Translate

Estou preparado(a) para casar?



Juventude - Conselhos importantes para quem quer se casar.


" Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor. Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos. Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos. O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos." Provérbios 16. 1-3,9

 Hoje eu quero passar algumas informações principalmente aos adolescentes e jovens que pensam em se casar um dia e querem ser felizes e abençoados por Deus.

Em dias que os valores estão distorcidos, onde existe tanta irresponsabilidade na área de formação de famílias. Em dias em que a mídia sem escrúpulos coloca como atores principais adolescentes em cenas de nudez e perversão sexual, ou novelas do tipo Malhação, entre outras piores que passam na televisão.

 Eu gostaria como prevenção aos nossos jovens e adolescentes apresentar uma seqüência de princípios que os ajudarão refletir sobre os verdadeiros valores que valem realmente a pena serem observados e praticados.

1) JOVEM, NÃO SE PRECIPITE.

  Deixe as coisas acontecerem naturalmente. Você é especial para Deus e Ele tem preparado aquele (a) que irá compartilhar com você os seus sonhos, os seus anseios.

  Se você já está namorando alguém, deve lembrar que no período de namoro deve-se ter um comportamento santo, evitando ao máximo as carnalidades, os contatos físicos, porque esta atitude está na contra mão da espiritualidade. Embora a idade da adolescência, da juventude a pessoa esteja biologicamente com a sua sexualidade a flor a da pele. Deve-se buscar em Deus o equilíbrio, o controle.

  Eu fico estarrecido quando vejo na mídia, nas instituições religiosas e governamentais estimularem e orientarem os nossos jovens a praticarem o sexo com segurança; Isto é, usando preservativo como se o sexo livre fosse opcional. Eles passam a mensagem de que você deve se soltar e só fazer sexo com alguém que você ama, para se sentir seguro (a).Etc.

 A Bíblia condena claramente a prática do sexo, fora do casamento. Definitivamente não existe sexo seguro fora do casamento. Não devemos esquecer que camisinhas furam. Por isso você jovem não deve se precipitar. Deixe o afã das carícias para ser desfrutado após o casamento.

  Se você estiver namorando gaste tempo para conhecer esta pessoa que você diz amar. É bom tirar tempo no sentido de conversar sobre os gostos e o futuro de vocês evitando ao máximo contato físicos.

  Cultive um relacionamento de harmonia, de paz e de autocontrole, de amor puro. Não façam nada que venham a se envergonhar mais tarde. Vale a pena esperar o casamento. Vocês terão muito tempo, uma vida inteira para se relacionarem sexualmente

2) ESTEJA SEMPRE DEBAIXO DAS ORIENTAÇÕES DE SEUS PAIS

 Há uma tendência e prática no meio da juventude de pensar que já são livres em suas ações e que os pais não devem se intrometer. A obediência às determinações dos pais com certeza é o fundamento básico para a benção enquanto estão juntos a eles e obedecendo-os com certeza estarão sendo preparados para que no futuro saibam administrar a sua própria família. 

O quinto mandamento com promessa deixa bem claro: “Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá”. (Deuteronômio 5.16)

  Com certeza os seus pais querem o melhor pra você e a interferência deles é sem dúvida saudável e necessária para as devidas correções de rumo em sua vida.

  Leve a sério as suas orientações, observações e conselhos. Siga sempre os horários pré–estabelecidos. Conviva somente com amizades reconhecidas pela sua família.

  Infelizmente, quero destacar, que existem modelos de pais por aí que, muitas vezes não correspondem com uma realidade cristã e deixam a desejar no que diz respeito na formação de caráter de seus filhos, porém mesmo assim a sua atitude para com eles deve ser de testemunho bom e saudável. 

Busque em Deus e na sua Palavra as orientações seguras. O seu pastor poderá ajudá-lo (a) nestas horas de conflito, para que o seu futuro não esteja comprometido e você esteja fazendo exatamente a vontade de Deus.

 3) LEMBRE-SE: QUANDO ESCOLHER ALGUÉM PARA NAMORAR, ESTA PESSOA DEVE SER UM CRISTÃO LEGÍTIMO.

 A Bíblia diz: “Andarão dois juntos se não estiverem de acordo”.(Amós 3.3).

A Bíblia também fala em 2 Coríntios 6.14 sobre o jugo desigual. “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas”?

 Imagine você já casado(a) e o seu cônjuge começar a pensar e agir totalmente contrário aos princípios bíblicos. Você vai querer ir à Igreja no Domingo na Escola Dominical – Ele (a) vai querer ir ao clube e ainda por cima levar as crianças.

  Você como um bom cristão que ama Deus não vai querer bebida alcoólica dentro de casa. Ele(a) além de trazer bebida pra casa, ainda vai trazer os amigos inconvenientes. Estes e tantos outros motivos são fatores pelos quais os casamentos se desfazem. 

Com certeza muitas pessoas ignoram em tempos de namoro estes pequenos porem importantes detalhes e por isso passam por situações muitas vezes constrangedoras.

 O bom mesmo, para um relacionamento ser estável é começar certo. O bom é que ambos sejam cristãos genuínos, nascidos de novo, conhecerem verdadeiramente Jesus Cristo, ter uma experiência com um poder restaurador de Deus.

 4) ANTES DE SE ENVOLVER EMOCIONALMENTE COM ALGUÉM NO NAMORO, SE ENVOLVA ESPIRITUALMENTE COM JESUS CRISTO.

 Jesus Cristo deve ser a prioridade de sua vida. A Bíblia diz que você deve buscar a Deus em primeiro lugar e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas por Ele em sua vida.(Mateus 6.33)

 Gaste tempo, tendo prioridade na leitura, estudo da Bíblia e na oração.

 Leve a sério à vida cristã. Tenha compromisso com a sua igreja local. Não fique pulando de Igreja em Igreja. Se identifique com os projetos de sua Igreja local.

 Ame o seu pastor, as lideranças que Deus tem colocado sobre a sua vida.

 5) NÃO NEGLIGENCIE NOS ESTUDOS SECULARES

 Estude e estude muito. Há um conceito errado que têm se formado no meio de jovens cristãos, que Jesus está voltando e por isso não se precisa de ensinos seculares somente os que a Bíblia ensina. Muitos jovens abandonam os estudos para ir para Seminário. Eu creio que esta não é a vontade de Deus.

