Translate

2 Samuel 11 - Davi comete um adultério e um homicídio









Introdução:

Imagine que você esteja na fila para comprar uma passagem de ônibus. A fila está demorando, e você fica com medo de perder o ônibus. Finalmente, você paga, recebe sua passagem e corre para o transporte. No caminho, você conta o troco e descobre que recebeu muito mais do que deveria. O que você faria? Voltaria para a fila a fim de devolver o dinheiro e talvez perder a viagem ou simplesmente acharia que esse era seu dia de sorte e sairia de viagem?

O que você faria nessa situação depende do que você compreende por certo e errado. A ética é a maneira de aplicarmos esse entendimento à vida diária. Hoje em dia, o tipo mais popular de ética é a situacional, que sugere que não existem absolutos morais. Frequentemente, significa fazer aquilo que seja mais vantajoso para a pessoa em uma situação particular.

Nesta semana, veremos um poderoso contraste de ética: entre a do rei Davi e do soldado Urias. Por mais horríveis que tenham sido as ações de Davi, elas aparecem ainda piores em contraste com as de Urias. Embora não nos seja dito muito sobre Urias, o que descobrimos dele e de seu destino infeliz pode nos ensinar o que significa viver a fé na prática, ao invés de simplesmente falar sobre ela.


Declive escorregadio 

1. Como alguém que foi tão honrado por Deus poderia se aprofundar tanto no pecado? 2 Samuel 11. 
Que advertência esse episódio deve nos apresentar?

Não podemos estudar a história de Urias sem pensar em Davi. Na associação de Davi com Urias, podemos ver o lado pior do caráter de Davi. O autor do livro de Samuel não canta os louvores do herói, ignorando seus pecados. A história de Davi, Bate-Seba e Urias marca um ponto decisivo na vida e no reinado de Davi. Até esse ponto, Davi foi retratado como alguém que avançava de força em força. Segundo Samuel 11 descreve o início da queda de Davi.

Alguns podem ver no pecado de Davi uma desculpa para seu próprio pecado. Mas o narrador enfatiza que o pecado tem consequências e mostra quantas vidas são afetadas por um só pecado em particular. 

O primeiro a sofrer como resultado do pecado de Davi foi Urias, seguido de perto pelo filho que nasceu de Davi e Bate-Seba. Davi perdeu a credibilidade de sua família, e as repercussões se estendem de um problema familiar até um problema de proporções nacionais. 

A reação em cadeia que o pecado de Davi despertou se ampliam até incluir estupro (2 Samuel 13.14 ''Porém ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou, e se deitou com ela.'' );

Assassinato (2 Samuel 13.28-29 ''E Absalão deu ordem aos seus servos, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então o matareis; não temais: porque porventura não sou eu quem vo-lo ordenei? Esforçai-vos, e sede valentes. E os servos de Absalão fizeram a Amnom como Absalão lho havia ordenado. Então todos os filhos do rei se levantaram, e montaram cada um no seu mulo, e fugiram.'' ); 

E muitas vidas perdidas em uma rebelião (2 Samuel 15). 

Mesmo que o arrependimento tenha atraído a misericórdia de Deus, o autor do livro de Samuel assinala claramente que o pecado tem consequências funestas (2 Samuel 12.13-14).

A história de Davi, Bate-Seba e Urias é contada de maneira cuidadosamente estruturada. O autor bíblico usa palavras de ação (envolvendo frequentemente o verbo enviar) a fim de contrastar o comportamento de Urias com o de Davi. 

Vamos examinar a estrutura da história, com base na ação principal.

- Davi envia Joabe para lutar contra os amonitas (2 Samuel 11.1 ''...enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel...'' );

- Davi manda pedir informações sobre Bate-Seba e manda buscá-la 
(2 Samuel 11.3-4 '' 3 - E mandou Davi indagar quem era aquela mulher;... 
4 - Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la;'...' );

- Davi comete adultério com Bate-Seba (2 Samuel 11.4 ''...e ela veio, e ele se deitou com ela...'' );

- Bate-Seba envia uma mensagem sobre sua gravidez (2 Samuel 11.5 ''E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida'' );

- Davi manda buscar Urias (2 Samuel 11.6 ''...Envia-me Urias o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.'' );

- Urias se recusa a dormir com Bate-Seba (2 Samuel 11.13 ''...e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.'' );

- Davi envia a sentença de morte por meio de Urias (2 Samuel 11.14-15 ''E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lhe por mão de Urias. Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.'' ).

Como pode ser visto facilmente, “enviar” é uma atividade muito importante em 2 Samuel 11. Normalmente, quando enviamos alguém com uma missão, é porque temos poder sobre essa pessoa. Sob este ângulo, Davi é verdadeiramente o personagem mais poderoso em nossa história.

