Translate

A tentação de Eva e a queda do homem - Gênesis 3 - Cuidado o satanás vem sempre com uma pergunta





("Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" Gênesis 3.1).

"Não comereis de toda a árvore do jardim?"

Está foi uma pergunta que a serpente ou satanás fez a mulher no jardim do Éden.

As vezes o diabo ele vem com seu sapatinho de algodão, sussurrando nos nossos ouvidos, ou com aquela aparência de santo, que nada vai acontecer, e nos começa a fazer perguntas, questionamento, e fica martelando palavras e sentimentos em nossa cabeça.

Só que como eu falei o problema de que muitas das vezes é querermos ficar achando justificativas ou até mesmo respostas para nossa pergunta e não nos atentamos para quem está fazendo a pergunta.

Mesmo assim Eva em sua primeira fala na bíblia, já responde a serpente ou satanás: 

("E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais." Gênesis 3.2-3).

Adão tinha conhecimento do que Deus havia falado para ele anteriormente:

("E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2.16-17).

Agora nos versículos que acabamos de ler Gênesis 3.2-3, onde Eva revela o que Deus havia falado para Adão um pouco atrás, se ela sabia por discernimento de Deus ou porque Adão havia falado a ela, não importa, o que importa é que ela sabia o que podia fazer e o que não podia fazer. 

Nos dias de hoje não tem sido diferente, queremos culpar Eva, achar culpado para um para outro, mais estamos tendo a mesma atitude de Eva, brincando com o fogo, conversando com satanás como se fosse amigos mais íntimos.

Muito fácil querer apontar o dedo, mais muitas das vezes somos nós mesmos os culpados pelas nossas atitudes, Deus está avisando o Espírito Santo está falando, mais nossa teimosia é maior, deixa ver no que vai dar.

("Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal"Gênesis 3.4-5).

Satanás aqui ainda foi "bonzinho", certamente não morrereis, até ele deu um sinal, poderia muito bem falar certamente vivereis, mais alertou, foi somente duas indagações.

("E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." Gênesis 3.6).

Nem tudo o que se parece bom, agradável, desejável aos nossos olhos, pode ser bom ou permitido. Devemos vigiar muito com os nossos olhos, e o que estamos ouvindo, as vezes estamos vendo coisas que aos nossos olhos parecem ser agradáveis mais para o Senhor é abominação.

Muitas das vezes estamos trazendo desgraça, desentendimento, desunião, e um monte de coisa por aquilo que estamos vendo na televisão, celular, temos que ter muito cuidado, porque as vezes nossa benção não chega ou não saímos do lugar e não sabemos o porque, devido nossa atitudes que entristecem a Deus.

Temos que ter muito cuidado também com o que ouvimos, satanás como estamos vendo aqui, ele vem de mansinho, vem aparentemente de leves, com aquela voz doce, e quando vamos perceber pode ser muito tarde.

Você marido e mulher casado, noivos, namorados, cuidado com conversinha alheias, começa com uma conversinha aqui, acolá, quando pensa que não, o diabo já está levando para o motel e fazendo coisas abomináveis aos olhos do Senhor.

Olha o que diz em Provérbios 20.12 "O ouvido que ouve, e o olho que vê, o Senhor os fez a ambos".

Tudo é Dele, por Ele e para Ele, tudo foi feito para glorificar a Ele.

E muitas das vezes muitos cometem o erro, pecam e induzem outras pessoas a pecarem também, não basta destruir um lar, destrói vários lares, várias famílias e assim por diante, assim como fez Eva, não satisfeita induziu Adão a pecar também.

Não estou aqui culpando um ou outro, ambos sabiam do que podia e não podia fazer, os dois foram culpados, por falta de alerta não foi.

("Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais." Gênesis 3.7).

Ambos foram abertos os olhos deles, estavam fechados, satanás os cegou, infelizmente quando foi aberto, abriu-se muito tarde. 

Versículo 8 relata que ambos tentaram esconder, fugir da presença de Deus quando Sua voz passeava no jardim, mais infelizmente era muito tarde.

Todos sabemos o que através desta atitude, o que aconteceu no decorrer da história e reflete a nós nos dias de hoje, se você não sabe aconselho a ler os versículos restantes do 8 ao 24.

Por causa de uma simples conversa, resultou no resultado em que todos nós sabemos, que possamos vigiar e pedir direção a Deus para que nossos olhos não venha ser abertos tarde demais, e que possamos ter discernimento do que é certo e do que é errado. 

Se você sabe o que é certo e o que é errado não fique brincando com satanás, porque ele não brinca de satanás ele quer levar a sua alma para o inferno e sua vida a perdição.

Quem não quiser comer do fruto proibido, não deve-se aproximar da árvore proibida!

("Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal;" Gênesis 3.22 - parte a).

("Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo." Efésios 4.26-27).

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...