Todas as coisas têm o seu tempo certo. Há um tempo de estudar e se preparar e usar a própria profissão no futuro em função do Reino de Deus.

Comprovadamente é um transtorno, pois não estão preparados ainda para este tipo de desafio. Se a pessoa que você está namorando te respeita e te ama verdadeiramente saberá esperar o tempo certo.

 6) NAMORO É COMPROMISSO

 Nada de ficar. Respeite você próprio. Respeite o seu corpo. Sua família. Estes relacionamentos de paixão, superficial e ligeiro trocando de parceiro sempre que se tem vontade pode trazer sérios problemas de desvio emocional e de afirmação em sua vida, além de trazer conseqüências terríveis na formação de caráter. A sua auto-imagem com certeza vai ficar comprometida. 

No futuro, quando você estiver por dentro de um casamento precisará afirmar-se e você pode ter problemas de relacionamento com seu marido ou esposa. Além de tudo isso deve ser terrível, passar a ter sentimentos de rejeição e de frustração, quando você for alvo de piadas, comentários e fofocas feitas por pessoas do seu relacionamento.

  Se pretenderem se casar, antes analisem bem a situação financeira. Há um ditado que diz: “Quem casa quer casa” A Bíblia diz: “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á à sua mulher e serão os dois uma só carne”. (Gênesis 2.24)

  Este negócio de casar e morar com os pais não funciona, por melhor que eles sejam. Quando você faz isto, quebra-se um princípio da Palavra. Você deve deixar a casa paterna e este deixar significa em todos os sentidos: Financeiro, geográfico, emocional, íntimo, etc. Isto não quer dizer que você deixará de amar, de honrar os seus pais. Apenas se afastarão para a formação de uma nova família e a farão com a benção deles.

  Por parte dos pais deve haver esta compreensão, ou seja, o de liberar os filhos para serem felizes. A função dos pais após o casamento dos filhos é de intercessão, é estar presente quando convocado pelos filhos. Estarão sempre prontos para oferecerem conselhos com discernimento e sabedoria.

 Bom eu quero orar por você adolescente ou jovem que acabou de ler estas considerações nesta oportunidade. Eu não conheço você, nem os seus problemas. Mas conheço Jesus que pode solucionar as suas dificuldades. Deus entende você. 

Quem sabe você está frustrado (a) chateado (a). Quem sabe aquele namoro que não deu certo, porque você quebrou princípios que não poderia ter quebrado. Eu quero lhe dizer que Deus lhe ama e se preocupa com a sua felicidade.

 Oração: Deus e Pai. Tu conheces este jovem, esta jovem, e pode com certeza avaliar melhor do que ninguém suas reais preocupações nesta fase de sua vida. Tenho certeza que o Senhor o (a) ama e quer vê-lo (a) feliz e abençoado. Coloque em seu coração vontade de conhecê-lo melhor. 

Mesmo que este mundo esteja cheio de opções contrarias a sua vontade, trabalhe em sua vida diariamente fortalecendo o seu coração e indicando o caminho que ele (a) deve seguir.

 Resolva os seus problemas diários, o seu relacionamento com seus pais e abençoa-o (a) com toda sorte de bênçãos espirituais. Faço esta oração em Nome de Jesus Cristo a quem dou toda a honra e Glória, hoje e sempre, Amém.


          ''Escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra ti.''(Salmos 119.11)



Que Deus o abençoe!


A pessoa certa, será a pessoa certa de Deus para minha vida?


Como saber se é a pessoa certa de Deus para minha vida?



Meus queridos, a dúvida é muito pertinente! Nós precisamos ficar bem atentos, pois uma má escolha trará 
graves consequências por toda vida. 

O nosso coração é enganoso, e as emoções são os principais fatores que influenciam nossas escolhas.

A Bíblia não se refere a como achar a pessoa “certa” para o casamento, nem dá instruções muito específicas sobre isso. Mas, em uma coisa a Palavra de Deus é enfática: que não devemos entrar em jugo desigual com os incrédulos. 
 (2 Coríntios 6.14-15), e isso é verdade principalmente no casamento. 

Mas, lembre-se: não é só porque a pessoa é frequentador de uma igreja que ele atende esse requisito fundamental. Para estar sobre o mesmo jugo é necessário que o TEMOR e a OBEDIÊNCIA a DEUS sejam o principal fator em comum entre vocês. 

Dessa forma, para sabermos se é a pessoa CERTA de Deus para nós, temos que  primeiramente avaliar se está de acordo com o fator principal, o qual acabamos de citar.

Ah, mas porque Deus não nos deixa mais claro então as características da pessoa que devemos escolher para casar? Isso é óbvio! Ele não precisa dizer mais nada à respeito, uma vez que deixa claro o principal: se ambos são Cristãos, se são realmente comprometidos com a Palavra de DEUS e obedecem a JESUS, o seu casamento já possui os ingredientes básicos para sucesso. Só em haver essa compatibilidade de fé que um será benção na vida do outro.

Observação: ao dizer que essa compatibilidade de fé deve ser a prioridade na análise, não estou querendo restringir essa questão ao fato de que ambos devem fazer parte da MESMA igreja ou denominação, embora isso também deva ser levado em consideração. Neste caso, o bom senso deve imperar em escolhas assim tão delicadas.

Passou dessa fase? Há compatibilidade de fé? Ótimo! Se há compatibilidade de fé, agora é hora de pular para a outra fase! 

Observe: só isso não é o suficiente! Pouco adianta a pessoa SÓ TER COMPATIBILIDADE DE FÉ! É necessário mais do que isso. Então, você já percebeu que é a pessoa de Deus, agora para saber se é a pessoa certa é muito, muito, muito simples (risos). Vou ser enfático, breve e o mais claro possível. 
Me acompanhe, pois citarei os pontos mais importantes, ok?

