Translate

Primeira Epístola de Pedro / Quando foi escrita a Primeira Epístola de Pedro?





Título: Foi a primeira carta escrita pelo apóstolo Pedro aos forasteiros da dispersão ("Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia," 1 Pedro 1:1 ).

Ou seja, aos judeus cristãos espalhados pelo Império. E isso confirma o ministério da circuncisão entregue a Pedro ("Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos." Gálatas 2:9).

Autoria e Data:Não existem dúvidas de que seu autor é o apostolo Pedro, que se coloca como testemunha ocular dos sofrimentos e da vida de Cristo (1.8; 2.23,24; 5.1).

O idioma grego da carta é bastante puro e não poderia ter sido escrito, de próprio punho, por Pedro. Seu amanuense (escrevente) foi Silvano ("Com a ajuda de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus." 1 Pedro 5:12).

Foi escrita, provavelmente, em 65 d.C., pouco depois da perseguição de Nero, que começou em 64 d.C.

Propósito: Muitos tem comparado seu conteúdo com o conteúdo da espistola de Paulo aos Romanos. De fato, é possível observar a influencia paulina em diversas passagens.

Os Cristãos, conforme se percebe, estavam sofrendo intensa perseguições e Pedro exortou a ter paciência (1.3-12).

O autor usa, de forma abundante e constante, duas palavras "santo" (1.15,16; 2.5) e "esperança", e por conta dessa última, Pedro é chamado de o "apóstolo da esperança", assim como Paulo é o apostolo da fé e João, do amor (1.3, 21; 3.15).

Apresenta os mesmo aspectos práticos da vida cristã expostos na literatura paulina, abordando as seguintes relações: cidadão e Estado (2.11-17), marido e mulher (3.1-7) e pais e filhos (5.5). E, tal como nas cartas de Paulo, traz exortações aos presbíteros e líderes (5.1-4).

Versículos importantes: ("Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,"
1 Pedro 1:3 )

("Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."
1 Pedro 2:9 )

("Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados."
1 Pedro 2:24 ) 

("Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos".
1 Pedro 5:8,9 ) 

Resumo: 1 Pedro é uma carta de Pedro aos fiéis que tinham sido dispersos por todo o mundo antigo e estavam sob intensa perseguição. Pedro realmente entendia o que era ser perseguido.

Ele foi espancado, ameaçado, punido e preso por pregar a Palavra de Deus. Ele sabia o que era perseverar sem amargura e sem nunca perder a esperança, assim como viver uma vida obediente e vitoriosa em muita fé.

Esse conhecimento da esperança viva em Jesus foi a mensagem, assim como seguir o exemplo de Cristo.
Embora este tempo de perseguição tenha sido muito violento, Pedro revela que era, na verdade, um tempo de regozijo. Ele diz que sofrer pelo amor de Cristo, assim como seu Salvador sofreu por eles, deve ser encarado como um privilégio.

Esta carta faz referencia às experiências pessoais de Pedro com Jesus, assim como aos seus sermões do livro de Atos. 

Pedro confirma que satanás é o grande inimigo de todos os cristãos, mas que a garantia do retorno de Cristo fornece incentivo de esperança.

A certeza da eterna é dada a todos os cristãos. Uma forma de identificar-se com Cristo é compartilhar de Seu sofrimento.

Para nós, isso significa suportar os insultos e calúnias daqueles que nos chamam de "conservadores" ou "santinhos". 

Isso é tão insignificante comparado ao que Cristo sofreu por nós na Cruz. Permaneça firme sobre o que você sabe e crê ser o certo e alegre-se quando o mundo e satanás tentam te machucar.

Deus te abençoe!

Epístola aos Hebreus / Quando foi escrito o Livro de Hebreus?










Título: Embora os destinatários não constem em nenhum lugar da epístola, seu conteúdo é claramente direcionado aos cristãos de origem judaica.

Todo o seu teor versa sobre as Escrituras do Antigo Testamento, e também sobre sua validade ou não para a presente era.

Há um debate a seu respeito quanto ao fato de ser ou não ser uma epístola, uma vez que somente seu término parece demonstrar ser uma carta (Hebreus 13.18-25). Alguns colocam como um tratado ou um sermão.

Autoria e Data: Sua autoria nos remete a algumas controvérsias. Eusébio e outras fontes apontam o apóstolo Paulo como autor, mas este posicionamento gera certos conflitos difíceis de resolver.

O estilo, os destinatários e outros pontos levaram os eruditos a assumir uma postura de incerteza. A base da autoria paulina se encontra na referencia a Timóteo, no capítulo final (Hebreus 13.23 Sabei que já está solto o irmão Timóteo, com o qual, se ele vier depressa, vos verei.).