Ele faz a maioria das ações de enviar. Ele controla os envolvidos. Ele forma e destrói vidas. Ele se parece com um típico monarca absoluto do antigo Oriente Próximo de seu tempo. Porém, há uma coisa que Davi não controla: o pecado. Embora pareça controlar as ações exteriores, o pecado controla suas escolhas e motivações.


Ninguém é uma ilha


2. Toda a história de Davi e Urias é relatada no contexto de uma guerra contra os amonitas. 

Leia cuidadosamente (2 Samuel 11.1 ''E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.'' ). 
Que crítica sutil a Davi faz o autor?

Davi decidiu ficar em casa e enviar seu exército sob o comando de Joabe. Claramente, esse foi o primeiro erro de Davi. De alguma forma, ele começou a acreditar que era realmente mais especial que seus homens e, portanto, não deveria ser exposto ao perigo. 

Davi ainda não havia aprendido que, quase sempre, os maiores perigos provêm de dentro, não de fora. O grande problema com o poder ou a autoridade é que facilmente nos leva a torcer nossa percepção. Achamos que, de alguma forma, somos melhores que os outros e estamos acima das leis ou regras que se aplicam aos outros.

3. Compare as formas de liderança que Davi aplicou na história Leia 1 Samuel 26.5-11 e em 2 Samuel 11. Que diferença você vê?

Nas histórias que descrevem como Davi poupou a vida de Saul, Davi liderava pelo exemplo e recrutava voluntários. Mas depois, no tempo de 2 Samuel 11, em vez de estar fora com suas tropas, liderá-las e depender de Deus para obter direção e segurança pessoal, Davi se viu em uma noite quente e úmida sobre a cobertura plana de seu palácio (talvez, para sentir a brisa da noite).

O palácio, provavelmente construído sobre a parte mais elevada da cidade fortificada, tinha uma visão privilegiada sobre a maior parte de Jerusalém. Davi examinou os arredores e viu uma mulher se banhando. Então, ele enviou alguém para descobrir a identidade da mulher. Mandou buscá-la, sabendo muito bem que ela era a esposa de Urias, o heteu. O verbo hebraico usado para indicar a ordem de Davi a Bate-Seba é muito forte. 

Em outros contextos, ele é usado para a indicar algo que é tomado à força (Gênesis 14.11 ''E tomaram todos os bens de Sodoma, e de Gomorra, e todo o seu mantimento e foram-se.'' ). 

Davi seguiu os próprios desejos e, com os hormônios em alta, esqueceu completamente o que sabia ser certo e errado. Mal imaginava Davi, naquele momento, os efeitos de longo alcance que se seguiriam a essa decisão pessoal. Quando ostentou deliberadamente seu poder, ele afetou diretamente a vida de Bate-Seba, de Urias, de um filho por nascer e o curso da história de Israel.

Pense nas decisões que você toma. Elas são baseadas principalmente na razão, no pensamento racional e na lógica ou na emoção e na paixão? Que forma de pensamento parece dominar sua vida? Existe equilíbrio correto entre esses motivos? Se não, como você pode encontrá-lo?


Um estrangeiro em Israel


Neste capítulo, Urias é chamado de o heteu. Então, quem eram os heteus, ou hititas? Os heteus da Palestina eram um grupo étnico de relação incerta com os estados neo-hititas ao norte. No mundo do Antigo Testamento, cultura, nacionalidade, raça e religião eram muito interconectadas. Por essa razão, o Antigo Testamento critica fortemente e proíbe o casamento entre os israelitas e as nações circundantes. 

A proibição foi dada em Deuteronômio 7.3 ''Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos;'' e repetida em cada reavivamento importante de Israel. Uma chave para entender essas proibições contra o casamento misto é a religião. O Antigo Testamento está cheio de exemplos de estrangeiros que aceitaram o Deus de Israel, e a Bíblia considera positivamente sua assimilação a Israel. No caso de Urias, a assimilação ocorreu na forma de casamento bem como de religião.

4. Que exemplos temos de estrangeiros que foram assimilados em Israel? Josué 6.25; Rute 1.1-16; Ester 8.17; Isaías 56.3-7

Rute, a moabita, deixou sua terra, seu povo e sua religião e foi com a sogra para Israel. Suas palavras famosas destacam o conceito importante de adotar não só outro povo mas também outro Deus: “Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1.16). 

A assimilação incluía não só noras exemplares, mas também prostitutas mentirosas. Lembra-se de Raabe, a prostituta que salvou os dois espias? Aqui está alguém que respondeu muito positivamente à pouca luz que tinha e escolheu crer que o Deus de Israel era poderoso e fiel. 

Algum dia, depois da queda de Jericó, Raabe se casou com Salmom e, juntamente com Rute, está incluída na genealogia de Jesus Cristo (Josué 6.25 ''Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.'' ); 

(Mateus 1.5 ''E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;'' ).