STOP! Alguns pontos precisam ser bem observados para saber se é a pessoa certa!
Como diria alguém, vamos por partes (risos):

1º) Em primeiro lugar, a idade:

Você precisa ter idade para se relacionar com alguém. Um namoro precoce provavelmente não provém de Deus. Claro, que para toda regra há exceções. Mas, não justifica você começar a namorar com 14 ou 15 anos se não tem a menor pretensão ou condição de se casar nos próximos anos. Um relacionamento longo e na hora errada pode ser desgastante e desnecessário.

Ambos devem ter um bom nível de maturidade. Então, pode ser tempo de investir em coisas mais importantes do que simplesmente querer “arrumar um(a) namorado(a)”. Lembre-se que você tem um longo caminho pela frente. Se está entrando na faculdade ainda terá no mínimo 5 anos para se formar. Não me canso de repetir: A coisa certa no tempo errado, é a coisa errada!

2º) Companhia aprazível:

Você saberá se é a pessoa certa se você GOSTAR , se AGRADAR da pessoa e de estar ao seu lado, afinal vocês irão ficar muito tempo juntos depois, né (heheh)! Uma pessoa que não desperta o nosso interesse, não vem de Deus! Deus nunca vai mandar alguém que não te agrada fisicamente. Não estou dizendo que a pessoa tem que ser bela, mas você irá achá-la muito bela! A vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável também na área amorosa!

3º) Compatibilidade pessoal:

A pessoa certa é aquela (ou aquele) que tem: as QUALIDADES QUE VOCÊ DESEJA e os DEFEITOS QUE VOCÊ SUPORTA! Entendeu? (Essa frase é de Sarah Sheeva, devidamente kibada… risos)

4º) Correspondência emocional:

Você saberá se é a pessoa certa se você for CORRESPONDIDO! Sim, não há possibilidades de ser a pessoa que Deus tem para você se o interesse não é comum a ambos, a menos que demore um tempo até o rapaz conquistar a moça. Mas, é impossível ser a pessoa certa se o amor não for correspondido! E você já deve ter passado dessa fase de amor platônico, não correspondido, não é verdade?

5º) Existe paz em seu coração:

A PAZ de Deus deve ser sempre o nosso guia. Deus não é Deus de confusão, mas de paz em todas as igrejas dos santos (1 Coríntios 14.33). A benção de Deus não vem pela “metade”, o milagre não vem pela “metade”. A benção de Deus é completa e não acrescenta consigo dores, ansiedade, medo, insegurança, incerteza… sendo assim, tudo aquilo que rouba a sua paz não provém de Deus!

6º) Iniciativa masculina:

A iniciativa de querer relacionar-se com a moça deve partir do homem. Hoje em dia é “comum” uma moça querer iniciar um namoro. Mas isso fere o princípio bíblico (homem cabeça, mulher submissa). O mundo está invertendo os valores!  Mesmo num namoro, o rapaz é o líder, é ele quem deve iniciar, é ele quem deve pedir à moça em namoro. Inverter os papéis no namoro trará confusão no futuro e a possibilidade de muita dor de cabeça desnecessária.

 7ª) Teste da amizade.:

Antes de iniciar o namoro, inicia-se uma amizade: Pensa comigo, se o cara não serve para ser seu amigo, como vai ser seu namorado? Se não serve pra ser amigo, não serve para ser namorado e consequentemente… não serve pra ser marido! Então, para que ficar perdendo tempo com ele? Simples assim.

8º) O respeito:

Tenho visto mulheres que se submetem a cada mau tratamento dos rapazes que fico impressionado e assustado! Meninas, acordem!!! Se o cara não te respeita no namoro, você não precisa esperar para saber como ele será no casamento! Depois, não vá reclamar hein?

9º) Há aprovação dos pais:

Se os pais forem contra, é sinal vermelho! Ambos os pais dos pretendentes devem estar de acordo com o namoro. Os pais são autoridades espirituais em nossa vida, cuja responsabilidade lhes foi conferida por Deus. Além disso, eles enxergam lá na frente, veem coisas que não vemos e já passaram por coisas que não querem que passemos. Então, é melhor obedecer!

Pessoal, é isso. Espero sinceramente ter esclarecido algumas coisas a respeito do assunto. E acredito que o grande perigo é se deixar enganar pelas emoções do coração. Quanto ao mais, se mantivermos nossa vida no Altar de Deus e obedecermos a Sua Palavra, certamente, no momento certo, saberemos que é a pessoa certa de Deus para nós!

Reflita:  Não procure a pessoa certa, seja você a pessoa certa!  #fica_a_dica!

Que Deus abençoe!

Onde esta o seu coração?


Onde está realmente o seu coração???


Está pergunta que Deus te faz nesse dia, onde está realmente seu coração, será que realmente em Deus, ou nas coisas deste mundo???

Fica claro que nesse mundo corrompido e superficial em que vivemos que é de grande importância sempre olhar para dentro, para o homem interior e vigiar para que nossos corações estejam enterrados em um terreno celeste e firmes na Rocha Eterna.

O que importa pra Deus é onde você tem colocado o seu coração e quais os motivos que te levam a estar com ele. Como na época pela qual Jesus passou aqui na terra, hoje muitos querem apenas uma posição ao lado de alguém que chama atenção, outros querem se aproveitar do momento tentando receber algo, outros estão no meio de tudo sem nem saber o porquê.

Às vezes ficamos nos perguntando por que alguma coisa não tem dado certo em nossas vidas, a razão é que você tem colocado seu coração e preocupação nas coisas da vida exterior (aparências) e não no homem interior. Nós, seres humanos, temos 2 tipos de coração: um espiritual e um físico, os dois interligados.

No físico, o coração é o órgão central e mais importante, e no espírito creio que nosso coração é o aspecto mais importante do corpo espiritual.

Há momentos em nossas vidas que nos encontramos sem forças, não dá vontade de 
ir para casa do senhor, vamos nos arrastando, vamos pela misericórdia do senhor em nossas vidas, às vezes queremos jogar tudo para o alto, e deixar tudo, por uma coisa ou outra não ter dado certo, seja um emprego, uma faculdade, uma prova de vestibular, um namoro, e é a área em que o inimigo ultimamente tem mais trabalhado para tirar o jovens da presença do senhor é o namoro, sua pretendida(o).