Certamente, foi escrita antes do ano 70 d.C., pois fala como se o templo ainda existisse, mais provavelmente entre 66 e 68 d.C. (Hebreus 7.1-28).

Entre os prováveis autores, estão Apolo (por ser poderoso nas Escrituras) e Barnabé.

Propósito:
O falecido Dr. Walter Martin, fundador do Instituto de Investigação Cristã e autor do best-seller Kingdom of the Cults (Reino das Seitas), disse em sua sarcástica e habitual forma de falar que o livro de hebreus foi escrito por um hebreu para outros hebreus para dizer-lhes que deixassem de agir como hebreus.

Na verdade, muitos dos primeiros crentes judeus estavam caindo de volta aos rituais do judaísmo a fim de escaparem da crescente perseguição. Esta carta, então, é uma exortação para esses crentes perseguidos a continuarem na graça de Jesus Cristo.

Resumo:
O livro de Hebreus trata de três grupos distintos: seguidores de Cristo, incrédulos que tinham conhecimento e uma aceitação intelectual dos fatos de Cristo, e incrédulo que tinham sido atraídos a Cristo, mas que acabaram rejeitando-o. É importante entender a qual grupo cada passagem está se dirigindo, pois deixar de fazer isso pode levar-nos a tirar conclusões inconsistentes com o restante das Escrituras.

O escritor de Hebreus menciona continuamente a superioridade de Cristo, tanto de Sua pessoa como do Seu trabalho ministerial. Nos escritos do Antigo Testamento, entendemos que os rituais e cerimônias do judaísmo simbolicamente apontavam para a vinda do Messias. Em outras palavras, os ritos do judaísmo eram sombras das coisas futuras.

Hebreus nos diz que Jesus Cristo é melhor do que aquilo que qualquer mera religião tem a oferecer. Toda a pompa e circunstância da religião empalidecem em comparação com a pessoa, trabalho e ministério de Jesus Cristo. É a superioridade do nosso Senhor Jesus, então, que continua a ser o tema desta eloquente carta.

Talvez nenhum outro lugar do Novo Testamento esclareça o Antigo Testamento como faz o livro de Hebreus, o qual tem como seu fundamento o sacerdócio levítico. O escritor aos hebreus compara constantemente as insuficiências do sistema sacrifical do Antigo Testamento com a perfeição e realização em Cristo.

Enquanto o Antigo Testamento exigia sacrifícios contínuos e uma expiação pelo pecado uma vez por ano, os quais eram oferecidos por um sacerdote humano, a Nova Aliança proporciona um sacrifício final através de Cristo (Hebreus 10.10 Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. ) e acesso direto ao trono de Deus para todos os que estão nEle.

Rica na doutrina cristã fundamental, a epístola aos Hebreus também nos proporciona exemplos animadores de "heróis da fé", os quais perseveraram apesar das grandes dificuldades e condições adversas (Hebreus 11). Os homens e mulheres pertencentes à lista dos heróis da fé fornecem provas irrefutáveis quanto à garantia incondicional e absoluta confiabilidade de Deus.

Da mesma forma, podemos manter a confiança perfeita nas ricas promessas de Deus, independentemente das nossas circunstâncias, ao meditarmos na sólida fidelidade das obras de Deus nas vidas dos Seus santos do Antigo Testamento.

O escritor de Hebreus proporciona um grande incentivo aos crentes, mas há cinco advertências solenes às quais devemos prestar atenção:

Há o perigo da negligência (Hebreus 2.1-4 Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.
Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição,
como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.
Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.
),

O perigo da incredulidade (Hebreus 3.7 Assim, como diz o Espírito Santo: "Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,”);

(Hebreus 4.13 Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.),

O perigo da imaturidade espiritual (Hebreus 5.11 Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender.);

(Hebreus 6.20 Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.),

O risco de deixar de perseverar (Hebreus 10.26-39 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições.
Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados.
Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente.
Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
),

E o perigo inerente de recusar a Deus (Hebreus 12.25-29 Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus?
Aquele cuja voz outrora abalou a terra, agora promete: "Ainda uma vez abalarei não apenas a terra, mas também o céu".
As palavras "ainda uma vez" indicam a remoção do que pode ser abalado, isto é, coisas criadas, de forma que permaneça o que não pode ser abalado.
Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,
pois o nosso "Deus é fogo consumidor! "
).

Assim encontramos então, nesta obra-prima suprema, uma grande riqueza de doutrina, um refrescante manancial de encorajamento e uma fonte de advertências práticas e sãs contra a preguiça em nossa caminhada cristã.

Entretanto, ainda há mais, pois em Hebreus encontramos um retrato magnificamente do nosso Senhor Jesus Cristo, o Autor e consumador da nossa grande salvação (Hebreus 12.2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. ).

Que Deus o Abençoe!


O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...