Translate

Primeira Epístola de Pedro / Quando foi escrita a Primeira Epístola de Pedro?





Título: Foi a primeira carta escrita pelo apóstolo Pedro aos forasteiros da dispersão ("Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia," 1 Pedro 1:1 ).

Ou seja, aos judeus cristãos espalhados pelo Império. E isso confirma o ministério da circuncisão entregue a Pedro ("Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos." Gálatas 2:9).

Autoria e Data:Não existem dúvidas de que seu autor é o apostolo Pedro, que se coloca como testemunha ocular dos sofrimentos e da vida de Cristo (1.8; 2.23,24; 5.1).

O idioma grego da carta é bastante puro e não poderia ter sido escrito, de próprio punho, por Pedro. Seu amanuense (escrevente) foi Silvano ("Com a ajuda de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus." 1 Pedro 5:12).

Foi escrita, provavelmente, em 65 d.C., pouco depois da perseguição de Nero, que começou em 64 d.C.

Propósito: Muitos tem comparado seu conteúdo com o conteúdo da espistola de Paulo aos Romanos. De fato, é possível observar a influencia paulina em diversas passagens.

Os Cristãos, conforme se percebe, estavam sofrendo intensa perseguições e Pedro exortou a ter paciência (1.3-12).

O autor usa, de forma abundante e constante, duas palavras "santo" (1.15,16; 2.5) e "esperança", e por conta dessa última, Pedro é chamado de o "apóstolo da esperança", assim como Paulo é o apostolo da fé e João, do amor (1.3, 21; 3.15).

Apresenta os mesmo aspectos práticos da vida cristã expostos na literatura paulina, abordando as seguintes relações: cidadão e Estado (2.11-17), marido e mulher (3.1-7) e pais e filhos (5.5). E, tal como nas cartas de Paulo, traz exortações aos presbíteros e líderes (5.1-4).

Versículos importantes: ("Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,"
1 Pedro 1:3 )

("Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."
1 Pedro 2:9 )

("Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados."
1 Pedro 2:24 ) 

("Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos".
1 Pedro 5:8,9 ) 

Resumo: 1 Pedro é uma carta de Pedro aos fiéis que tinham sido dispersos por todo o mundo antigo e estavam sob intensa perseguição. Pedro realmente entendia o que era ser perseguido.

Ele foi espancado, ameaçado, punido e preso por pregar a Palavra de Deus. Ele sabia o que era perseverar sem amargura e sem nunca perder a esperança, assim como viver uma vida obediente e vitoriosa em muita fé.

Esse conhecimento da esperança viva em Jesus foi a mensagem, assim como seguir o exemplo de Cristo.
Embora este tempo de perseguição tenha sido muito violento, Pedro revela que era, na verdade, um tempo de regozijo. Ele diz que sofrer pelo amor de Cristo, assim como seu Salvador sofreu por eles, deve ser encarado como um privilégio.

Esta carta faz referencia às experiências pessoais de Pedro com Jesus, assim como aos seus sermões do livro de Atos. 

Pedro confirma que satanás é o grande inimigo de todos os cristãos, mas que a garantia do retorno de Cristo fornece incentivo de esperança.

A certeza da eterna é dada a todos os cristãos. Uma forma de identificar-se com Cristo é compartilhar de Seu sofrimento.

Para nós, isso significa suportar os insultos e calúnias daqueles que nos chamam de "conservadores" ou "santinhos". 

Isso é tão insignificante comparado ao que Cristo sofreu por nós na Cruz. Permaneça firme sobre o que você sabe e crê ser o certo e alegre-se quando o mundo e satanás tentam te machucar.

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...