 O que você meu querido(a) está fazendo? Esta esperando no senhor ou esta escolhendo qualquer uma ou qualquer um que aparece por ai? Você realmente esta fazendo a vontade do senhor em esperar o tempo de Deus?

Aqui vai alguns princípios que devemos ter na escolha de um namorado(a), (que seja da vontade de Deus):

Orar: Jovem, o segredo é orar, antes de fazer qualquer coisa na sua vida: ore a Deus, fale para Ele, pois Ele é o teu fiel amigo, não tenha vergonha de pedir a Deus um(a) namorado(a), ele está pronto par lhe ouvir, peça a Deus um(a) jovem que seja do agrado dele, Ele sabe que é melhor pra você, afinal Ele é Deus lembras?

Ouvir: é aprender a ouvir os conselhos dos pais, além dos avós e líderes da sua igreja, veja o que Salomão diz em Provérbios 15.22. " Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso."


Esperar: Espere o tempo de Deus. Espere e confie (Provérbios 16.20) Diz: O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no SENHOR será bem-aventurado. 

O bom é esperarmos em Deus, todas as observações e dicas são necessárias para as nossas vidas, mas se não esperarmos o tempo de Deus nada dará certo. O segredo é esperar.
"Eu, porém, olharei para o SENHOR; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá." ( Miquéias 7.7)

Muitas pessoas não conseguem esperar e se precipitam fazendo o que não é do agrado de Deus, não conseguem entender que: “O tempo da espera é o tempo do amadurecimento”

Quando conhecemos a Deus vivemos o Amor Natural, mas Deus quer que saíamos do Amor Natural para o Amor Sobrenatural.

Qual o significado de Natural e Sobrenatural?

Natural: conforme à natureza humana, ou seja, já é próprio do ser humano.

Sobrenatural: superior ao natural, não se conforma às leis naturais, é sobre-humano.

“Quem está no amor natural não consegue esperar em Deus”...
Precisamos ter consciência que: “O tempo certo é o tempo de Deus”, e para vivermos esse tempo é necessário “esperar”, Deus se utiliza dessa espera para nos amadurecer e nos formar. 

O Amor Sobrenatural nos ensina a sair de todo sentimentalismo, nos ensinando a renunciar a nós mesmos e colocar sempre Deus em primeiro lugar. Nós cristãos precisamos fazer a diferença, ser luz nesse mundo cheio de trevas. 


Onde estivermos devemos dar testemunho de que só em Deus e em Sua vontade encontramos a verdadeira felicidade.

Tenhamos sempre em mente que Deus está no controle de tudo inclusive do tempo. Porque, então apressar o rio? Siga o conselho de Jesus, o Mestre da vida:

"NÃO ANDEIS ANSIOSOS PELO AMANHÃ; BASTA CADA DIA O SEU PRÓPRIO MAL" Leia em : Mateus 06:25-34

 Deus não tem pressa! Nós é que não sabemos viver.

Que Deus venha ser nosso principal objetivo, que ele venha ser 1° primeiro em tudo em nossas vidas, porque fazendo assim, colocando Deus em primeiro lugar em nossas vidas, todas as demais coisas vos serão acrescentadas, como esta escrito em: (Mateus 6:33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas). 

Que possamos a cada dia nos renovar da presença de Deus, ser cheios do espírito santo, que possamos ansiar, pelo amor de Deus em nossas vidas, quando formos louvar a Deus seja de coração, seja uma adoração perfeita, uma adoração sincera, cante para Deus, não cante por cantar melhor que seu irmão ao seu lado, ou pra mostrar que sabes cantar para seu regente, seu líder, seu pastor, para sua igreja, Deus ele se alegra quando cantamos de todo nosso coração, Abre o teu coração; o coração é como um vaso de alabastro, pois não possui tampa. 


Um coração só pode ser aberto para Deus através de quebrantamento - Deus não despreza um coração quebrantado – Como diz em: (Salmos 51.17) - Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. 


Jovens que a cada momento vivido aqui, seja único, pois o tempo é esse, a hora é essa, que lá na frente, quando estivermos casados, com a nossa companheira (o), possamos dizer para nossos filhos, que juventude maravilhosa eu tive na presença do senhor, que dias maravilhosos vivi na presença do senhor, inda que cheios de lutas, provas, angústias, tristezas, sofrimentos, desprezo, mais até aqui me ajudou o senhor, até aqui nos sustentou o senhor.


Que Deus o abençoe!

Livro de Cantares - Despertando o amor na hora certa

   

      Despertando o Amor na Hora Certa...

Capítulos (Cantares 2.7; 3.5 e 8.4) - O verso: “Conjuro-te, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o amor, até que este o queira”, ocorre três vezes (2.7; 3.5 e 8.4).

 Para começar um relacionamento com vista ao casamento, é preciso começar com uma boa amizade, com a pessoa que está se relacionando, caso venha evoluir essa amizade, esse relacionamento entre os dois, nesta fase a base lançada “Amizade”, irá ajuda-lo bastante na vida conjugal, mesmo casado, os cônjuges devem preservar a amizade mantendo o diálogo, sinceridade, cuidado um do outro, e o interesse pelo progresso do (a) companheiro (a) etc.

Capítulo (2.5 e 7) - “Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, pois desfaleço de amor... Conjuro-te, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o amor, até que este o queira”

É natural que as mulheres se entreguem mais rapidamente ao amor que o homem, pois elas são mais afetivas – “... desfalecem de amor...”. As expectativas delas, quanto a este assunto, são sempre maiores que a dos homens.

Aqui está uma verdade que todos os jovens devem aprender: despertar o amor na hora certa. Seus sentimentos devem ser despertados na proporção em que vá achando correspondência da pessoa que você está se relacionando (“até que ele (a) o (a) queira”). 
Todo jovem deve ser alertado sobre este ensinamento.

O domínio próprio sobre os sentimentos é sinal de maturidade, e possibilitará certeza dos sentimentos e segurança no início de qualquer relacionamento. Com o passar do tempo o casal de jovens, que estão se relacionando, terá sinais e receberão confirmação da aprovação de Deus para o relacionamento. A convicção deste amor deve ser antes de tudo, pessoal.

O amor correspondido na primavera – Faze do Noivado, Começando o Noivado.

