos de sua história, a cidade recebeu nomes mostrando uma relação especial ao governo romano. 

Depois de ser reconstruída, foi chamada brevemente de Neocesaréia. Durante o reinado de Vespasiano, foi também chamada de Flávia (nome da mulher dele, e a forma feminina de um dos nomes dele). Atualmente, a cidade de Alasehir fica no mesmo lugar, construída sobre as ruínas de Filadélfia.


Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro...(Vers.7): Nesta carta, Jesus não empregou as descrições do capítulo 1 para se identificar. Ele afirma ser o santo o verdadeiro

São características divinas (Apocalipse 6.10 Diz: "E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?"). 


A santidade é uma das qualidades principais de Deus (Isaías 6.3 Diz: "E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória."). 



Ninguém é igual ao Santo Deus (Isaías 40.25 Diz: ''A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo."). 



A palavra “verdadeiro” é usada freqüentemente no Novo Testamento, e especialmente nos livros de João, em referência a Deus (Pai e Filho). 



Citarei aqui alguns: (João 3.33 Diz: "Aquele que aceitou o seu testemunho, esse confirmou que Deus é verdadeiro."),



(Apocalipse 7.28 Diz: "Clamava, pois, Jesus no templo, ensinando, e dizendo: Vós conheceis-me, e sabeis de onde sou; e eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis."),



(Apocalipse 8.26 Diz: "Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo."),



(Apocalipse 17.3 Diz: "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste."), 



(1 João 5.20 Diz: "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."),



(Apocalipse 19.11 Diz: "E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça."),



(Romanos 3.4 Diz: ''De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.")



(1 Tessalonicenses 1.9 Diz: "Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro,")



Enfatiza a sinceridade dele, em contraste com a falsidade dos judeus em Filadélfia.



O que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre. (Vers.7): Esta linguagem vem de Isaías 22.20-22 Diz: "E será naquele dia que chamarei a meu servo Eliaquim, filho de Hilquias;
E vesti-lo-ei da tua túnica, e cingi-lo-ei com o teu cinto, e entregarei nas suas mãos o teu domínio, e será como pai para os moradores de Jerusalém, e para a casa de Judá.

E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá", onde a autoridade sobre Jerusalém e sobre Judá é transferida a Eliaquim. 


A chave representa autoridade e poder. Jesus, como descendente real de Davi, controla o acesso ao reino de Deus. Ele abre, e ninguém é capaz de fechar. Ele fecha, e ninguém consegue abrir.

Conheço as tuas obras...(Vers.8): Como afirmam todas as cartas, Jesus conhece de primeira mão as obras dos cristãos em Filadélfia.

Eís que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguéma pode fechar...(Vers.8): Antes de falar sobre as obras deles, Jesus já oferece encorajamento a esses discípulos. Mesmo sendo servos fiéis, eles sentiram fracos e, talvez, incapazes de cumprir bem seus deveres ao Senhor. Jesus queria assegurá-los de sua fidelidade para com os seus servos.



Portas abertas representam acesso e oportunidades. Deus abre a porta da fé quando oferece o evangelho aos homens (Atos 14.27 Diz: "E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé."), assim lhes dando acesso à comunhão com ele. 



Abre portas de trabalho para seus servos divulgarem a palavra (1 Coríntios 16.9 Diz: "Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários."),



 (2 Coríntios 2.12 Diz: "Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e abrindo-se-me uma porta no Senhor,"), 



(Colossenses 4.3 Diz: "Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso;"). 



Aqui ele não fala especificamente da natureza das oportunidades dadas aos discípulos em Filadélfia, mas garante que as portas ficariam abertas. Hoje, quando Deus abre portas de oportunidade para nós, devemos aproveitá-las (Tiago 4.17 Diz: "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.").



Tendo pouca força...(Vers.8): Fraqueza nem sempre sugere pecado. Jesus não condena esta igreja por nenhum erro, mas diz que ela tinha pouca força. Pode ser que fossem poucos em número, ou de outra maneira limitados em capacidade. 



Quando reconhecemos as nossas próprias limitações e fraquezas, devemos confiar mais em Deus e depender de sua força (2 Coríntios 12.9-10 Diz: "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte."). 


Como Eliseu venceu os siros pelo poder de Deus (2 Reis 6.16-17 Diz: "E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.

E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu."), os fiéis em Filadélfia teriam sua vitória pela força de Jesus.


Guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. (Vers.8): Apesar de suas limitações, a igreja em Filadélfia se mantinha fiel. Guardava a palavra de Jesus. 



Ele veio ao mundo e revelou a sua palavra, que nos julgará no último dia (João 12.48 Diz: "Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia."). 



Devemos obedecer a perfeita lei da liberdade que Jesus nos deu (Tiago 1.25 Diz: "Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito."). Eles defendiam o nome de Jesus e não o negaram.



