Translate

Confiança não se rouba, se conquista! #Novela Gênesis | Capítulo 16

 



"Quando a pessoa começa a fazer pequenas decisões contrárias aos seus princípios e valores, ela está a caminho de uma mudança drástica de caráter".


Por mais que Terá tenha conseguido através de sua gentileza o que queria de Nordick, suas intenções não eram nada gentis. 


Ele fingiu se importar e portanto não mereceu sua conquista.


Quando a pessoa começa a fazer pequenas decisões contrárias aos seus princípios e valores, ela está a caminho de uma mudança drástica de caráter.


Algumas partes a destacar:


Terá oferece ajuda a Nordick para cuidar de sua árvore, de seus animais e da coceira que tem enfrentado. Aos poucos, ele conquista a confiança do ermitão, que retribui oferecendo seu rebanho e a famosa receita de queijo. Mesmo tendo ajudado Nordick, Terá só o fez para conseguir algo em troca e sua atitude não agradou a Deus.


Kissare afirma que o único jeito de Terá conseguir sua liberdade e de sua esposa é revelando a receita de Nordick. Ele, então, ensina Ibate a preparar o queijo e conta todos os segredos guardados pela família do ermitão. Ibate elogia o resultado final, mas é Kissare quem anunciará o veredito!


Ibbi-Sim se mostra entusiasmado com a aproximação do Akitu e pergunta a Kissare sobre os preparativos. Ele informa o sumo sacerdote a respeito de seu interesse por Nadi como esposa. Mais tarde, no entanto, Enlila exige o oposto de Kissare: que impeça a união de Nadi com o rei!


Guemecha escuta a conversa de Aya com a filha sobre Amat e descobre que estrangeira está preocupada com a postura de Terá desde que chegaram à cidade. Nadi recebe a notícia com alegria e celebra ao perceber que ele está mudando com a esposa.


Nidana denuncia Amat por enterrar os ídolos, considerada uma ofensa aos deuses. Ela tenta se explicar, mas Morabi a leva até o templo para receber sua punição. Nadi escuta que o casal pode ser expulso de Ur e tenta intervir. Terá chega em seguida e assume a culpa, mas consegue negociar sua liberdade com Kissare.


Os homens de Absali surpreendem Terá na volta para a cidade e tentam impedi-lo de cumprir a missão. Lamassi também aparece e ajuda Terá que, sem usar da violência, convence os inimigos a deixá-lo livre. Ele explica que está cumprindo uma ordem de Kissare e o grupo pode atrair a ira dos deuses, caso o matem!

 

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Quem mandava em Ur dos Caldeus? #Novela Gênesis | Capítulo 15



Enquanto #Gênesis conta a história de Terá, pai de Abraão, nós também conhecemos um pouco da parte histórica da época. E o que mais chama atenção sobre Ur, é como a religião dominava. 


No capítulo 14, fomos apresentados por Nadi, um pouquinho de Ur e toda cultura do lugar, e logo pudemos ver o quanto a cultura está ligada diretamente à religião, “o rei tem que oferecer isso e aquilo para o deus Nana, e passar por isso e aquilo, e o povo faz isso todo ano” etc., etc. 


Graças a Semíramis e seus seguidores, a idolatria gerou a religião, que gerou a cultura. De repente, conhecemos um mundo em que não se falava mais no Deus Criador, e sim, em deuses disso e daquilo, e como eles faziam parte da cultura do lugar, não se podia nem ir contra eles, nem deixar de fazer o que eles pediam – até o rei se submetia a tudo que a religião demandava. E assim, podemos concluir, que o poder estava nas mãos do representante da religião da época: o sumo sacerdote.


Kissare, o sumo sacerdote, com toda sua pinta de humildade, é o homem mais poderoso de Ur. Ele consegue o que quer, de quem for, pois tudo depende se “Nana o inspirou”. Interessante como é a sua sobrinha que Nana escolheu para ser a principal sacerdotisa de Ur (spoiler).


E o rei Ibbi-Sim? O rei se submete. A sua responsabilidade principal é tomar decisões políticas para Ur, no entanto, se o ‘deus Nana’ por acaso não for mais com a cara dele, perde o reinado... É por isso que ele faz tudo que Kissare manda, até o inimaginável (você vai se surpreender com o que o rei vai se submeter, dá até pena.


OBS. E para quem não está entendendo o que isso tem a ver com a Bíblia, entenda primeiro que para você entender os personagens bíblicos, você precisa entender como era a sociedade de suas épocas... Ur dos Caldeus explica por que Deus escolheu a Abraão para ser o pai na fé. Entenda o contexto e você entenderá melhor a história. 


Algumas partes a destacar:


Absali coloca três homens para vigiar Terá e impedí-lo de completar sua missão. No caminho, Terá cruza com Lúcifer e lhe pergunta sobre Nordick. Ele aconselha o pastor a roubar sua confiança para conseguir o que precisa... E Terá segue sua sugestão.


Nadi se declara para Terá e afirma que poderão se casar assim que cumprir seu tempo no sacerdócio. A sacerdotisa pede que espere por ela até que possam ficar juntos, deixando-o surpreso com a proposta.


Amat sente as contrações do bebê e começa a passar mal, mas logo é socorrida por Aya e sua filha Nidana. Amat insiste que Terá retire a estatueta colocada na tenda e ele finge atender ao pedido novamente, mas enterra o objeto.


Ibbi-Sim pensa em chamar Nadi ao palácio novamente e deixa Enlila furiosa. Ela tenta fazer o rei mudar de ideia sobre a sacerdotisa, mas fracassa. Mais tarde, Enlila desabafa sobre a situação com sua serva, que a lembra de seu verdadeiro objetivo.


*  Nadi ordena que Guemecha vigie Terá e sua esposa o tempo todo. A serva descobre que Terá enterrou a estatueta que a sacerdotisa lhe deu de presente a avisa. Nadi não entende a atitude do homem, mas a proíbe de denunciar o crime!


Terá mente mais uma vez ao dizer para Amat que se livraria das estatuetas e deixa o objetivo enterrado perto de sua tenda. Nidana vê um cachorro cavando no mesmo local e se enfurece ao ver os ídolos. Ela cobra uma explicação de Amat, que não sabe dizer quem as enterrou.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...