Capítulo (2.10-13) - “O meu amado fala e me diz: Levanta-te, querida minha, formosa minha, e VEM. Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira começou a dar seus figos, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, querida minha, formosa minha, e VEM.”

A aceitação do amado e o seu chamado é a confirmação que a amada estava esperando. A primavera vem confirmar que o tempo de inverno e solidão acabou. Agora é tempo de um novo dia, de despertar e deixar florescer livremente o amor.

Capítulo (2.14) - “Pomba minha, que andas pelas fendas dos penhascos, no esconderijo das rochas escarpadas, mostra-me teu rosto, faz-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e o teu rosto amável.”

Agora o casal atinge um grau maior de amor, confiança e certeza da correspondência do parceiro. Aqui está a base necessária para que haja uma abertura e exposição maior de um para com o outro. É tempo de mostrar-se, revelar-se ao outro.

Neste estágio do relacionamento, deve haver uma abertura completa do coração de um para com o outro. Mostre o seu rosto, faça-se conhecido da pessoa amada. O casal passará, neste ponto, por um momento delicado. Como o relacionamento evoluiu e há necessidade de uma abertura completa do coração, podem surgir desavenças e, sem dúvida, provações virão. Por isso, deve-se manter o relacionamento no nível correto, deixando o Espírito prevalecer.

Cuidado com a Raposinha...

Capítulo (2.15) - “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor.” (2.5)

Agora que as vinhas do relacionamento estão em flor, Satanás mandará seus mensageiros para tentar destruir o que está sendo gerado por Deus. O diabo luta contra Deus, esforça-se para destruir as obras do Cristo, ele vem para roubar, matar e destruir.

Os dois devem aprender a discernir, desde cedo, os dardos inflamados do maligno, que são enviados para destruir o seu relacionamento. O diabo luta contra a Palavra de Deus que está sobre vocês. Para tanto, tenta fomentar desavenças e divisão entre o casal.

Mas, nem toda a causa dos problemas tem sua origem no diabo. Ao buscarem construir um relacionamento sincero e honesto, com os corações abertos para se tocarem, a natureza carnal de cada um se manifestará. As diferenças de personalidade, educação e desejos virão à tona; melindres, ira, ciúmes e outros sentimentos também podem surgir, como verdadeiras raposinhas que ameaçam o que se está edificando.
Uma a uma, cada raposinha que surgir deve ser banido do relacionamento.

“O casal deve aprender a não excluir um ao outro de nada. Este procedimento envolve uma sequência de vários passos. Primeiramente eles se determinam amar-se e a evitar ter qualquer muro entre si. Eles isolam as irritações ou problemas e dificuldades; no entanto, um a um, eles rodeiam esses problemas durante sete dias e os derrubam. Um a um” (raposa por raposa), “cada um irá ajudar o outro a descobrir uma solução para as coisas que o aborrecem.” (“A Dupla Entrega”).

Pelo fato dos casais do Reino seguirem a mesma visão espiritual, estarem recebendo e bebendo da mesma “fonte”, submissos à mesma ordem divina, muitas dificuldades encontradas em outros casais não se veem aqui.

Maior consciência de entrega e compartilhar...

Capítulo (2.16) -  “O meu amado é meu, e eu sou dele...” (2.16)

Você está desenvolvendo um relacionamento com uma irmã ou irmão do Reino? Então deve se dedicar ao desenvolvimento deste relacionamento.

O apóstolo Paulo comenta, em 1 Coríntios 7.32-35, que diz: “E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;  Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.  Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma.”

Quando você está solteiro pode se consagrar desimpedidamente e sem preocupação ao Senhor. Mas, caso pretenda se casar, deve aprender desde o início do relacionamento a honrar este compromisso e dispensar-lhe a dedicação que lhe é devida. Dedique-se ao Senhor e ao seu “amado” ou à sua “amada”.

O equilíbrio, aqui, é necessário. Os casais que estão se relacionando não devem se comportar como se não estivessem compromissados, ignorando seu parceiro e dando mais atenção a outros(as) jovens. Por outro lado, pelo fato de um jovem ou de uma jovem estarem se relacionando, não devem ficar só e sempre juntos. Não ande “grudado” nele ou nela, deixando de se relacionar com outros(as) irmãos do Corpo. Aliás, é saudável que seu relacionamento esteja transparente e envolvido com o Corpo.

Primeira provação e confirmação do amor – Noivado...

Capítulo (3.1-3) - “De noite, no meu leito, busquei o amado de minha alma, busquei-o, e não o achei. Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas ruas e pelas praças; buscarei o amado da minha alma. Busquei-o, e não o achei. Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade.” (3.1-3)

De noite, a Sulamita sonha que seu amado desapareceu. Tudo não passa de um sonho, mas que reflete algumas das inseguranças que passam pelo coração de quem está amando. Ela sai ao encontro do seu amado, busca compreender o que aconteceu. E, então, os guardas a encontram.

Guardas, na Bíblia, significam profetas ou pastores (cf. Isaias 62.6 e Hebreus 13.17). Os guardas são uma bela figura de anjos, e das pessoas que zelam e pastoreiam as nossas vidas e sentimentos.

“Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.” (2 Coríntios 11.2)

A presença dos guardas, aqui e em outra cena, faz-nos lembrar da importância de todos os relacionamentos do Reino estar sujeito a pastoreio. Todo jovem que está se relacionando deve desenvolver amizade com casais maduros para que haja um pastoreio e aconselhamento eficaz.

A orientação apostólica é que todos os jovens que estão se relacionando devem ser pastoreados por casais mais velhos e maduros. De preferência, que seja um presbítero e sua esposa. Este pastoreio é segurança e cobertura para desenrolá-lo do relacionamento.

A Sulamita foi confortada pela presença imediata dos guardas: “Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha alma...”, (3.4a)


“... agarrei-me a ele e não o deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recamara daquela que me concebeu.” (3.4b)

O fato de a Sulamita ter levado o amado de sua alma para a casa de sua mãe, indica que o relacionamento passou a um ter compromisso maior.

Também indica que o casal assumiu o relacionamento publicamente, o que significa, em outras palavras, que noivaram.

O versículo 5 mostra que agora o casal está dentro de uma nova fase em seu relacionamento. 