Urias não foi o único heteu a servir Davi. 1 Samuel 26:6 menciona Aimeleque, o heteu. Porém, Urias se tornou um dos guerreiros de elite de Davi De maneira interessante, se Eliã, pai de Bate-Seba (2 Samuel 11.3 ''E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?'' ), era o mesmo Eliã, filho de Aitofel, gilonita (2 Samuel 23.34 ''Elifelete, filho de Aasbai, filho de um maacatita; Eliã, filho de Aitofel, gilonita;'' ), então, Urias realmente se casou com uma família muito influente.

Seu sogro também teria sido um guerreiro de elite e filho do estimado conselheiro de Davi. Isso pode explicar por que a casa de Urias estava próxima ao palácio e pode fornecer uma razão para a posterior deserção de Aitofel na conspiração de Absalão. Pode muito bem ser que alimentasse algum rancor contra Davi pelo tratamento de sua neta Bate-Seba e o assassinato do marido dela, Urias.

(Efésios 2.19 ''Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;'' ) Como a assimilação de Rute, Raabe e Urias a Israel pode nos ajudar a estabelecer nossa própria genealogia espiritual? Como essa passagem nos ajuda a entender que, não importa nossa origem, por meio de Cristo, somos aceitos na “casa de Deus”?

O que há em um nome?

Os nomes eram muito importantes no mundo bíblico. Um nome revelava herança e crenças culturais da pessoa ou apontavam para os desejos dos pais a respeito do filho. Frequentemente, a mudança de circunstâncias da vida ou de convicções era indicada pela mudança do nome.

5. Note os novos nomes dos personagens bíblicos a seguir e assinale a razão dada para essa mudança:

a. Abraão (Gênesis 17.5 ''E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;'' );

b. Jacó (Gênesis 32.27-28 ''E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.'' );

c. Daniel (Daniel 1.7 ''E o chefe dos eunucos lhes pós outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego.'' ).

Depois da noite em que Jacó lutou com o visitante celestial, ele experimentou uma das mudanças de nome talvez de mais longo alcance em toda a história sagrada. Deixando de ser um “enganador” (Jacó), ele se tornou “que Deus Se esforce por ele” (Israel), e todos os seus descendentes se tornaram conhecidos como “israelitas”, ou filhos de Israel.

No caso de Daniel, a mudança de nome teve um propósito diferente. O rei Nabucodonosor queria que os jovens exilados soubessem que estavam sob controle. De alguma forma, ele também queria lhes fazer uma lavagem cerebral. O nome de Daniel foi mudado de “Deus é meu juiz” para “proteger a vida do príncipe” (Beltessazar) na tentativa do rei pagão para minar a submissão de Daniel ao seu Deus.

O nome do marido de Bate-Seba não é único na história bíblica. Durante o tempo do rei Ezequias, um profeta de nome Urias comunicou o juízo de Deus contra Jerusalém (Jeremias 26.20-23 ''Também houve outro homem que profetizava em nome do SENHOR, a saber: Urias, filho de Semaías de Quiriate-Jearim, o qual profetizou contra esta cidade, e contra esta terra, conforme todas as palavras de Jeremias. E, ouvindo o rei Jeoiaquim, e todos os seus poderosos e todos os príncipes, as suas palavras, procurou o rei matá-lo; mas ouvindo isto, Urias temeu e fugiu, e foi para o Egito; Mas o rei Jeoiaquim enviou alguns homens ao Egito, a saber: Elnatã, filho de Acbor, e outros homens com ele, ao Egito. Os quais tiraram a Urias do Egito, e o trouxeram ao rei Jeoiaquim, que o feriu à espada, e lançou o seu cadáver nas sepulturas dos filhos do povo.'' ). 

Curiosamente, o nome de Urias é hebraico e pode ser traduzido como “minha luz é o Senhor” ou “chama do Senhor”. Apesar de provavelmente ter sido um heteu de nascença, por escolha, própria, ele pertencia ao Deus de Israel.

A origem étnica de Urias destaca o fato de que Deus não leva em conta os aspectos exteriores, mas conhece o coração. O fato de ter membros da família em posições de destaque na igreja ou grandes antepassados religiosos não nos dá uma posição privilegiada diante de Deus. Nem nossa história familiar nem mesmo nossa passada história pessoal afeta nossa aceitação diante de Deus. 

Morrendo por toda a humanidade, Cristo derrubou todas as barreiras entre todos os povos (Galátas 3.28 ''Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.'' ). 

A cruz prova que todos somos iguais diante de Deus; a morte de Cristo foi para todo ser humano, pois todo ser humano é de valor infinito aos Seus olhos. Evidentemente, às vezes, Deus deu tarefas especiais a diferentes grupos, mas isso não significa que alguns sejam mais valiosos para Deus do que outros. A cruz prova que essa posição é errada.


