Translate

Livro de Daniel / Quando foi escrito o livro de Daniel?



Título: O título do livro deriva do nome do autor, o profeta Daniel.

Autoria e Data: É de Daniel, cujo nome significa "juiz de Deus", ou seja, aquele que julga em nome ou da parte de Deus. Quando muito jovem, Daniel foi levado à Babilônia no terceiro ano do rei Jeoaquim, na primeira deportação comandada por Nabucodonosor. 

Mas logo deu demonstrações de sabedoria naquela terra famosa por seus sábios e, finalmente, ascendeu politicamente, até se tornar o primeiro entre os três oficiais mais importante do império Medo-Persa (Daniel 5.29, Daniel 6.1-3).

Viveu na Babilônia até o ano 530 a.C., aproximadamente. Data em que, provavelmente, o livro foi composto.

Propósito: Em 605 AC, Nabucodonosor, rei da Babilônia, havia conquistado Judá e deportado muitos dos seus habitantes para a Babilônia – incluindo Daniel. 

Daniel serviu no palácio real de Nabucodonosor e de vários outros líderes após Nabucodonosor. O Livro de Daniel registra as ações, profecias e visões do profeta Daniel.

Resumo: Daniel pode ser dividido em três seções. O capítulo 1 descreve a conquista de Jerusalém pelos babilônios. Junto com muitos outros, Daniel e seus três amigos foram deportados para a Babilônia e por causa de sua coragem e das claras bênçãos de Deus em suas vidas, eles foram "promovidos" ao serviço do rei (Daniel 1.17-20).

Os capítulos 2-7 registram Nabucodonosor tendo um sonho que só Daniel poderia interpretar corretamente. O sonho de Nabucodonosor de uma grande estátua representava os reinos que surgiriam no futuro. Nabucodonosor fez uma grande estátua de si mesmo e obrigou todos a adorá-lo. 


Sadraque, Mesaque e Abede-Nego se recusaram e foram milagrosamente poupados por Deus, apesar de terem sido jogados em uma fornalha ardente. Nabucodonosor é julgado por Deus por seu orgulho, mas mais tarde restaurado quando chegou ao ponto de reconhecer e admitir a soberania de Deus.

O quinto capítulo de Daniel registra Belsazar, filho de Nabucodonosor, usando de forma incorreta os bens retirados do Templo em Jerusalém e recebendo uma mensagem de Deus, escrita na parede, em resposta. Somente Daniel poderia interpretar a escrita, uma mensagem do juízo vindouro de Deus. 

Daniel é jogado na cova dos leões por se recusar a orar ao imperador, mas foi miraculosamente poupado. Deus deu a Daniel uma visão de quatro animais. Os quatro animais representavam os reinos da Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma.

Os capítulos 8-12 contêm uma visão que envolve um carneiro, um bode e vários chifres - também se referindo a reinos futuros e seus governantes. Daniel capítulo 9 registra a profecia das "70 semanas" de Daniel. Deus deu a Daniel o cronograma preciso de quando o Messias viria e seria eliminado. 

A profecia também menciona um governante futuro que fará um pacto de sete anos com Israel apenas para quebrá-lo depois de três anos e meio, sendo brevemente seguido por um grande julgamento e consumação de todas as coisas. Daniel é visitado e fortalecido por um anjo após esta grande visão e esse anjo explica a visão de Daniel em grande detalhe.

Vemos nas histórias da fornalha e de Daniel na cova dos leões um prenúncio da salvação oferecida por Cristo. 

Os três homens declaram que Deus é um Deus salvador que pode fornecer uma maneira de escapar do fogo (Daniel 3.17 "Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei." ). 

Da mesma forma, ao enviar Jesus para morrer pelos nossos pecados, Deus providenciou um escape do fogo do inferno (1 Pedro 3.18 "Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;" ). 

No caso de Daniel, Deus providenciou um anjo para fechar a boca dos leões e salvar Daniel da morte. Jesus Cristo é a provisão para nos salvar dos perigos do pecado que ameaça consumir-nos.

A visão de Daniel do fim dos tempos descreve o Messias de Israel por quem muitos serão purificados e santificados (Daniel 12.10 "
Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão." ). 

Por quem os nossos pecados, apesar de vermelhos como sangue, serão lavados para que possamos então nos tornar brancos como a neve (Isaías 1.18 "Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." ).

Assim como Sadraque, Mesaque e Abednego, devemos sempre defender o que sabemos ser certo. Deus é maior do que qualquer punição que possa vir sobre nós. 

Quer Deus escolha nos poupar ou não, Ele é sempre digno de nossa confiança. Deus sabe o que é melhor, e Ele honra aqueles que confiam e obedecem a Ele.

Deus tem um plano, e Seu plano inclui até o detalhe mais intricado. Deus conhece e está no controle do futuro. Tudo o que Deus previu tem se tornado realidade exatamente como Ele previu. 

Portanto, devemos acreditar e confiar que as coisas que Deus tem revelado sobre o futuro um dia ocorrerão exatamente como Ele declarou.

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...