O noivo já tem acesso à casa da noiva, tem a bênção da família e, ambos, estão compromissados publicamente ao casamento.

Que Deus o abençoe!

Esperar em Deus, não é perda de tempo!!!



Esperar em Deus, não é perder tempo!

ESPERAR em DEUS é sim um grande privilégio, ainda que envolva muitas renúncias, dores e incompreensões. O único que pode satisfazer-nos por inteiro é JESUS; e enquanto essa verdade não estiver gravada em nosso coração, jamais conseguiremos viver a plenitude das excelentes maravilhas que Deus tem reservado para nós.

A felicidade não se encontra na união de um casal, mas em um relacionamento verdadeiro com Deus.

Não gosto do sistema atual; em que a maioria das pessoas só consegue sentir-se satisfeita na vida se tiver um “namorado” ou uma “companhia” ou, ainda, se “ficar” com alguém. Sim, eu sei que não é bom que o homem ou a mulher fique só… é bem melhor serem dois que um… aliás, isso é bíblico – mas não é desse modo que encontramos a satisfação plena da existência humana. 

Essa mentalidade errada de que só seremos “completos” ou “plenos” quando tivermos um namorado (a) ou esposo (a) acaba por gerar relacionamentos insatisfeitos e fracassados. 

Antes, temos que buscar a satisfação em nosso relacionamento com DEUS e em Seus princípios. Somente assim poderemos desfrutar de um relacionamento saudável e feliz com outra pessoa.

 Frase para reflexão: Não existe relacionamento perfeito, mas é plenamente possível viver feliz e satisfeito a dois.

Deus mesmo nos fez homens e mulheres e ELE mesmo tem prazer nessa união, porém, a união estipulada por Deus é diferente daquela preconizada pela sociedade. Deus visa ao que é eterno e o mundo se prioriza o que é momentâneo.

 Enquanto Deus valoriza e exalta os princípios fundamentais na vida de um homem e de uma mulher, o mundo os iguala e os rebaixa a um nível de mediocridade, indiferença e egoísmo.

Nós, que somos solteiros, somos diariamente cobrados a “arrumar um(a) namorado(a)”, quase como se isso fosse nossa obrigação e a estivéssemos negligenciando! Nós mesmos nos cobramos isso, a sociedade nos cobra os amigos, os familiares, as situações, etc. 

Não obstante, essa cobrança desnecessária gera ansiedade, carência e preocupação em nossos corações. E são exatamente essas as armas que o inimigo usa para nos fazer sucumbir à pressão e desanimar, pois ele sabe que quando nos sentimos assim, deixamos de desfrutar do nosso relacionamento com DEUS em sua integralidade. E esse sim, o relacionamento mais lindo que pode existir.

Precisamos ficar atentos com um detalhe: Deus está mais interessado na pessoa com quem vamos nos casar do que nós mesmos! Não há motivo para se preocupar se você, tiver feito uma aliança de ESPERA com o Senhor nessa área de sua vida.

Sim, vale a pena manter-se firme diante das pressões! Acredito que Deus tem uma pessoa certa para cada um de nós. Infelizmente, por precipitação, desobediência, falta de orientação, entre outras razões, muitos fazem a escolha errada e sofrem sérias consequências por isso, algumas irreparáveis.

Por ter essa certeza e ver a frustração de muitos nessa área, fiz uma oração que foi um divisor de águas na minha vida. Foi assim:

 “Senhor” orei, “quero te honrar nessa área da minha vida, quero fazer uma aliança com o Senhor. Quero esperar pela pessoa que o Senhor tem separado para mim e honrá-lo desde já com minhas atitudes, mesmo sem ainda o(a) conhecer ou, conhecendo, sem saber que é ele(a)”.

Devemos abrir mão de todas as oportunidades de se relacionar com outras moças, e me guardar para aquela pessoa que Deus tem separado para mim. Eu só não imaginava que essa oração me custaria tão “caro” ao longo de toda a minha juventude. Até parece que é muito longa, afinal só tenho 20 anos. Mas, que é difícil é! 
Após essa oração, Deus me deu uma Palavra que se encontra no livro de Provérbios:

Sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes de vida” Provérbios 4.3

Mas, afinal, o que é guardar o coração?


Em suma, guardar o coração é ESPERAR somente em Deus e não se precipitar com as emoções. É fugir do comprometimento de seus valores, buscar orientação nas verdades das Escrituras e não em sentimentos, que são volúveis por natureza.

Guardar o coração é estar com o coração preenchido pela presença de Jesus, e não ter espaço para que nada nem ninguém ocupem lugar de maior importância. É se preocupar com as coisas do REINO e não com satisfações e interesses próprios. É seguir o roteiro do Senhor e não suas próprias ideais. É saber que Deus já separou uma pessoa para nós e que seu coração já tem dono. 

Guardar o coração nem sempre é fácil, mas, acreditem, vale a pena!
Sei que foi a partir do momento que entreguei ao Senhor esse meu sonho, de ser feliz ao lado de alguém de Deus, segundo os princípios bíblicos, que a minha história começou a ser escrita por Deus, e isso me faz acreditar a cada dia que Ele não demora… Ele CAPRICHA! Guardando o coração: um privilégio que envolve muitas renúncias.

Deus está trabalhando por mim, por isso vou esperar nele.

O tempo de espera pode sim ser o melhor tempo de nossas vidas. A espera é um instrumento de Deus, que Ele usa para nos moldar, tal qual um ferreiro molda suas peças. Às vezes, somos lançados no fogo, em outras, na água e, como se isso fosse pouco, ainda tem as marteladas… Dói e demora lógico, mas é um método maravilhoso que Deus usa para nos capacitar tendo em vista grandes projetos.
Deus usa o tempo de espera com o intuito de nos preparar para receber a bênção! 

Na prática, Esperar em DEUS não é fácil! Acredite, para mim também não está sendo nada fácil! Estou enfatizando isso, pois alguns podem pensar que até aqui tem sido fácil! Mas, de outro lado, quero deixar claro que, diferente que muitos julgam, não é algo tedioso e desanimador. Tudo depende da forma como você “espera”.