Um homem de princípios


Na narrativa bíblica, Bate-Seba aparece como um personagem passivo, e o autor bíblico se abstém de fazer qualquer comentário sobre sua responsabilidade ou envolvimento. Porém, embora pareça ser passiva em todo o relato, ela também pagou um preço elevado. Seu filho bebê morreu. A única ocasião em que Bate-Seba falou foi quando enviou uma mensagem a Davi para contar-lhe que estava grávida (2 Samuel 11.5 ''E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.'' ). 

Davi imaginou que, se pudesse trazer Urias para casa, mesmo que fosse por uma noite, pareceria que o bebê era de Urias, ficando assim despercebido o pecado de Davi. Então, Davi mandou buscar Urias, que teve que fazer uma viagem cansativa de aproximadamente 65 km até Jerusalém.

Depois de alguma conversa fútil, Davi enviou Urias para casa com um recado oculto para que ele fosse e dormisse com a esposa (2 Samuel 11.8 ''Depois disse Davi a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei.'' ). 

Procurando parecer generoso, ele até enviou um presente para a casa de Urias, imaginando que a situação estava resolvida. Porém, Urias, sendo homem de princípios, não se deixou ser manipulado.

Na manhã seguinte, Davi ouviu que Urias havia passado a noite no portão com os servos do rei. Depressa, a situação estava escapando ao controle de Davi. O rei mandou buscar Urias. Ele estava ficando frustrado. Urias estava se tornando incômodo. No passado, Davi havia sido um homem íntegro, mas agora, não podia entender a integridade de Urias.

6. Qual era o motivo da integridade de Urias? (2 Samuel 11.10-13 '' 10- E fizeram saber isto a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então disse Davi a Urias: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste à tua casa? 11- E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa. 12- Então disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte. 13- E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.'' ). 

Que outros exemplos de integridade podemos achar na Bíblia?

A resposta de Urias mostra que ele não era um crente nominal, mas se identificava completamente com o Deus de Israel e seus colegas de tropa. Urias cria que era errado utilizar sua situação para obter conforto ou vantagem pessoal. O mesmo Davi que no passado mostrara completa lealdade ao rei Saul (embora Saul o estivesse perseguindo) agora não podia entender a lealdade e fidelidade de Urias.

Davi recorreu a um esquema asqueroso. Deliberadamente, ele embebedou Urias na tentativa de quebrar seus princípios. É interessante notar que o mesmo esquema foi usado pelas duas filhas de Ló, o que levou à origem dos amonitas (Leia Gênesis 19:30-38) – o próprio povo contra quem o exército israelita estava lutando. Apesar de seu raciocínio prejudicado, Urias se recusou a comprometer seus valores e passou novamente a noite entre os servos do rei.

Leia o Salmo 51 no contexto de 2 Samuel 11. Que podemos aprender sobre a natureza do pecado, do arrependimento e da graça de Deus?


Conclusão


A Bíblia tem pouco a dizer em louvor ao homem. Pouco espaço é concedido para se narrarem as virtudes, mesmo dos melhores homens que já viveram. Este silêncio não é sem motivo; não é destituído de ensinos. Todas as boas qualidades que os homens possuem são dons de Deus; suas boas ações são realizadas pela graça de Deus mediante Cristo.

Visto que tudo devem a Deus, a glória do que quer que sejam ou façam pertence somente a Ele; não passam de instrumentos em Suas mãos. Mais que isso – conforme ensinam todas as lições da história bíblica, é coisa perigosa louvar ou exaltar o homem; pois se alguém chegar a perder de vista sua inteira dependência de Deus e a confiar em sua própria força, é certo que cairá. ...”

“É impossível a nós, em nossa própria força, sustentar o conflito; e o que quer que desvie de Deus a mente, que leve à exaltação própria ou à presunção, certamente pode preparar o caminho para nossa derrota. O conteúdo da Bíblia visa a incutir desconfiança na força humana e incentivar a confiança no poder divino.

“Foi o espírito de confiança e exaltação próprias que preparou o caminho para a queda de Davi. A lisonja e as sutis atrações do poderio e do luxo não deixaram de ter efeito sobre ele. As relações com as nações vizinhas também exerceram influência para o mal.

Segundo o costume que prevalecia entre os governantes orientais, crimes que não seriam tolerados nos súditos não eram condenados no rei; o qual não tinha o dever de observar as mesmas restrições que os súditos. Tudo isso tendia a diminuir o senso de Davi em relação à excessiva malignidade do pecado. E, em vez de confiar humildemente no poder divino, começou a confiar em sua própria sabedoria e poder” .

                        Que Deus te Abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...