Aos da sinagoga de Satanás... (Vers.9): Havia uma sinagoga de Satanás, uma congregação de falsos judeus, também em Esmirna (Apocalipse 2.9 Diz: "Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás."). 



Sabemos do livro de Atos que as primeiras perseguições da igreja, tanto em Jerusalém como na Ásia, foram feitas por judeus. A igreja em Filadélfia sofreu por causa desses falsos judeus.



Eis que farei que venham, e adorem prostados a teus pés, e saibam que eu te amo.(Vers.9): Apesar de serem fracos, os discípulos em Filadélfia ficariam do lado do vencedor. 



Seriam exaltados acima dos seus inimigos (Isaías 60.14 Diz: "Também virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram; e prostrar-se-ão às plantas dos teus pés todos os que te desprezaram; e chamar-te-ão a cidade do SENHOR, a Sião do Santo de Israel.). 



Mas a glória e a adoração ainda pertencem totalmente ao Senhor. Esta honra serviria de prova do amor de Jesus para com os seus seguidores. Os falsos judeus os odiavam, mas o Senhor e Cristo os amava!



Como guardaste a palavra da minha perseverança... (Vers.10): Os discípulos não desistiram, mas guardaram a palavra de Deus em seus corações e perseveraram na palavra de Deus (Atos 6.4 Diz: "Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra."),


(Lucas 8.15 Diz: "Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança."),

(Apocalipse 14.12 Diz: "Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.")



Eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam a terra. (Vers.10): Os discípulos em Filadélfia seriam guardados num período de provação que afligiria o mundo. Pode ser uma referência à perseguição que começou no reinado de Domiciano e que causou terrível sofrimento e a morte de centenas de milhares de pessoas. Independente da natureza específica desta provação, Jesus prometeu proteção (mas não isenção de sofrimento) aos fiéis em Filadélfia. 

Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Vers.11): Depois de tudo que Jesus fez e prometeu, os cristãos em Filadélfia ainda teriam que fazer a sua parte. Ainda enfrentariam tentações e correriam o risco de perder tudo que haviam alcançado. Mesmo os servos mais fiéis precisam vigiar e permanecer fiéis até o fim.



Ao que vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus... (Vers.12): As colunas de Filadélfia racharam e caíram no terremoto algumas décadas antes, mas as colunas no verdadeiro templo de Deus jamais seriam destruídas. Estas não são de pedra; são colunas vivas e firmes. 



Jesus não fala somente de líderes nas igrejas (Gálatas 2.9 Diz: "E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;"), mas de todos os vencedores fiéis. 



Os discípulos do Senhor são, ao mesmo tempo, pedras vivas e sacerdotes (1 Pedro 2.5-9 Diz: "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.

E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,
E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;").



E dele nunca  sairá... (Vers.12): Os vencedores permanecerão no templo para sempre. Gozarão comunhão eterna com Deus.



E escreverei sobre ele o nome...(Ver.12): Várias descrições mostram a posição privilegiada do vencedor. Nomes gravados sugerem posse. O vencedor pertence a Deus. Ele faz parte do “povo de propriedade exclusiva de Deus” (1 Pedro 2.9). 



Ele também pertence à cidade de Deus, a nova Jerusalém. A nova Jerusalém é a noiva de Cristo (Apocalipse 21.2 Diz: "E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido."). 



O vencedor faz parte da noiva, da igreja que pertence somente a Jesus. Ele recebe, também, o nome de Cristo. Jesus confessará abertamente os nomes dos seus servos (Mateus 10.32 Diz: "Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.").



Quem tem ouvidos, ouça...(Vers.13): Jesus em breve virá buscar o seu povo para morar com ele mais também  para castigar aqueles que praticam a iniquidade e negam o nome de Jesus. (Mateus 10.33 Diz: "Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.")

Conclusão

Como identificar uma igreja boa? Seria a maior? A mais ativa? A mais conhecida? Certamente Jesus julga por critério diferente do nosso. Ele pode ver uma igreja pobre ou fraca como uma congregação fiel, dedicada e perseverante. 

Ao invés de tentar impressionar os homens, devemos nos dedicar ao desenvolvimento do caráter que agrada a Deus.


Deixo esse versículo para vossa meditação como base em todas as outras 5 igrejas que foram faladas, deixo aqui em 2 Corintios 12.9-10 que Diz: "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte."

Que venhamos sentir prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo, e nunca venhamos nos afastar da presença de Deus, que nada venha tirarmos da presença de Deus, que a graça de Deus, o poder de Deus, venha se aperfeiçoar nas nossas fraquezas, que venhamos glorificar nas fraquezas, nas lutas nas provas, dificuldades, para que o poder de Deus habite em nós, e que quando pensamos que estamos fracos ai que estamos fortes!


                                                      Que Deus os abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...