O que você faz enquanto espera? Como você espera? Ansioso? Murmurando ou com gratidão? Espera duvidando que DEUS sabe o que é melhor para você? Espera resmungando porque não gosta de esperar?

Se nos entregarmos a Deus sem reservas, com certeza, sem reservas receberemos o melhor de DEUS, pois ELE é detalhista, ELE cuida com um cuidado especial daqueles que confiam que Sua vontade é boa, perfeita e agradável!

É exatamente assim: quando entendemos o propósito da ESPERA do amado (a), temos esse tempo como o melhor de nossas vidas, pois somos capazes de esperar com alegria pelas experiências pessoais com o próprio DEUS e sabemos que este é um tempo único para crescermos em outras áreas.

 E tenho visto o sobrenatural de DEUS em minha vida enquanto ESPERO. Sim, mesmo diante de tantos momentos difíceis. E isso tem me deixado cada dia mais maravilhado. 

Tudo o que tenho visto me ensina a crer no Criador por tudo o que ainda não vi! O tempo de espera, ainda que não vejamos, é um tempo onde estamos sendo moldadas (os), preservadas (os) e livradas (os). 

 Algumas vezes DEUS tem te livrado simplesmente por não ser o TEMPO CERTO ou a PESSOA CERTA, ainda que seja uma boa pessoa! Assim, sentimos paz em nosso coração e entendemos que se tentarmos “apressar” a Deus, os resultados tendem a ser desastrosos. O sonho da maioria das pessoas é constituir uma família.

Estamos vivendo em uma época onde o amor tem sido banalizado, as formalidades do casamento já não têm sido o suficiente para mostrar a seriedade do ato. Não obstante, casa-se para ter uma companhia, casa-se por “paixões avassaladoras”, para suprir carência, por status, para dizer que casou, para realizar o sonho e até para sair de casa. 

Casa-se porque está na idade ou passando da idade, porque já se realizou profissionalmente, etc.…
Mas, raras são às vezes em que se CASAM pensando nos votos de viver para sempre ao lado daquela pessoa! Nesse caso, vemos cada vez mais CASAMENTOS fadados ao fracasso.

Citarei aqui algumas razões desse fracasso, que claro, começa no namoro, na escolha do cônjuge: 

1- Namorar sem propósitos. Isso é pura perda de tempo. Brincar com o coração pode nos machucar emocionalmente e, às vezes, profundamente!

2- Não ter JESUS como a base do relacionamento;

3- Namorar sem ter a idade para assumir um compromisso. A coisa certa no tempo errado é a coisa errada! Tudo tem o seu tempo! Não pule etapas da sua vida!

4- Colocar-se em jugo desigual (2 Coríntios 6.14-18) – A união deve possuir compatibilidade de fé.

5- Namoro baseado na paixão (1 Coríntios 13.4-7,8a);

6- Não ter a Bíblia como regra de fé e prática;

7- Não ser criterioso e deixar de observar o caráter da pessoa (Tito 2.6). Diz-se que o amor é cego, mas que o casamento abre os olhos! Deve se namorar com os olhos bem abertos! E com os ouvidos também…

8- Não levar em conta a beleza interior. Este critério é um bom alicerce para o casamento (Leia Provérbios 31.30).

Você deve estar se perguntando: o que esperar em Deus tem haver com tudo isso? Tudo! Sabe por quê? Porque a cada dia vejo milhares e milhares de jovens se precipitando, perdendo tempo com namoros errados, pensando que brincar com o coração não lhe causará danos (pura ilusão…), se entregando ao primeiro (a) que aparece com aquele joguinho de conquista. 

E assim, o tempo vai passando, e jovens que tinham tudo para viver o amor em toda sua plenitude, vão abrindo mão dos sonhos de Deus. Eu escolhi esperar!  Eu escolhi esperar porque quero viver o melhor de DEUS e não pular nenhuma etapa da minha vida!

Certa vez eu ouvi uma pessoa dizendo que ao longo da vida tomaríamos muitas decisões importantes, mas dentre elas existem três de maior relevância:

1- Aceitar a Jesus e tê-lo como único Senhor e Salvador de nossas vidas.
2- Escolher o cônjuge que vamos construir nossa família.
3- Decidir a profissão que iremos seguir.

Essa fica em terceiro lugar, pois podemos mudar de acordo com as nossas possibilidades e das dificuldades encontradas. Essa frase me deixou pensativo… sempre fui um jovem de buscar a orientação de DEUS em tudo e a partir daí percebi que eu precisava ser cauteloso com o item 2. Essa era uma área onde ter o “dedo de DEUS” era imprescindível para a minha felicidade.

Nós não podemos escolher quem vai ser nossos pais, mães e irmãos; mas somos responsáveis pelos pais (ou mãe) que escolheremos para nossos filhos.
Nessa certeza, eu entreguei ao Senhor o meu direito de escolha, eu sabia que eu não iria escolher bem, pois os padrões de Deus são diferentes, e certamente melhores que os nossos. Por isso: EU ESCOLHI ESPERAR EM DEUS!

ESPERAR em DEUS é renunciar as ofertas do mundo, abrir mão do nosso direito de ESCOLHA, é abrir mão de nossas vontades – é fazer uma aliança com o Senhor! Esperar em DEUS, diferente do que muitos pensam, não é insegurança: é colocar nossa segurança em Cristo! Esperar em DEUS não é desperdício, pelo contrário, é INVESTIMENTO!

 Deus nos dá a liberdade de escolher o SEU plano, ou o nosso. Veja:

 “Ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a tua posteridade’’. Deuteronômio 30.19

Recuso-me a ouvir o que dizem as pessoas que optam por viver o PLANO B de Deus, que não acreditam mais no Verdadeiro AMOR, e que insistem em tentar me convencer que tenho desperdiçado a “MELHOR” fase da minha vida. Mantenho meu coração sensível à voz de DEUS para que eu fique atento a cada sinal que ELE me dê como resposta de oração. E peço a Deus que você, também se mantenha firme nesse tempo de espera. Para cada escolha, uma renúncia.

Nossa vida de espera está debaixo da lei que diz que tudo aquilo que o homem semear, isto também ceifará (Galáltas 6.7). Mais uma vez, é uma questão de escolha: Se esperamos do Senhor, do Senhor receberemos. Se esperarmos do mundo, do mundo receberemos. 


Eu escolhi esperar pelo plano de Deus, e sei que ELE não precisa de minha ajuda nem de meus conselhos!
Sabe, desde muito novo, eu escolhi esperar. Eu escolhi guardar o meu coração e tenho me mantido fiel à minha aliança com o Senhor (isso é Graça e Misericórdia de Deus!).

Tem valido a pena cada dificuldade e cada “não” que já disse devido a esse grande compromisso que fiz com o Senhor. Sabe por quê? Porque não quero interferir de maneira nenhuma no roteiro que Deus escreveu para mim; sei que os planos dele são melhores que os meus!
Ele é o diretor que está escrevendo minha história, e quero deixar Ele bem à vontade para me destinar um final feliz! ‘’

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. ’’ Isaías 55.8-9

 Aquilo que vale a pena ter, vale a pena esperar!

Segundo os padrões do mundo, estou vivendo a fase boa da vida, e muitas pessoas me questionam o porquê eu não tenho namorada, ou porque estou a tanto tempo sozinho. Não é fácil tomar a decisão de esperar no Senhor. As pressões crescem a cada dia. Mas, em meu coração, tenho a convicção de que não há nada de mais precioso que podemos dedicar a Deus do que nossa JUVENTUDE.

Por isso, uso o tempo que tenho para aprofundar meu relacionamento com Deus, sem me preocupar com que ELE pode fazer por mim, mas apaixonado por quem ELE É.

Eu não sinto vontade de ter simplesmente alguém. Eu sinto vontade de ter a pessoa certa ao meu lado. Quando digo “a pessoa certa” quero dizer alguém que “combine comigo”, alguém que acrescente em minha vida, e que venha para multiplicar (nenhum relacionamento é neutro, ou ele soma ou subtrai e a pessoa ou multiplica ou divide), alguém que, ao meu lado, mantenha minha vida com paz e alegria!
Sabe, eu prefiro ficar sozinho o resto da minha vida a estar ao lado de alguém que me faça sentir desgosto de viver, pois tenho guardado o meu coração para a pessoa certa, onde quem realmente Buscar a Deus encontrara-lo.

Como eu sei que a pessoa certa vem de DEUS, eu não estou nem aí para as opções do mundo. Veja só, até pesquisas recentes comprovam que vale a pena esperar e investir em um relacionamento saudável, do que ficar perdendo tempo com pessoas sem compromisso com seu futuro.

Pessoas casadas são mais felizes — Efeito não é imediato, e diferença só é percebida em longo prazo. Ou seja, quanto mais tempo de casado, mais feliz o casal! Ora, se conforme o tempo passa você vai ficando mais feliz e satisfeito, eis aí mais um bom motivo para confiar em Deus e esperar a pessoa certa, no tempo de Deus! #precipitação não.

É verdade que a natureza humana nos exige muitas vezes alguém – e ela tem me exigido, e como! Mas, o que o mundo me oferece são prazeres momentâneos em troca da minha paz. São aventuras que satisfazem apenas à carência, mas não preenchem o coração. E não é isso o que quero para minha vida. Não mesmo!

Manter-se esperando em DEUS é um grande privilégio que nos proporciona PAZ!

Resolvi adotar os padrões de Deus. Sei que muitas pessoas me consideram inflexíveis, mas aquele que vive de acordo com os padrões de Deus não se importa em ser diferente. Pela força de JESUS mantenho-me firme e inabalável, esperando o melhor dele para minha vida, sem pressa ou impaciência.

Eu sei que Deus tem uma pessoa separada para mim e, da mesma forma, ELE tem me separado para essa pessoa. Para todos os meus questionamentos, existe uma resposta em comum: “Tudo tem o seu tempo determinado!” Eclesiastes 3.

Vivemos na famosa era do Test drive, onde muitas pessoas namoram para testar. Namoro não serve para testar, pois nunca iremos achar alguém “perfeito”. Não devemos namorar pra conhecer, devemos conhecer pra namorar. 

O namoro deve ter propósitos, e minhas perspectivas são daqui para frente. Namorar por namorar é perca de tempo. Namorar por namorar é brincar com o coração. Namorar por namorar é apressar os planos de Deus.

Como uma fruta colhida ainda verde, ou uma flor cortada antes de se abrir, nossas tentativas de apressar o tempo de Deus podem estragar a beleza do SEU plano para a nossas vidas. A coisa certa, no tempo errado, é a coisa errada! (Joshua Harris).

Sei que não existe ninguém perfeito… eu também estou muito longe de ser assim, mas em tudo o que tenho visto e vivenciado, tenho absoluta certeza de que, através de Jesus, seremos perfeitos um para o outro. E, para os que já perderam as esperanças, eu reforço que ainda existem relacionamentos perfeitos (obs.: perfeitos no sentido de felizes e satisfeitos), e que são aqueles em que ambos mantêm seus olhos fitos em Deus, caminham juntos, sem tropeçar.

E se tropeçarem, um ao outro ajuda e diz: Esforça-te. Passarão por problemas juntos, tentarão encaixar-se em suas diferenças. Serão suporte um do outro. A felicidade de um se encontrará em fazer o outro feliz e vice versa. Serão confidentes, cúmplices, namorados, amantes e amigos. É utopia? Talvez sim, mas meu sonho é transformar essa utopia em realidade.

As circunstâncias e posições geográficas que vivemos não impedem que a vontade e o propósito de Deus se cumpram. Deus é mestre em escrever as mais lindas histórias de amor, e sei que a minha já está escrita pelas mãos do Mestre.

O roteiro, Deus já escreveu… vou deixar o desenrolar da história em Suas Mãos.
Eu só sei que estou nas mãos de um Diretor por Excelência!

Conclusão:

Um grande relacionamento começa em primeiramente um conhecer a outro primeiro, e que Esperar não é perder tempo e sim, uma grande virtude de Deus nos capacitar nos moldar, nos chegarmos mais perto dele, crescermos espiritualmente, Esperar é renunciar as ofertas do mundo, e que inda que seja difícil, seja doloroso, valerá a pena!


Deus te abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...